Empresa
Audi e Kobra se aliam para revitalizar mural de Ayrton Senna na rua da Consolação

A Audi do Brasil e o artista urbano Eduardo Kobra se unem novamente, desta vez para revitalizar o mural “A Lenda do Brasil”, uma homenagem ao piloto brasileiro tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, responsável por trazer a marca Audi para o Brasil. A Audi patrocina esta primeira etapa do projeto “A Arte de Conservar”, de Kobra, que prevê a restauração de outras obras do muralista.
Criado originalmente em 2015, o mural possui 41 metros de altura e 17,5 metros de largura, pintados na lateral de um prédio localizado à rua da Consolação, 2.608, esquina com a Av. Paulista, em São Paulo, SP. As atividades de revitalização começaram em 23 de novembro e serão concluídas no início da próxima semana.
“Este é um dos primeiros movimentos de restauração, revitalização e preservação de murais, que já são verdadeiros patrimônios das cidades e, acredito, merecem receber os mesmos cuidados que os prédios, os monumentos públicos e qualquer obra de arte”, afirma Kobra, que acrescenta: “A velha ideia de que a arte de rua é descartável e efêmera deve ser mudada”.
Para Cláudio Rawicz, Diretor de Comunicação e Marketing da Audi do Brasil, “a inovação faz parte do DNA da nossa empresa, mas valorização da cultura e da história também são essenciais para qualquer sociedade. Por isso este projeto com o Kobra é tão importante. O mural do Ayrton Senna, um ídolo da nação brasileira, virou um cartão postal na cidade de São Paulo e traz lembranças positivas de uma pessoa que só trouxe alegrias para o nosso País”.
A arte mostra o piloto brasileiro de capacete e olhar expressivo e é uma das principais obras de Kobra, que tem Senna como uma de suas grandes referências. O artista já pintou 12 murais sobre o piloto, além de uma tela, sendo as duas últimas obras concluídas em setembro de 2019, em Imola, na Itália, e em março deste ano no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, SP.
De acordo com Kobra, “já há alguns anos eu estava incomodado ao ver meus trabalhos deteriorados. A vontade de realizar um trabalho nesse sentido cresceu ainda mais durante a pandemia, já que as pessoas começarão cada vez mais a passear em suas próprias cidades”. Ao longo dos anos o mural “A Lenda do Brasil” começou a apresentar sinais de deterioração causada pelo desgaste natural do tempo e, considerando que o mural virou um ícone na capital paulista, a Audi decidiu se aliar mais uma vez ao artista para a revitalização.
Pelo projeto “A Arte de Conservar”, as próximas obras a serem restauradas pelo artista são “Oscar Niemeyer”, também na região da Av. Paulista, em São Paulo, e “Etnias – Todos Somos Um”, no Boulevard Olímpico, Rio de Janeiro, RJ.
2020: um ano com diversos marcos
Este ano foi recheado de marcos importantes. Para começar, Ayrton Senna, responsável por trazer a marca Audi para o Brasil, celebraria 60 anos de vida. Outro marco foi celebrado em abril deste ano, quando a Audi encerrou o ciclo de celebração dos 25 anos de história da marca no País e disponibilizou o livro Audi do Brasil: passado, presente, futuro em seu site para download.
Em âmbito mundial, a empresa também celebrou os 40 anos da tração quattro, uma marca registrada da empresa que se tornou lenda nas competições de rally. Mais recentemente, em outubro, a Audi lançou campanha global com um novo posicionamento de marca da Audi, sob o slogan “Future is an attitude”, que deixa claro que a Audi tem um olhar diferenciado sobre as transformações da sociedade e as tendências que todos nós vivemos.
Para o futuro a Audi pretende atingir outro marco importante: ser 100% neutra em carbono até 2050. Para isso, a empresa deu início a uma ofensiva de sustentabilidade que passa pela introdução de 30 modelos eletrificados em todo o mundo até 2025. Aqui no Brasil os primeiros veículos 100% elétricos da marca já foram lançados: o Audi e-tron e o Audi e-tron Sportback.
Empresa
Nova campanha da Neoenergia celebra o poder feminino no esporte

As atletas do Time Neoenergia protagonizam a nova campanha publicitária da marca “Mais pelo esporte feminino”, que já está sendo veiculada em plataformas digitais e na TV aberta. No filme de lançamento, as campeãs Bia Souza (judô), Ana Marcela (águas abertas), Antonia Silva (futebol), e Rayane Soares (atletismo paralímpico) e demais atletas embaixadoras, reforçam o compromisso da Neoenergia de estimular a sociedade a valorizar a presença da mulher dentro e fora do esporte. Assista aqui.
Com imagens gravadas no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, o filme também reforça a parceria da Neoenergia com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), especialmente em questões associadas à igualdade de oportunidades, um pilar que faz parte dos compromissos das duas organizações. O lançamento da campanha acontece durante o II Fórum Mulher no Esporte, evento promovido pelo COB para debater os desafios e avanços da participação feminina no esporte.
A nova peça conta ainda com a participação de Bruna Kajiya (Kitesurfe), Celine Bispo (Natação), Mirelle Leite (Atletismo) e Tota Magalhães (Ciclismo). Outro objetivo da campanha é estimular o apoio ao público e às empresas no momento pós-olímpico. “Mais pelo esporte feminino” está conectado à campanha “Mais por você” lançada recentemente pela Neoenergia.
“O esporte feminino é um caminho para estimular a valorização da mulher na sociedade brasileira. Ao destacar as conquistas das atletas do Time Neoenergia, estabelecemos uma conexão entre a marca e o público para fortalecer a necessidade dessa transformação. A ação também reforça os atributos da campanha “Mais por você”, que reafirma o compromisso da marca em oferecer as melhores experiências de consumo aos nossos clientes” , afirma Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia .
Além do filme, a Neoenergia vai exibir outros conteúdos, making of e entrevistas com os atletas. Os vídeos utilizam recursos de inteligência artificial como auxílio à produção, um modelo inovador para empresas do setor elétrico. A companhia também programou outras ações de mídia para a campanha “Mais pelo esporte feminino”, até o fim do ano.
Empresa
Quase metade das indústrias investem menos de 5% do faturamento em marketing, aponta estudo

A Abraind acaba de lançar o primeiro Panorama de Marketing e Vendas da Indústria, que tem como objetivo ajudar a promover mudanças no ecossistema industrial. O estudo é fruto de uma parceria com grandes players do setor como Ploomes, PipeRun e Econodata.
O levantamento oferece dados exclusivos sobre o comportamento dos negócios do setor. Com essas informações, as indústrias poderão ajustar suas estratégias, planejar com mais assertividade e antecipar tendências e mudanças do mercado. Karine Sabino, CEO da Abraind, destaca a relevância do estudo para a tomada de decisões estratégicas em 2025: “Atualmente, não há nenhum estudo específico para indústrias que forneça esses dados essenciais, e queremos oferecer essa ferramenta poderosa para os gestores”, afirma.
O estudo revela que quase metade das empresas entrevistadas investem menos de 5% de seu faturamento em iniciativas de marketing. Enquanto isso, outras, mais ousadas, chegam a investir mais de 10% e observam resultados mais expressivos. Já empresas que investem mais de 1% em marketing, por exemplo, têm uma conversão de propostas em vendas acima de 50%.
Contudo, foi possível perceber que ainda há uma desconexão entre as equipes de marketing e vendas, o que prejudica a eficácia do processo. Isso reforça a necessidade de uma integração mais eficiente para garantir que os leads gerados sejam qualificados e alinhados às necessidades da equipe de vendas – principalmente, tendo em vista que as indústrias que investem em marketing digital, conseguem atingir suas metas e superar em mais de 70% dos respondentes, destacando o impacto positivo das estratégias digitais no setor.
“O levantamento traz uma visão abrangente sobre como a indústria está distribuindo seus investimentos em marketing, os canais mais eficazes para geração de leads e as taxas de conversão de vendas. Ele também aborda os principais obstáculos enfrentados na captação de clientes e na inovação de processos”, destaca Karine.
You must be logged in to post a comment Login