Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Encontro de Montagem reúne grandes nomes do cinema nacional e internacional

Publicado

em

Evento conta com a participação de montadores consagrados, como Willen Dias, de “Meu Nome É Bagdá”; Eduardo Serrano, de “Aquarius” e “Bacurau”; Karen Harley, de “Que Horas Ela Volta?”; Leticia Giffoni, de “Última Parada 174” e “Flores Raras”, além de executivos do setor de streaming , como Haná Vaisman, da Netflix; e Tetel Queiroz, da Disney

A Associação de Montadores de Cinema da São Paulo (AMC) e a Associação de Profissionais de Edição Audiovisual, do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (edt.), se uniram para realizar um grande evento nos próximos dias 21 e 22 de março, na Unibes Cultural, em São Paulo. Com o objetivo de discutir e trocar experiências acerca de técnicas de montagem, além de debater o mercado de audiovisual brasileiro, o 1º Grande Encontro de Montagem irá reunir nomes de peso da montagem e do segmento audiovisual como um todo.

Um dos nomes presentes no evento é Willem Dias, de “Meu Nome É Bagdá”, filme de Caru Alves de Souza recentemente premiado no Festival Internacional de Cinema de Berlim deste ano. Destacam-se ainda Eduardo Serrano, de “Aquarius” e “Bacurau”; Karen Harley, de “Que Horas Ela Volta?”; Leticia Giffoni, de “Última Parada 174” e “Flores Raras”; Lucas Gonzaga, de “Marighella” e a série “O Mecanismo”; Karen Akerman, de “Simonal – Ninguém Sabe O Duro Que Dei”; além dos executivos do setor de streaming Haná Vaisman, Creative Manager da Netflix; e Tetel Queiroz, Senior Manager Content and Development da Disney, entre muitos outros.

“Esse encontro tem a intenção de abrir um espaço de debate não apenas para profissionais da edição, como também para todos os membros da cadeia criativa do audiovisual. O objetivo é promover a troca de ideias sobre montagem, tanto do ponto de vista da criação, mas também mercadológico e técnico. Queremos criar pontes entre as ilhas de edição e o mercado”, afirma Karina Vilela, presidente da AMC.

Karina acrescenta ainda que o encontro não é somente voltado a profissionais já consolidados no mercado, mas sobretudo, é uma oportunidade para quem está começando. “É um evento aberto e gratuito mas ainda estamos na etapa de financiamento coletivo. Queremos criar ponte entre os jovens que desejam entrar nesse mercado e os profissionais mais experientes e que já estão consolidados”.

Para o presidente da edt., Pedro Bronz, o evento é extremamente importante não só para reunir os profissionais do setor, como também para a atualização e qualificação dessas pessoas. “Nossa profissão necessita de uma renovação constante, técnica, tecnológica e artística. Tanto a AMC quanto a edt. estão comprometidas com esse propósito e já haviam realizado eventos isoladamente com esse objetivo. Agora, estamos muito felizes por promover um grande encontro de forma coletiva. A ideia é que esse seja o primeiro de muitos e que consigamos, uma vez por ano, promover um encontro como esse em uma capital diferente do País”, comemora.

Tendência internacional

A organização de congressos voltados especificamente ao mercado de montagem não é um fenômeno restrito ao Brasil. Segundo Vilela, há fortes movimentos na Europa e nos Estados Unidos. De maneira geral, esses encontros procuram não apenas promover debates sobre o setor, mas especialmente sinalizam um posicionamento a favor das artes e da cultura.

“Todo encontro que visa fortalecer a cultura é um ato político e o nosso não poderia ser diferente. A montagem é o coração do filme, do vídeo, da série, da peça publicitária. E os montadores e editores do Brasil precisam saber que não estão sozinhos e que esse não é um movimento exclusivamente brasileiro, ou mesmo latino- americano, mas mundial. A título de exemplo, no ano passado, foi fundada na Alemanha a Associação Internacional de Editores, a TEMPO, da qual a EDA – Asociación Argentina de Editores Audiovisuales – faz parte como parceira fundadora. Essa instituição reúne associações e sindicatos de todo o mundo, unindo forças para os objetivos comuns que temos em cada associação: defesa e visibilidade do nosso ofício. Então o setor está se integrando em escala global e estamos orgulhosos em participar disso”, detalha.

Outro evento programado para esse ano é o 1° Congresso Iberoamericano de Editores Audiovisuais que acontecerá em Buenos Aires de 14 a 17 de Agosto e tanto o AMC quanto edt. foram convidados a participar. “Esse será o primeiro de muitos, pois ano que vem ele acontecerá no Rio de Janeiro e quem sabe em outra capital no ano subsequente. Queremos que este seja o primeiro de muitos”, finaliza Karina.

Serviço

1º Grande Encontro de Montagem

Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire 2500, Sumaré, São Paulo

$: entrada é gratuita. Os interessados devem se inscrever no site https://unibescultural.byinti.com/#/ticket/ e aguardar a confirmação por e-mail, pois as vagas são limitadas. A expectativa da organização é que cerca de 300 pessoas compareçam aos dois dias de evento.

Evento no facebook: https://web.facebook.com/events/144641996576757/

PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO: DIA 21/03*

10h: Abertura do evento

11h: Debate Desafios de Montagem

Convidados: Willem Dias, AMC, montador; Karen Harley, edt., montadora e Lucas Gonzaga, AMC, montador

Mediação: Leticia Giffoni, montadora (“Última Parada 174″e “Flores Raras”)

13h: Almoço

14h30: Mini Palestras | Momento Tecnologia e Futuro da Edição I

Planos da Avid para o futuro – Cristiano Moura, instrutor certificado da Avid e Carlos Moura, especialista técnico em vendas.

Novas tecnologias – novos desafios. A necessidade de atualização permanente – Horácio Velasquez, Sócio-diretor Proclass SP

15h30: Debate Montagem de séries na era VOD

Convidados: Haná Vaisman – Netflix, Tetel Queiroz – Disney, Marcia Vinci – Coiote Films Mediação: Helena Maura, AMC, montadora (séries “O Negócio”, “Carcereiros” e “Sintonia”)

17h30: Coffee Break

18h30: Mini Palestras | Momento Tecnologia e Futuro da Edição II

Inovações Adobe em Edição e Pós-produção com Luis Bechthold, gerente estratégico da Adobe

Obsolescência programada – Thiago Taboada, montador e consultor técnico (Canal Woohoo e Polo do audiovisual do Velho Oeste)

Sorteios de licenças e cursos

19h30: Entrevista com Eduardo Serrano

Pofessora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará Milena Szafir, entrevista o montador de “Bacurau” e “Aquarius”

20h30: Coquetel

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO: DIA 22/03* **

14h30 – 16h30: Masterclass I com Karen Akerman, edt.

16h30 – 17h30: Coffee Break

17h30 – 19h30: Masterclass II com Giba Assis Brasil, edt.

19h30 – 20h: Encerramento

*A programação está sujeita a alteração

** Haverá prioridade de entrada na sala para associados AMC e edt. com as anuidades em dia.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

NBA House 2024 entra para o calendário de eventos estratégicos de São Paulo

Publicado

em

A NBA House 2024, experiência imersiva de basquete da NBA, foi incluída no calendário de eventos estratégicos da cidade de São Paulo.

“A inclusão do evento no calendário é um reconhecimento da importância do esporte para a cidade. Queremos gerar cada vez mais um legado positivo para São Paulo com atrações diversificadas e reconhecidas internacionalmente como a NBA House”, afirmou Gustavo Pires, presidente da SPTuris e coordenador da Comissão Intersecretarial do Calendário de Eventos Estratégicos da cidade.

“Retornar a São Paulo com nossa maior NBA House até agora em junho mostra o quanto a cidade abraça o basquete, a cultura e os eventos de entretenimento. Estamos entusiasmados com o fato de a NBA House ser reconhecida pela cidade como um evento oficial e mal podemos esperar para dar as boas-vindas aos fãs e às famílias nessa experiência imersiva de basquete, onde eles poderão celebrar seu amor pelo jogo”,  disse o head da NBA Brasil, Rodrigo Vicentini.

A National Basketball Association (NBA) realizará sua maior NBA House no Brasil no Parque Estadual Villa-Lobos, em São Paulo, de quinta-feira, 6 de junho a domingo, 23 de junho, em conjunto com as Finais da NBA de 2024. A atração contará com diversas atividades onde fãs de todas as idades poderão se reunir para comemorar as finais, incluindo festas de exibição em todas as noites de jogos das finais, apresentações ao vivo, competições de basquete e jogos com a chance de ganhar prêmios oficiais da NBA, encontros com celebridades e convidados especiais e uma nova área ao ar livre com meia quadra, praça de alimentação e telas de LED exibindo os jogos das finais dos EUA.

Continue lendo

Empresa

Consultoria de inovação 16 01 adquire participação na D20 Culture, marcando expansão estratégica

Publicado

em

A consultoria de inovação Hub 16 01, fundada pelos publicitários Eduardo Paraske e Leonardo Brazão, está em processo de expansão e acaba de anunciar o investimento em participação na D20 Culture, uma produtora e desenvolvedora de propriedades intelectuais centradas na cultura geek, especialmente RPG (Role Playing Games) e jogos de tabuleiro. O objetivo é criar projetos inovadores que se integrem organicamente à cultura pop e ao entretenimento, para ampliar as fronteiras desse universo e trazer novas experiências e narrativas.

Além disso, a parceria promete explorar maneiras diferentes de engajamento com o público, aproveitando as tendências emergentes no mundo geek e na cultura pop, combinando o conhecimento especializado em inovação e criatividades da 16 01 com a referência e paixão da D20 Culture pela cultura nerd. O movimento também abre novas oportunidades para a expansão dos negócios do Hub 16 01 no campo do RPG, que já é trabalhado atualmente em projetos como o “O Portal”, o primeiro reality show RPG do Brasil.

Este formato inovador de reality show reúne um elenco diversificado, que inclui artistas, atletas, cantores e humoristas, todos eles mergulhando pela primeira vez no universo do RPG de mesa. A primeira temporada encontra-se atualmente em fase de produção. E a afinidade pela prática do Role-Playing Game (RPG) foi o elo que uniu a consultoria de inovação Hub 1601 à D20 Culture. ‘’Ao unirmos nossas forças, não apenas expandimos nossa capacidade de atuação neste universo, mas também redefinimos os limites do que é possível neste ramo ao oferecer nosso know-how em inovação. É o encontro de duas forças criativas, nós como negócios e inovação e a D20 como criadora de conteúdo’’ explica Edu Paraske, sócio da consultoria de inovação Hub 16 01.

Para Léo Brazão, a vertical é extraordinariamente poderosa e está experimentando um crescimento significativo no país. Os jogos de mesa e RPG estão ganhando destaque, especialmente com a chegada de novas franquias ao Brasil, como o RPG da Avatar. “Trata-se de uma febre em ascensão, com uma comunidade altamente engajada. Nossa parceria tem a intenção de não só possibilitar a democratização do mundo geek, mas também trazer consigo conteúdo e diversão de extrema relevância”, explica.

Fundada por Peterson Rodrigues, a D20 Culture surgiu com a missão de não apenas criar conteúdos de qualidade, mas também de inovar e explorar novas formas de entretenimento. Com Ricardo Wendel como sócio, a empresa reúne uma equipe diversificada, capaz de explorar os desafios e oportunidades do mercado. “A entrada recente de Fábio Porchat como sócio representou um marco importante em nossa caminhada, ao trazer consigo sua expertise no mundo do entretenimento. Agora é a vez de Léo Brazão e Edu Paraske se juntarem a nós com o repertório de marcas, criatividade e inovação”, diz o cofundador e CEO da D20 Culture, Peterson Rodrigues.

Continue lendo