Eventos
EXPO RETOMADA recebe mais de 800 visitantes testados no primeiro dia em Santos

A EXPO RETOMADA começou com sucesso em Santos. O primeiro dos 30 eventos-teste chancelados pelo Governo do Estado de São Paulo e único na modalidade Feiras de Negócios recebeu 846 visitantes únicos no primeiro dia, todos testados previamente na entrada do evento e com resultados negativos para a covid 19. Um dos diferenciais da EXPO RETOMADA 2021 foi justamente a obrigatoriedade da testagem, até mesmo para as equipes da montagem e organização, com permissão de acesso apenas aos participantes com resultados negativos. O evento também cumpriu todos os demais protocolos, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, acesso por catracas eletrônicas sem intervenção humana e planta com corredores mais largos para respeitar o distanciamento. No espaço da feira, 50 expositores apresentaram produtos e serviços nos stands.
Na abertura oficial das atividades, um painel com autoridades locais e estaduais e entidades da indústria de Eventos apresentou dados do setor de feiras e eventos de negócios. As Feiras de Negócios movimentam 50 macro segmentos econômicos do país, somente na cidade de São Paulo, a movimentação do setor costumava ser de R$ 16,3 bilhões por ano, antes da pandemia. E o tom foi otimista em relação à perspectiva de retorno. Para o idealizador da EXPO RETOMADA e diretor da Live Marketing Consultoria, Paulo Octávio Almeida, a retomada deverá ser gradual, a partir do final deste ano.
“Estamos contribuindo para esta condição. Os eventos-teste são caracterizados pela testagem dos participantes e um protocolo irá fundamentar essa liberação. Somos contrários à aglomeração, à ilegalidade. Queremos a regulação e parceria com o setor público. Nós somos gregários, vivemos em sociedade e os eventos inspiram, conscientizam, educam, geram negócios e conexões emocionais”, afirmou.
Para o Prefeito de Santos, Rogério Santos, a EXPO RETOMADA é mais do que um evento. “É uma grande etapa que vencemos com muito trabalho, o reconhecimento de muito esforço”, pontuou. “Uma emoção diferente”, definiu o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz. “Provas negativas de covid em poucos minutos, tudo muito organizado e a emoção de ver a união de todo o trade de eventos, congressos e feiras presentes. Agora, com essa matriz, estamos conseguindo uma fórmula de poder fazer a reabertura do setor, que foi duramente prejudicado. Aqui estão os universos mais sofridos do Brasil”, afirmou.
O primeiro dia da EXPO RETOMADA deu sequência com uma agenda de mais dois debates, sobre os desafios do setor de congressos e eventos B2B, as expectativas para as feiras de negócios pós-pandemia, seu papel, os diferenciais tecnológicos e sobre os eventos híbridos. Participaram representantes de empresas organizadoras de congressos, representantes da hospitalidade, promotoras de feiras, venues, empresas fornecedoras, além dos secretários Patrícia Ellen, do Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, e Vinícius Lummertz, de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
“Muito mais do que falar sobre o futuro dos eventos, a EXPO RETOMADA traz um modelo para o nosso estado, o Brasil e o mundo. O mundo está em luta para saber qual é o modelo ideal. Países estão tendo que retroceder na retomada porque abriram mão cedo demais dos protocolos. E o simbolismo de fazer o evento em Santos, uma das cidades com a menor ocupação de UTI e 80% da população vacinada, num local com valor econômico importante e estratégico para os eventos. Os eventos presenciais vão ser muito importantes, todos estamos carentes de interações humanas e dar esse passo de forma responsável é fundamental. Se precisar retroceder, o faremos, mas a meta é seguir em frente”, afirmou a secretária Patrícia Ellen.
Na opinião dela, a pandemia trouxe diversos aprendizados para o setor. “Antes a dinâmica era quantos cartões você trocou, a pandemia nos trouxe o aprendizado de valorizar a interação humana, a qualidade dessa interação e a nossa responsabilidade de fazer isso de uma forma segura. Com a pandemia, as projeções para 2025 aconteceram em um ano. Tivemos mudanças que nenhum de nós previu. O vírus me ensinou a ser humilde. Passamos a estar mais presentes nas interações, até online, passamos a valorizar mais essas interações. E isso é uma possibilidade grande para o setor de eventos. A tecnologia trouxe o conceito de hub – estar presente, mas com todas as pessoas conectadas, canais cobrindo, experiências etc. Oportunidade de respeitar as diferentes necessidades”, pontuou.
“Foi inspirador ver a dedicação, o compromisso e o respeito das empresas envolvidas neste evento. Essa frente de eventos modelo foi feita exatamente para reconhecer bons exemplos, como o de vocês. Precisamos mostrar que dá para cumprir os protocolos de forma segura e participarmos presencialmente. Queremos levar essa esperança com muita responsabilidade para todos os que nos acompanham hoje”, finalizou a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.
A EXPO RETOMADA continua nesta quinta-feira (22), no Santos Convention Center, a partir das 11h. O evento é voltado para os players do setor de eventos de negócios. Outros detalhes: www.exporetomada.com.br
A EXPO RETOMADA 2021 tem realização da ABEOC Nacional – Associação Brasileira das Empresas de Eventos, ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes, Santos Visitors & Convention Bureau, SINDIPROM|SP – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo, e UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios. Curadoria e organização: Live Marketing Consultoria e Rede Feiras. Comitê Gestão Biosegurança: ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional e Secretarias de Saúde do Estado e Município de Santos. Apoio: ABEOC, ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens, ABNT, ABRALIMP, Adibra – Associação de Empresas de Parques de Diversões do Brasil, ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, ALAGEV – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing, APAS – Associação Paulista de Supermercados, FHOB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, FESESP – Federação de Serviços do Estado de São Paulo, Sindepat – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas, ABH Nacional , Unedestinos – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos e Visite São Paulo.
Eventos
Portland lança 8ª temporada no Maxi Space e transforma conversas de bastidor em inteligência de mercado

No próximo dia 11 de abril, o Maxi Space, em São Paulo, será o palco da oitava temporada da Portland, uma iniciativa que consolida sua metamorfose de um processo seletivo em formato de reality show para um dos mais pulsantes ecossistemas da criatividade brasileira. Com mais de 680 mentes criativas inscritas nesta edição, o evento reafirma sua vocação de iluminar as tensões do mercado para transformá-las em tendências aplicáveis, trazendo para os holofotes o que antes ficava restrito aos corredores.
A evolução da Portland foi orgânica, impulsionada pela percepção de que a verdadeira fricção criativa acontecia nos intervalos. “A gente só colocou no palco o que estava sendo discutido no backstage”, resume Bruno Höera, fundador da Portland. Dessa premissa consolidaram-se os formatos Talks — debates abertos e provocadores — e os Clubs — ambientes de compartilhamento de vivências profundas e autorais. “O Club chama club porque você está contando algo valioso que só contaria para quem está próximo, mas com o objetivo de espalhar essa palavra para o mundo”, explica Höera.
A curadoria desta temporada mergulha em pautas que o mercado muitas vezes evita, mas que são cruciais para a sua evolução. Entre os destaques, um Talk mediado por Natália Lima (Oficina Consultoria) reunirá Bianca Tenenberg (Repense Comunicação) e Renata Simon (VBSO Advogados) para discutir o equilíbrio sensível entre criatividade, reputação e responsabilidade em campanhas que nascem sob o constante julgamento das comunidades digitais.
A estrutura do Live Marketing também estará sob análise em uma mesa que reúne líderes que migraram da operação para o comando de suas próprias agências. Nomes como Leticia Frungillo (Lets Produções), Adipe Neto (Brain Company) e Beto Cintra (Mojo.ag) refletirão sobre como o domínio técnico se converteu em visão de negócio, provando que a inovação frequentemente nasce de quem executa. Outro eixo provocativo questionará o distanciamento das novas gerações do mercado de promoções, em um debate mediado por Alexandre Pereira (Portal da Promo).
Mais do que um evento, a 8ª temporada se apresenta como um momento de virada onde o encontro entre diferentes gerações e repertórios gera movimentos concretos no mercado.
Eventos
Club Med Lake Paradise reposiciona oferta para o segmento MICE com foco em grandes congressos e feiras

O Club Med realizou um evento exclusivo para apresentar ao mercado sua nova ofensiva estratégica voltada ao segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). O encontro, que reuniu cerca de 150 convidados entre profissionais do setor e imprensa, teve como objetivo consolidar o Club Med Lake Paradise como um destino de referência para a realização de feiras, congressos e grandes assembleias corporativas.
A iniciativa marca um movimento deliberado da rede para ampliar sua penetração junto a associações, sociedades e federações, públicos que tradicionalmente demandam calendários robustos de eventos institucionais e premiações. Durante a apresentação, os executivos da marca detalharam os diferenciais do resort paulista, destacando a combinação entre a localização estratégica — próxima à capital — e a infraestrutura de grande porte operada sob o padrão premium all inclusive.
A programação foi desenhada para equilibrar o networking com a exposição técnica de resultados. Além da apresentação de cases de sucesso que atestam a versatilidade do espaço para diferentes formatos de montagem, os convidados participaram de um brunch de relacionamento após as sessões institucionais. O foco central da mensagem foi a capacidade do Lake Paradise em transformar eventos técnicos em experiências integradas que agregam valor ao participante.
“Este encontro reforça nosso movimento estratégico de expansão no segmento MICE, especialmente ao nos conectarmos com um público majoritariamente novo para o Club Med. Queremos posicionar o Club Med Lake Paradise como uma alternativa competitiva e diferenciada para organizadores, combinando infraestrutura completa, proximidade com grandes centros e uma experiência integrada que agrega valor a diferentes formatos de eventos”, destacou Patricia Bonetti, vice-presidente comercial de grupos e eventos do Club Med Brasil.
Com o novo posicionamento, a rede busca desmistificar a ideia de que o modelo de lazer é incompatível com o rigor corporativo, provando que a estrutura de hospitalidade de alto padrão pode ser um ativo determinante para o sucesso e o engajamento em encontros de negócios de longa duração.









You must be logged in to post a comment Login