Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Coca-Cola celebra a magia real do Natal com uma série de ações especiais

Publicado

em

Celebrar a conexão e a empatia é a proposta da campanha global de Natal da Coca-Cola em 2021, criada a partir da plataforma “A Magia Acontece”, a nova filosofia da marca que foi apresentada em outubro. Agora, a companhia divulga seu conjunto de ações complementares que tornam a data ainda mais especial.

Neste ano, a campanha ressalta que a magia do Natal acontece quando estamos juntos, em momentos simples e especiais como em uma ceia compartilhada. Ancorada em um curta dirigido por Sam Brown, da Rogue Filmes, juntamente com dentsuMBRU, o TVC incentiva a gentileza humana, destacando a importância da solidariedade nos dias atuais.

“A Coca-Cola tem uma ligação significativa com essa época do ano, o que faz com que sejamos conhecidos por muitos como ‘a marca que criou o Papai Noel’. Desde a primeira campanha de Natal da marca, lá em 1920, até os dias de hoje, criamos ações que nascem de uma verdade do consumidor. Desta vez, queremos celebrar a importância da conexão e empatia entre as pessoas”, conta Poliana Sousa, líder da marca Coca-Cola na América Latina.

Entre as principais ações de 2021 estão as tradicionais Caravanas Iluminadas passando por 112 cidades do Brasil, a inauguração da Árvore de Natal na Ponte Estaiada, em São Paulo, com live de inauguração e pocket-show surpresa, duas ativações cenográficas em parceria com a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em Copacabana e Madureira e, a verdadeira magia acontecendo com a primeira edição das Caravanas Sociais, de combate à insegurança alimentar e à fome, que acontece em parceria com o Ação Cidadania.

Combate à fome com Caravanas Sociais

Criar ações com propósito é um dos pilares da marca Coca-Cola e, desde o início da pandemia, a marca já investiu mais de 20 milhões de reais em ações conectadas à segurança alimentar e combate à fome.

Atualmente, 19 milhões de brasileiros não têm acesso a alimentos e foi a partir do desejo de colaborar para minar este cenário que o coro de ações sociais da companhia foi engrossado pelo projeto “Por Todas As Mesas”. Ele nasceu em maio deste ano para apoiar a campanha “Brasil Sem Fome”. A iniciativa fez parte de um conjunto de ações, capitaneado pelo Sistema Coca-Cola Brasil, que somaram R﹩9,5 milhões para fazer chegar alimentos às populações mais vulneráveis em todo o país. Com ela, o projeto atingiu mais de 20 estados e 500 municípios por meio de 400 ONGs atendidas.

“A Caravana Social é uma ação de Natal que nos enche de orgulho e faz com que a gente consiga dar um propósito maior a essa branded experience. Nos aliamos a quem entende do assunto em nível nacional e tem mudado a realidade do Brasil há três décadas. Coca-Cola é uma marca poderosa que chega a milhões de lares e pode fazer a diferença. Abraçar o propósito de ajudar a população em situação de vulnerabilidade alimentar fortalece a real magia do Natal e tem sentido especial para a marca que entra na casa de todos sem distinção”, conta Katielle Haffner, Gerente Sênior de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade para Coca-Cola Brasil.

Para o Natal, o simbolismo das tradicionais Caravanas Coca-Cola, que passam por inúmeras cidades do país, ganha uma nova dimensão: ajudar a colocar comida no prato dos brasileiros. A marca aliou-se ao projeto “Natal Sem Fome”, promovido pela Ação Cidadania, ONG que há mais de 30 anos forma uma imensa rede de mobilização de alcance nacional de combate à fome e à miséria, para concretizar este desafio.

“A chegada do Natal é sempre um momento de união e celebração. E a Coca-Cola, mais uma vez, é parceira da Ação da Cidadania na campanha Natal Sem Fome. A caravana é um projeto que leva a mensagem de esperança por onde passa. Que a gente possa oferecer um final de ano mais alegre para famílias que estão em situação de miséria, com comida e dignidade”, pontua Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.

Mais de 4 milhões de reais já foram arrecadados e serão revertidos em cestas básicas para 80 mil famílias e distribuídas pela Ação Cidadania para mais de 40 Instituições espalhadas pelo Brasil. O Sistema Coca-Cola Brasil ainda convida o público a se juntar e ampliar o combate à fome, materializando a Real Magia do Natal.
Outro pilar importante para a Companhia é o da sustentabilidade. No mundo inteiro, a Coca-Cola e seu sistema de fabricantes estão engajados nessa agenda. “Sustentabilidade não pode ser um conceito etéreo. Temos colocado em prática esse conceito de forma transversal, como uma rotina nos negócios, no engajamento de colaboradores, clientes e fornecedores, e em todos os nossos processos e mensurações internos”, declara Poliana Sousa, líder da marca Coca-Cola na América Latina.

Nossa atuação está alinhada aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), o que significa que estamos comprometidos com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), e temos o compromisso WWW (World Withou Waste/Mundo Sem Resíduos) de coletar e destinar corretamente para reciclagem, até 2030, 100% as embalagens que produzimos e colocamos no mercado.
Maior edição da Caravana Coca-Cola

O verdadeiro espírito natalino e a magia real é celebrada todos os anos pelas Caravanas Coca-Cola. Em 2021 – assim como no último Natal-, vamos manter as normas de distanciamento e segurança frente à pandemia para essa que será a maior de todas as edições. Elas percorrerão 112 cidades de diversos estados, entre eles São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Os tradicionais caminhões vermelhos estarão iluminados e com muitas surpresas. Entre as atrações, telas gigantes trazem imagens realistas, além do retorno do papai e da mamãe noel, que este ano já estão vacinados.

Para evitar aglomerações, as rotas não serão divulgadas antecipadamente.

Árvore de Natal em São Paulo

Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil irão inaugurar em parceria, no dia 27 de novembro, a Árvore de Natal de São Paulo, prometendo despertar o verdadeiro sentido da época e celebrar as relações humanas.

Alinhada a protocolos de segurança para evitar aglomerações, a tradicional árvore da cidade, que conta com o apoio da Prefeitura, permanecerá na região da Ponte Estaiada, um dos principais cartões postais da cidade. Entre muitas novidades, a estrutura de 50 metros de altura terá o tema “A Árvore dos Reencontros”, representando a força de estarmos juntos e criarmos lembranças, unindo familiares, amigos e parentes que ficaram tanto tempo separados e, aos poucos, estão resgatando os abraços. Além disso, a inauguração terá um evento de celebração online com show especial que será divulgado em breve e terá transmissão através do Instagram, YouTube e Facebook.

Luzes de Natal pela orla no Rio de Janeiro

O projeto que traz a magia real do Natal se estende também à cidade maravilhosa, que recebe instalações de luzes de led com design do projeto por M Checon.

Ao longo de 1 quilômetro, a praia de Copacabana ficará enfeitada com arcos iluminados, letreiros desejando um feliz Natal, globo brilhante e o enfeite tradicional: a árvore. Em frente ao Copacabana Palace, a árvore de Natal iluminada tem 14 metros e conta com o bom velhinho escalando seus galhos.

Uma versão pocket da instalação ativação cenográfica super instagramável também ocorre em Madureira e convida o carioca para a ressocialização segura e responsável, levando a magia do Natal ao carioca da praia à zona norte. As instalações começam dia 25 de novembro e permanecem até dia 06 de janeiro.
Continue lendo

Universo Live

Apro+Som e entidades do setor criativo se mobilizam pela proteção cultural e autoral

Publicado

em

A ascensão da inteligência artificial (IA) na indústria da dublagem tem gerado preocupações importantes entre profissionais do setor, especialmente no que tange aos direitos autorais e de personalidade. A capacidade da IA de replicar vozes humanas levanta questões sobre identidade, pagamentos e preservação da cultura nas produções audiovisuais.

No Brasil, o Projeto de Lei 2.338/2023, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, busca diretrizes para o uso da IA, incluindo a proteção dos direitos autorais contra utilizações não autorizadas em sistemas de IA generativa. “A dublagem de inteligência feita por artificial envolve questões de direito autoral e direito de personalidade. Hoje, no Brasil, um dos principais usos da IA nesse mercado é a recriação da voz original em inglês para que soe em português com o mesmo timbre”, explica Bia Ambrogi, presidente da Apro+Som.

A Apro+Som (Associação Brasileira das Produtoras de Som), juntamente com mais de 40 entidades da indústria criativa, musical, jornalística e de comunicação, inveja uma carta ao Senado em defesa do projeto de lei, no ano de 2024. O documento enfatiza a necessidade de um marco regulatório que assegure a transparência no uso de obras e proteja os interesses dos criadores de conteúdos artísticos, intelectuais e jornalísticos no contexto da IA.

Dubladores brasileiros vêm conscientizando que a utilização indiscriminada dessa tecnologia pode comprometer a qualidade das adaptações culturais e ameaçar postos de trabalho no setor. “A dublagem vai muito além da simples reprodução de uma voz. O trabalho dos diretores de dublagem, locutores e dubladores inclui a adaptação do roteiro à cultura local, ajustando piadas, expressões e referências para tornar a experiência mais natural. Além disso, há um cuidado técnico para garantir que a sincronização labial seja precisa. Com a IA, grande parte desse processo se perde, resultando em uma dublagem que muitas vezes não se adequa à realidade cultural do país”, alerta Bia Ambrogi.

A clonagem de voz por meio de IA também gera debates jurídicos. Atualmente, a legislação brasileira de propriedade intelectual não abrange especificamente a proteção da voz isolada, isso faz parte dos direitos de personalidade protegidos pelo Código Civil e relacionados com a proteção à dignidade humana que está na Constituição Federal, sendo estes direitos extrapatrimoniais, o que deixa uma lacuna na tutela dos profissionais da voz, que utilizam este recurso como fonte de renda contra usos não autorizados de suas identidades vocais. “Diante desse cenário, estamos trabalhando em conjunto com diversas associações que representam dubladores e profissionais de voz, como o Movimento Dublagem Viva, Clube da Voz e Interartis, associação de gestão coletiva do setor audiovisual formada por artistas brasileiros, para ampliar o debate sobre a regulamentação da IA. Isso inclui a participação em fóruns, seminários e festivais, além do diálogo constante com o legislativo para avanço na construção do marco regulatório da IA e na tramitação do PL 2338”, ressalta.

A Apro+Som, em conjunto com outras entidades, segue atuando na frente “IA Responsável”, acompanhando as comissões especiais da Câmara dos Deputados que analisam o projeto de lei. “Estamos em uma campanha de conscientização para a população sobre o impacto do uso da IA na dublagem e promovendo conversas com assessores e deputados para garantir que compreendam os desdobramentos dessa tecnologia. Como o PL 2338 tramita há quase dois anos no Senado, é essencial o processo de conscientização para todos os envolvidos na Câmara dos Deputados, para que se aprofundem no tema e considerem suas implicações para o Brasil antes das votações”, explica Bia.

“Além disso, associações de gestão coletiva, como a Abramus, Interartis e a UBC, têm espaços abertos de discussão para que entidades do setor contribuam com perspectivas e demandas. Nesse contexto, o papel da Apro+Som é acompanhar o PL de perto, garantindo que os diferentes recortes sejam contemplados e que as constantes adaptações e atualizações sigam os desdobramentos do tema de forma eficaz”, completa.

A luta reforça a necessidade de que a tecnologia não avance em detrimento dos direitos dos profissionais das indústrias criativas e da integridade cultural. A preocupação vai além da garantia de remuneração justa aos profissionais de identidade vocal: trata-se de proteger a produção das produções audiovisuais brasileiras. A mobilização coletiva dessas organizações tem sido fundamental para garantir que a regulamentação da IA ocorra de maneira ética e responsável, garantindo que os interesses dos profissionais e da cultura nacional sejam devidamente contemplados no processo legislativo.

Continue lendo

Universo Live

Heineken apresenta ativação que reúne diferentes espaços de São Paulo

Publicado

em

A Heineken apresenta o Single Night Bar, ativação proprietária que reúne em um só prédio, no centro de São Paulo, ambientes e bares, destacando algumas das pluralidades de espaços icônicos da capital paulista. A iniciativa faz parte da campanha Bar Dating e do lançamento do Hei App, ambos co-criados pela LePub São Paulo e Milão.

O Hei é um aplicativo da marca com curadoria exclusiva sobre a noite paulistana, com a finalidade de ajudar os consumidores a descobrirem mais locais na cidade. Segundo uma pesquisa realizada pela marca em parceria com a Onepoll, a maioria (68%) da Geração Z e Millennials afirma que costuma frequentar sempre o mesmo bar para socializar. No entanto, outro dado relevante é que 66% dos entrevistados afirmam que o desejo de explorar mais lugares, ter novas experiências e conhecer novas pessoas é mais forte agora do que há cinco anos. Com os aplicativos de namoro já incorporados ao dia a dia, a Heineken está unindo os mundos do swiping e da socialização – oferecendo uma maneira inteligente e descomplicada de “combinar” com um bar e renovar sua vida social.

A entrada para o evento é gratuita com ingressos limitados mediante apresentação de ingresso gerado por QR Code. Para garantir o seu, basta baixar o aplicativo Hei. Após o download, é necessário fazer um rápido cadastro. Em seguida, é só acessar o banner do Single Night Bar dentro do app, escolher a data, o horário da reserva e a quantidade de ingressos desejada (limitada a dois por pessoa). Os ingressos ficam disponíveis automaticamente no aplicativo.

O Single Night Bar está localizado no coração da cidade, no edifício Misericórdia, no Centro Histórico de São Paulo. O edifício terá quatro andares dedicados ao evento. Toda a ação foi criada e desenvolvida pela ATENAS.ag – agência de brand experience e parceira no planejamento, criação e execução de projetos da marca Heineken no Brasil – e conta com a curadoria de Facundo Guerra, um dos principais pioneiros da vida noturna e da cena cultural paulistana — também embaixador do projeto.

Continue lendo