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“Diversidade é mais do que palavra da moda. É realmente importante”, diz Gene Foca, CMO da iStock

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audiovisual e mercado de banco de imagens e vídeos vem crescendo cada vez mais. Mas sabemos também que a demanda por conteúdo visual mudou na última década. As empresas – grandes e pequenas – precisam de imagens, vídeos, vetores e ilustrações que sejam diversos e autênticos para envolver seu público e eliminar o ruído.

Para entender as mudanças no consumo imagético no país e no mundo, conversamos com um dos maiores nomes do mercado de banco de imagens. Gene Foca é CMO da iStock e tem mais de 20 anos na construção de marcas, tendências e melhoria dos modelos de negócios para consumidor, B2C e B2B.

Gene Foca comenta pela primeira vez os planos da iStock no Brasil e como a demanda por esse diferente conteúdo visual está sendo suprido pela empresa. Confira a entrevista exclusiva na íntegra:

ADNEWS – Segundo especialistas do portal Bancos de Imagens, as tendências para 2020 eram de fotos da realidade apresentada de forma artística, fotos cruas e ativismo social. Mas, enquanto a 2021, quais são as tendências das imagens em estoque para este ano?

Gene Foca: Como o vídeo agora é um componente central de quase todas as campanhas de marketing, espero que o uso de vídeo de estoque aumente. Ao contrário dos vídeos de produtos específicos, que geralmente exigem pelo menos algumas imagens originais da oferta de uma empresa, os vídeos de estoque podem servir como recursos visuais elevados que complementam as fotografias e demais imagens estáticas para contar uma história e atingir um público.

AD – Com a pandemia o consumo de imagens em estoque aumentou?

Foca: Com o crescimento global de Pequenas e Médias Empresas, a demanda continuou a aumentar. Além disso, o crescimento das plataformas móveis e das redes sociais durante a última década acelerou essa demanda. Todos os dias vemos milhares de fotos, vídeos e ilustrações em nossos telefones, computadores e no mundo ao nosso redor. Portanto, à medida que as empresas tentam envolver seu público durante toda a jornada do cliente, elas têm a tarefa de adentrar espaços já congestionados com um conteúdo visual que se destaque, ressoe e apoie sua história e proposição de valor.

No início da pandemia, os colaboradores da iStock agiram rapidamente para criar fotografias, vídeos, vetores e ilustrações que retratavam com precisão o estado atual do mundo. Os clientes da iStock, especialmente pequenas empresas, que enfrentaram desafios na criação de conteúdo com segurança, confiaram muito em nosso produto de vídeo para concluir projetos e campanhas de marketing.

AD – Durante a pandemia ouvimos muito sobre a importância de ajudar comércios, trabalhadores e artistas locais. A iStock está se preocupando com essa questão na escolha dos fotógrafos?

Foca: A equipe de Relações com Colaboradores da iStock tem pessoas localizadas ao redor do mundo, incluindo o Brasil, que trabalham com criadores de conteúdo local e fornecem orientação, dados focados no que os clientes estão procurando em nosso site e assistência no processo de criação de conteúdo.

Pequenos negócios no Brasil e no mundo precisam de conteúdo visual que seja culturalmente relevante e retrate com precisão a vida de seus clientes. A profundidade e a amplitude do conteúdo da iStock permitem que nossos clientes façam isso facilmente e a um preço acessível.

AD – Sabemos que por muito tempo – e até hoje – há a presença de estereótipos nas publicidades. Você acredita que hoje o mercado de banco de imagens está mais preocupado com inclusão de públicos diversos (incluindo causas LGBTQ+, raciais e culturais)? // Outro movimento que ascendeu recentemente, sobretudo nos Estados Unidos, é o Black Lives Matter. A não diversidade nas imagens de divulgações, propagandas e etc já não é mais aceitável. A iStock está se mobilizando enquanto a isso?

Foca: Nos últimos 10 anos, conforme as plataformas de mídia social como Facebook e Instagram cresceram em popularidade, vimos uma explosão no consumo de conteúdo visual. Portanto, à medida que as empresas tentam envolver seu público por meio de campanhas de marketing, elas têm a tarefa de adentrar espaços congestionados com um conteúdo visual que se destaque e ressoe.

Na iStock, entendemos que o panorama visual atual está lotado e nossa equipe de Creative Insights está constantemente avaliando tendências de mercado mais amplas e combinando-as com nossos próprios dados do Visual GPS para fornecer informações valiosas aos nossos clientes e colaboradores. Diversidade e autenticidade são mais do que palavras da moda – são realmente importantes para os consumidores. O nosso relatório Visual GPS, que entrevistou 10.000 pessoas em todo o mundo, incluindo o Brasil, descobriu que as pessoas querem ver a realidade nos visuais que as cercam, com 80% dizendo que as empresas precisam mostrar as pessoas com todas as formas e tipos de corpo. Além disso, 68% dos entrevistados disseram que é importante para eles que as empresas das quais compram celebrem a diversidade de todas as maneiras.

AD – Qual a importância de agências de comunicação e publicidade usarem banco de imagens?

Foca: Banco de fotos, vídeos, ilustrações e vetores permitem que empresas de todos os tamanhos, incluindo agências de comunicação e publicidade, concluam projetos e distribuam material de marketing com conteúdo visual acessível e de qualidade premium. A iStock também oferece a seus clientes pesquisas de consumo líderes do setor, que permitem que as empresas tomem decisões mais sólidas e baseadas em dados ao licenciar o conteúdo.

AD – Com mais de 20 anos no mercado, quais são os planos da iStock para esse ano no Brasil?

Foca: Em 2021, a iStock continuará a investir na criação de conteúdo local no Brasil com um foco cada vez maior em vídeo. O vídeo agora é um componente central para todas as campanhas de marketing e continuaremos a tornar mais fácil para nossos clientes encontrar, baixar e editar ativos desse setor.

Também continuaremos investindo na equipe de Relações com Colaboradores da iStock, com profissionais localizados em todo o mundo, incluindo a América Latina, que trabalham com criadores de conteúdo local. Mentoria, dados sobre o que os clientes estão procurando em nosso site e assistência no processo de criação de conteúdo são áreas de foco em nível local.

Pequenos negócios no Brasil e no mundo precisam de conteúdo visual que seja culturalmente relevante e retrate com precisão a vida de seus clientes. A profundidade e a amplitude do conteúdo da iStock permitem que nossos clientes façam isso facilmente e a um preço acessível.

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

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LED Expert traz para o Brasil painéis transparentes que faz produtos ‘flutuarem’

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Já imaginou poder exibir imagens e vídeos em um painel de LED que não bloqueia a visão do que está atrás dele? Ou ainda exibir imagens de produtos “flutuando no ar”?

Isso já é possível com os LEDs transparentes, que estão redefinindo as experiências de visualização, tornando a fronteira entre conteúdo e realidade praticamente imperceptível. “Podemos criar uma cena tão realista quanto um tênis flutuando em um ponto específico, como na vitrine, por exemplo, ou no meio de um evento, com um nível de realismo incrível, exibindo toda a transparência de dentro para fora”, destaca Danniel Xavier, CEO da LED Expert, startup de mídia DOOH com sede em Minas Gerais e que está trazendo a tecnologia da China para o Brasil.

Ele explica que a tecnologia já está modernizando exposições, shoppings, redes de lojas e museus, em janelas de vidro e construções, sendo utilizadas em fachadas, paredes e até em museus, como no Museu da Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, que utiliza o dispositivo para divulgar o conhecimento científico. O SESI Lab, em Brasília; reduto de ciência, tecnologia, inovação e educação; também utiliza os painéis.

“Esses módulos especiais possuem até 80% de transparência e alta qualidade de vídeo e performance, o que cria esse efeito visual. Quem está dentro do local vê a rua completamente, quem está na rua vê o holograma, como um metaverso”.

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Sicoob SC/RS celebra 1,5 milhão de cooperados com campanha da D/Araújo

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O Sicoob acaba de ultrapassar a marca de 1,5 milhão de cooperados nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Para celebrar este marco, a instituição lançou uma campanha desenvolvida pela agência D/Araújo que destaca o viés democrático e acessível da cooperativa. Com o mote “o Sicoob é para todos e para você”, o filme, o spot e as peças gráficas lembram que a cooperativa financeira segue crescendo continuamente porque é uma instituição que coopera com todos os segmentos sociais e econômicos, oferecendo os mesmos serviços financeiros dos bancos tradicionais, mas com taxas menores e maior presença e parceria.

O anúncio e o filme da campanha ressaltam, ainda, a variedade dos produtos que atendem as necessidades de mais de um milhão e meio de cooperados, como cartões, investimentos e crédito, além de diversos outros. “É uma alegria muito grande contribuir com o Sicoob a cada passo dessa bonita jornada de crescimento, que resulta do trabalho pioneiro e da coragem dos fundadores das 38 cooperativas filiadas, com nossa expertise e experiência de comunicação”, orgulha-se Daniel Araújo.

Atualmente, o Sicoob atende tanto empresas quanto pessoas físicas, por meio de uma ampla capilaridade de agências que cobrem as regiões menos populosas, no campo, e grande parte das cidades catarinenses e gaúchas. Em Santa Catarina, o Sicoob está presente em 98% dos municípios e vem expandindo a sua presença também no Rio Grande do Sul, onde possui agências em mais de 140 municípios.

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