Conecte-se com a LIVE MARKETING

Gente

Conheça Thiago Souza, head de marketing e co-fundador da Dootax

Publicado

em

Conheça Thiago Souza, head de marketing e co-fundador da Dootax
Em um dos sistemas fiscais mais burocráticos do mundo, ele é um dos idealizadores da startup que otimiza as rotinas fiscais usando Robotic Process Automation

Que o Brasil tem um dos sistemas mais burocráticos do mundo, isso muitos já sabem. E foi trabalhando como desenvolvedor de software em empresas de diversos segmentos como varejo, indústria, serviços aéreos e até a Bolsa de Valores de São Paulo, que o paulista Thiago Souza, formado em Sistemas da Informação com MBA em gestão empresarial observou que os processos da área fiscal de diversas áreas eram lentos, repetitivos e ineficientes e pensou que poderia unir a tecnologia em prol de ter soluções para esse mercado.

Foi assim que em 2012, fundou a Flux-IT, uma empresa de prestação de serviços de tecnologia da informação para o departamento fiscal, com projetos no Vale do Silício e também em Seattle. Em 2018, a cisão da Flux-IT ocasionou o surgimento da Dootax , startup criada para agilizar e facilitar o dia a dia dos departamentos fiscais, por meio de automação, com o uso de Robotic Process Automation (RPA). A startup se destaca como a única no setor que oferece soluções para emissão e pagamentos, automatizando a emissão de guias de tributos como IRPJ, INSS, ICMS, FECP, ISS, entre outros, operando em escala de 24 por 7 e agilizando os processos.

“Ao contrário dos softwares existentes no mercado naquela época, nossa solução não era engessada e foi pensada para solucionar do início ao fim as dores dos clientes. Com isso fomos ganhando espaço e mercado. Em 2018, recebemos uma proposta de investimento no produto, com isso oficialmente a Dootax nasceu com um novo CNPJ”, conta o empreendedor.

Ele aponta que segundo dados do relatório Doing Business, do Banco Mundial, o Brasil sempre figurou como o pior país do mundo para se ter um negócio. Porém, com a sua expertise e a de seus sócios Yvon Gaillard, economista e diretor comercial e de parceiros e Luís Pessoto, diretor de produtos, entendeu que empreender com o intuito de minimizar a burocracia e valorizar o trabalho de humanos, colocando os robôs para fazerem as tarefas manuais e repetitivas, reduzindo tempo na burocracia e aumentando a produtividade, teria uma oportunidade de mercado, oferecendo uma solução disruptiva que hoje atende mais de 600 grupos econômicos.

“Em 2017 o país gastava quase 2.000 horas só com o processo de pagamento de tributos, dois anos mais tarde esse número caiu para 1500. Ainda somos o pior, porém dá para sentir que os processos e a tecnologia tem ajudado muito a simplificar esse setor no Brasil. É aqui que a Dootax entra: nossos processos são pensados nos detalhes do dia a dia do departamento fiscal das empresas, e nossas soluções focam para resolver o processo do início ao fim. Os trabalhos repetitivos e sem valor agregado devem ser realizados por robôs, os humanos precisam estar focados em atividades estratégicas, é como falamos: Menos Braço e Mais Cérebro”, explica Souza.

Atualmente, Thiago Souza é diretor de marketing da startup. Através de sua atuação e ações de seu time, ele acompanha a expansão da empresa que cresceu mais de 100% por dois anos consecutivos e está ganhando cada vez mais espaço e relevância no mercado. Um dos destaques foi o “100 Startups to Watch”, ranking da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que elegeu a empresa como uma das principais do ecossistema brasileiro de startups.

Sobre o cenário de startups no Brasil, Souza afirma que ele só tem se fortalecido, já que as empresas em sua grande maioria não se enxergam como concorrentes, e todas estão dispostas a colaborar, incentivar e ensinar umas às outras.

“Presencio e compartilho isso diariamente nos grupos que participamos no Cubo Itaú, Porto Digital e outros centros de inovação. Esse cenário era muito diferente em 2012, quando começamos, onde nem mesmo um coworking de fácil acesso existia. Os investidores na época só viam uma maneira mais simples de ganhar dinheiro, recebemos propostas absurdas. Mas, com a evolução do ecossistema e esses grupos de apoio, podemos ver e acompanhar que atualmente os Anjos Investidores já têm uma política muito mais honesta de investimento, e isso muitas vezes ajuda a definir se a empresa vai ou não para frente”, opina.

Atualmente, o empresário se divide em desenvolver estratégias de expansão da Dootax pelo Brasil e o curso de Machine Learning pela Universidade Stanford, na Califórnia, onde analisa as mudanças e transformações relacionadas à Inteligência Artificial nos últimos anos.
Continue lendo

Gente

McCann Worldgroup anuncia nova presidente global para liderança da Craft

Publicado

em

O McCann Worldgroup anuncia a nomeação de Lalita Koehler como presidente global da Craft, agência de produção criativa global da rede. A Craft é especializada em criação de conteúdo, digital, impresso, transmissão e transcriação, contando com mais de 1.300 criadores em 120 países.

A contratação da executiva reflete o investimento contínuo do grupo em criatividade e em talentos em nível mundial em um momento de inovação acelerada e renascimento criativo tanto na produção quanto na indústria como um todo. No mês passado, o McCann Worldgroup anunciou uma nova parceria estratégica com [Ai]magination, estúdio líder em produção de conteúdo com uso de Inteligência Artificial.

Com mais de 20 anos de experiência, Koehler faz a transição para a Craft vinda do Publicis Groupe, onde, desde 2021, ocupou o cargo de diretora de produção à frente da Publicis Productions (PXP). Lá, liderou diversos esforços de modernização para centralizar unidades de negócios, criar centros de excelência criativa, promover a conectividade entre hubs de conteúdo e implementar painéis de produção em tempo real para funcionários e clientes.

“Durante este momento crucial na nossa indústria, com as conversas predominantemente focadas em tecnologia, é essencial trazer para nossa organização o talento certo, pessoas com habilidades e paixão para impulsionar continuamente a criatividade em todas as áreas. Lalita Koehler possui todas essas qualidades, além da visão e experiência necessárias para liderar nossa unidade de produção, a Craft. Nossos caminhos profissionais já se cruzaram no passado, e compartilhamos uma visão otimista e ambiciosa sobre o papel da produção atual e para o futuro. Estou ansioso para trabalhar com Lalita novamente”, disse Javier Campopiano, diretor criativo global da McCann Worldgroup e da McCann.

“O McCann Worldgroup e a Craft estão focados em trazer a ‘Criatividade à vida’ de maneira verdadeiramente única na indústria. Esta oportunidade une toda a minha experiência e paixão por inovar em um papel global. Desde o início, me apaixonei pela visão da Craft”, disse Koehler.

Continue lendo

Gente

Gupshup contrata o líder Salim Ali como diretor de marketing

Publicado

em

A Gupshup anunciou a nomeação de Salim Ali como diretor de marketing (CMO). Com sede no Vale do Silício, Salim vai liderar o marketing de toda a cadeia de valor e em todas as rotas de chegada ao mercado. Ele tem quase três décadas de experiência e vai apoiar o crescimento e a expansão global da marca com um amplo conjunto de soluções que compõem a Gupshup Conversation Cloud.

Na Gupshup, ele estará à frente da criação de uma marca atraente e inspiradora de uma plataforma para os principais públicos da empresa, ampliando a geração de demanda global e os esforços de marketing do cliente, desenvolvendo e expandindo os principais recursos de GTM. Isso inclui marketing do setor, mensagens de valor, narrativa baseada em ROI e operações de marketing – necessárias para cobertura global e crescimento acelerado.

“Estou entusiasmado em dar as boas-vindas a Salim na medida que fortalecemos ainda mais nossa eficiente liderança de marketing. A sua consolidada experiência na aceleração de experiências digitais empresariais em mercados globais será fundamental para impulsionar o nosso crescimento. Estou confiante de que ele se encaixará bem em nossa cultura e ajudará a levar o marketing para o próximo nível, gerando grande impacto tanto com clientes quanto com investidores”, disse Beerud Sheth, CEO e cofundador da Gupshup.

Salim Ali, diretor de marketing da Gupshup, diz estar entusiasmado por ter se juntado à Gupshup nesta fase de expansão global. “É uma fase emocionante para nós, pois marcas em todo o mundo estão investindo em recursos de conversação direta, contextual e imediata para acelerar o marketing, imperativos de vendas e CS. As mais de 45 mil marcas impulsionadas pela Gupshup são uma prévia de como as conversas um a um em grande escala são o futuro inevitável.”

Continue lendo