Agências
Batux reúne Silvio Meira e grandes nomes do mercado para debater futuro dos próximos 15 anos

Lançar um olhar abrangente para os próximos 15 anos dos mercados de comunicação e live marketing. Com esse objetivo a Batux, uma das cinco maiores agências do mercado, focada em inovação no live marketing, ações promocionais e campanhas de incentivo, reuniu grandes especialistas em inovação, marketing e comportamento humano, incluindo Silvio Meira, Chief Scientist da TDS Company e um dos maiores futuristas do Brasil, para comemorar seu 15º aniversário, com foco no debate sobre o futuro do mercado nos curto e médio prazos. Além de importantes apresentações, o encontro foi encerrado com um painel reunindo renomados Chief Marketing Officers (CMOs), trazendo insights valiosos sobre tendências e desafios que moldarão o cenário do marketing nos próximos anos.
Na abertura do evento, Chris Bradley, CEO da agência, enalteceu a importância dos parceiros ao longo da trajetória. “Nossos 15 anos são reflexo da parceria com cada cliente e da capacidade que temos de nos aproximar deles. Precisamos ouvir cada marca e estar sempre atentos à inovação e à tecnologia. Como o toque do batuque, que é ouvido de longe, estamos aqui hoje para escutar e nos preparar para o futuro, para os próximos 15 anos”, afirmou.
Para Jane Fernandes, sócia e VP de Operações da agência, o evento marcou a transição entre o que a Batux e o setor estão vivenciando no presente e os desafios e oportunidades que o futuro reserva. “Nosso mercado deve navegar, desde já, em um contexto de constantes mudanças, pensando nos próximos anos e nas transformações que estão por vir. Mais que um observador, devemos ser vetor do que está por vir.”
Falando sobre o futuro, Silvio Meira afirmou que a sociedade está passando por mudanças e, consequentemente, esse processo causa rupturas. “A evolução digital cria espaços de fluxos para sequências de trocas e interações de pessoas que estão em rede, atuando de forma interdependente e sem controle”, explicou. Dessa forma, as plataformas ganham cada vez mais força, construindo novos espaços de fluxo, em um ecossistema absolutamente conectado, suportando comunidades e aplicações. Nesses locais acontecem os relacionamentos, interações, significados e transações.
Na ocasião, André Alves, cofundador da Float, instituto de pesquisa estrutural e comportamental, abordou em sua palestra o tema “Viralismo e Impacto Digital”. Expondo sua experiência pessoal e profissional, Ariane Santos, fundadora e CEO da Badu Design Circular, fez apresentação sobre “Economia Circular e Sustentabilidade”. Por fim, Chris Michelassi, cofundador e sócio da Tempo2, consultoria de insights especializada em cultura, consumo e comportamento na América Latina, trouxe os resultados do estudo autoral e inédito “Encontros e Desencontros Intergeracionais”.
Painel com CMOs – No final do encontro, três grandes profissionais do mercado discutiram o futuro do marketing: Danielle Sardenberg, SR head de Marketing do Santander; Patrícia Pessoa, CMO da Whirlpool, e Rodrigo Visentini, VP de Marketing da Unilever. O painel contou também com a participação de Silvio Meira e mediação de Cris Pereira, ESG Advisor da Batux.
Danielle afirmou que as marcas precisam ouvir as conversas que acontecem na sociedade, indo além do que se passa ao seu redor. Ela explicou como é a minissérie desenvolvida em parceria com educadores do canal infantil Gloob, com foco em educação financeira para crianças entre 8 e 13 anos. “É preciso ter coragem para olhar a lugares diferentes e isso dá um medo danado”, admitiu, ao falar sobre as mudanças enfrentadas em sua área de atuação nos últimos tempos.
Segundo Visentini, da Unilever, a Hellmann’s decidiu entrar na luta contra o desperdício de alimentos, atitude tão comum nos lares brasileiros. Por meio de pesquisas, a segunda-feira apareceu como o dia em que os brasileiros mais jogam comida fora. A partir dessas constatações nasceu o projeto “Segunda-feira sem Desperdício”. “Esse desperdício acontece justamente em um País onde há tanta gente passando fome”, enfatizou.
Falando sobre a nova campanha da Brastemp, Patrícia Pessoa defendeu o resgate do afeto das pessoas pela marca e explicou como surgiu o novo posicionamento “Brastemp é outro mundo”. “A campanha retrata a conexão que as pessoas possuem com os eletrodomésticos, ponto de partida para o novo posicionamento da marca.”
Já Silvio Meira defendeu que o marketing das empresas precisa estar atento em proporcionar a melhor experiência aos clientes, pronto para solucionar problemas na hora em que o consumidor mais precisa e de maneira integral.
No fechamento do painel, Cris Pereira destacou a crescente preocupação das marcas em relação ao “greenwashing” e “greenhushing”. Os participantes concordaram que é vital começar, visto serem pautas essenciais para construir um futuro desejável e que as marcas devem se posicionar ativamente, contribuindo para moldar o caminho o qual todos estamos trilhando juntos. “O futuro é colaborativo”, complementou.
O painel não apenas refletiu as tendências do marketing do futuro, mas também pôde inspirar ações concretas em direção a um mundo mais sustentável e consciente.
Agências
Agência de live marketing encara tendências e desafios para 2026 com investimento em pessoas, processos e inovação

A Estalo, agência de marketing 360º, encerra 2025 consolidada como uma das principais referências em live marketing do país – principalmente quando o assunto são as festas de Carnaval e São João. Impulsionada por um ano de crescimento, projetos proprietários de alto impacto e ações que reforçaram sua proposta de criar experiências imersivas para grandes marcas e públicos diversos, a agência já colhe os resultados deste ano, que se consagraram com dois ouro e duas prata no AMPRO Awards e dois bronze no POPAI Brasil. De acordo com os sócios, esses prêmios são frutos do investimento em pessoas, processos e inovação já de olho nas tendências do mercado para os próximos anos.
“2026 será o nosso ano”. É o que prevê o head de planejamento da Estalo, Beto Marques, o Betão. “A agência tem um potencial de crescimento gigante por conta do que já construiu em 18 anos. Então, nós temos tudo o que é necessário para dar o próximo passo: projetos, briefings, pessoas qualificadas, parcerias com marcas renomadas… 2026 será o ano”.
“Contratamos o André Vianna, o Deco, para cuidar da área de produção, e o Fábio Pérez, que assumiu como head do Núcleo de Inovação. Esse hub é uma iniciativa para implementar inteligência artificial no dia-a-dia da Estalo para além das entregas”, explica a sócia-diretora, Maíra Holtz. A dupla chega para tornar a agência ainda mais competitiva de olho nas novas demandas do mercado.
Em meio ao crescimento e ao reconhecimento da Estalo, estão os desafios que, cada vez mais, as marcas propõem às agências. “O mercado já espera entregas criativas e de qualidade com agilidade e baixo custo. Em 2026, esses desejos só aumentarão”, aponta Deco. Por isso, é fundamental qualificar ainda mais os colaboradores e estruturar as operações.
Agências
Netza&Co lança Shift the Future

Em um momento de crescente protagonismo dos temas ligados à sustentabilidade e à responsabilidade corporativa, a Netza&CO — ecossistema de soluções de marketing com forte atuação em inovação, conexão de negócios e impacto social — lança oficialmente a Shift the Future, sua nova unidade de negócios voltada exclusivamente a estratégias e soluções em ESG.
A nova operação nasce para preencher uma importante lacuna no mercado de comunicação, gerando não apenas uma compreensão mais real e profunda das questões dos pilares ambientais, de sustentabilidade e governança, mas também soluções práticas de estratégia, criatividade, execução, geração de resultados de negócios e mensuração de impacto.
Liderada por dois dos principais profissionais de comunicação especializados em ESG no Brasil, a Shift the Future terá em seu comando Fabiana Schaeffer e Otavio Toledo. “Acreditamos que integrar o ESG em uma instituição é uma evolução contínua, não uma iniciativa pontual. Nossa singularidade reside na capacidade de traduzir a complexidade das questões sociais, ambientais e de governança em estratégias claras, impactantes e relevantes”, destaca Fabiana. “O diferencial da Shift está em conseguir fazer um diagnóstico aprofundado, desenhar uma estratégia alinhada aos valores das empresas e, principalmente, ser capaz de implementar todas as sugestões. A Shift chega com essa capacidade de atendimento de ponta a ponta”, completa Otavio.
A criação da Shift the Future dialoga com um mercado em plena ebulição: segundo dados da Bloomberg, os ativos sob gestão com critérios ESG devem ultrapassar US$ 50 trilhões até o final de 2025. Ao mesmo tempo, cresce a exigência por parte de consumidores, investidores e reguladores para que empresas adotem práticas transparentes e responsáveis.
A atuação da nova empresa será fortalecida por todo o ecossistema da Netza&CO, formado por outras seis empresas – o que permite oferecer uma experiência 360º aos clientes, com total integração entre áreas de marketing, conteúdo, dados, BI, cenografia, movimentos e métricas ESG. A proposta é aproveitar esse ambiente colaborativo para atender desde necessidades já existentes até criação de novas oportunidades de engajamento, com uma abordagem prática, estratégica e de alto impacto.








