Empresa
Mercado Livre aposta em mídia OOH para reforçar marca e promover Descontaço

Em Julho, as famosas caixas do Mercado Livre que chegam diariamente nos lares dos brasileiros passam a estar presentes também nos pontos mais movimentados das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, reforçando a presença da plataforma não apenas nas casas dos consumidores, mas agora também no trajeto do dia a dia. Isso porque as duas das maiores capitais brasileiras vão receber uma série de ativações OOH que têm como objetivos reforçar atributos de marca e “Descontaço”, data promocional proprietária do Mercado Livre.
A robusta estratégia da plataforma conta com milhares de ativações em abrigos de ônibus, relógios digitais e circuitos eletrônicos em pontos movimentados e turísticos das cidades. Além do Descontaço, que será realizado entre os dias 3 e 16 de julho com deduções de até 70% em diversos produtos, a ação vai reforçar atributos como a entrega rápida e em todo o Brasil.
Em uma das ações, uma caixa do Mercado Livre com um produto saindo dela será projetada sobre um relógio. Abrigos de ônibus também receberão ativações e serão transformados na tradicional caixa da empresa, que embala os produtos entregues, que compõem a entrega mais rápida do varejo online.
A mídia OOH é a sigla para o termo em inglês “Out Of Home”, utilizado para denominar ativações publicitárias “fora de casa” e tem se tornado uma tendência crescente para impactar pessoas durante seus trajetos de ida e de volta de lugares como o ambiente de trabalho. De acordo com Cesar Hiraoka, diretor de Marketing do Mercado Livre, a campanha mostra que Mercado Livre está presente na vida de seus consumidores, em especial no seu trajeto cotidiano.
“Com o OOH, reforçamos como o Mercado livre está presente fisicamente no dia a dia de milhões de consumidores, materializando nossas referências como a caixa de entrega, por exemplo, em pontos que estão no trajeto das pessoas – seja de ida ou volta do trabalho, ou de outra atividade que estejam realizando, ressaltando que o Mercado Livre acompanha a jornada do consumidor, oferecendo tudo o que ele precisa, dentro e fora de casa”, afirma.
Para Raphael Borges, creative director na GUT São Paulo, o conceito da ação foi pensado para traduzir para os principais OOH das cidades a satisfação de receber uma caixa do Mercado Livre. “Entendemos que esta sensação poderia ser replicada para outros ambientes cotidianos dos clientes da marca, o que aproxima ainda mais a lembrança positiva que é receber as compras feitas online”, define Borges.
Empresa
Quase metade das indústrias investem menos de 5% do faturamento em marketing, aponta estudo

A Abraind acaba de lançar o primeiro Panorama de Marketing e Vendas da Indústria, que tem como objetivo ajudar a promover mudanças no ecossistema industrial. O estudo é fruto de uma parceria com grandes players do setor como Ploomes, PipeRun e Econodata.
O levantamento oferece dados exclusivos sobre o comportamento dos negócios do setor. Com essas informações, as indústrias poderão ajustar suas estratégias, planejar com mais assertividade e antecipar tendências e mudanças do mercado. Karine Sabino, CEO da Abraind, destaca a relevância do estudo para a tomada de decisões estratégicas em 2025: “Atualmente, não há nenhum estudo específico para indústrias que forneça esses dados essenciais, e queremos oferecer essa ferramenta poderosa para os gestores”, afirma.
O estudo revela que quase metade das empresas entrevistadas investem menos de 5% de seu faturamento em iniciativas de marketing. Enquanto isso, outras, mais ousadas, chegam a investir mais de 10% e observam resultados mais expressivos. Já empresas que investem mais de 1% em marketing, por exemplo, têm uma conversão de propostas em vendas acima de 50%.
Contudo, foi possível perceber que ainda há uma desconexão entre as equipes de marketing e vendas, o que prejudica a eficácia do processo. Isso reforça a necessidade de uma integração mais eficiente para garantir que os leads gerados sejam qualificados e alinhados às necessidades da equipe de vendas – principalmente, tendo em vista que as indústrias que investem em marketing digital, conseguem atingir suas metas e superar em mais de 70% dos respondentes, destacando o impacto positivo das estratégias digitais no setor.
“O levantamento traz uma visão abrangente sobre como a indústria está distribuindo seus investimentos em marketing, os canais mais eficazes para geração de leads e as taxas de conversão de vendas. Ele também aborda os principais obstáculos enfrentados na captação de clientes e na inovação de processos”, destaca Karine.
Empresa
Rosh lançará ferramenta de análise publicitária no Web Summit 2025

A Rosh, referência em campanhas, conteúdo para social media e inteligência digital, apresentará no Web Summit Rio 2025 a plataforma Rosh Insights, uma solução inovadora que promete transformar a forma como marcas e agências utilizam dados e inteligência artificial para criar campanhas mais eficazes e estratégicas.
Reconhecido como um dos maiores eventos globais de tecnologia e inovação, o Web Summit será realizado no Rio de Janeiro de 27 a 30 de abril e servirá como palco para o lançamento da ferramenta. A Rosh Insights combina tecnologia de ponta com inteligência humana, oferecendo interações dinâmicas e análises aprofundadas para potencializar resultados publicitários.
Diferentemente de outras soluções do mercado, a plataforma utiliza Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), permitindo uma experiência mais intuitiva e flexível. “Enquanto muitas ferramentas oferecem relatórios estáticos, a Rosh Insights se diferencia por proporcionar aos clientes a possibilidade de explorar dados de forma dinâmica e personalizada”, afirma David Bydlowski, CEO da Agência Rosh. “Os dados sempre foram parte fundamental do DNA da empresa, como demonstrado ao longo da gestão da conta para o Carrefour, que registrou um aumento de +458% no sentimento positivo, +108% no número de comentários, +321% nas visitas ao perfil, +190% em comentários positivos e +52% no engajamento. Esses resultados destacam a eficácia das estratégias implementadas e comprovam a capacidade da agência em entregar resultados concretos e mensuráveis”, completa.