Empresa
Duolingo criou a maior notificação push do mundo com drone

Se manter motivado é um dos maiores desafios no estudo de uma nova língua. É por isso que o Duolingo – a plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o app educacional mais baixado do mundo – resolveu sair do virtual e levar suas famosas notificações push para a vida real em sua nova campanha, “A notificação impossível de ignorar“, criada pela agência de publicidade Jotacom.
O Duo, mascote do Duolingo, é conhecido por aparecer em notificações push divertidas lembrando da hora do estudo. Para provar o quão longe a corujinha é capaz de ir para incentivar e ajudar seus alunos, a plataforma projetou a maior notificação push do mundo em prédios da cidade de São Paulo (com um tamanho entre 10 e 15 m2), para dar aos usuários aquele ’empurrãozinho’ para retomarem suas ofensivas (contado no app como o número de dias seguidos que um aluno conclui tarefas).
Depois de uma busca e postagens pedindo indicações de fãs nos perfis da marca nas redes sociais, alguns usuários foram escolhidos entre as mais de 500 respostas com indicações de todas as regiões da metrópole. A surpresa foi organizada com a ajuda dos familiares e amigos, que ficaram responsáveis por levar os alunos até as janelas de seus apartamentos. Do lado de fora, eles encontraram notificações bem humoradas e customizadas, projetadas nas laterais de prédios vizinhos. Ou seja, impossíveis de ignorar.
A tecnologia que tornou tudo possível incluiu um drone Matrice 600 Pro, desenvolvido pela Bizsys exclusivamente para a ação, com uma câmera e um projetor Epson S18+. Em três dias e mais de 20h de gravação noturna, a equipe contou com 30 profissionais.
“Esta campanha tem como protagonistas o que o Duolingo tem de mais precioso – nossos alunos. Criamos nesta ação um jeito divertido, que é o nosso ingrediente secreto, para incentivá-los a estudarem conosco, reforçando a nossa mais importante missão, que é oferecer educação de qualidade e gratuita para todos“, diz Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.
“Com 500 milhões de usuários no mundo e 30 milhões no Brasil, o Duolingo é usado por pessoas de todos os espectros econômicos, de refugiados até milionários e celebridades, como Bill Gates e Joe Jonas. E cada um de nossos usuários é igualmente importante”, completa a executiva.
A metodologia de ensino do Duolingo tem a motivação como um dos principais objetivos e conta com elementos de gamificação e Inteligência Artificial para uma experiência customizada e única para cada usuário. Além disso, a plataforma conta com um time de cientistas e especialistas por trás do desenvolvimento dos cursos e lições, garantindo a eficácia do Duolingo.
De acordo com João Passarinho Netto, VP de Estratégia Criativa da Jotacom, “”A notificação impossível de ignorar” tem, em especial, um tempero adicional por conta da estratégia inusitada, ousada e tecnológica envolvida para relembrar alunos da importância em manter seus estudos em dia. Certamente uma ação original que dará muito o que falar”.
“A notificação impossível de ignorar” será veiculada nos perfis do Duolingo no Instagram, Twitter e Facebook a partir de hoje.
Depois da ação
Luciano Martinelli, comerciante de 47 anos, parou depois de começar a estudar espanhol em março de 2019. A filha, que o apresentou ao app, o recomendou para a ação, pois acumula uma ofensiva de mais de 100 dias e gostaria que o pai voltasse a estudar. Hoje, Luciano retomou o estudo do idioma na plataforma e já acumula mais de 30 dias seguidos de prática.
Já Sueli Lisboa, professora de Matemática de 47 anos, começou a fazer aulas de inglês no Duolingo em 2019 por influência de seus alunos. A filha a indicou para a ação, já que as duas costumavam se desafiar para ver quem tinha a maior ofensiva. Sueli ficou maravilhada com a notificação e logo depois baixou o app novamente.
A estudante Jasmim de Bartolo, de 24 anos, começou a usar o Duolingo por indicação de uma professora da faculdade, mas, com a correria do dia a dia, deixou o estudo de inglês de lado. Maicon, seu namorado, se orgulha de uma ofensiva de mais de 100 dias em inglês, e a nomeou para que pudessem fazer as lições juntos. Agora, Jasmin pretende voltar a estudar no app para acompanhar o namorado, e acha que a notificação gigante com certeza deu um ’empurrãozinho’ para planejar o seu retorno.
Protocolo de segurança
Antes, durante e depois das gravações da campanha, todos os profissionais e colaboradores cumpriram com distanciamento social e uso contínuo de máscaras. O protocolo de segurança incluiu 60 testes de sangue – 30 no primeiro dia de filmagem e 30 na metade – para toda a equipe de produção e da Jotacom, que acompanhou as captações.
FICHA TÉCNICA
Anunciante: Duolingo
Agência: Jotacom – The Cross Performance Agency
CEO: Jurgis Figueiredo
VP Estratégia Criativa: João Passarinho Netto
VP Execução Criativa: Fábio Mello
Head de Criação e Conteúdo: Felipe Andrade
Direção de Arte: André Lopes
Redação: Luiz Barrella
Coordenação de Conteúdo: Brunno Maceno
Conteúdo: Mariana Félix Teixeira
Coordenação de Interações: Fellipe Camarossi
Head de Mídia Digital: Ausra Sliesoraitis
Head de Brandformance: Gabriel Igima
Brandformance: Flávio Pereira
Head de Projetos: Mariane Cunha
Gerente de Projetos: Álvaro Abreu
Motion Design / VFX: Victor Cardoso / Brunno Dias
Planejamento Criativo: Felipe Andrade / João Passarinho Netto
Coordenação de Data Insights: Natália Avellar
Analista de Data Insights: Gustavo Barbosa
Produtora de Tecnologia: BIZSYS
CEO: Rodrigo Cassino
Produtora de filme: Violeta Filmes
Diretor: Will Mazzola
Produtor Executivo: Gilberto Pires (Gibinha) e Roberta Reigado
Coordenação de Pesquisa criativa: Vera Esteves
Assistente Criativa: Rafaela Franco
Atendimento: Roberta Noc e Marina Dodi
Coordenação de Produção: Cadu Dantas, Karin Greco e Adressa Miyasato
Diretor de Produção: Miguel Pixis
Assistente de Direção: Ariela Hertel
Produção de Elenco: Ana Maria Destito
Câmera: Jackson Kleber de Moura Franco
Coordenador de Pós Produção: Rodrigo Parente e Diego Nascimento
Finalizador: Diego Nascimento
Montagem: João Amato
Color: Acauan Pastore
Produtora de Áudio: CANJA
Co-founder: Lucas Sfair
Atendimento Áudio: Luba Freitas
Aprovação no cliente: Analigia Martins
Agência de RP: SMARTPR
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
Empresa
Accenture lança Client Value Experience para transformar relações B2B

Empresa
Heineken convida o público a trocar áudios longos por cerveja no bar

A Heineken segue incentivando conexões reais entre as pessoas com a ação Podia Ser Uma Heineken (Could Have Been a Heineken) que convida as pessoas a trocarem os longos áudios do WhatsApp por conversas presenciais.
Inspirada no fato de que o Brasil é o país que envia quatro vezes mais mensagens de voz no aplicativo do que qualquer outro país – segundo a Meta -, a marca decidiu dar um novo destino a esses áudios: o bar. Para participar, basta encaminhar um áudio de pelo menos três minutos, com a marcação de encaminhado, para o BOT oficial de Heineken no WhatsApp. Após confirmar que tem mais de 18 anos e aceitar os termos de participação, o BOT responde com um voucher para trocar por uma Heineken® por CPF em um bar parceiro disponível no site da ação.
“Acreditamos que as melhores conversas acontecem fora das telas. A ação ‘Podia ser uma Heineken’ reforça esse convite para que as pessoas se desconectem do digital e se reconectem entre si. Mais do que uma promoção, é um lembrete de que experiências reais continuam sendo o que realmente nos aproxima”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
Criada pela agência LePub e parte da campanha Social Off Socials, a ação acontece de forma presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cada CPF tem direito a um voucher gratuito, válido por tempo limitado após a emissão. A recomendação é gerar o código já estando no bar.
“Para ilustrar os longos áudios enviados pelas pessoas, principalmente por nós, brasileiros, exploramos diferentes formatos de mídia OOH, como envelopamento de trens, grandes e longas telas digitais que mostram o desenho de gravação de um áudio, que termina com a assinatura da campanha: Podia ser uma Heineken. Porque a provocação é justamente essa: em vez de longos áudios que impedem as pessoas de se conectarem na vida real, por que não conversarem pessoalmente desfrutando de uma Heineken?”, conta Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo.
Além de mídia OOH, a campanha também contempla influenciadores e mídias digitais.








