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De portas abertas! Budweiser lança plataforma virtual e leva as pessoas ao seu bar predileto durante quarentena

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Além de oferecer uma nova forma de entretenimento para os consumidores, My Bar funciona como mais um canal de venda para os estabelecimentos

Mais um mês de quarentena que se vai e a saudade de visitar aquele bar tão querido para colocar o papo em dia com os amigos só aumenta. Ainda fechados, será mesmo que não dá para reunir todo mundo virtualmente para viver uma experiência bem próxima? Para reconectar os consumidores com seus estabelecimentos favoritos, Budweiser lança a plataforma My Bar. Com ela, as pessoas poderão voltar ao seu bar ou restaurante predileto e ainda encontrar os parceiros para diminuir a distância, mesmo que de forma virtual. Além de levar mais entretenimento à casa dos consumidores, o My Bar é uma oportunidade de ajudar os bares e restaurantes que estão fechados por causa da pandemia a terem mais um canal de vendas.

A plataforma virtual, idealizada junto à agência Africa, pode ser acessada pelo site www.budweiser.com.br/mybar de forma bem simples, por meio do smartphone ou do computador. Nele, a pessoa pode escolher, entre os estabelecimentos cadastrados, o bar ou restaurante de preferência e ter a oportunidade de viver uma experiência como se estivesse no local. Hoops Park, Jonnie Wash, Burguer Joint e Picco já fazem parte da iniciativa.

“Tudo foi pensado e produzido de forma minuciosa, para que a ambientação ficasse bem característica do bar escolhido, e o consumidor realmente sinta como se estivesse lá, presencialmente, sentado na mesa com os amigos. Nesse momento em que as pessoas precisam ficar em casa, queremos trazer uma outra forma de entretenimento e ainda aproximá-las dos lugares que elas tanto gostam”, afirma Carolina Gargione, gerente de marketing de Budweiser.

Mais do que diminuir a saudade daquele bar que não pode ser frequentado há meses, por meio da plataforma, os consumidores podem se reunir com os amigos e ainda pedir uma cerveja gelada acompanhada de um bom petisco ou lanche.

O My Bar também irá oferecer aos consumidores diversas atrações nos estabelecimentos cadastrados. Ao longo dos dias, Budweiser irá informar pelas redes sociais a programação de cada bar, como lives, festivais de bandas, aulas de culinária, dicas esportivas, entre outros.

Hoops Park, Jonnie Wash, Burguer Joint e Picco já estão com as portas virtuais abertas no My Bar, porém a plataforma está disponível para que outros estabelecimentos façam o cadastro. Os interessados em fazer parte desse time devem acessar a plataforma e se cadastrar.

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Peppery conquista Locaweb

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A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.

“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.

“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.

Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.

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Marketing é para todos

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É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.

Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.

Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.

Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.

Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.

“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.

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