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Diferentes gerações impactam o universo publicitário

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Atualmente é possível identificar diversas gerações coexistindo e impactando de diferentes formas o mercado de consumo. Existem a geração Z, que engloba pessoas de 18 a 22 anos, os millennials, também conhecidos como geração Y, de 23 a 38, os baby boomers, de 55 a 73 e a geração silenciosa, de 74 a 91 anos.

A geração Z foi socializada na era da internet, ou seja, possuem uma intimidade e um domínio maior do que as gerações anteriores sobre as novas tecnologias e com o mundo digital. Tem uma adaptação melhor ao novo e possuem mais facilidade para lidar com as inovações propostas em forma de publicidade pelas empresas. É um público que tem muito mais controle sobre a propaganda.

Julia Alves, CEO da Nodo Marketing Estratégico, explica que nos últimos anos muito tem se discutido acerca do comportamento da geração Z, os nascidos no final dos anos 90 e que hoje representam 32% da população global –— a maior geração da atualidade.

Para as empresas e marcas terem um contato mais assertivo e próximo com esses públicos, é considerável elaborarem estratégias e planos de marketing consistentes e adequados para cada um. Seja através do uso de redes e mídias sociais, aplicativos de mensagens ou até mesmo propagandas em veículos de comunicação, como, televisão e rádio.

“O primeiro passo para atingir esse objetivo, é entender o perfil de sua base de clientes ativa. Um ótimo exercício é classificá-la demograficamente (idade, onde mora, quanto gasta…) e analisar se seu negócio não está perdendo oportunidades e focando em uma única geração de consumidores, ou pior, envelhecendo com ela e deixando de conquistar novos públicos que estão chegando no mercado.”

Cada geração tem suas características específicas, e conhecer, entender e atender cada uma delas compreendendo suas diferenças é de extrema importância para evolução de cada marca sendo algo crucial para se destacar no mercado. A forma como cada consumidor interage, se relaciona e reage é analisada e levada em consideração pelas empresas, pois afeta diretamente a forma que irão se posicionar mediante a cada reação.

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Quase metade das indústrias investem menos de 5% do faturamento em marketing, aponta estudo

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A Abraind acaba de lançar o primeiro Panorama de Marketing e Vendas da Indústria, que tem como objetivo ajudar a promover mudanças no ecossistema industrial. O estudo é fruto de uma parceria com grandes players do setor como Ploomes, PipeRun e Econodata.

O levantamento oferece dados exclusivos sobre o comportamento dos negócios do setor. Com essas informações, as indústrias poderão ajustar suas estratégias, planejar com mais assertividade e antecipar tendências e mudanças do mercado. Karine Sabino, CEO da Abraind, destaca a relevância do estudo para a tomada de decisões estratégicas em 2025: “Atualmente, não há nenhum estudo específico para indústrias que forneça esses dados essenciais, e queremos oferecer essa ferramenta poderosa para os gestores”, afirma.

O estudo revela que quase metade das empresas entrevistadas investem menos de 5% de seu faturamento em iniciativas de marketing. Enquanto isso, outras, mais ousadas, chegam a investir mais de 10% e observam resultados mais expressivos. Já empresas que investem mais de 1% em marketing, por exemplo, têm uma conversão de propostas em vendas acima de 50%.

Contudo, foi possível perceber que ainda há uma desconexão entre as equipes de marketing e vendas, o que prejudica a eficácia do processo. Isso reforça a necessidade de uma integração mais eficiente para garantir que os leads gerados sejam qualificados e alinhados às necessidades da equipe de vendas – principalmente, tendo em vista que as indústrias que investem em marketing digital, conseguem atingir suas metas e superar em mais de 70% dos respondentes, destacando o impacto positivo das estratégias digitais no setor.

“O levantamento traz uma visão abrangente sobre como a indústria está distribuindo seus investimentos em marketing, os canais mais eficazes para geração de leads e as taxas de conversão de vendas. Ele também aborda os principais obstáculos enfrentados na captação de clientes e na inovação de processos”, destaca Karine.

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Rosh lançará ferramenta de análise publicitária no Web Summit 2025

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A Rosh, referência em campanhas, conteúdo para social media e inteligência digital, apresentará no Web Summit Rio 2025 a plataforma Rosh Insights, uma solução inovadora que promete transformar a forma como marcas e agências utilizam dados e inteligência artificial para criar campanhas mais eficazes e estratégicas.

Reconhecido como um dos maiores eventos globais de tecnologia e inovação, o Web Summit será realizado no Rio de Janeiro de 27 a 30 de abril e servirá como palco para o lançamento da ferramenta. A Rosh Insights combina tecnologia de ponta com inteligência humana, oferecendo interações dinâmicas e análises aprofundadas para potencializar resultados publicitários.

Diferentemente de outras soluções do mercado, a plataforma utiliza Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), permitindo uma experiência mais intuitiva e flexível. “Enquanto muitas ferramentas oferecem relatórios estáticos, a Rosh Insights se diferencia por proporcionar aos clientes a possibilidade de explorar dados de forma dinâmica e personalizada”, afirma David Bydlowski, CEO da Agência Rosh. “Os dados sempre foram parte fundamental do DNA da empresa, como demonstrado ao longo da gestão da conta para o Carrefour, que registrou um aumento de +458% no sentimento positivo, +108% no número de comentários, +321% nas visitas ao perfil, +190% em comentários positivos e +52% no engajamento. Esses resultados destacam a eficácia das estratégias implementadas e comprovam a capacidade da agência em entregar resultados concretos e mensuráveis”, completa.

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