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Erros que você não pode cometer no Instagram

A MMA Latam lança, em janeiro, o Marketing Future Today, hub de inteligência em inovação e marketing. Para todo mercado de comunicação, a plataforma também contará com o MFT+, área com insights e conteúdos premium para os mais de 300 associados da MMA no Brasil e América Latina.
Além disso, o Marketing Future Today terá uma divisão destinada para produção de conteúdo exclusivo para marcas, o Future Brand Lab. A proposta, segundo o diretor-geral da MMA na América Latina Fabiano Destri Lobo, é parte do redesenho da estratégia da entidade baseado nas aprendizagens sobre o aumento da demanda de conteúdo durante o ano de 2020.
“Aprendemos a agir rápido de forma eficiente e entendemos que transformar conteúdo em conhecimento será chave para esta nova era de comunicação que estamos vivendo”, diz Fabiano, que reforça que o Marketing Future Today é o renascimento da primeira versão do projeto, criado em 2019, e que, originalmente, se baseava somente na entrega de conteúdo premium aos parceiros e associados.
“A partir deste mês de janeiro, o Marketing Future Today cresce e ganha escala, renascendo como um hub de conhecimento de Marketing, Publicidade, Mídia e Tecnologia para a América Latina. É mais que um portal. É uma plataforma que reúne variados formatos de conhecimento, de podcast a reports, de notícias a análises, de cases a conteúdo de marca”, enfatiza Fabiano.
A coordenação de ambas as plataformas será de Luiz Gustavo Pacete, jornalista especializado em marketing e inovação que, nos últimos anos, participou da estruturação de uma área de inovação, novos formatos e branded content no Meio & Mensagem e, agora, se une à MMA para liderar essa plataforma de inteligência e conteúdo que inclui insights diários com as principais lideranças do mercado, o podcast Shape the Future e os reports e destaques dos eventos da MMA. O Instagram é a plataforma digital que mais cresce entre as redes sociais. No início, era apenas uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos, que permitia interação através de comentários e curtidas. Hoje, com o avanço do marketing digital, o Instagram se tornou uma ferramenta poderosa de vendas.
Com mais de 1bi de usuários ativos, a rede social possui ferramentas e estratégias que contribuem para o crescimento e experiência de compra: Publicação do Feed, Story, Destaque dos Stories, Vídeo do IGTV, Vídeo do Reels, Guia (onde você pode recomendar locais, produtos e publicações) e Loja – ou Instagram Shopping.
Com tantas possibilidades, a plataforma é uma das principais da atualidade e, por isso, o seu perfil, seja pessoal ou empresarial, deve estar por dentro de todas as práticas para manter um alcance e conquistar seguidores e clientes.
Confira aqui 20 erros que você não pode cometer no Instagram:
- Não ter constância
Quanto mais você posta, mais audiência você consegue e mais resultados você tem. Mantenha uma frequência de postagens diária, seja no feed ou stories, nos horários que façam sentido para o seu público.
Faça testes e descubra qual horário de pico para o perfil da sua marca. O algoritmo do Instagram entrega sua postagem para mais pessoas quando identifica a interação do público na primeira hora de postagem.
Lembre-se: no mundo digital, você pode ser facilmente substituído caso não atenda bem o seu público.
- Não interagir
Se você não interagir com as publicações dos seus seguidores, você não estará mostrando para sua audiência que ela é importante para você.
O algoritmo do Instagram entende que quanto mais interação houver com um perfil, mais ele aparecerá na sua timeline. Logo, ele é uma via de mão dupla. Se você não interagir com o seu público, seu perfil não aparecerá na timeline do mesmo. Responda os comentários, DM, curta as publicações de seus seguidores, compartilhe, salve os posts, estimule interação por caixinhas de perguntas, testes, enquetes, etc.
Tudo aquilo que deseja que façam no seu perfil, faça no perfil dos outros também!
- Não ter estratégia
Você precisa encontrar métodos para crescer sozinho. Estude o seu perfil, estude as concorrências, estude o seu público alvo. Busque conteúdo relevante, atrativo, faça pesquisas e crie estratégias de crescimento.
Clique aqui para saber como crescer no Instagram!
- Não disseminar seus valores
Identificação é a chave do Instagram. Se você não disseminar aquilo que você acredita, não haverá pessoas para se identificar com você. Mostre quais são os seus valores, pelo o que você luta e acredita. Crie conteúdo para atingir pessoas que acreditem no mesmo ideal que você.
- Se importar com números
Postar apenas para ganhar likes ou ter mais seguidores, são métricas de vaidade. Números não significam nada. O engajamento sim é a métrica mais importante que tem. Ele aumenta quando você ganha ou perde seguidores, pois ficam na sua conta as pessoas que mais engajam com você ou sua marca.
Concentre-se em produzir conteúdo que atraia o seu público.
Curiosidade: as páginas de entretenimento são, na maioria das vezes, privadas justamente para conquistar seguidores e engajamento. Quando você compartilha uma postagem com alguém, essa pessoa precisará seguir a página para ver. A curiosidade faz o seguidor.
- Comprar seguidores
Isso não traz engajamento e alcance. Os seguidores precisam se identificar com o seu perfil, para interagir com ele e, assim, trazer alcance.
- Não conhecer e estudar o seu público
Muito importante: entender as dores do seu público. Se você não estudar o seu público, conhecer suas dores e necessidades, você não vai gerar identificação e, consequentemente, não terá um perfil sólido e objetivo.
Estude o mercado, conheça o seu público alvo e crie sua persona, que nada mais é do que o seu consumidor final.
Esse cliente desejado, vai servir para te auxiliar na produção de conteúdo da sua marca, pois você criará postagens direcionadas a ele.
- Tentar se comunicar com público diferente
Esse é um erro que exige muita atenção!
Quanto mais você abrir seu leque, menos engajamento você vai ter. Foca no seu público alvo e tenha sucesso. Quem você vai atender?
Quem quer abraçar o mundo, não abraça ninguém!
- Ser mais do mesmo
Copiar conteúdo é um equívoco. Você precisa ter a sua própria identidade. Busque inspirações, mas coloque a sua essência em toda produção.
- Achar que o que você tem a compartilhar, todo mundo já sabe
Esse é um erro que muitos usuários cometem. Lembre-se: sempre tem alguém um passo atrás de você. Se você tem conhecimento para compartilhar, não tema! O Instagram tem espaço para todo mundo. Terão pessoas que se identificarão mais com você.
- Não produzir conteúdo de valor
Você deve produzir conteúdo para ajudar o seu público. Isso agrega valor e gera identificação. Quando você compartilha conteúdo gratuito, seu cliente vai perceber valor em você. Ele vai querer conhecer melhor o seu trabalho e sentir confiança para investir nele.
Exemplo: você tem um perfil rico em conteúdo sobre empreendimento. Nesse perfil, você vende e-books e cursos para pequenos empreendedores. Não tenha medo de oferecer conteúdo gratuito, criando uma semana de lives, por exemplo.
O cliente vai querer pagar para ter você com ele, não mais somente as informações que você compartilhou.
- Não ter comunicação humanizada
Humanize a sua marca: mostre quem é você, sua essência ou como surgiu a marca. Você está à frente do seu negócio, então seja você mesmo, mostre sua cara.
- Fazer legendas vazias e curtas
Não tenha medo das pessoas não lerem suas legendas. Legendas precisam ser bem elaboradas: começo, meio e fim, além de ter um título interessante para chamar atenção. Ela deve agregar a postagem.
- Não fazer chamadas atrativas
Instagram é visual. O primeiro impacto é a imagem, por isso, faça as chamadas das fotos simples e diretas, sem muitas palavras, mas que gere curiosidade.
- Só falar do seu produto ou serviço
Pense como usuário: você gosta de um perfil que só mostra produtos ou serviços? Lembre-se que vender é consequência de um perfil rico em conteúdo. Primeiro atraia o público, depois venda.
- Não ter uma bio clara
A primeira coisa que o usuário vê no seu perfil, é a sua biografia. Portanto, ela deve ser clara: quem é você e o que você faz?
Você tem poucos caracteres para explicar o que é o seu perfil, de forma simples e direta.
- Não organizar os destaques
O destaque é o menu do Instagram. Ele deve entregar todas as informações necessárias sobre a sua marca ou pessoa. Por exemplo: você tem uma loja online de roupas femininas. Os destaques podem conter informações como: medidas, frete, como comprar com você, FAQ, feedbacks, cupom de desconto, garantia, entre outros.
- Não definir uma paleta de cores para o seu IG
Identidade visual é tudo! Ela faz o seu negócio, ser o seu negócio!
Todos nós temos características únicas, certo? Que nos definem e nos fazem ser lembrados pelos outros. Isso porque o cérebro humano funciona através de associações.
Quando você ouve uma frase que um amigo vive dizendo, logo você lembra dele. O mesmo acontece para marcas e negócios: quando você vê uma maçã, você associa a Apple. Quando vê as cores amarelo e vermelho, pensa no McDonalds. E por aí, vai…
Você precisa padronizar o seu perfil para que as pessoas lembrem da sua marca ao ver sua paleta de cores. O conjunto de aspectos gráficos e visuais tem como objetivo comunicar ao público o conceito e valores da marca. Portanto, ela deve ser consistente e igual em todos os meios de comunicação que você usar, para sempre reforçar a mesma ideia.
- Não usar hashtags
Você PRECISA usar hashtags!
Muitas pessoas e marcas não sabem o valor que tem o uso de hashtags, de forma estratégica para alavancar os resultados no Instagram.
Além de criar um link clicável, elas tem a capacidade de gerar tráfego e criar promoções.
Como diz o nome, a função principal de uma hashtag é etiquetar, ou seja, separar por categorias conteúdos ciados na web. Sempre que você clicar em uma #, você terá acesso a outros conteúdos com a mesma etiqueta e categoria.
Então, quando um usuário buscar pelo termo, ele encontrará a sua publicação. Por isso, não devemos usar hashtags muito específicas, já que a visibilidade do post depende do quanto o termo é procurado. Quanto mais populares forem as tags, mais views.
Use as # de acordo com o tema abordado e o público que você quer atingir. Pense estrategicamente: se você ou a sua marca está falando sobre um evento de marketing, use tags para atrair pessoas que queiram usufruir desse conteúdo: #Publicidade, #MarketingDigital.
É sugerido não ultrapassar 8 hashtags.
- Fazer sorteios
As pessoas que estão participando do sorteio gostam do seu conteúdo? Ou elas deixarão de te seguir assim que o sorteio acabar?
Busque pessoas altamente qualificadas para ser o seu seguidor e cliente. Atraia pessoas que sejam engajadas com você.
Resultado rápido não é resultado bom!
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
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nova campanha da Neoenergia reforça presença da marca no dia a dia dos clientes

Comprometida em estabelecer um relacionamento cada vez mais próximo com seus 17 milhões de clientes – o que representa uma população de cerca de 40 milhões de pessoas – a Neoenergia estreou, nesta semana, uma campanha que mostra como a companhia está ao lado dos consumidores em todos os momentos do seu dia. Como continuidade ao conceito “Mais por você”, lançado em março deste ano, a nova fase tem foco no cliente para estreitar a conexão com as pessoas por meio do vínculo emocional. A proposta é valorizar o compromisso das distribuidoras do grupo muito além do negócio de fornecimento de energia, fortalecendo a marca Neoenergia nos diversos estados onde a empresa atua.
A mensagem traz um tom humano que enfatiza o papel da Neoenergia de proporcionar diariamente conforto e bem-estar às pessoas. “O cliente está no centro da nossa atuação. A nova campanha mostra a energia elétrica como algo essencial na vida das pessoas em diversas situações. Por isso, a ideia é gerar uma conexão com o cliente para que ele perceba que a Neoenergia o acompanha aonde for e a todo o momento, como uma amiga. É isso que queremos enfatizar”, explica Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia.
Criada pela Propeg com base em pesquisas de opinião com os clientes, a campanha ficará no ar por quatro meses nas áreas de concessão das cinco distribuidoras do grupo – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Pernambuco.
Com um plano de mídia robusto em todas as áreas de concessão, o público será impactado com filmes e outras peças publicitárias que serão divulgados em veículos de comunicação (televisão, rádio, jornais, portais, sites e blogs), outdoors comuns e digitais, além de locais públicos como shoppings, pontos de ônibus e aeroportos. A campanha também estará presente em plataformas digitais (Youtube, TikTok, Instagram e Facebook) com a participação de influenciadores.
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Electrolux lança campanha que reforça parceria com consumidores em diferentes momentos da vida

Todo mundo sabe: a vida não é uma sequência perfeita de momentos positivos que costumamos ver nas redes sociais. Quem nunca começou o dia cheio de expectativas e terminou só querendo um banho quente e uma refeição reconfortante? É nesse contexto que nasce a nova campanha “A vida tem dias e dias. Para todos eles, Electrolux” com foco em mostrar a presença da marca no dia a dia do consumidor. Afinal, a Electrolux sabe que uma casa bem vivida é fundamental para uma rotina com mais equilíbrio, conforto e bem-estar. A criação ficou por conta da DPZ, em parceria com as agências Live e InPress.
“Essa campanha traduz nosso posicionamento de marca de ‘Sua casa bem vivida’. Nosso compromisso é ser um parceiro confiável para todos os momentos, oferecendo soluções inteligentes que transformam a vida das pessoas para o melhor. A Electrolux se destaca por unir design minimalista e funcional — criando produtos e serviços que facilitam a rotina e melhoram a experiência de viver em casa.”, afirma Ana Peretti, vice-presidente de marketing do Electrolux Group América Latina.
Para lançar uma campanha com essa profundidade emocional, era preciso um formato à altura. E ele veio em horário nobre. No episódio de 9 de junho da novela Vale Tudo foi ao ar dentro da própria trama, o filme de 90 segundos da campanha — uma ação pensada para gerar empatia e identificação imediata com o público.
“Queríamos algo acessível, verdadeiro e integrado ao dia a dia das pessoas, como são os nossos produtos”, explica Isabella Maimone, gerente sênior de marketing da Electrolux na América Latina. “Com ‘A vida tem dias e dias’, reforçamos que não vendemos apenas eletrodomésticos, mas experiências que promovem conforto, sabor e conexão. Nosso compromisso é contínuo: queremos transformar cada casa em uma casa bem vivida, todos os dias, não só nos dias perfeitos.”
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