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Dia Estúdio produz campanha de aniversário de forma remota com seus 25 canais

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Depois de dois anos juntando seu casting para a gravação do vídeo de aniversário, neste ano, a Dia Estúdio, por conta da pandemia e quarentena, ficou impossibilitada de seguir a tradição. Por isso, a empresa, que é especializada em lives desde 2017, resolveu fazer uma produção 100% remota com os criadores. O vídeo, que foi lançado em uma live no canal da Dia Estúdio nesta quinta-feira (14), já está disponível na plataforma. “O isolamento social nos levou a pensar em como poderíamos juntar nossos 25 canais em um vídeo de aniversário sem que ninguém precisasse sair de casa, mantendo a qualidade de produção e trazendo as cores e a marca da Dia”, contou Rafa Dias, CEO e sócio-fundador da empresa.

Foi nesse cenário que surgiu a ideia de criar kits, que seriam enviados para os youtubers em diferentes cidades, com uma estrutura padrão de gravação (iluminação, cenário e figurino) e instruções para cada um dos criadores, tudo devidamente higienizado e organizado para que fosse possível criar uma unidade estética. “Com tudo montado, era hora de fazer uma chamada de vídeo com a equipe da Dia, que ajudava a definir o enquadramento ideal e dirigia a captação. Foi assim que conseguimos chegar a unidade visual que queríamos. Ao final da gravação os criadores enviaram o material para a Dia, que uniu tudo na edição”, explicou o CEO.

O projeto demorou três semanas para ser finalizado – uma de produção e duas de gravação e edição – e trouxe diversos desafios para empresa e para os criadores. O primeiro deles, para a Dia, foi a compra de materiais para o kit, com muitos fornecedores fechados e com prazos de entrega longos, em função da pandemia. “Enviar os kits a tempo para todos nossos canais, em sete cidades diferentes (São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Florianópolis, Itajaí, Tubarão e Porto Alegre), com certeza foi muito difícil. Foram duas semanas de bastante trabalho da equipe de conteúdo e produção que correram para enviar tudo a tempo!”, elogiou Rafa. Já para os youtubers, mesmo empolgados e habituados a gravar em casa, a maior dificuldade foi montar um cenário diferente do zero. “Nem todos estavam acostumados a montar um novo ambiente ou ter alguém os dirigindo – ainda mais de forma remota! Então foi uma experiência bem diferente para todos eles e pra gente, da Dia, que pela primeira vez fez essa direção remota, via videochamada, de um trabalho como esse”, pontuou Dias.

O kit, que ficou de presente para os criadores, a organização da equipe Dia Estúdio e o casting com certeza foram essenciais para o sucesso do projeto. Porém, para a empresa, a maior lição, que inclusive é o slogan do vídeo, é que podemos estar juntos, mesmo que neste momento todos precisemos ficar longe, cada um na sua casa. “A internet possibilita aproximar de várias maneiras e essa foi a nossa forma de passar a mensagem de que é possível produzir, criar e levar alegria e conteúdo para o público mesmo em momentos difíceis como este”, explica o co-fundador. Agora, Rafa torce para que as coisas melhorem mundialmente e voltem ao normal, mas entende que, com o sucesso do projeto, muitas das soluções que criaram para superar as dificuldades com certeza serão aplicadas quando tudo se normalizar. “Collabs a distância e participações remotas de convidados em projetos, por exemplo, devem se tornar cada vez mais frequentes”, comentou.

Além de comemorar os seis anos da Dia Estúdio, o vídeo deste ano revela os três novos canais que se juntam ao seu casting em 2020: Nah Cardoso, Uatafuke?! e Monalisa Nunes. Esta é a terceira produção de aniversário feita pela empresa. A primeira foi em 2018, no quarto ano de companhia, quando reuniram todos os criadores num estúdio para gravar, editar e lançar o conteúdo em um único dia, que terminou com uma festa. Já no ano passado, o foco foi os seguidores dos canais, quando a equipe de produção selecionou fãs nas cidades dos youtubers e promoveu encontros surpresas, que foram reunidos em um vídeo, que teve como trilha sonora uma versão da música Dia Especial gravada por Mariana Nolasco.

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TIM, em parceria com a Eletromidia, apresentam uma experiência ao ar livre gratuita e imersiva

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No ano em que celebra seus 40 anos, o Rock in Rio proporcionará aos fãs uma imersão em sua história por meio de uma experiência inédita, inovadora e divertida. O festival apresenta o Rock in History, o primeiro museu interativo a céu aberto do mundo, em projeto desenvolvido com a TIM e contando com parceria da Eletromidia e implementação da Context, empresa de tecnologia criativa do Grupo Dreamers.

A iniciativa não apenas celebra o legado do Rock in Rio, mas também a cidade que o acolhe, o Rio de Janeiro, transportando os usuários para um universo mágico de uma “cidade aumentada”. Comemorando os 40 anos, 40 histórias estarão em pontos digitais e interativos espalhados pelo Rio de Janeiro, oferecendo cinco formatos de conteúdos imersivos, elevando a experiência dos fãs a um patamar único. Eles poderão encontrar objetos em 3D de proporções gigantescas, informações e curiosidades emocionantes, portais virtuais que os transportarão para novos universos digitais, filtros encantadores, áudios exclusivos e cenários virtuais ideais para capturar fotos incríveis. Ao englobar toda a Cidade Maravilhosa na ação, esta será a primeira vez no mundo que um festival cria uma experiência de realidade aumentada de tamanha dimensão.

No Rock in History, as experiências que foram lançadas contarão com as imagens virtuais das hashtags instagramáveis #Acreditar, #Sonhar, #Juntos, #Paz, da edição de 2022, serão encontradas no Porto Maravilha; Na Barra e em Copacabana, o público vai visualizar uma foto interativa do pórtico que estava na entrada da Cidade do Rock de 1985; já no Aterro do Flamengo, estará a representação do cinema cenográfico da Rota 85, com um conteúdo em vídeo sobre a história do festival; fogos de artifício tocando a música-tema do festival estarão na Praia de Copacabana; e, na Lagoa Rodrigo de Freitas, terá uma interação com holofotes digitais que representam o título do Rock in Rio de ser o primeiro festival a iluminar a plateia.

Por se tratar de um projeto robusto de tecnologia, o Rock in History conta com a força fundamental do 5G para que a experiência seja um sucesso. A TIM, operadora no 5G é a aliada dessa ação e trará experiências diferenciadas para os participantes, principalmente para aqueles que forem clientes.

“Estamos orgulhosos de – nesse nosso segundo ano de patrocínio ao Rock in Rio – permitir a celebração da história do festival por meio de todas as experiências surpreendentes que a tecnologia pode entregar. Só a operadora líder em 5G desenvolveria um projeto tão inovador como o Rock in History, que emociona ao reviver os 40 anos desse grande evento com ativações imersivas em vídeo, som e imagem”, comenta Camila Ribeiro, diretora de comunicação e marca da TIM. A executiva destaca o envolvimento dos clientes e demais consumidores brasileiros: “vamos convidar as pessoas para conhecer ou relembrar a história do maior festival de entretenimento do mundo de uma forma nunca antesvista, juntando música, tecnologia e emoção.”

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Campanha da Politize! traz folclore para dentro da política e engaja jovens eleitores

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A Politize!, uma organização da sociedade civil comprometida com a promoção de cidadãos informados e engajados na democracia brasileira, lança uma campanha intitulada “Umbora! – A política não é um bicho de sete cabeças”. Inspirada na riqueza do folclore brasileiro e na diversidade da cultura popular que permeia as diferentes regiões do país, esta iniciativa busca transformar a percepção da política entre a população.

Para abordar esses desafios de frente e garantir uma participação robusta dos jovens nas eleições de 2024, a Umbora! implementa uma estratégia multifacetada. Isso inclui uma combinação de atividades digitais e presenciais, como oficinas, barracas de rua para promover o diálogo construtivo e sessões de formação especializada para educadores e estudantes da rede pública de ensino. Um exemplo é o “Programa Escola da Cidadania Ativa!”, que oferece materiais pedagógicos e capacita professores e estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Luiza Wosgrau Câmara, gestora do núcleo de comunicação da Politize!, destaca a urgência dessa iniciativa, observando o sentimento predominante de que a política brasileira é temida. “Nossos índices de cultura e participação política são baixos, e ainda falhamos em preparar nossa população para participar do processo eleitoral”. Apesar das eleições municipais iminentes em 2024, a apatia política persiste, juntamente com os baixos níveis de envolvimento cívico, apresentando desafios significativos para uma participação democrática efetiva.

Tendo impactado milhões de brasileiros em suas últimas edições, as campanhas educativas da Politize! estabeleceram conexões entre a população brasileira e a educação política, a partir de ações didáticas, plurais, gratuitas, suprapartidárias e acessíveis a todos os públicos. Um exemplo é a Olhe.Vote.Mude, baseada em diretrizes conceituais do design vernacular, que conquistou prêmios importantes do setor criativo, como o de Design Social do Prêmio Bornancini de Design e de Design do Prêmio Brasil Criativo, além de ser finalista do Cannes Lions, o maior prêmio de publicidade do mundo.

Destacando as estatísticas alarmantes de abstenção eleitoral em eleições anteriores, com milhões de eleitores elegíveis ficando longe das urnas, a urgência de iniciativas como a Umbora! é evidente. A ação #GeralComTitulo incentiva os jovens com 16 anos ou mais a obterem o título de eleitor. Por meio dos esforços conjuntos dos voluntários do Programa Embaixadores da Politize!, a organização planeja realizar campanhas coletivas de recenseamento eleitoral em vários municípios, com o objetivo de capacitar os cidadãos e revitalizar o espírito democrático em todo o Brasil.

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