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Novo levantamento UBRAFE registra impacto de R$ 11 bilhões na economia de São Paulo

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A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris) acaba de registrar o primeiro levantamento quantitativo anual sobre o setor de eventos com foco na geração de negócios – feiras, congressos e convenções no Estado de São Paulo, sem nenhuma interferência da pandemia. A nova edição do Barômetro Eventos B2B atualiza a primeira edição do levantamento, divulgada em março desse ano, que apresentou o balanço positivo do segundo semestre de 2022 considerando o primeiro semestre sem nenhuma influência da pandemia desde 2019.

O universo da última coleta são os mais de 70 associados da UBRAFE – empresas promotoras de eventos, fornecedores especializados e as venues/recintos dos eventos -, com números representando os eventos com foco na geração de negócios ou B2B (Business to Business), que quando atraem mais de 700 pessoas cada um são considerados de grande porte. Os eventos que atraem mais de 5 mil pessoas cada um são classificados como Mega eventos. Os números deste levantamento da UBRAFE levam em conta somente os eventos de grande porte e mega.

“A expectativa para 2024 é de ampliar este índice para outras cidades e regiões do Brasil, por meio de novas parcerias e do trabalho das diretorias regionais da UBRAFE recém implementadas. Uma análise mais completa e ampla que considere outras capitais será capaz de demonstrar o peso do mercado de eventos no Brasil”, pontua o diretor-executivo da UBRAFE, Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.).

Análise de junho/2022 a junho/2023

Os resultados da nova análise anual registraram 1.231 eventos B2B acima de 700 participantes na cidade de São Paulo entre junho de 2022 e junho de 2023, atraindo 8 milhões de visitantes/participantes únicos. Foram 579 eventos apenas de janeiro até junho deste ano. Do total dos eventos realizados, 57% tiveram o foco corporativo (reuniões e seminários de empresas), atraindo 18% do público total. As feiras de negócios apresentaram 19% do total, mas conseguiram atrair mais de 70% dos participantes. Já os congressos e conferências são 24% da quantidade, tendo atraído 11% dos participantes de eventos B2B.

“A análise confirma algumas características do setor de eventos com foco na geração de negócios. Grandes feiras setoriais ainda são a forma mais visível e impactante dos eventos B2B; os eventos corporativos, apesar de serem líderes em quantidade, não possuem a mesma visibilidade das feiras assim como os congressos e convenções de vendas, mas atraem um público muito qualificado mesmo sendo apenas 11% do seu total”, destaca P.O.

As expectativas econômicas para o segundo semestre de 2023 na cidade de São Paulo, com base nas projeções em cima do Barômetro, é um impacto econômico na cidade de São Paulo de no mínimo de R$ 7 bilhões, sendo previsto mais de 700 eventos de grande porte e 5 milhões de visitantes esperados nesses eventos e feiras B2B.

Ativação da cadeia de fornecedores

Os eventos B2B impactam durante o ano pelo menos 52 setores diferentes, incluindo a sua infraestrutura, como hotéis, espaços para eventos, restaurantes, meios de transportes, mão de obra especializada para a produção e gestão dos eventos e feiras, incluindo equipes de produção, montadores de stands, seguranças, recepcionistas, equipes de limpeza etc.

O impacto econômico estimado na cidade de São Paulo, causado pelos eventos B2B, foi de R$18 bilhões, isso inclui gastos tanto das pessoas que vivem no estado de São Paulo, (70% do total dos participantes), assim como dos turistas de negócios vindos de outros estados e do exterior, ao todo 30% do total. Portanto dos 8 milhões de visitantes únicos no período analisado 2,4 milhões de pessoas (30%) tiveram que viajar para a cidade de São Paulo e ativaram toda uma cadeia de hospitalidade e serviços localizada na capital Paulista. Para o 2º semestre 2023 as expectativas da UBRAFE são de R$ 7 bilhões de impacto econômico na cidade de São Paulo.

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Ampro lança guia de boas práticas de trade marketing em versão digital

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Segundo a Associação Brasileira de Comunicação de Marketing (ABComm),a projeção de crescimento do setor de Trade gira em torno de 8 a 10% em relação ao ano passado, alcançando um valor entre R$ 85 bilhões e R$ 90 bilhões, devido aumento do investimento em marketing pelas empresas, que acabaram retomando a confiança do consumidor, impulsionando maiores investimentos em estratégias, e consequentemente um crescimento promissor.

Organizado pela diretoria setorial de trade marketing da Ampro -Associação de Marketing Promocional, o e-book Melhores Práticas de Trade Marketing será lançado no dia 18 de junho no site da Associação.

Com 161 páginas, o e-book oferece informações abrangentes, começando pelos objetivos do trade marketing, trade digital e os serviços relacionados. Em seguida, dedica capítulos às práticas de ESG, à classificação das agências, até a jornada de contratação com práticas sustentáveis. O conteúdo é concluído com cases premiados no AMPRO Globes Awards, tradicional prêmio da Associação, que chega à sua 24ª edição em 2024

Um roteiro completo para fornecer diretrizes e auxiliar na capacitação de profissionais que atuam nesta área, por meio de boas práticas de planejamento, implementação e aprimoramento de estratégias, facilitando a estruturação das etapas de forma atualizada e direta.

A ideia do guia é trazer para as empresas e para o mercado as melhores práticas para a contratação de serviços, fomentar a profissionalização e o desenvolvimento sustentável do Trade Marketing no Brasil, abordando a forma correta para compra de serviços e auxiliando no respeito à legislação. Com uma abordagem didática, o material compartilha conceitos, reflexões e caminhos assertivos para boas práticas.

A diretoria setorial de trade marketing da Ampro é formada por membros de agências como MKT House, C2C-GI GROUP Brasil, Pop Trade, Marco MKT, Creata, Allis e Itrade Smollan.

“Este material representa o compromisso da Ampro em promover a excelência e o desenvolvimento do trade marketing, contribuindo para o sucesso e crescimento de todos os envolvidos nesse mercado. Para os profissionais, traz orientações práticas e estratégicas que podem ser aplicadas no dia a dia. Para os estudantes e profissionais em início de carreira, oferece uma visão abrangente do setor, preparando-os para os desafios do mercado. Para as agências, fornece diretrizes claras e melhores práticas, permitindo que desenvolvam estratégias mais eficazes e se destaquem no mercado, e para as indústrias e o varejo, traz insights sobre as tendências do setor, ajudando as empresas a se manterem competitivas”, explica Fabrício Massa, diretor executivo da diretoria setorial de trade marketing da Ampro.

“O lançamento deste conteúdo é uma iniciativa que promete ser um excelente condutor de informações para a tomadas de decisões dos profissionais da área. Foi elaborado com cautela e olhar abrangente e contou com a contribuição de diferentes  perspectivas – agências, clientes, especialistas, jurídico e ESG. Com a liderança do Fabrício Massa, diretor da diretoria setorial de trade marketing, conseguimos reunir uma riqueza de insights que certamente serão valiosos para todos que buscam se aprofundar no setor.”

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Academia Brasileira de Eventos e Turismo lança programa de certificação profissional

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Academia Brasileira de Eventos e Turismo, desenvolveu o programa de Certificação Profissional que busca aumentar o conhecimento e desempenho dos gestores de eventos, e promover seu status e credibilidade nacional e internacional, visto a necessidade de profissionais de excelência neste mercado em plena expansão.

As inscrições já estão abertas com vagas limitadas com início das aulas em 21 de junho e término em 23 de novembro de 2024 no WTC World Trade Center SP. O programa de certificação de excelência de gestores de eventos é de extrema importância para todos os profissionais e empresas contratantes, onde será atestado não só o conhecimento do público interessado sobre os assuntos e procedimentos conferindo a prova de capacidade para a execução de determinado serviço ou no exercício de qualquer função, mas também demonstrando como funciona o compromisso da empresa, o profissionalismo de seus colaboradores, bem como a manutenção e atualização aos padrões de qualidade de seus processos, aumentando não só a credibilidade profissional, mas o prestígio dentro da própria rede de contatos.

A certificação além de evidenciar a qualificação do requerente garante a veracidade de sua formação e habilitação para o exercício das funções, reconhecendo a capacidade do profissional tanto por empresas internacionais quanto multinacionais, deixando a pessoa apta para trabalhar em qualquer país.

Esta certificação tem validade de 3 anos a partir de sua emissão, devendo ser recertificada após este período, pois as atividades ligadas diretamente à prestação de serviço ao público vivem em constante desenvolvimento, sendo necessária a atualização das novidades do setor.

Para participar é necessário que se preencha formulário junto a inscrição e encaminhamento, anexando seu Currículo Acadêmico Profissional e colocar qual a atuação na área de gestão de eventos, com o mínimo de três anos de experiência e carta motivacional sobre a intenção do curso.

Esta primeira edição conta com apenas 40 vagas, sendo assim somente os 40 primeiros inscritos e selecionados vão participar da aula no formato de um final de semana por mês, sendo 8 horas de aula às sextas e 8h no sábado, período manhã e tarde. Ao todo, serão 6 finais de semana de 16 horas/aula, totalizando 96 horas de curso, com uma prova de 1h por módulo, em um total de 9 módulos e mais 3 horas de aula inaugural.

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