Universo Live
Cenp comemora 25 anos

O mês de dezembro marca, oficialmente, a celebração dos 25 anos da criação do Conselho Executivo de Normas Padrão (Cenp). Esse quarto de século foi marcado pelo zelo às boas práticas comerciais entre os protagonistas desse ecossistema. Os últimos anos, no entanto, foram fortemente impactados pelas profundas transformações de uma indústria regida pela tecnologia.
O ano 25 pode ser considerado, portanto, um ponto de inflexão para o futuro do Cenp, já que a entidade ampliou sua agenda, se atualizou e se reconectou com a dinâmica desse mercado. Suas novas premissas, por exemplo, reconhecem a sofisticação da mídia por meio da tecnologia, valorizam os novos modelos de negócios mais híbridos e dinâmicos, que refletem a rápida transformação que une criatividade e dados. Incorporam a multiplicidade de players, tão estratégicos dentro da nova lógica de fragmentação de canais.
Somam-se ainda, dentro desse processo de reestruturação do Cenp, a revitalização de seus Comitês técnicos, seus novos estatutos, a atualização de sua missão e uma profusão de conteúdo para o desenvolvimento do setor. Além de um novo conselho superior, que prima pela equidade, com oito representantes de cada pilar da indústria: anunciantes, agências de publicidade, elos digitais e veículos de comunicação.
Todo esse processo de renovação é alicerce para uma campanha criada pela AlmapBBDO, para celebrar os seus 25 anos. Parte dos profissionais atuantes hoje no mercado tem pouca clareza sobre o amplo escopo de trabalho e detalhes do seu dia a dia. Foi a partir do reconhecimento dessa vulnerabilidade, que a Almap criou o filme “Parabéns”, que instiga, com bom humor, o conhecimento sobre o que a entidade faz. O conceito “Cenp. Há 25 anos fazendo coisas que você nem imagina pelo mercado publicitário” sintetiza esse cenário.
Universo Live
AMPRO Awards revela vencedores e bate recorde de agências

A 25ª edição do AMPRO Awards, principal premiação de Live Marketing do Brasil, reuniu ontem, 24 de novembro, os principais nomes do setor na Estação Motiva Cultural, em São Paulo. Com 509 cases inscritos e participação recorde de 108 agências, a edição histórica de 25 anos reforçou a relevância crescente da premiação no mercado.
A cerimônia foi conduzida por Bruna Calmon e Vinicius Nascimento, que anunciaram os vencedores das campanhas inscritas em quatro verticais e distribuídas em 40 categorias, com troféus de Ouro, Prata e Bronze – patrocinados pelo 2º ano consecutivo pela Hub4Pay.
Os vencedores dos Grand Prix foram a AKM Agência, na categoria ESG, e a PROS, na categoria criatividade. A Score Agency foi eleita Agência do Ano. Nas verticais Effectiveness, Activation, Experience e Business, os Grand Prix ficaram respectivamente para a FanClub Live & Digital Marketing, End To End, PROS e Score Agency, que lideraram seus segmentos com cases que combinaram estratégia, execução e inovação. A lista completa de vencedores de todas as categorias pode ser conferida neste link.
A noite também foi marcada pelas apresentações de Paula Lima e do Duo Divas, formado por uma violoncelista e uma violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, que levaram ao palco performances especiais em celebração aos projetos mais criativos e impactantes do live marketing no último ano.
Padrão
FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.








