Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Necta incorpora modelo inovador na promoção de eventos

Publicado

em

Entre parar ou reinventar a operação em meio à pandemia da Covid-19, a Necta optou pela reinvenção e colocou em prática a sua missão: promover conexões com propósito, adaptando a relação com os seus diferentes públicos para o ambiente digital.

Criação de plataformas online para acomodar as necessidades de setores como cidades, mobilidade urbana e transporte aéreo, além da implementação de novas ferramentas e tecnologias que aproximam a experiência do evento presencial para o virtual, e eventos híbridos, foram algumas das soluções incorporadas pela empresa nos últimos meses.

Dessa forma, enquanto o setor no país atingiu grande retração ano passado, a empresa fechou 2019 com 418 eventos digitais realizados para setores diversos, incluindo iniciativas próprias e de parceiros. A plataforma trabalhou as oportunidades considerando todo o ecossistema próprio de atuação, com destaque para as iniciativas de cidades, mobilidade, transporte aéreo, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões, segurança pública, inovação social, tecnologia, entre outros.

PESQUISA NECTA SOBRE O MERCADO DE EVENTOS

Nesse cenário, a empresa ousou no planejamento de 2021, confirmando a agenda de eventos 100% digitais e/ou híbridos. Para a definição dessa agenda, acompanhar as expectativas do mercado e dos clientes foi fundamental. Assim, já no início do ano, a Necta fez uma pesquisa junto aos setores e atuação, onde foram entrevistados 117 organizações.

Os participantes responderam às perguntas: qual a preferência de formato para os eventos que serão realizados em 2021; qual foi o orçamento previsto se comparado aos investimentos realizados antes da pandemia; se o investimento em marketing e eventos digitais podem trazer melhores resultados que eventos presenciais; e, ainda, as opções fundamentais para um evento de sucesso.

E o levantamento apontou que 68% das organizações optaram por realizar eventos digitais; 24% no formato híbrido; 6% presencial; e 2% ainda não decidiram o formato. Já na comparação dos eventos presenciais com os digitais, a pesquisa apresenta que 62% acreditam que o formato digital pode ser um ótimo complemento dos eventos presenciais; 23% entendem que os eventos digitais vão diminuir no pós-pandemia; 9% entendem que as conexões das ações digitais não se comparam ao modelo presencial; e 6% acreditam que o digital vai substituir o presencial.

“Com esse panorama do mercado e muito no contexto da atuação da Necta, iniciamos 2021 com 43 eventos confirmados. Planejamos as ações considerando todos os possíveis cenários da pandemia no País e no mundo, implementando ferramentas, tecnologias, novos modelos de gestão, por meio de iniciativas que gerem resultados além das nossas expectativas”, cita Paula Faria, CEO da Necta.

“Outro ponto importante sobre a Pesquisa Necta foi sobre o valor do orçamento planejado para 2021, na comparação com 2019, onde 7% aumentou o orçamento, 23% manteve e 31% apontou que diminuiu. Já 38% não tinha definido valor ou não tinha certeza se terá orçamento ou já definiu que não fará nenhum orçamento”.

A pesquisa Necta também revela a percepção dos participantes sobre um evento de sucesso, onde se destacam: conteúdo relevante e personalizado, participação como palestrante na grade de programação, ferramentas de interação entre os participantes, presença nas redes sociais e, ainda, a possibilidade de conexões de negócios, no virtual.

NOVAS PARCERIAS E ATENÇÃO AOS PROTOCOLOS

A companhia também buscou novas parcerias para aumentar o alcance das pautas trabalhadas, como para o mercado de cidades e mobilidade urbana, por meio da cooperação com o Estadão. Desenhar as ações presenciais respeitando todos os protocolos de saúde, segundo os órgãos governamentais, também está nas prioridades da Necta.

“Buscar novas formas de atuar e o trabalho conjunto, com a união dos atores dos vários ecossistemas faz parte da nossa jornada de trabalho. E a nossa parceria com o Estadão Mobilidade reflete exatamente isso. Já em relação às ações que possibilitam a presença física dos participantes, definimos a prioridade no cumprimento de todas as determinações de saúde e, assim, conseguimos a retomada segura das ações presenciais, fundamental para o atual cenário”, destacou Faria.
Continue lendo

Universo Live

Cheetos assume missão “zero perrengue” e inunda os maiores polos do Carnaval 2026 com estratégia digital e on-trade

Publicado

em

A Cheetos, marca global de snacks da PepsiCo, acaba de anunciar sua maior ofensiva estratégica para o Carnaval brasileiro, elevando o icônico conceito “Dedos de Cheetos” ao patamar de “Dedos Foliões”. Em 2026, a marca deixa de ser apenas uma opção de consumo para se tornar uma facilitadora da jornada do folião, focando em uma estratégia 360° desenhada para resolver os “perrengues” típicos da maratona carnavalesca, desde o retoque da maquiagem até o combate ao calor.

Co-criada pelas agências AlmapBBDO e Bakery By Ampfy, a campanha aposta em uma presença massiva no Nordeste e Sudeste, com a ambição de impactar diretamente mais de 230 mil pessoas por meio de brindes funcionais e samplings. O alcance da marca ganha capilaridade com parcerias inusitadas de mobilidade: com a Localiza, a ação “CarnaVan” distribuirá produtos para quem alugar carros em Salvador, Recife e Belo Horizonte; já no ambiente digital, a Uber estreia uma personalização inédita onde os ícones dos carros no mapa do aplicativo serão transformados no mascote Chester Cheetah em regiões próximas aos blocos.

Reconhecendo o Nordeste como praça prioritária, a Cheetos intensifica investimentos na Bahia e em Pernambuco. No Camarote Brahma, em Salvador, a marca oferece uma infraestrutura completa com distribuição de glitter, espaços instagramáveis e um paredão de sampling exclusivo. Para marcar presença na paisagem urbana, um Chester Cheetah inflável gigante dominará a Baía de Todos os Santos.

Em Pernambuco, a marca estreia no icônico Galo da Madrugada e renova parcerias com o Carvalheira na Ladeira e o Camarote Seu Boteco. No Carvalheira, o foco será a conveniência: um estande oferecerá Wi-Fi gratuito para postagens em tempo real, além de áreas para customização de abadás e retoque de cabelo e make. “O Nordeste é uma praça estratégica, onde o público vive intensamente a cultura do Carnaval, e por isso ampliamos nossos investimentos regionais em Salvador e Recife, criando conexões reais”, explica Sâmia Chehab, Diretora de Marketing da PepsiCo Brasil.

No eixo Rio-São Paulo-Minas, a Cheetos aposta no varejo estratégico para se aproximar do folião “on the go“. Em São Paulo, por exemplo, o Pão de Açúcar da Rua Teodoro Sampaio — ponto de passagem obrigatório para quem frequenta os blocos de Pinheiros — contará com uma cabine de glitter para garantir o visual de última hora. A estratégia de OOH e a distribuição de leques e óculos personalizados completam o plano de visibilidade nas ruas.

Para falar com o público jovem em uma linguagem autêntica, a marca escalou um time de influenciadores de peso, incluindo Lactea, Menina Veneno e Leozito, que explorarão conteúdos focados em como encarar os desafios da folia com bom humor. Toda a operação está ancorada na visão da PepsiCo de proporcionar experiências de celebração e “quebra da rotina”, consolidando a marca como o snack oficial do Carnaval 2026 através de soluções práticas e entretenimento de impacto.

Continue lendo

Universo Live

Drogarias Pacheco e Neutrogena ativam posto 9 em Ipanema com experiência de verão focada em saúde e bem-estar

Publicado

em

A Drogarias Pacheco, pilar do varejo farmacêutico fluminense com 132 anos de história, consolida sua estratégia de proximidade com o consumidor carioca através de uma ativação na orla do Rio de Janeiro. Em parceria com a Neutrogena, marca global referência em dermocosméticos, a rede do Grupo DPSP instalou um quiosque exclusivo nas proximidades do Posto 9, em Ipanema, transformando o ponto de encontro mais icônico da cidade em um centro de experiência e cuidado com a pele.

A iniciativa, que se estende por todos os finais de semana e feriados da estação, utiliza o live marketing para educar e entreter. O público que transita pela Praia de Ipanema encontra um espaço totalmente adesivado com a identidade visual das marcas, onde a ciência da Neutrogena encontra a conveniência da Pacheco. A programação inclui sets de DJs, distribuição de brindes e, como pilar central da ação, a aplicação gratuita de protetor solar, incentivando a proteção imediata contra os raios UV em um dos períodos de maior exposição do ano.

Para o Grupo DPSP, a ação é um movimento calculado para reforçar o posicionamento da marca como uma aliada do cotidiano. Segundo Adriana Brito, diretora de marketing e marcas próprias da companhia, a estratégia visa comprovar que a rede está presente em todas as situações da vida do carioca. “Queremos trazer mais saúde e bem-estar para o dia a dia, inclusive no verão. Nossa parceria com a Neutrogena é estratégica, levando uma experiência exclusiva para o carioca e destacando a importância dos cuidados da pele na estação”, pontua a executiva.

Além do impacto imediato na orla, a ativação sinaliza um fortalecimento na relação entre o varejo farmacêutico e a indústria. A colaboração direta com a Neutrogena permite que ambas as marcas expandam seu alcance e estreitem laços com o consumidor em um ambiente de descontração, fora das gôndolas tradicionais. “Ativações como esta aumentam a visibilidade e simbolizam a importância de trabalharmos ao lado de indústrias estratégicas”, complementa Adriana, reforçando que a missão da companhia é levar excelência e satisfação através de novos formatos de PDV (Ponto de Venda) e relacionamento.

O Grupo DPSP, que hoje opera mais de 1.650 lojas em nove estados e no Distrito Federal, utiliza o Verão Carioca 2026 como laboratório de inovação em serviços. Ao unir entretenimento e saúde, a Drogarias Pacheco reafirma sua longevidade no mercado nacional, provando que a tradição de mais de um século é o combustível ideal para iniciativas modernas e conectadas ao lifestyle de seus clientes.

Continue lendo