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Estudo da Casa 96 aponta tendências para promoções em 2020

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Não é sobre como vender, mas como conquistar. A combinação entre prêmios, mecânicas, meios, mensagens e expectativas é o segredo da aproximação entre marcas e consumidores, é o que revela o novo levantamento Promoção em 2020, entendendo o cenário, mapeando as tendências, que acaba de ser divulgado pela Casa 96.

O estudo, que resulta de mais de 10 pesquisas com até 30 mil respondentes de todo o Brasil, traz dados do crescimento anual no número de promoções aprovadas e mais prêmios sendo distribuídos. Foram mais de R$ 500 milhões em prêmios gerados em 2018, um aumento de 40% em relação aos dados de 2017. Segundo o levantamento, em 2019, a SECAP – Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia, que autoriza as promoções comerciais, teve um aumento de 20% de autorizações em 2019 comparando com 2018, foram 6.300 promoções aprovadas. A expectativa do mercado é de bater recordes de promoções autorizadas em 2020.

Os dados apurados pela Casa 96 também mostram um mercado promocional mais consolidado e com maior maturidade digital, que promove KPIs importantes para as marcas, com capacidade de coletar dados comportamentais que direcionam as estratégias. “Temos um mercado apto a ajudar os clientes na direção do melhor caminho, tanto em relação à concorrência, como entender os desejos do seu público, formas de aumentar o volume de vendas, exposição, de fidelizar etc”, enfatiza a sócia-diretora da agência, Denise de Cássia.

A mudança no comportamento do consumidor nos últimos anos também foi essencial para a escolha das melhores mecânicas promocionais. O levantamento mostra desde a força dos sorteios com grandes prêmios e premiações instantâneas, em 2017, até a evolução das mecânicas com experiência inserida, como tendência para 2020, com a expectativa do aumento do engajamento.

As promoções continuam sendo incentivadoras das vendas para a maioria do público: 55% compram mais produtos do que tinham planejado para participarem de uma promoção e 81% trocam de marca para participarem de uma promoção. Um dos dados que chamaram a atenção no estudo foi que, em 2019, o comportamento dos consumidores mostrou que eles não estocam mais produtos. “Na mesma pergunta que fizemos em 2013, 62% informou que comparava mais de um item para participar de uma promoção, esse índice caiu na última pesquisa pois o consumidor não estoca mais, o que nos fez mudar algumas estratégias da quantidade de produtos solicitados nas mecânicas”, informa Denise.

Mas apenas promocionar já não é mais o suficiente, revela o levantamento da Casa 96. Os consumidores passam a ter uma relação mais emocional com as marcas, é preciso, portanto, promover oportunidades e momentos que transformam suas vidas, usando a experiência como fator de proximidade. “As marcas assumem cada vez um papel mais importante na vida dos consumidores, elas confortam, influenciam positivamente, além de ajudarem na construção de um vínculo relevante e duradouro com as marcas”, reforça o sócio-diretor da agência, Caio de Carvalho.

Sobre os meios usados para a participação em promoções, a pesquisa observou o crescimento do WhatsApp. “Prevemos a consolidação da ferramenta para 2020, inclusive como um meio de relacionamento com os clientes”, observa Denise.

Já sobre a característica dos prêmios, a preferência nacional deve continuar pelos prêmios de menor valor, com mais chances de ganhar. Em 2019, a preferência por esta modalidade chegou a 70%, contra 30% pelos prêmios maiores. Casas, carros e valores em dinheiro ainda estão entre as premiações mais desejadas. Se o prêmio não estiver ligado às principais necessidades – casa, carro, dinheiro – deve surpreender, ser inusitado ou estar relacionado ao estilo de vida, diz o estudo.

Em 2019, as premiações com viagens também têm conquistado os consumidores e outras tendências passam a despontar para 2020, como as experiências, fator que aumenta consideravelmente o índice de lembrança da marca.

Marcas que mostram preocupações sociais e propósitos relevantes também passam a ter maior conexão com seus públicos: 74% dos consumidores disseram que a chance de participar de promoções aumenta quando houver um propósito sustentável ou de ajuda ao próximo.

A Casa 96 atua fortemente em busca dos melhores resultados para as marcas por meio da experiência do consumidor, em qualquer uma das áreas de atuação do Live Marketing. Especializada em Live Marketing com foco em BI, a agência elabora ações pautadas a partir do resultado de pesquisas e relacionamento, com uma base composta por milhões de consumidores, além de milhares de lojas divididas pelas categorias Nielsen.

Com plataforma proprietária, a metodologia potencializa o nível de acerto na rota escolhida para a elaboração de cada ação. Na carteira, a presença de grandes marcas, como Ajinomoto, Colgate, BIC, Mondelez International, Melitta, SAZÓN®, entre outras atesta a qualidade na entrega e nos resultados que a agência propõe. Outros detalhes: www.casa96.com.br

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Conheça a lista de shortlist da 24ª edição do Ampro Awards

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A Ampro, Associação de Marketing Promocional, acaba de divulgar a shortlist do Ampro Awards 2024, uma das mais tradicionais premiações de Live Marketing do Brasil.

Foram selecionadas 96 campanhas de 30 agências nas 20 categorias da premiação. Os vencedores serão revelados em uma cerimônia híbrida no dia 26 de novembro, a partir das 20h, no Hotel Rosewood, em São Paulo.

Os indicados, que representam 18% do total de cases inscritos, foram avaliados por um corpo de jurados composto por 186 especialistas do mercado da comunicação e marketing. A seleção reflete os princípios da Ampro de garantir ampla representatividade em critérios como gênero, idade, raça e distribuição geográfica.

Na disputa, os indicados concorrem aos troféus de ouro, prata e bronze em suas respectivas verticais, além dos prêmios especiais: Grand Prix de Criatividade, Grand Prix ESG, Agência do Ano além das novidades de 1 Grand Prix por vertical (business, content, consumer e trade).

“A pluralidade de agências, o empenho do corpo de jurados e o trabalho dedicado das presidentes de júri e da líder da diretoria setorial de ESG foram essenciais para que os resultados desta edição fossem alcançados. Agradecemos e parabenizamos todas as agências inscritas e finalistas. Os números desta edição demonstram a relevância e a crescente maturidade do Live Marketing no Brasil. O Ampro Awards tem se consolidado como uma plataforma fundamental para dar visibilidade a agências e profissionais, incentivando não só o reconhecimento, mas também o desenvolvimento de novas parcerias e negócios estratégicos no mercado”, afirma Heloisa Santana, presidente executiva da Ampro.

Confira a shortlist:

Vertical: Business

TRANSFORMAÇÃO CRIATIVA DE NEGÓCIOS

Case

Cliente

Agência

#TikTokMeFezEmpreender

TikTok

Casa 96

Ateliê de Biojoias: Um Gás no Empoderamento Feminino em Parintins

Coca-Cola

Nossa Praia

Aussie Grill – Doideira de Sabor

Aussie Grill

BFERRAZ

Circuito Sertanejo

Circuito Sertanejo

Cooler DVT

PONTO BB

Banco do Brasil

Terruá

MELHOR CONSTRUÇÃO DE MARCA

Case

Cliente

Agência

#TOGETHERBAND All Amazônia

Banco do Brasil

Terruá

Autorretrato

Amstel

Atenas Comunicação

Floating Bars

Heineken

Atenas Comunicação

Isso é Mais que um Batom

Vult

PROS

SIM, I AM

Amstel

VOE Publicidade e Eventos

MELHOR LANÇAMENTO DE PRODUTO OU SERVIÇO

Case

Cliente

Agência

#TOGETHERBAND All Amazônia

Banco do Brasil

Terruá

Circuito Sertanejo

Circuito Sertanejo

Cooler DVT

Flip your Way

Samsung

Cheil Brasil

Isso é Mais que um Batom

Vult

PROS

Netflix – One Piece

Netflix

TM1

MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Case

Cliente

Agência

#TOGETHERBAND All Amazônia

Banco do Brasil

Terruá

DESAFIO 99 MOTO

99

Voe Publicidade e Eventos

Hotel Bubbaloo – Tudo pode ser mais Bubba

Mondelez

SHERPA42

Isso é Mais que um Batom

Vult

PROS

Petlove Não Vende

Petlove

PROS

MELHOR CAMPANHA PARA ONGs E ENTIDADES PÚBLICAS

Case

Cliente

Agência

#TOGETHERBAND All Amazônia

Banco do Brasil

Terruá

Expo Consciência Negra 2023

Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de SP

GAEL

FLIM (Festa Literária Internacional de Maricá 2023)

Prefeitura de Maricá

Santafé Ideias

Jogando Junto pela Reconstrução do RS

Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional

End to End

Unibrad – Inspirações Inesperadas

Bradesco

AKM

Vertical: Consumer

MELHOR IDEIA OU CONCEITO

Case

Cliente

Agência

#TOGETHERBAND All Amazônia

Banco do Brasil

Terruá

Floating Bars

Heineken

Atenas Comunicação

Hotel Bubbaloo – Tudo pode ser mais Bubba

Mondelez

Sherpa42

Isso é Mais que um Batom

Vult

PROS

Leilão aBISurdo

BIS

PROS

MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA – EVENTOS OU ATIVAÇÕES

Case

Cliente

Agência

#HeineQueen

Heineken

Atenas Comunicação

#TOGETHERBAND All Amazônia

Banco do Brasil

Terruá

Circuito Sertanejo

Circuito Sertanejo

Cooler DVT

Floating Bars

Heineken

Atenas Comunicação

SIM, I AM

Amstel

Voe Publicidade e Eventos

MELHOR EVENTO PRESENCIAL, VIRTUAL OU HÍBRIDO

Case

Cliente

Agência

#HeineQueen

Heineken

Atenas Comunicação

#TOGETHERBAND All Amazônia

Banco do Brasil

Terruá

Floating Bars

Heineken

Atenas Comunicação

Ondas passam, legados ficam.

World Surf League

Effect Sport

Tudum Netflix

Netflix

TM1

MELHOR PROMOÇÃO COMERCIAL

Case

Cliente

Agência

#TikTokMeFezEmpreender

TikTok

Casa 96

Promoção OREO Viagem no Modo Wandinha

Mondelez

MKT House

Promoção Toma Esse Mion no Bolso Pepsi

Pepsi Black

BFERRAZ

Promoção Zérois do Role

Ambev

BFERRAZ

SaBIS tudo de MorumBIS

MorumBIS

End to End

MELHOR CAMPANHA COMERCIAL

Case

Cliente

Agência

Feat. Sertanejo

Brahma

Cooler DVT

IPA DAY 23

Lagunitas

Voe Publicidade e Eventos

Isso é Mais que um Batom

Vult

PROS

MELHOR AÇÃO DE BAIXO CUSTO (inferior a 100K)

Case

Cliente

Agência

Camisa Zero

Grêmio Foot-ball Porto Alegrense

End to End

Goodyear no Encontro Estratégico Magalu

Debora da Cruz / Goodyear

TSBetc

Leilão aBISurdo

BIS

PROS

Livelo na 23ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBTQIAPN+

Livelo

Eagle

Warner Bros. Discovery em BSB convenção NEO

Warner Bros. Discovery

Eagle

Vertical: Content

MELHOR AÇÃO DE ENTRETENIMENTO

Case

Cliente

Agência

#HeineQueen

Heineken

Atenas Comunicação

DESAFIO 99 MOTO

99

Voe Publicidade e Eventos

Feat. Sertanejo

Brahma

Cooler DVT

Floating Bars

Heineken

Atenas Comunicação

Hotel Bubbaloo – Tudo pode ser mais Bubba

Mondelez

Sherpa42

MELHOR AÇÃO DE BRANDED CONTENT, SOCIAL, INFLUENCER E/OU PR

Case

Cliente

Agência

#HeineQueen

Heineken

Atenas Comunicação

#TOGETHERBAND All Amazônia

Banco do Brasil

Terruá

DESAFIO 99 MOTO

99

Voe Publicidade e Eventos

Leilão aBISurdo

BIS

PROS

SIM, I AM

Amstel

Voe Publicidade e Eventos

MELHOR ATIVAÇÃO DE PATROCÍNIO

Case

Cliente

Agência

#HeineQueen

Heineken

Atenas Comunicação

Brahma FM

Brahma

Cooler DVT

Carreta Mamografia

BB Seguros

Eagle

SADIA LOLLA 24

BRF SA

Hub Brasil

SIM, I AM

Amstel

Voe Publicidade e Eventos

Vertical: Trade

MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO

Case

Cliente

Agência

Em Movimento

Itaú

TODOS

Para todos, inclusive você

Coca-Cola FEMSA

Incentivar

RUMO AO EXTRAORDINÁRIO

KENVUE

MC2

TikTok Arena

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Com ação em túnel do metrô e relógio de rua, Comfort destaca o primeiro perfume de roupas em cristais no Brasil

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Comfort, marca de amaciantes, destaca  Comfort Boom, primeiro perfume para roupas em cristais no Brasil, em ação especial e criativa de mídia Out of Home (OOH). Desenvolvida pela Bizsys, produtora de tecnologia e cenografia com foco no mercado publicitário, em parceria com a JCDecaux, a iniciativa reforça a estratégia de lançamento do produto junto ao público, contemplando uma explosão de flores ao redor de uma embalagem 3D gigante do produto em São Paulo, e a ambientação e aromatização do túnel de acesso da Estação Paulista do metrô, da Linha 4-Amarela.

Comfort Boom chega para conferir 20x mais perfume para os tecidos por até 12 semanas, proporcionando uma nova e única experiência olfativa. A iniciativa em mídia OOH está alinhada com a campanha criada pela agência Dark Kitchen Creatives, com estratégia de mídia da Initiative.

O relógio da JCDecaux, transformado pela Bizsys em uma embalagem gigante em 3D de Comfort Boom, rodeado por flores e cristais, tem como objetivo transmitir o aspecto sensorial do produto, mostrando a explosão de perfumes e, também, seu formato.

Já a adesivação e aromatização do túnel de acesso a Estação Paulista do metrô proporciona que as pessoas participem de uma experiência de marca ao sentirem na prática a explosão de perfume do Comfort Boom.

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