Universo Live
Importância de um bom portfólio na vida de um freelancer

Nos dias de hoje é mais do que evidente a presença do mundo digital e online na vida das pessoas ao redor do mundo. Atividades que envolvem desde o lazer, a educação e até a busca por oportunidades de emprego e serviços.
A Internet representa um mercado expressivo na sociedade atual, de modo que existem inúmeras oportunidades e maneiras de começar a ganhar dinheiro online. No entanto, a competitividade no mundo digital pode ser tão acirrada ou mais do que a do mercado de trabalho.
Assim como um bom currículo pode ser um importante passo para o ingresso no mercado de trabalho, o portfólio de um profissional freelancer é mais do que essencial para o profissional digital.
Levando em consideração que o portfólio é o currículo de um freelancer e sua provável chance de contratação, hoje iremos ver a importância de um portfólio bem estruturado, algumas dicas sobre a estruturação de um portfólio e também um exemplo de portfólio pronto.
Importância e dicas para elaboração de um portfólio
Como dito acima, o curriculum vitae ou CV de um profissional pode ser a chave para a conquista de uma vaga de emprego ou de uma entrevista em uma empresa. No entanto, além do currículo, existem algumas profissões que requerem um portfólio.
Esse é o caso de freelancers ou até de profissionais como fotógrafos, publicitários e marketeiros e até criadores de conteúdo online.
Para estes profissionais, o portfólio pode trazer um foco maior na criação de projetos e na estruturação de soluções ao invés de estar mais focado na realização de cursos e experiências profissionais, como é o caso do CV.
Portanto, nota-se que para algumas profissões, o portfólio pode ser até mais importante que o próprio currículo profissional por possuir um enfoque maior em projetos do profissional.
Já que vimos o quão importante um portfólio bem elaborado pode ser para diversos profissionais, vamos ver algumas dicas importantes para estruturação de seu portfólio!
- Procure trabalhos e projetos voluntários em sua área de interesse
- Comece a preencher o portfólio com essas experiências
- Inclua projetos acadêmicos em seu portfólio
- Faça networking com outros profissionais de sua área
- Dispense projetos e outros detalhes não relacionados com a área
- Foque em projetos práticos e em suas qualidades
- Seja honesto quanto às suas experiências
- O seu portfólio precisa ter uma boa apresentação
Dos pontos essenciais dentro dessas dicas, vale dar especial atenção à apresentação de seu portfólio, enriquecendo-o com gráficos, imagens e guias interativas. Também é essencial que projetos não relacionados com a vaga não possuam tanto enfoque em sua apresentação e na estruturação de seu portfólio.
Websites úteis para a elaboração de portfólios
Apesar da importância de um portfólio direto e bem estruturado, esse modelo de apresentação de projetos e experiências ainda não é tão difundido no mercado brasileiro quanto o bom e velho currículo.
Isso faz com que parte do público possa ter dúvidas e dificuldades na hora de elaborar seu próprio portfólio. Pensando nisso, vamos dar uma olhada em alguns websites que podem auxiliar na hora de desenvolver e estruturar o seu!
Segundo uma publicação do Canal Tech existem algumas plataformas gratuitas que podem auxiliar nesse momento e algumas delas são:
Plataforma | Website |
Behance | www.behance.net |
Carbon Made | www.carbonmade.com |
Cargo Collective | www.cargo.site |
Clippings.me | www.clippings.me |
Coroflot | www.coroflot.com |
Todos estes websites permitem que você crie portfólios com templates pré disponibilizados e de maneira rápida. No entanto, as especificidades de cada um deles varia.
Por exemplo, o Behance é um site mais indicado para fotógrafos e designers por conta de sua disposição de projetos e portfólios no site. Já, com o Coroflot, é possível fazer upload de seus trabalhos em diferentes pastas que especificam projetos distintos.
Portanto, vale a pena conferir com calma cada um dos websites citados acima para ver qual deles mais atende às suas necessidades!
Conclusão
Como vimos, nos dias de hoje o portfólio pode ser tão essencial quanto um currículo convencional, sobretudo para algumas profissões. Como esse artifício para divulgação de suas experiências e projetos anda tão em alta, vale a pena saber um pouco mais sobre e garantir mais uma maneira de mostrar suas competências para o mercado.
Nos dias de hoje é mais do que evidente a presença do mundo digital e online na vida das pessoas ao redor do mundo. Atividades que envolvem desde o lazer, a educação e até a busca por oportunidades de emprego e serviços.
A Internet representa um mercado expressivo na sociedade atual, de modo que existem inúmeras oportunidades e maneiras de começar a ganhar dinheiro online. No entanto, a competitividade no mundo digital pode ser tão acirrada ou mais do que a do mercado de trabalho.
Assim como um bom currículo pode ser um importante passo para o ingresso no mercado de trabalho, o portfólio de um profissional freelancer é mais do que essencial para o profissional digital.
Levando em consideração que o portfólio é o currículo de um freelancer e sua provável chance de contratação, hoje iremos ver a importância de um portfólio bem estruturado, algumas dicas sobre a estruturação de um portfólio e também um exemplo de portfólio pronto.
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
Universo Live
Com guarda-chuvas gratuitas nos metrôs e trens de São Paulo, Hapvida NotreDame lança uma das maiores ações urbanas de cuidado

Faça chuva ou faça sol, o propósito é cuidar! Para isso, a Hapvida, empresa de saúde e odontologia, fornece guarda-chuvas personalizadas em 105 pontos da cidade de São Paulo. A iniciativa acontece a partir de 29 de junho e contempla os usuários do metrô e dos trens e unidades de atendimento da Hapvida NotreDame.
A campanha reúne cuidado, proteção e conveniência. “Nosso objetivo é estar presente e fortalecer que nossa atenção vai além da saúde tradicional. A proteção começa com atitudes acessíveis, funcionais e conectadas com a vida real das pessoas. Esse é o nosso jeito de cuidar: próximo, humano e com propósito”, afirma Jaqueline Sena, vice-presidente de marketing e odontologia da Hapvida NotreDame.
A identidade visual vibrante da campanha foi pensada para oferecer uma opção de proteção gratuita aos paulistanos. Ao mesmo tempo, a presença em locais de alta circulação contribui para fortalecer atributos como acolhimento e inovação. Mais importante que tudo, cada ação reforce, de forma consciente, o posicionamento da Hapvida NotreDame, consolidando a imagem de cuidado e proximidade.
Além de promover visibilidade e engajamento, a iniciativa também envolve pilares como mobilidade urbana. O sistema será monitorado em tempo real com tecnologia da Rentbrella, garantindo a configuração dos guarda-chuvas e o bom funcionamento dos totens.
A campanha será apresentada nas estações de metrô e trens da capital paulistana, como as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, além de 15 unidades da Hapvida, tornando-se a maior operação do tipo já realizada no país.
Universo Live
Disney Brasil apresenta estudo inédito sobre hábitos de consumo de streaming

A The Walt Disney Company Brasil divulgou os resultados de “Generation Stream” , pesquisa inédita no país que analisa o comportamento dos brasileiros diante das plataformas de streaming. O estudo, já tradicional nos Estados Unidos, foi aplicado pela primeira vez no âmbito internacional, com mil entrevistados brasileiros, revelando dados sobre hábitos de consumo, perfis comportamentais e oportunidades para marcas que desejam se conectar de forma mais eficaz com esse público.
“Existe uma curiosidade legítima do mercado em entender o que a Disney faz, como construímos conexões com nossa plataforma e os movimentos dessa indústria. Sendo o streaming o núcleo do nosso negócio, precisamos trazer informações relevantes e confiáveis”, afirma Giselle Ghinsberg, diretora de Ad Sales & Partnerships da The Walt Disney Company Brasil.
Entre os principais achados, o estudo mostra que 98% dos brasileiros consomem conteúdos produzidos fora do país , enquanto 72% preferem produções de origens variadas . Apesar dessa abertura global, 63% se declaram conectados às raízes locais e 67% compartilham importante assistir a conteúdos brasileiros .
Os conteúdos mais consumidos são os filmes: 78% dos entrevistados afirmam assisti-los com frequência, seguidos por séries, animes, desenhos e esportes internacionais. Documentários, reality shows, eventos e shows também aparecem, embora com menor frequência. Um dado curioso: 70% do público força por equipes que não são do seu país, mesmo quando se trata de conteúdo esportivo.
Um dos destaques do “Generation Stream” é a criação de quatro personagens comportamentais que definem como os usuários se relacionam com o conteúdo e com a publicidade dentro das plataformas. Esses perfis estarão disponíveis no Disney Select , ferramenta proprietária da Disney que permite segmentação por comportamento de consumo, oferecendo aos nossos clientes uma entrega publicitária mais eficaz .
As quatro pessoas identificadas são:
- Conectores Conforto – Buscam bem-estar, alegria e momentos de desconexão. Ideais para marcas que desejam estar presentes em rituais de relaxamento e conforto.
- Empathetic Escapists – Sonhadores e introspectivos, consome conteúdo como refúgio emocional. Propostas de publicidade verificadas ao conteúdo que assistem.
- Social Shapers – Comunicativos e inspiradores, transformam o que auxiliam na conversa e influência. Público ideal para marcas que buscam relevância cultural.
- Reflective Explorers – Nostálgicos, curiosos e engajados, buscam reflexões e crescimento pessoal no conteúdo. Sempre ideal para marcas com propósito e profundidade.