Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

‘Lágrimas de alegria’ é mais uma vez o emoji mais usado

Publicado

em

Até recentemente, eu acreditava firmemente no emoji tradicional de smiley. “É fofo!” Eu costumava pensar, como felizmente o usava para indicar minha diversão gentil com tudo, desde trocadilhos a planos divertidos para o fim de semana.

Mas, aparentemente, isso foi um erro, e quando pensei que estava expressando felicidade sincera, na verdade estava enviando um emoji que é “colossalmente um insulto de todas as maneiras imagináveis”, de acordo com o The Guardian.

Parece que o resto do mundo concorda, e o “rosto ligeiramente sorridente”, para usar seu nome completo, não figura no top 10 dos emojis mais usados ​​em 2021. Na verdade, de acordo com dados do Unicode Consortium, o rosto ligeiramente sorridente não está nem entre os 20 primeiros. Está no número 28, imprensado entre “palmas” e “rosto vermelho”.

Em vez de abraçar as alegrias sutis do rosto ligeiramente sorridente, o mundo continuou seu caso de amor com “rosto com lágrimas de alegria”, um instrumento rude e contundente de um emoji que não deixa espaço para sutileza ou ambiguidade. Diz-se que está no topo desde pelo menos 2017 e, em 2021, foi responsável por mais de 5 por cento dos emojis enviados online. Ridículo.

Piadas à parte, é interessante ver a partir desses dados o quão amplamente consistente o emoji que usamos tem sido, mesmo que o mundo tenha virado de cabeça para baixo pela pandemia.

Em seu blog, o Unicode Consortium destaca que o top 10 emoji teve apenas uma mudança entre os dois anos, e mesmo assim, foi para trocar dois emoji muito semelhantes (“dois corações” com “rosto sorridente com 3 corações”).

Isso não quer dizer que não houve grandes mudanças. O emoji do bolo de aniversário disparou de 113 para 25, enquanto o balão flutuou suavemente de 139 para 48. Meu favorito pessoal, o rosto suplicante, também quebrou o top 20, subindo de 97 para 14.

Mas, surpreendentemente, o paraíso de emojis relacionados à pandemia real não vi muita mudança, como o emoji de micróbio, que mal chegou ao top 500 (há 3.663 emojis no total, caso você esteja se perguntando).

Além desse tipo de dado ser simplesmente interessante, é útil para o Consórcio Unicode entender quais emojis são mais populares para decidir quais caracteres adicionar em seguida.

A forma como os emojis são criados é um processo surpreendentemente interessante e você pode ler sobre isso neste artigo do meu colega Jay Peters (que enviou propostas para o rosto bocejando e o emoji waffle).

Ainda assim, pelo menos há esperança para nós, fãs sorridentes. O emoji teve um aumento dramático em popularidade entre 2019 e 2021, quando anteriormente estava na 50ª marca. Nesse ritmo, ainda podemos chegar aos 10 primeiros [emoji com os dedos cruzados].

Matéria traduzida de The Verge.

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo

Universo Live

AMPRO comemora momento positivo para o mercado de live marketing

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (23/04) o Projeto de Lei 1026 de 2024 que reformula os incentivos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

“A AMPRO sempre esteve e estará atuante com o tema, principalmente desde a publicação da medida provisória 1202/2023, onde o setor foi surpreendido com as mudanças estruturais da lei. Seguimos com esta pauta, que preserva os negócios dos associados, ao lado de demais entidades, fundamentais para a conquista deste resultado”, afirma Heloísa Santana, presidente executiva da entidade.

O texto aprovado, define teto de R$ 15 bilhões para o Perse, de abril de 2024 a dezembro de 2026, reduzindo de 44 para 30 os tipos de serviços beneficiados atualmente (CNAEs). A proposta agora vai ao Senado.

Ao contrário do texto original, o aprovado permite que empresas tributadas pelo lucro real ou pelo lucro arbitrado, possam contar com todos os benefícios do Perse em 2024. Mas, em 2025 e em 2026, eles ficarão restritos à redução de PIS e Cofins.

Acompanhe as iniciativas da AMPRO sobre PERSE: https://ampro.com.br/perse/

Continue lendo

Universo Live

AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

Publicado

em

 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

Continue lendo