Empresa
LaLiga e MEDIAPRO são premiadas no ‘SPIA Asia’ Awards pela inovação em suas transmissões audiovisuais

LaLiga e MEDIAPRO foram premiados pela ‘SPIA Asia’ por sua inovadora transmissão audiovisual de jogos de futebol. SPIA, a plataforma de conferências e prêmios da indústria do esporte asiática, realizou sua sexta cerimônia de premiação para distinguir os principais atores nas áreas de negócios esportivos, turismo, tecnologia, marketing e patrocínios, bem como escolher os melhores esportistas da região.
Este ano, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, eles criaram uma edição especial de prêmios reconhecendo a resposta do mundo do esporte à inédita situação. Duzentos e cinquenta especialistas votaram nos vencedores em sete categorias, incluindo ‘inovação tecnológica desportiva do ano’, um prémio ganho pela LaLiga em conjunto com a MEDIAPRO pela forma como adaptaram a sua tecnologia de radiodifusão aos jogos.
“É uma honra para o trabalho da LaLiga em projetos de inovação receber o reconhecimento, pois é um dos pilares da nossa estratégia, e ainda mais em um fórum tão importante para nossa região”, assegurou Ivan Codina, diretor da LaLiga no Sudeste Asiático .
Nesta edição, com âmbito internacional como nos anos anteriores, para além da inovação tecnológica, as categorias de prémios englobaram a melhor campanha de marketing, retribuição à comunidade, serviço voluntário, campanha de educação desportiva, campanha através do e-Sports e o ‘herói do serviço público’.
A COVID-19 obrigou as partidas a serem disputadas com portões fechados por razões de saúde pública e, em resposta a isso – em um movimento pioneiro no mundo do esporte – LaLiga e MEDIAPRO resolveram criar uma arquibancada virtual com áudio para simular a presença de torcedores. “Quando os jogos começaram a portas fechadas, na LaLiga identificamos a necessidade de continuar a transmiti-los de uma forma que lembrasse as pessoas das transmissões com multidões, para que os telespectadores se sentissem como antes, e conseguimos isso”, explica Melcior Soler, diretor do departamento de audiovisual da LaLiga .
“Para isso, criamos um estande virtual para lembrá-los dos lotados que assistiam na TV e utilizamos áudio gravado em cada estádio, cuidando para que correspondesse à ação. Implementar esse tipo de tecnologia foi um verdadeiro desafio para todos “, acrescenta Soler.
Além disso, devido à ausência dos fãs, novas posições de câmeras foram encontradas ocupando os assentos onde os torcedores costumavam sentar, melhorando os ângulos da transmissão e oferecendo imagens inéditas. A LaLiga, agora, também tem mais estádios com câmeras aéreas – 12 no total – que fornecem uma perspectiva única do jogo, juntamente com o uso de drones para outras tomadas aéreas, replays de 360° em oito de seus estádios, juntamente com outras inovações audiovisuais notáveis para produzir um espetáculo televisivo incomparável.
Não é só Futebol. É LaLiga.
#HayQueVivirla
Empresa
Nova campanha da Neoenergia celebra o poder feminino no esporte

As atletas do Time Neoenergia protagonizam a nova campanha publicitária da marca “Mais pelo esporte feminino”, que já está sendo veiculada em plataformas digitais e na TV aberta. No filme de lançamento, as campeãs Bia Souza (judô), Ana Marcela (águas abertas), Antonia Silva (futebol), e Rayane Soares (atletismo paralímpico) e demais atletas embaixadoras, reforçam o compromisso da Neoenergia de estimular a sociedade a valorizar a presença da mulher dentro e fora do esporte. Assista aqui.
Com imagens gravadas no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, o filme também reforça a parceria da Neoenergia com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), especialmente em questões associadas à igualdade de oportunidades, um pilar que faz parte dos compromissos das duas organizações. O lançamento da campanha acontece durante o II Fórum Mulher no Esporte, evento promovido pelo COB para debater os desafios e avanços da participação feminina no esporte.
A nova peça conta ainda com a participação de Bruna Kajiya (Kitesurfe), Celine Bispo (Natação), Mirelle Leite (Atletismo) e Tota Magalhães (Ciclismo). Outro objetivo da campanha é estimular o apoio ao público e às empresas no momento pós-olímpico. “Mais pelo esporte feminino” está conectado à campanha “Mais por você” lançada recentemente pela Neoenergia.
“O esporte feminino é um caminho para estimular a valorização da mulher na sociedade brasileira. Ao destacar as conquistas das atletas do Time Neoenergia, estabelecemos uma conexão entre a marca e o público para fortalecer a necessidade dessa transformação. A ação também reforça os atributos da campanha “Mais por você”, que reafirma o compromisso da marca em oferecer as melhores experiências de consumo aos nossos clientes” , afirma Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia .
Além do filme, a Neoenergia vai exibir outros conteúdos, making of e entrevistas com os atletas. Os vídeos utilizam recursos de inteligência artificial como auxílio à produção, um modelo inovador para empresas do setor elétrico. A companhia também programou outras ações de mídia para a campanha “Mais pelo esporte feminino”, até o fim do ano.
Empresa
Quase metade das indústrias investem menos de 5% do faturamento em marketing, aponta estudo

A Abraind acaba de lançar o primeiro Panorama de Marketing e Vendas da Indústria, que tem como objetivo ajudar a promover mudanças no ecossistema industrial. O estudo é fruto de uma parceria com grandes players do setor como Ploomes, PipeRun e Econodata.
O levantamento oferece dados exclusivos sobre o comportamento dos negócios do setor. Com essas informações, as indústrias poderão ajustar suas estratégias, planejar com mais assertividade e antecipar tendências e mudanças do mercado. Karine Sabino, CEO da Abraind, destaca a relevância do estudo para a tomada de decisões estratégicas em 2025: “Atualmente, não há nenhum estudo específico para indústrias que forneça esses dados essenciais, e queremos oferecer essa ferramenta poderosa para os gestores”, afirma.
O estudo revela que quase metade das empresas entrevistadas investem menos de 5% de seu faturamento em iniciativas de marketing. Enquanto isso, outras, mais ousadas, chegam a investir mais de 10% e observam resultados mais expressivos. Já empresas que investem mais de 1% em marketing, por exemplo, têm uma conversão de propostas em vendas acima de 50%.
Contudo, foi possível perceber que ainda há uma desconexão entre as equipes de marketing e vendas, o que prejudica a eficácia do processo. Isso reforça a necessidade de uma integração mais eficiente para garantir que os leads gerados sejam qualificados e alinhados às necessidades da equipe de vendas – principalmente, tendo em vista que as indústrias que investem em marketing digital, conseguem atingir suas metas e superar em mais de 70% dos respondentes, destacando o impacto positivo das estratégias digitais no setor.
“O levantamento traz uma visão abrangente sobre como a indústria está distribuindo seus investimentos em marketing, os canais mais eficazes para geração de leads e as taxas de conversão de vendas. Ele também aborda os principais obstáculos enfrentados na captação de clientes e na inovação de processos”, destaca Karine.
You must be logged in to post a comment Login