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Marketing Insights 2022 dita tendências estratégicas para o marketing em 2022

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Com 2022 mais próximo do que nunca, a empresa GoAd Media, lançou o relatório Marketing Insights 2022, onde analisa movimentos e tendências relativas à agenda do marketing. O projeto, que tem o oferecimento do UOL e apoio da Associação Brasileira de Anunciantes, apresenta dados e depoimentos coletados a partir de entrevistas feitas com líderes do setor entre os meses de julho e outubro de 2021.

No relatório vemos quais são os desafios para o marketing e que tendências serão estratégicas para os profissionais da área no ano que está por vir. Várias áreas estratégicas são citadas, inclusive o perfil de consumo pós-pandemia, inovação e cocriação, metaverso, creative commerce, inteligência de dados e ESG (“Ambiental, Social e Governança” na sigla em inglês). Os últimos dois temas são considerados prioritários, e neste texto nos debruçamos sobre eles.

Inteligência e privacidade de dados

A possibilidade de coleta e análise de dados de clientes e usuários abriu um novo mundo para que as empresas possam personalizar anúncios e promoções, conquistar novos mercados e implementar uma estratégia de marketing mais focada.

Assim, o marketing passou a priorizar o setor de inteligência de dados – área que continuará em alta no próximo ano. Segundo o diretor de marketing e comunicação de marca da montadora Stellantis para a América do Sul, Frederico Battaglia, “hoje, tudo é bastante mensurável, e os números precisam ser o condutor principal dos investimentos. Quanto mais inteligentes ficamos, mais eficientes somos e mais relevantes nos tornamos para o consumidor”.

Porém, como o compartilhamento de dados abre questões a respeito de privacidade, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor em agosto deste ano. Isso porque internautas estão cada vez mais preocupados com o compartilhamento dos seus dados, preferindo visitar um site confiável para trabalhar ou para se divertir, evitando ser vítima de diversos cibercrimes que envolvem roubo e venda de informações. Um exemplo de ferramenta que auxilia este público é a plataforma confiável.com, que lista sites de cassino e apostas seguros e autorizados por órgãos legais, permitindo que usuários saibam quais as melhores alternativas de jogatina no mercado.

Para amadurecer a coleta e o uso estratégico dos dados respeitando a LGPD, várias empresas vêm utilizando um ecossistema cookieless. Uma iniciativa mencionada no relatório é o Clube BK, programa de fidelidade do Burger King no Brasil que atingiu 2 milhões de usuários cadastrados no início de setembro. Enquanto os usuários podem trocar pontos dentro do app, a empresa tem acesso a uma base de first-party data.

ESG

Outra área estratégica em alta que continuará trazendo tendências para 2022 é a ESG, que deverá estar presente na essência dos negócios para que seja devidamente incorporada às estratégias de marketing. Com o ESG, empresas confirmam o seu compromisso com o meio-ambiente e com a sociedade.

De acordo com Frank Pflaumer, vice-presidente de marketing da Nestlé Brasil, sua empresa enxerga o ESG “como um tema transversal na companhia, que permeia toda a empresa e que nos permite atuar na criação de negócios sustentáveis. O compromisso é com a inovação e a produção sustentável em toda a cadeia de valor, e com a comunicação legítima de nossas metas, iniciativas e ações”.

O relatório ainda cita um estudo feito pela McKinsey, que indica que as práticas de ESG podem aumentar a receita, reduzir custos, otimizar gastos de capital e investimentos, aumentar a produtividade dos funcionários e diminuir intervenções legais e regulatórias.

Duas estratégias na área de ESG para 2022 são a responsabilidade ambiental e a diversidade, inclusão e equidade. A Stellantis, por exemplo, tem como objetivos prioritários reduzir e eventualmente neutralizar as emissões de gases de efeito estufa em suas unidades industriais e na cadeia de valor. No relatório, Frederico Battaglia comenta: “No contexto do produto, além da mobilidade elétrica, o foco está na evolução dos motores a combustão para maior eficiência energética, emprego de etanol e menores emissões de CO2”.

 

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Grupo Duo&Co passa a atender o PicPay Benefícios

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Uma das principais holdings de negócios em comunicação e marketing digital do Brasil, o Grupo Duo&Co acaba de oficializar a chegada da PicPay Benefícios ao seu portfólio. O atendimento ao novo cliente será realizado de forma integrada pelas agências Duo Studio e Consultoria Digital. O objetivo do acordo é impulsionar a marca parceira dentro do segmento de benefícios por meio de um trabalho direcionado no ambiente digital.

Para isso, as empresas de comunicação serão responsáveis pela construção de estratégias de Growth, Account-Based Marketing (ABM) e Search Engine Optimization (SEO). Além das ações, haverá um investimento significativo em campanhas digitais e na gestão de redes sociais, visando a solidificação e a presença da marca nos meios digitais.

De acordo com João Brognoli, CEO e fundador do Grupo Duo&Co, a sinergia entre as necessidades do PicPay Benefícios e a expertise do conglomerado possibilitaram o estabelecimento da parceria. “Estamos diante de uma empresa de enorme potencial mercadológico e midiático e nosso trabalho será destravar toda essa capacidade. Queremos impulsionar o segmento de benefícios, combinando nossa experiência digital com a visão inovadora da marca”, avalia.

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Grupo Bimbo escolhe a FRI.TO para criar e gerir as redes sociais da marca TAKIS

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O grupo Bimbo aumentou a sua gama de produtos aqui no Brasil com o lançamento do salgadinho TAKIS e a FRI.TO foi a agência selecionada para criar, coordenar e gerir toda a comunicação do produto nas redes sociais brasileiras. 

Toda a comunicação de TAKIS para as redes sociais produzida pela FRI.TO tem como objetivo enaltecer os atributos do produto tendo como foco principal os jovens da Geração Z, uma geração socializada na era da internet onde o individualismo é vivenciado na desconstrução de rótulos e na experimentação.

Marina Tumolo, diretora de operações da agência, diz: “Para nós é um prazer receber este desafio para criar e coordenar as redes sociais de TAKIS. O objetivo é conquistar um público mais jovem, por isso, entendemos que o território das redes sociais como TikTok, Instagram, X, entre outras, é o celeiro perfeito e ideal para alcançarmos o público alvo deste produto. Vamos focar e produzir toda comunicação e conteúdos digitais utilizando diversos tipos de interações que envolvam memes, humor, música, vídeos, fotos, desafios e sobretudo marketing de influência.

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