Empresa
Campanha “Não cancele, remarque” estimula produtores a reagendarem eventos

Empresas de entretenimento analisam cenários e orientam a melhor forma de minimizar os impactos no segmento, um dos mais afetados pela crise do novo coronavírus
Em todo o Brasil, empresários da área de eventos estão criando estratégias para evitar um prejuízo ainda maior diante da pandemia do novo coronavírus, que prioriza um isolamento social para minimizar o contágio. As incertezas e os desafios fizeram a diretora de novos negócios da Holding Clube, Juliana Ferraz, e o sócio proprietário do Parque Estaiada, Fernando Ximenes, avaliarem e orientarem seus parceiros a melhor forma de agir neste momento.
“Não cancele seu evento. Remarque! É sobre isso que venho falando insistentemente nas minhas redes sociais e em reuniões com clientes desde que todos os eventos das próximas semanas foram caindo um por um, como em uma fileira de dominós” afirma Juliana. A baiana, à frente do maior grupo de marketing ao vivo do país, defende o momento de reclusão social, mas pontua que o cancelamento em massa de todos os eventos programados geraria um impacto gigantesco para uma série de profissionais, como artistas, fornecedores, funcionários e uma infinidade de pessoas envolvidas diretamente e indiretamente com o mercado de evento.
Segundo a AMPRO, Associação de Marketing Promocional, o segmento emprega mais de 25 milhões de pessoas e representa quase 13% do PIB. “Quando o produtor remarca, segue empregando e fazendo a economia funcionar. Quando um evento é simplesmente cancelado, a gente joga no lixo dinheiro, horas de trabalho, ideias, materiais e sonhos. Se a gente adia, a gente segue produzindo, planejando e tendo tempo para atravessar essa tempestade”, conclui.
Na visão do empresário Fernando Ximenes, que está à frente do disruptivo espaço de eventos Parque Estaiada, localizado no Morumbi, o cancelamento e solicitação do reembolso do contrato levaria, inclusive, as maiores empresas do mercado a falência. O empresário destaca, ainda, que esse movimento não serve apenas para o setor de eventos, mas sim para o mercado em geral. “Com esse comportamento estaremos mais fortes, confiantes e ainda mais parceiros dos nossos clientes para enfrentar a crise econômica pós pandemia. A responsabilidade das grandes empresas em adiar os eventos já pagos faz parte de uma conscientização nacional para o mercado como um todo não parar”, afirma Ximenes.

Estima-se que 25% a menos no faturamento anual do setor de evento. Diante desse cenário, algumas associações estão sendo criadas para representar a classe perante o governo e buscar a criação de medidas que incentivem e apoiem o segmento neste momento. A expectativa de Fernando é um segundo semestre de uma forte retomada. “Acreditamos que as metas serão dobradas e facilmente alcançadas. No nosso pior cenário, considerando aglomerações acima de 300 pessoas, estamos prevendo o retorno das atividades para agosto. Nosso objetivo é vender (e remarcar) todas as datas ainda disponíveis até maio. Em comparação de demanda e sendo otimista, trabalharemos no 2º semestre como se todo mês fosse dezembro,” completa Fernando.
A pandemia tem reinventado o comportamento mundial e todos os setores passarão por um processo de mudança para atender as expectativas e superar a crise. Segundo os empresários, é preciso tomar medidas de contenção vislumbrando um período de baixa, mas usar o período atual de congelamento como um momento de revisão de estratégias e organização para um futuro melhor.
Empresa
Pedro Barros, Jobiel, Yndiara Asp e outros atletas participam da campanha “Minha LayBack Favorita”

A LayBack, empresa criada por André Barros e seu filho Pedro Barros, um dos principais nomes do skate mundial, lançou no dia 27 de junho a campanha “Minha LayBack Favorita”, com a participação dos atletas Jobiel, Vi Kakinho, Marlon Silva, Jonny Gasparoto, Murilo Peres, Yndiara Asp, Miguel Pupo, Ian Gouveia, Lucas Silveira e do próprio sócio-fundador Pedro. A ideia é que os skatistas contem em suas redes sociais qual rótulo de cerveja da marca é o preferido deles, convidando o público a fazer o mesmo. Ao final da campanha, as postagens mais criativas e inovadoras ganharão uma caixa exclusiva com as principais bebidas da LayBack.
A ação é uma continuação da campanha “A Cerveja Mais Premiada do Mundo”, lançada em fevereiro. “Os vídeos foram criados pelos próprios atletas e trazem a personalidade de cada um deles, conversando com seus públicos. Os skatistas convidados são parceiros da marca e dialogam com a essência da empresa”, conta Rafael Alcici, CEO da LayBack. Entre os rótulos escolhidos estão: Hop Lager, APA Lime Kush e Cold IPA – feitos com óleos essenciais de plantas e frutas e por terpeno, um composto naturalmente produzido pelas plantas, que ajuda a realçar a característica do lúpulo.
A LayBack busca com essas estratégias a consolidação da marca, que cresceu 400% em faturamento em 2021, e, para este ano, prevê um crescimento de 80% e a abertura de mais seis unidades ao redor do Brasil. “A LayBack surgiu como cerveja artesanal e, hoje, engloba esporte, gastronomia, cultura, eventos esportivos, confecção e ações sociais. Apesar das diferentes frentes de negócios da empresa, nós não deixamos de lado nossa origem e estamos sempre inovando em novos rótulos para os consumidores”, complementa Rafael.
Para participar da ação, basta postar um vídeo ou uma foto de sua LayBack favorita e marcar a #MinhaLayBackFavorita.
Empresa
TIM lança campanha “Orgulho de Ser” com single exclusivo no Apple Music de artistas LGBTI+

You must be logged in to post a comment Login