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Marketing Insights 2022 dita tendências estratégicas para o marketing em 2022

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Com 2022 mais próximo do que nunca, a empresa GoAd Media, lançou o relatório Marketing Insights 2022, onde analisa movimentos e tendências relativas à agenda do marketing. O projeto, que tem o oferecimento do UOL e apoio da Associação Brasileira de Anunciantes, apresenta dados e depoimentos coletados a partir de entrevistas feitas com líderes do setor entre os meses de julho e outubro de 2021.

No relatório vemos quais são os desafios para o marketing e que tendências serão estratégicas para os profissionais da área no ano que está por vir. Várias áreas estratégicas são citadas, inclusive o perfil de consumo pós-pandemia, inovação e cocriação, metaverso, creative commerce, inteligência de dados e ESG (“Ambiental, Social e Governança” na sigla em inglês). Os últimos dois temas são considerados prioritários, e neste texto nos debruçamos sobre eles.

Inteligência e privacidade de dados

A possibilidade de coleta e análise de dados de clientes e usuários abriu um novo mundo para que as empresas possam personalizar anúncios e promoções, conquistar novos mercados e implementar uma estratégia de marketing mais focada.

Assim, o marketing passou a priorizar o setor de inteligência de dados – área que continuará em alta no próximo ano. Segundo o diretor de marketing e comunicação de marca da montadora Stellantis para a América do Sul, Frederico Battaglia, “hoje, tudo é bastante mensurável, e os números precisam ser o condutor principal dos investimentos. Quanto mais inteligentes ficamos, mais eficientes somos e mais relevantes nos tornamos para o consumidor”.

Porém, como o compartilhamento de dados abre questões a respeito de privacidade, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor em agosto deste ano. Isso porque internautas estão cada vez mais preocupados com o compartilhamento dos seus dados, preferindo visitar um site confiável para trabalhar ou para se divertir, evitando ser vítima de diversos cibercrimes que envolvem roubo e venda de informações. Um exemplo de ferramenta que auxilia este público é a plataforma confiável.com, que lista sites de cassino e apostas seguros e autorizados por órgãos legais, permitindo que usuários saibam quais as melhores alternativas de jogatina no mercado.

Para amadurecer a coleta e o uso estratégico dos dados respeitando a LGPD, várias empresas vêm utilizando um ecossistema cookieless. Uma iniciativa mencionada no relatório é o Clube BK, programa de fidelidade do Burger King no Brasil que atingiu 2 milhões de usuários cadastrados no início de setembro. Enquanto os usuários podem trocar pontos dentro do app, a empresa tem acesso a uma base de first-party data.

ESG

Outra área estratégica em alta que continuará trazendo tendências para 2022 é a ESG, que deverá estar presente na essência dos negócios para que seja devidamente incorporada às estratégias de marketing. Com o ESG, empresas confirmam o seu compromisso com o meio-ambiente e com a sociedade.

De acordo com Frank Pflaumer, vice-presidente de marketing da Nestlé Brasil, sua empresa enxerga o ESG “como um tema transversal na companhia, que permeia toda a empresa e que nos permite atuar na criação de negócios sustentáveis. O compromisso é com a inovação e a produção sustentável em toda a cadeia de valor, e com a comunicação legítima de nossas metas, iniciativas e ações”.

O relatório ainda cita um estudo feito pela McKinsey, que indica que as práticas de ESG podem aumentar a receita, reduzir custos, otimizar gastos de capital e investimentos, aumentar a produtividade dos funcionários e diminuir intervenções legais e regulatórias.

Duas estratégias na área de ESG para 2022 são a responsabilidade ambiental e a diversidade, inclusão e equidade. A Stellantis, por exemplo, tem como objetivos prioritários reduzir e eventualmente neutralizar as emissões de gases de efeito estufa em suas unidades industriais e na cadeia de valor. No relatório, Frederico Battaglia comenta: “No contexto do produto, além da mobilidade elétrica, o foco está na evolução dos motores a combustão para maior eficiência energética, emprego de etanol e menores emissões de CO2”.

 

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Digi é finalista do prêmio internacional IMA Summit Awards 2022

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O IMA Summit Awards 2022 anunciou os finalistas da principal premiação dos Estados Unidos no setor de marketing de incentivo e relacionamento, que avalia campanhas de agências do mundo todo. A Digi, uma das principais agências de Marketing de Incentivo e Relacionamento do país e três anos consecutivos vencedora do Circle of Excellence Awards (a premiação anual do IMA – Incentive Marketing Association), recebeu duas indicações.

Na categoria Excelência em Incentivo de Vendas, a campanha de lançamento de Coca-Cola sem Açúcar é uma das finalistas. A ação para o Halloween de Fanta entrou no shortlist da categoria Excelência em Merchandising em Programa de Incentivo.

A premiação é organizada pelo IMA (Incentive Marketing Association ou Associação de Marketing de Incentivo) desde 2015, para celebrar a excelência no setor de Incentivo, Recompensa e Reconhecimento em todo mundo.

A Digi compete com campanhas feitas para empresas como Intel, Lexus, IBM e Vodafone, por agências europeias e norte-americanas. Os vencedores do IMA Summit Awards 2022 serão conhecidos durante cerimônia de premiação em Utha, nos Estados Unidos, no dia 12 de julho.

Para a campanha de lançamento da nova Coca-Cola sem Açúcar no Brasil, a Digi criou um programa de incentivo para os times de vendas e merchandising dos produtores da marca, baseado em um novo aplicativo, similar ao Instagram. O app criado pela Digi permitia postagens de fotos e vídeos dos vendedores, os primeiros a experimentarem o novo sabor, antes mesmo dos consumidores. Foram mais de 2 mil postagens, 30 mil likes e 5 mil comentários, além de milhares de prêmios exclusivos Coca-Cola.

Já para engajar a força de vendas dos fabricantes de Fanta e garantir positivação e presença da marca em milhares de PDVs em todo Brasil, a Digi criou, em outubro de 2021, uma ação de trade marketing e ativação com o tema Halloween, que envolveu 3.500 colaboradores. Os times de merchandising “vestiram” com as cores de Fanta e a temática assustadora de Halloween as áreas de exposição de produtos, participaram com suas dancinhas no TikTok e ganharam milhares de prêmios. A campanha também recebeu mais de 5 mil fotos dos times de vendas de 470 cidades brasileiras.

“É com grande alegria e orgulho que recebemos essas duas indicações em um prêmio internacional tão importante do mercado de marketing de incentivo mundial, promovido pelo IMA, a principal associação do setor. É o quarto ano consecutivo de indicação da Digi, provando que estamos cada vez mais concentrados em desenvolver ações inovadoras e disruptivas para nossos clientes, sempre parceiros, investindo em pessoas e infraestrutura para crescer com qualidade e de maneira sustentável”, declara Pedro Bannura, presidente da Agência Digi.

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Orla carioca na onda das Blockchains

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A orla carioca vai contar com uma novidade digital: a entrada no mundo dos Fan Tokens. A Orla Rio, em parceria com a DaX, empresa de tecnologia que utiliza blockchain para gerar experiências e negócios, vai lançar, em julho, um projeto inédito e phygital (combinação do mundo digital com o físico) do primeiro quiosque no mundo financiado por fan tokens.

A iniciativa vai permitir que o público adquira tokens pela internet que renderão experiências extras e únicas no quiosque escolhido, como uma espécie de clube de benefícios exclusivos para seus sócios. O local escolhido para o piloto do projeto ainda está sendo definido pela concessionária, mas ficará nas praias de Ipanema ou Leblon e ficará pronto já para o próximo verão, garante João Marcello Barreto presidente da Orla Rio.

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