Dilma Souza Campos
Cannes decretou: não existe criatividade sem diversidade
![](https://revistalivemarketing.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Cannes-decretou-nao-existe-criatividade-sem-diversidade.png)
Por Dilma Campos
Por anos, o Festival Internacional de Cannes ditou as tendências do mercado publicitário. E, se em 2022, o principal Festival da Criatividade ampliou o olhar para a diversidade – após uma carta aberta ao CEO do Cannes Lions, Simon Cook, cobrar a presença de mais jurados brasileiros negros no Festival – a edição de 2023 respondeu ao apelo com a maior presença de jurados negros da história do prêmio.
Pelo segundo ano, fui uma das juradas convidadas para essa 70ª edição, e constatei, na prática, como algumas ações foram criadas para ir além da inclusão de diferentes pontos de vista no julgamento dos casos nas mais diversas categorias.
A começar pelo treinamento recebido pelos jurados, que reforçou os critérios objetivos de avaliação dos trabalhos e incluiu a diversidade como aspecto crítico dessa escolha. O treinamento reforçou a importância de evitar os viéses inconscientes nas decisões e, tenho certeza, abriu muito o campo de visão dos jurados este ano.
Posso falar por mim: foi muito natural, como representante mulher e preta da categoria Outdoor Lions, instigar a todo momento os jurados para esse olhar diverso e inclusivo na escolha dos finalistas.
Não por acaso, o Grand Prix dessa categoria foi escolhido por unanimidade: a campanha British Original, da British Airlines, que conseguiu unir a estrutura clássica de um Outdoor sem deixar de flertar com o digital. Sua originalidade aparece ao dialogar com os consumidores após a tradicional pergunta “Qual o motivo da viagem? Trabalho ou lazer?”, incluindo uma terceira opção de resposta super personalizada, que poderia ser desde “Porque estou com um anel no bolso há muito tempo”, a “Porque estou em remissão”.
Essa interatividade, que seguiu a campanha para além do outdoor, mostrou extrema empatia ao reconhecer a multiplicidade de perfis de pessoas que viajam por motivos diversos. “Desencaixar” as pessoas de suas fôrmas pré-fabricadas, como a do típico executivo de terno e gravata em viagem a trabalho ou da tradicional família com filhos que viaja de férias, permitiu uma conexão mais próxima a clientes plurais, diversos e representantes legítimos da vida real.
Métricas e indicadores de diversidade
A exemplo da categoria Outdoor, equipes mais diversas de jurados impactaram as escolhas dos premiados. Pela primeira vez, países como Nigéria e Armênia ganharam seus leões no Festival. Em termos de temáticas dos speakers, diversidade, inovação, criatividade, inclusão, equidade, acessibilidade e sustentabilidade deram o tom nos palcos e nas rodas de conversa no Palais des Festivals.
O mundo está mudando e o Festival de Cannes está abraçando a máxima de que, sem diversidade, não há criatividade. O desafio agora é ampliar essa visão para as agências de publicidade e empresas.
Assim como em Cannes os trabalhos inscritos foram incentivados a fornecer informações sobre a composição das equipes envolvidas nos bastidores, o que deve medir o progresso da diversidade no Festival, as agências devem começar a criar métricas internas para ampliar a diversidade e a inclusão das suas equipes.
Como Head de ESG na B&Partners.co iniciamos um importante trabalho nesse sentido com as empresas do grupo. Além de métricas para práticas mais sustentáveis ambientalmente, usamos o Termômetro da Diversidade, indicador desenvolvido por nós, que permite comparar os índices de diversidade dos colaboradores com a representatividade dos marcadores sociais na população brasileira. Desse modo, medimos os KPIs que nos norteiam no cumprimento das estratégias de DEI (Diversidade & Equidade) definidas pelo Grupo.
Para finalizar, reforço a máxima que Cannes abraçou no discurso e que começa a colocar em prática: sem diversidade não há criatividade. E, se esse é o drive do maior Festival de Criatividade do mundo, quem somos nós, “meras” agências de comunicação, para contrariar?
Dilma Souza Campos
Seis motivos para aumentar a representatividade de líderes negros nas empresas
![](https://revistalivemarketing.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Seis-motivos-para-aumentar-a-representatividade-de-lideres-negros-nas-empresas.png)
Por Dilma Campos
Os negros representam 56,1% da população brasileira (IBGE), mas ocupam apenas 4,7% dos cargos executivos nas 500 maiores empresas do país, segundo levantamento do Instituto Ethos. No recorte de gênero, as mulheres negras representam apenas 0,4% dessas posições.
Basta uma rápida olhada nestes números para constatar que, apesar do avanço nas discussões sobre práticas ESG e D&I (Diversidade e Inclusão) nas organizações, há ainda um longo caminho a ser percorrido. O diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, estima que “se o avanço da representatividade continuar nesse ritmo, só teremos a equidade demográfica em todos os níveis hierárquicos daqui a 100 anos”.
Uma fala que nos choca e impulsiona a ter intenção e ação para mudar esse cenário.
No mês da Consciência Negra, resolvi reunir seis motivos que demonstram a importância de aumentar a representatividade de líderes pretos nas organizações.
Em primeiro lugar, para que outros profissionais que estejam em funções hierárquicas mais baixas tenham uma referência que mostre que é possível chegar lá. Parece algo simples, mas só quem é negro sabe a importância disso na carreira.
Antes de empreender e ser CEO da Nossa Praia, cheguei à posição de diretora executiva de um grande grupo de comunicação, mas era a única líder preta nessa função.
O segundo motivo é permitir uma inclusão real de pessoas negras na empresa. Não adianta criar vagas afirmativas e aumentar o número de colaboradores pretos na organização se no dia a dia vieses inconscientes os excluem das oportunidades e do lugar de fala, bem como das promoções e oportunidades de crescimento que surgem. Infelizmente, situações de constrangimento e preconceito ainda são uma realidade em muitas empresas. A presença de executivos negros ajuda a combater preconceitos e estereótipos raciais na cultura organizacional e amplia as oportunidades de outras pessoas pretas.
O terceiro motivo é financeiro. O relatório “Why diversity matters”, da McKinsey, mostra que, para cada 10% de aumento na diversidade racial e étnica dos executivos seniores, o Ebitda da organizações aumenta 0,8%. Isso se explica, em parte, pelo quarto motivo que vem a seguir.
Lideranças diversas contribuem para o bem-estar e a felicidade no trabalho: 64% dos colaboradores indicam que estão felizes na empresa, em comparação com apenas 31% das empresas que não são comprometidas com a diversidade! Funcionários de empresas comprometidas com a diversidade têm 152% maior probabilidade de propor novas ideias e tentar novas formas de fazer as coisas, e probabilidade 73% maior de relatar uma cultura de liderança em prol do trabalho em equipe, o que afeta positivamente a forma como as pessoas se comportam. Impacto positivo na sensação de pertencimento e na produtividade da equipe resumem essa equação.
Motivo número 5: Diversidade e inovação caminham lado a lado. O estudo da McKinsey aponta que os funcionários de empresas percebidas como comprometidas com a diversidade são 66% mais propensos a relatar que seus líderes promovem a inovação. Aliás, a relação entre inovação e diversidade já foi tema de um outro artigo que escrevi aqui na Revista Live Marketing.
Múltiplos olhares para as necessidades do consumidor em um mundo globalizado e dinâmico é o sexto motivo para ter líderes diversos no quadro executivo das empresas. A velocidade das mudanças e o impacto da tecnologia exigem times que enxerguem várias possibilidades e cenários, além de soluções para os desafios que surgem. Para simplificar: enquanto times homogêneos enxergam um problema por apenas um ângulo, equipes heterogêneas e diversas têm uma visão ampliada por diferentes pontos de vista, o que facilita a solução criativa.
Deixo aqui uma reflexão final: diante de tantas vantagens, faz sentido continuar perpetuando o mesmo modelo de liderança do passado? Ou sua empresa está pronta para abraçar todas essas oportunidades que a diversidade no quadro de liderança proporciona?
Dilma Souza Campos
Hackeamos o Canvas! Incluímos ESG no Business Model Canvas
![](https://revistalivemarketing.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Hackeamos-o-Canvas-Incluimos-ESG-no-Business-Model-Canvas.png)
Por Dilma Campos
Se alguém me dissesse há 10 anos que eu estaria no palco do Rio Innovation Week no mesmo dia da palestra prática de Alex Osterwalder, o inventor do Business Model Canva, apresentando um modelo hackeado dessa ferramenta de gestão que o mundo inteiro utiliza para ampliar a ferramenta com o olhar do ESG, eu provavelmente não acreditaria.
Quando eu olho para a foto do Alex nos parabenizando por essa inovação, percebo que de fato a economia regenerativa se apresenta como o caminho mais viável para a sobrevivência dos negócios e do planeta e que a conscientização dessa necessidade evoluiu muito nesses 10 anos. Mas ainda há muito a fazer!
Por isso, para ajudar as empresas nessa jornada de transformação, lançamos no dia 5 de outubro o Business Model (Re)Generation Canvas (BMREG), releitura do Modelo Canvas, em um dos maiores eventos de inovação e tecnologia da América Latina, que recebe mais de 100 mil pessoas no Píer Mauá, Rio de Janeiro.
O BMREG foi desenvolvido de forma colaborativa pela comunidade de prática #ESGpraJÁ, da qual faço parte. Somos um Grupo de Estudos Avançados em ESG e Estratégia Criativa com o objetivo de impulsionar as práticas ambientais e sociais dos negócios e marcas. Nosso objetivo é buscar soluções concretas e práticas para trazer o ESG para a realidade das empresas.
Para operacionalizar essa ideia, entendemos que era necessária uma ferramenta que ajudasse a desenvolver novos modelos de negócio com base nessas premissas sustentáveis. Recorremos então à grande referência mundial, o Business Model Canvas de Osterwalder, apresentado no best-seller Business Model Generation, livro que já foi traduzido para mais de 30 idiomas e é uma das ferramentas mais usadas do mundo.
Com uma referência tão consolidada globalmente, não fazia sentido desenvolver outra do zero. Decidimos então hackear a ferramenta e acelerar um reframing do Canvas com a proposta de tornar os negócios lucrativos e regenerativos ao mesmo tempo.
Quadrantes do Canvas e Economia Regenerativa
O que o BMREG faz é propor uma adequação dos 9 quadrantes do Canvas original às novas necessidades de negócio dos tempos atuais.
Vamos entender como isso funciona na prática: quando o Canvas se refere ao quadrante de Segmento de Clientes, ele propõe uma investigação criativa das dores dos clientes que estão no foco do negócio. No BMREG, o escopo é ampliado para todos os stakeholders: além dos clientes, é preciso ampliar a visão e pensar nas dores dos fornecedores, colaboradores, acionistas, da sociedade e do planeta.
O mesmo exercício se aplica ao quadrante Proposta de Valor do Canvas tradicional, que é a resposta da empresa – em forma de produtos, serviços ou experiências – para as dores e desejos dos clientes. No BMREG, devemos pensar no Propósito de Valor do negócio, que é muito mais abrangente. O propósito de valor mescla o propósito do negócio – motivo pelo qual aquele negócio existe e porque seria bom para todos os seus stakeholders que ele continuasse existindo – ao valor que pode ser gerado para todos os stakeholders.
Em Relacionamento com clientes, a proposta do BMREG é de que esse quadrante fale de Relacionamentos Regenerativos. A construção relacional é um capítulo super estratégico para a experiência do cliente como um todo e para o sucesso do negócio. Ou seja, o relacionamento com todos os stakeholders deve ser baseado em práticas saudáveis, transparentes e de impacto positivo. Saúde mental dos colaboradores e marketing regenerativo são propostas aplicáveis deste quadrante.
Dessa forma, os 9 quadrantes do Canvas foram repensados para refletir a abrangência e a complexidade dos negócios em uma época que precisamos encontrar soluções práticas para os desafios ambientais e sociais do planeta.
De uma forma simplificada, como podemos saber se uma marca ou empresa está plenamente alinhada com os novos tempos? A resposta é que ela precisa ser lucrativa e regenerativa ao mesmo tempo.
Essa é uma jornada de transformação gradual e contínua, que começa com uma simples decisão. A decisão de querer fazer parte da construção de um mundo sustentável para todos os que habitam nele: todos os stakeholders do negócio, o meio ambiente e a sociedade.
O BMREG é nossa contribuição colaborativa e open source (gratuita), disponível para todas as pessoas e empresas que decidiram fazer parte desse novo mundo. Junte-se a nós na missão de tornar nosso planeta um lugar mais sustentável!