Agências
DRUID e 16 01 se unem para preparar o mercado a trabalhar com games

Se vídeo game era coisa para criança, essa máxima ficou no passado. De acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB), 72% dos brasileiros de todos os gêneros, idades e classes sociais consomem jogos digitais de diferentes tipos ou complexidade. Já segundo o último levantamento da Newzoo, hoje o mercado global de video games movimenta US$ 175,8 bilhões e a expectativa é que movimente mais de USD 200 bilhões em 2024. Essa escalada exponencial representa atualmente um vasto mercado para que as marcas se conectem com as suas audiências em um novo ambiente e de uma maneira próxima e real. Mas, para explorar essa tendência é preciso estar preparado. E esse é o pano de fundo que impulsionou a criação do “Desce pro Play”, o primeiro programa de capacitação em estratégia e criatividade para aterrizar os negócios no mundo dos games, que foi desenvolvido em parceria pela consultoria de inovação 16 01 e pela agência especialista em business to gamer (B2G) DRUID.
O aquecimento do segmento e a rápida movimentação em direção a um mercado promissor, já gera atualmente uma corrida para a implementação de ações de marketing que visam experiências ou vendas no ambiente virtual de franquias, como Fortnite e Minecraft. Entretanto, essa dinâmica de enxergar os games enquanto plataforma e o perfil do gamer enquanto público, ainda é recente e carece de capacitação para descobrir a maneira mais inteligente e poderosa de unir dois universos que conceitualmente são tão distantes, mas que na prática estão se tornando um só.
‘’Muitas vezes as marcas não endêmicas – aquelas que não fazem parte da indústria de games – procuram a DRUID porque desejam desbravar a publicidade nesse ambiente. Entretanto, nem sempre elas estão prontas para isso. Seja porque ainda não contam com o produto certo ou porque ainda não está claro internamente com qual a potência que este mercado irá impactar no seu negócio”, detalha Bernardo Mendes, Chief Gamer Officer e co-fundador da agência.
Por outro lado, a consultoria 16 01 percebeu que grande parte dos clientes que procuram por ela para implementar soluções permeadas pelas metodologias e pensamentos da inovação e da economia criativa em busca de se conectar melhor e de forma mais eficiente com as suas audiências, ou para prototipar novos produtos ou serviços, ainda não despertou para as possibilidades que o universo gamer oferece em diferentes frentes. “E isso significa que estão desperdiçando potencial em ser um ´early adopter´ em um oceano que ainda é menos concorrido do que outros do marketing, como o dos influenciadores digitais, por exemplo. Mas, para ser bem sucedido, é preciso ter entendimento antes. Muitas vezes a marca não consegue ter visão holística do que pode fazer e, consequentemente, não tem uma estratégia e faz projetos muito soltos, pontuais, que acabam ficando fracos. A inovação e a colaboração vêm para resolver isso”, aponta Eduardo Paraske, sócio e co-fundador do negócio.
Então, ao vislumbrar que o mercado ainda está carente de conhecimento sobre como entrar nesse jogo para ganhar, ao mesmo tempo em que a pandemia acelerou a presença dos games na vida cotidiana de mais de três quartos da população brasileira, as duas empresas uniram suas expertises em um programa que gira em torno de três pilares principais que convergem em um caminho para as marcas.
O primeiro deles é o conhecimento em games em si para que os participantes entendam e conheçam sua complexidade e riqueza de oportunidades para inspirar seus desenvolvimentos futuros. O segundo é o match disso com o negócio de cada um para traduzir suas necessidades em oportunidades reais. E, por fim, o terceiro é a inovação e a aplicação do que há de mais efetivo, atual e impactante em termos de metodologias e ferramentas para criar e prototipar soluções aplicadas ao mundo dos jogos eletrônicos de maneira alinhada à estratégia empresarial.
De acordo com o especialista em inovação, eles enxergaram no “Desce pro Play” uma maneira de dividir a experiência da DRUID – que já desenvolveu ações como o conceito estratégico #IssoMudaOGame, que guia todas as iniciativas do Itaú no universo gamer, e o projeto de patrocínio de Buscofem do VALORANT Champions Tour Game Changers, que nasceu com o intuito de fomentar a participação das mulheres no cenário dos esportes eletrônicos – de uma forma estruturada na mentalidade de inovação que prevê aprendizado, experimentação e colaboração para traduzir o potencial genérico em prática aplicável para as companhias em estratégia. “Assim como nos jogos, é preciso passar por todas as fases do programa para zerar a missão e sair da capacitação com a mente aguçada para se destacar dentre os principais players da indústria nacional. Toda marca deveria ter uma estratégia em games, é lá que os jovens estão”, diz Leonardo Brazão, co-fundador da 1601.
A Smiles é uma das marcas participantes do programa Desce Pro Play. ”Nós como marketing, UX e CX temos que conhecer a jornada, o perfil, os hábitos, para entender como podemos nos conectar com o universo gamer. Existe uma oportunidade muito grande de impulsionar a marca, com inovação dentro desse universo que já não é mais um nicho e sim uma grande oportunidade de consumo e de consumidor. Além de ser uma preparação para a marca atuar de uma maneira ainda mais exponencial” detalha Beatriz Cabral, CMO da Smiles.
A expectativa do novo negócio é iniciar em 2022 e finalizar com cerca de 20 rodadas aplicadas, principalmente para indústrias que ainda não se apresentaram diretamente para games ou que não tem uma estratégia forte ou completa para isso.
Agências
Coca-Cola e LGL Case: parceria transforma experiência de compra em mercados locais

Em 15 de março, celebra-se o Dia do Consumidor — uma data que vai além de promoções, destacando a relação de confiança e afeto entre marcas e clientes. Mais do que um momento de compra, é uma oportunidade para reforçar laços e criar experiências que conectam pessoas. E poucas marcas entendem essa missão tão bem quanto a Coca-Cola.
Com o apoio da LGL Case, agência especializada em Brand Experience, a marca tem levado sua magia a mercados e supermercados por todo o Brasil, criando experiências que aproximam a comunidade do universo Coca-Cola. Ao longo dos últimos anos, essa parceria já resultou em mais de 96 eventos, com ativações que transformam o ato de comprar em um momento especial de conexão.
O propósito dessas ativações vai além de impulsionar vendas — é sobre levar experiências para locais que muitas vezes não são o foco das grandes marcas. Em mercados de bairro e cidades menores, a agência ajudou a traduzir a essência da Coca-Cola em ambientes que despertam encantamento e acolhimento. “Nosso desafio era criar experiências que fizessem as pessoas se sentirem parte da marca, independentemente do lugar onde vivem”, afirma Gustavo Costa, CEO da LGL Case.
Desde o briefing inicial da Coca-Cola, a LGL Case teve o desafio de traduzir a essência da marca em experiências que impactassem diretamente os consumidores. Para isso, a agência foi responsável por dar capilaridade da comunicação da marca em um momento de grande concorrência, desenvolvendo soluções que incluíram um criterioso mapeamento de pontos de venda e mercados emergentes. Um dos principais desafios enfrentados foi a diversidade de estruturas e padrões encontrados em diferentes tipos de mercados. Nesse caso, desde mercadinhos de bairro com gôndolas diversas até supermercados mais estruturados, o que exigiu a criação de um projeto adaptável, com materiais sustentáveis e otimização logística para garantir a instalação eficiente em cada local.
“A implementação das ativações contou, ainda, com visitas técnicas personalizadas, mapeamento detalhado das áreas de ambientação, e a produção de materiais reutilizáveis que se adequassem às necessidades de cada mercado, garantindo que cada detalhe refletisse a qualidade e a identidade da marca Coca-Cola”, completa Gustavo.
Cada espaço foi cuidadosamente pensado para transformar o cotidiano em algo extraordinário. Elementos de cenografia, iluminação aconchegante e mobiliário exclusivo ajudaram a criar ambientes que convidavam o consumidor a vivenciar o prazer do momento da compra, fortalecendo o vínculo emocional com a marca.
O design e a interatividade foram pontos-chave para o sucesso das ativações. A LGL Case apostou na criação de ambientes imersivos, onde cada detalhe — desde a disposição dos produtos até a iluminação — contribuía para que os consumidores se sentissem parte do universo Coca-Cola. “Acreditamos que o brand experience tem o poder de transformar algo simples, como a ida ao mercado, em uma lembrança afetiva”, destaca Gustavo Costa.
Essas experiências impactaram especialmente as famílias das classes C e D, que nem sempre têm acesso a ativações elaboradas nos pontos de venda. Os elogios recebidos diariamente reforçaram o sucesso da abordagem, mostrando que a conexão entre marca e consumidor vai além do produto.
Agências
Lean Agency assina estande criativo para o Z.ro Bank no SBC Rio 2025

Em um conceito que une crescimento, conectividade e inovação financeira, o Z.ro Bank apresenta sua Árvore de Pix no SBC Rio 2025. Desenvolvida para simbolizar a fusão entre natureza e tecnologia, a estrutura do estande incorpora linhas orgânicas e uma iluminação em LED que destaca a presença visualmente. Os bitcoins suspensos no design do espaço simulam o fluxo contínuo de transações digitais.
Com um layout aberto e interativo, o ambiente convida os visitantes a explorar, experimentar e interagir com a proposta inovadora do Z.ro Bank. Mais do que um estande, a Árvore do Pix apresenta a filosofia da marca: uma instituição financeira enraizada no presente, mas com olhos para o futuro, sempre alinhada com as transformações do mercado digital. O espaço será um ponto de encontro para relacionamento com os clientes e parceiros, proporcionando diálogos com o time do Z.ro Bank.
A Lean Agency, responsável por todo o conceito criativo, trouxe sua expertise em inovação para transformar o estande em uma experiência marcante. A execução ficou a cargo da Incena, garantindo uma estrutura visualmente impactante, atrativa e funcional.
Além do impacto na apresentação, a Lean Agency, incorporou soluções sustentáveis ao projeto, utilizando materiais e iluminação de baixo consumo para minimizar a pegada ambiental da instalação. “Nosso objetivo era criar um espaço inovador, mas sem abrir mão da responsabilidade ambiental. Acreditamos que a sustentabilidade e a tecnologia devem caminhar juntas para gerar um impacto positivo e duradouro”, explica Thiago Nilo, vice-presidente de criação da Lean Agency.
“Mais do que um projeto de design, a participação da Lean Agency no SBC Rio, reforça nossa intenção de transformar conceitos em soluções reais. Criamos projetos que vão além da estética, nós entregamos inovação, funcionalidade e impacto. Nosso compromisso é estar presentes em todas as etapas do processo, garantindo ativações que realmente conectam marcas e pessoas’’, destaca Nilo.