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Feira EBS movimentou o segmento de eventos e incentivos em mais de 8 mil reuniões nas rodadas de negócios

Os últimos dias foram agitados para o segmento MICE (eventos corporativos, incentivos, feiras e congressos) com a realização da Feira EBS, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, que reuniu mais de 1600 visitantes e mais de 80 marcas de soluções para atender demandas de eventos corporativos, incentivos, feiras e congressos.
Durante os dois dias, a Feira EBS promoveu o Speed Meeting EBS, a rodada de negócios contou com a participação de mais de 120 empresas convidadas, que tiveram a oportunidade de ter reuniões rápidas com 77 empresas fornecedoras de soluções, entre elas mobilidade corporativa, tecnologia, hotéis e resort, aplicativos, credenciamento e controle de acesso, além dos destinos nacionais e internacionais que apresentaram suas infraestruturas para receber eventos corporativos, incentivos, feiras e congressos, dos mais variados portes.
Além das reuniões, o evento contou com a área de exposição com mais de 80 marcas expositoras e 14 horas de conteúdos divididos entre os palcos MICE e EBS Lab Experience, onde os participantes puderam acompanhar diferentes temas, como tecnologia, gestão de eventos, sustentabilidade, soluções ESG, liderança e muito mais.
O sucesso do evento se deve ao planejamento em reunir os principais players do mercado para debater tendências, o futuro e fazer networking de sucesso, como conta Marcello Baranowsky, fundador e CEO do Grupo EBS. “O principal objetivo da feira é reunir um público qualificado que esteja disposto a fazer negócio e ver o crescimento do setor. O networking tem um efeito enorme, além de dar a compreensão sobre o futuro do mercado e as principais tendências.”
A feira possui um papel fundamental no mercado ao reunir importantes players, mas para Elio Ferrucci, Diretor da ODI Treinamentos e expositor no evento, a rodada de negócios antes da feira é o grande diferencial. “O Speed Meeting é o que há de melhor. Pois ali você tem tempo de conversar, tem tempo de chamar a pessoa para ir ao seu estande, conhecer mais sobre o seu negócio, permite ter esse ‘tête-à-tête’ que é fundamental.”
Para Marcelo Chanoft, diretor e co-fundador do Grupo R1, um dos patrocinadores do evento, as relações e negócios que acontecem nos dois dias são verdadeiros. “Nós gostamos muito da EBS, da feira e, em especial, dos Speed Meetings – as rodadas de negócios. Essa é uma ação comercial de fato. Foi muito bem pensada pelo pessoal da EBS. E como acontecem as conversas, os contatos, a geração de leads de networking, ela é real. Ela acontece de fato. Então, é um evento eficiente. É um evento que traz retorno.”
No setor de gastronomia, a Noah Gastronomia, patrocinadora do evento, foi o principal destaque. Para Roberta Coqui, Gerente de Vendas e Marketing, o saldo foi muito positivo. “As nossas expectativas foram muito mais do que atendidas, principalmente com o Speed Meeting, onde temos o face-to-face ali com os clientes, a conexão viva, a conexão ativa. Eu acredito que isso foi muito enriquecedor, foi uma oportunidade única em participar de um evento tão grandioso.”
A importância da feira para o mercado também é destacada por quem foi visitar os estandes, acompanhar as palestras e conferir as novidades, como foi o caso de Claudine Góes, diretora de estratégias da Mark UP. “Vim para a EBS para conhecer as novidades, as tendências da área de incentivos e eventos, as mais importantes da Mark Up para os clientes. Então, vim para conferir as tendências, conhecer novidades e fornecedores. Essa é uma feira essencial para quem trabalha na área e ela possui fornecedores ótimos, com espaços de eventos bem importantes e, outras áreas que eu destaco, são as de tecnologia, inovações tecnológicas, ESG e sustentabilidade, que estão sendo muito solicitadas, então eu gostei do que encontrei aqui.”
Além dos negócios, todos que participaram da feira também acompanharam a iniciativa social do Grupo Primavera, que com doações de eventos, como as de tecidos feitas pelo Grupo R1, mostra que é possível criar produtos, como bonecas e lençol, capacitando mais de 250 mulheres com cursos de corte e costura, além das inúmeras pessoas já beneficiadas com as roupas feitas pelo projeto mediante uma iniciativa sustentável.
“Nossa intenção na feira EBS é trazer mais parceiros que possam somar. Fazer mais recursos para que a gente possa continuar o nosso trabalho com as crianças atendidas lá no Primavera, pois nós temos uma causa social por trás dos produtos que desenvolvemos. Muitas pessoas passaram por aqui e se interessaram pela iniciativa, principalmente por brindes corporativos”, conta Josiane Brito, gerente de produtos do Grupo Primavera.
A 22ª Feira EBS + 9º Congresso MICE foi um sucesso e retornará em 2025 com as principais novidades e tendências do mercado de eventos de negócios.
Eventos
Demanda por eventos corporativos aumenta quase 20% e impulsiona mobilidade corporativa em 2025

O setor de eventos corporativos no Brasil registrou um crescimento de 19,98% no número de eventos realizados entre janeiro e 10 de dezembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da DataEventos, ferramenta de inteligência de mercado da plataforma MeEventos. O estudo analisou mais de 50 mil solicitações de propostas e 20 mil eventos corporativos movimentados na plataforma.
O mercado corporativo de eventos passa por um momento de consolidação, no qual iniciativas antes vistas como ações de branding agora migraram para a estratégia comercial das empresas. A comparação entre 2024 e 2025 revela aumentos expressivos mês a mês na realização de eventos, com destaque para fevereiro, que apresentou alta de 72,6% no volume de eventos realizados. Outros meses também registraram crescimento relevante: março (+36,7%), maio (+35,3%), abril (+27,5%), junho (+26,7%) e janeiro (+26,4%) mostram um início de ano aquecido. No segundo semestre, a tendência de alta permaneceu, ainda que em ritmo mais moderado: outubro cresceu 28,2%, setembro 21,7%, julho 11,6%, agosto 9,7% e novembro 6,5%.
No entanto, a taxa média de conversão apresentou queda: passou de 66,22% em 2024 para 57,45% em 2025, ou seja, uma redução no número de propostas de eventos que efetivamente se concretizam em contratos fechados, um sinal de que o mercado está mais competitivo e exigente. A expectativa é de maior concentração de eventos entre os meses de agosto e dezembro, seguindo o padrão observado no ano anterior, um alerta para fornecedores e organizadores se prepararem com antecedência para atender à alta demanda.
“É um movimento que tem se intensificado desde 2023. Estamos observando um crescimento acelerado dos micro eventos corporativos, encontros estratégicos organizados pelas empresas para aproximar clientes atuais, conquistar novos, fortalecer parcerias e engajar fornecedores. Além de reforçar o relacionamento, esses eventos têm se mostrado uma excelente oportunidade para gerar negócios e atrair novas oportunidades. Os dados consolidados confirmam não apenas a retomada, mas a consolidação do setor de eventos corporativos como um pilar estratégico nas empresas. O salto na demanda e o aumento na concorrência mostram que o mercado está mais dinâmico e exigente”, afirma Tiago Ferreira, CEO da MeEventos.
Eventos
Rock in Rio lança hub oficial de benefícios

A partir de hoje, aqueles que compraram o Rock in Rio Card já podem aproveitar o melhor do estado do Rio de Janeiro! Nesta sexta-feira, entra oficialmente ao ar o ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’, hub oficial de benefícios que transforma o ingresso do festival em um passaporte para vivenciar o melhor do Estado.
Até outubro de 2026, os titulares dos ingressos poderão acessar o site do Rock in Rio para encontrar todos os benefícios disponíveis e, ao escolher aquele que deseja, será redirecionado para o canal oficial do parceiro responsável para efetuar o resgate. Por meio do hub, o público poderá aproveitar o Rio em diferentes épocas do ano e em um período especialmente favorável para viajar, já que nove dos dez feriados nacionais de 2026 cairão em dias úteis, incluindo Réveillon de 2025, Carnaval, Semana Santa e o feriadão de 7 de setembro, quando o festival estará acontecendo. A plataforma conta com a parceria do Visit Rio, HotéisRIO, ABIH-RJ, Setur-RJ e TurisRio, disponibilizando diversos benefícios para os fãs, como descontos em atrativos turísticos do Rio e vantagens exclusivas em hotéis no estado do Rio, oferecendo promoções tanto em diárias, quanto nos restaurantes. Dessa forma, mais uma vez, o Rock in Rio reforça o seu compromisso em exaltar, movimentar e valorizar o Rio de Janeiro ao longo de todo o ano, gerando impacto positivo para o turismo, fortalecendo parceiros estratégicos e ampliando a experiência do fã para além da Cidade do Rock.
“Ao transformar o Rock in Rio Card em um passaporte de benefícios distribuídos ao longo do ano, convidamos os fãs a começarem sua jornada muito antes da abertura dos portões da Cidade do Rock, explorando o estado e a cidade, circulando pelos atrativos e fortalecendo esse vínculo afetivo que sempre existiu entre o festival e o Rio. Já observamos, inclusive, o reflexo desse movimento na própria venda do Card: tivemos um aumento de 20% no número de compradores de fora do estado em relação à edição anterior, alcançando 55% do público total. Esse dado reforça o quanto o festival segue expandindo fronteiras, atraindo visitantes e impulsionando a economia criativa e o turismo local. Para nós, é muito potente ver como essa conexão se renova e ganha novas camadas a cada edição.”, afirma Ana Deccache, diretora de marketing do Rock in Rio.
Em 2026, o ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’ ampliou a variedade de benefícios para o festival após resultados potentes com a parceria realizada com a Visit Rio em 2024. A campanha desenvolvida em conjunto na época alcançou 20 milhões de pessoas, impulsionou a produção de mais de mil conteúdos por creators e levou mais de 8 mil visitantes a utilizarem benefícios em atrativos icônicos como o Parque Bondinho Pão de Açúcar, o Corcovado e o Museu do Amanhã apenas no mês de setembro, demonstrando o potencial de impacto e alcance da iniciativa.
Agora, a plataforma oficial de benefícios do festival chega ainda mais potente, reunindo informações, ofertas e vantagens disponibilizadas por parceiros turísticos e hoteleiros do estado. O hub integra pilares essenciais do ecossistema turístico e amplia o alcance do Rock in Rio para além da Cidade do Rock, estimulando hospedagens, visitas e circulação pelo estado ao longo de todo o ano. Esse movimento se fortalece em um cenário de crescente interesse do público de fora do Rio, evidenciado já na venda do Rock in Rio Card realizada na última terça-feira, quando os ingressos se esgotaram em 56 minutos. Benefícios em atrações turísticas, hotéis e experiências, somados aos shows exclusivos e ao feriadão em meio ao festival, foram alguns dos fatores determinantes para o aumento de 20% no número de compradores de outros estados em relação a 2024, totalizando 55% do público total que adquiriu o ingresso para 2026.
Para obter os benefícios dos atrativos turísticos, o processo é feito diretamente na loja online do Visit Rio: basta que o comprador utilize o Número do Pedido do ingresso do Rock in Rio 2026 – que pode ser encontrado no e-mail de confirmação de compra de ingresso enviado pela Ticketmaster ou na área “Meus Pedidos” do site –, para que os descontos sejam aplicados no momento da compra. Nesta etapa inicial, já é possível aproveitar 10% de desconto em experiências nos atrativos Parque Bondinho Pão de Açúcar® ️, Trem do Corcovado, Carnaval Experience, Roxy Dinner Show e Rio Boat Tour, e passeios completos guiados pela C2Rio com novos atrativos sendo adicionados progressivamente ao longo das próximas semanas.
Já para os hotéis parceiros, o comprador do ingresso recebe um cupom exclusivo, enviado diretamente ao e-mail usado na compra do ingresso. O cupom, pessoal e intransferível, garante condições especiais nos hotéis parceiros do HotéisRIO e ABIH-RJ e poderá ser utilizado diretamente no site de cada hotel. Já estão disponíveis para compra hospedagens em hotéis da cidade do Rio de Janeiro como o Hotel Nacional, em São Conrado, que disponibiliza 20% de desconto para reservas feitas para dezembro de 2025 e 10% nas reservas realizadas de janeiro a 19 de setembro de 2026; o Arena Ipanema Hotel, o Arena Copacabana Hotel e o Arena Leme Hotel, no Leme, que disponibilizam 15% de desconto sobre as tarifas públicas do site oficial durante o Rock in Rio e também em outras datas ao longo de 2026; o Radisson Rio de Janeiro Barra que oferece 15% de desconto em reservas realizadas entre março e agosto de 2026 diretamente pelo site; entre diversas outras ofertas espalhadas pela capital. Já em hospedagens em outras cidades algumas das opções são o Hotel Pousada Brava Club e o Costa do Sol Boutique Hotel, ambos em Búzios, que oferecem 10% de desconto na tarifa e drink de boas-vindas aos hóspedes.
“O Rock in Rio é uma marca que carrega o Rio no nome e unir atrativos turísticos à experiência do festival só reforça sua alma carioca. Para o turismo, principalmente para as atrações fora do eixo principal, é um grande reforço na promoção”, comenta Ronaldo Porto, gerente de marketing do Visit Rio Convention Bureau.
Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio, destaca: “Eventos e turismo andam de mãos dadas. Os eventos são um convite para que o visitante conheça a infraestrutura turística da cidade e desfrute de seus atrativos. A iniciativa da organização do Rock in Rio amplia essa oportunidade ao oferecer vantagens e condições especiais para quem já possui o seu ingresso para o festival. A cidade, o Brasil e o mundo reconhecem o Rock in Rio como um dos maiores eventos musicais do planeta e ações como essa só consolidam essa parceria estratégica com o Rio de Janeiro.”
“O ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’ resgata e atualiza o conceito da campanha TurisRock, lançada em 2019, transformando o festival em uma porta de entrada para todo o estado e fortalecendo o posicionamento do Rio de Janeiro como um destino único e diverso. Ao levar o espírito e a energia do Rock in Rio para além da capital, o projeto se alinha à vocação turística do interior do estado, que oferece experiências autênticas em gastronomia, cultura, natureza e hospitalidade. Dessa forma, o visitante é convidado a ampliar sua conexão com o Rio de Janeiro, conhecendo destinos que refletem a mesma diversidade e criatividade que fazem parte da identidade do festival.”, pontua Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio.








