Agências
Fibra.ag lança hub com foco em ESG

A Fibra.ag, agência de strategy design, brand experience e entretenimento, lança uma nova empresa voltada às práticas e estratégias de sustentabilidade/ESG, a Fibra.ONE. A chegada da empresa foi marcada pelo evento “Gestão de Impacto”, realizado no Coke Studio, espaço da Coca-Cola dentro do The Town. O evento foi liderado por Katielle Haffner, head de Sustentabilidade, Relações Públicas e Comunicações da Coca-Cola Brasil, que reforçou o compromisso da marca com a sustentabilidade. A meta da fabricante de bebidas é incorporar, pelo menos, 25% de material reciclado nas embalagens PET até 2025, além de destinar corretamente as embalagens.
Na ocasião, em painéis que abordaram o tema e foco no pensamento de soluções sustentáveis, foram reunidos Roberta Medina, vice-presidente da Rock World, empresa responsável por The Town e Rock in Rio, e executivos de importantes marcas brasileiras.
O intuito da nova operação é promover o pensamento, inteligência e execução de ações estratégicas em sustentabilidade dentro e fora das empresas, instigando e auxiliando as marcas para o desenvolvimento de ações e soluções sustentáveis nas áreas de entretenimento, marketing e live experience.
A Fibra.ONE tem como um dos sócios-fundadores João Eduardo de Villemor Amaral, também sócio-fundador da Sustainable Ventures, operação criada em Portugal com foco no desenvolvimento estratégico e execução de projetos de sustentabilidade para os mercados europeu e brasileiro. “A ideia da nova empresa do grupo Fibra.ag surgiu quando identificamos uma lacuna na indústria e no setor, onde muitas empresas têm a necessidade de trazer a sustentabilidade como eixo e estratégia de seus negócios, de criar produtos e serviços que trouxessem este diálogo e importantes pilares para o consumidor, mas não sabiam como conceber, estruturar e executar ações e estratégias concretas dentro dos negócios”, explica Amaral.
Agências
WMcCANN lança filme-tributo em homenagem a Washington Olivetto na semana do Cannes Lions

O “W” da WMcCANN é o “W” de Washington Olivetto. Um símbolo que atravessa gerações e se confunde com a história da propaganda no Brasil. Primeiro brasileiro a conquistar um Leão de ouro em Cannes, Olivetto é homenageado neste ano no Cannes Lions e, mais uma vez, pela WMcCANN, que criou um filme-tributo exaltando o publicitário que mudou para sempre a forma de comunicar, criar e emocionar. Um gesto de reverência a quem transformou ideias em cultura e palavras em patrimônio da criatividade mundial.
Criado pela WMcCANN, o filme parte de um conceito simples e poderoso: a letra “W”. Inspirada na marca registrada de Olivetto, tanto no nome quanto na história da propaganda, a produção explora palavras com “W”, como work, wit, wonder, write, que traduzem a influência do publicitário em agências, campanhas e até décadas, se transformam em um ícone. A narrativa destaca-se como a forma com que se trabalha, escreve, cria e se desafia hoje, na publicidade, tem W na essência, o W de Washington Olivetto.
A homenagem registra a influência que Olivetto exerceu sobre a forma de pensar a comunicação no Brasil e no mundo e é uma continuidade da homenagem que a agência fez em 2024, quando o publicitário faleceu. Na ocasião, a WMcCANN trouxe a frase “Se você parar para pensar, o nome de todas as agências deveriam começar com W.”, incentivando um movimento onde diversas agências incorporaram a letra W em seus nomes. Uma homenagem ainda ganhou as ruas do Brasil com a mídia Out Of Home.
“Washington Olivetto não é apenas uma referência. É um lembrete de que a boa propaganda é, ao mesmo tempo, criação de cultura e geração de valor. Fazer essa homenagem é, para nós, mais do que reconhecimento: é compromisso com uma criatividade que emociona, que provoca e que vende. Porque entender o Washington é entender que ideias geniais nem sempre obedecem aos briefings, às vezes, elas os reinventam”, destaca Hugo Rodrigues, presidente do conselho do McCANN Worldgroup.
O tributo no Cannes Lions acontece em um ano emblemático para o país. Em 2025, o Festival de Cannes apresenta o País Criativo do Ano, e o primeiro homenageado é o Brasil. Ainda como parte das homenagens, a WMcCANN patrocinou o Trio W do Brasil, comandado por Jairzinho, Simoninha e a Acadêmicos do Baixo Augusta, que desfilou pela avenida Croisette. A iniciativa da FilmBrazil reforça o tributo à memória de um dos maiores nomes da publicidade brasileira.
Agências
Vaion produz 3ª edição do Fórum Ambição 2030 promovido pelo Pacto Global – Rede Brasil

A Vaion, agência especializada em eventos e ativações de marca, foi responsável pela produção do Fórum Ambição 2030, promovido pelo Pacto Global – Rede Brasil, a segunda maior rede local do Pacto Global da ONU no mundo. Esta é a segunda edição consecutiva do evento sob a assinatura da Vaion.
Reconhecido como o maior evento de sustentabilidade corporativa do país, o Fórum reuniu, neste mês de junho, em São Paulo, mais de 830 lideranças empresariais, representantes da sociedade civil e do poder público, com o objetivo de promover diálogos estratégicos e acelerar compromissos rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Vaion, nomeada como agência brasileira do Pacto Global – Rede Brasil, foi responsável por todo o escopo de produção desta terceira edição do Fórum — desde o planejamento, gerenciamento, design, produção e execução — com uma proposta centrada em oferecer uma experiência imersiva, sustentável e de alto impacto. A operação mobilizou 80 profissionais, diretos e indiretos, ao longo de quatro meses de trabalho. Todos os materiais utilizados, da cenografia às credenciais, foram pensados para serem recicláveis ou reutilizáveis, alinhando-se aos princípios ESG que norteiam o evento.
“O Fórum Ambição 2030 cresce em relevância e alcance a cada edição. A edição de 2024 do Fórum teve enorme repercussão e altos índices de satisfação de convidados e cliente. Para este ano, nosso desafio como agência parceira foi entregar uma estrutura que traduzisse, em cada detalhe, os pilares de sustentabilidade, diversidade e inclusão. Mais do que um evento, é uma jornada de transformação para as empresas e organizações que lideram essa agenda no Brasil”, afirma Vanessa Sá, CEO da Vaion.