Conecte-se com a LIVE MARKETING

Agências

Atenas assina mega operação de Heineken no Rock in Rio 2022

Publicado

em

A Atenas, comandada pelas sócias Denise Garrido e Quércia Andrade, criou e operacionalizou o projeto para ativar e promover a Heineken, patrocinadora oficial do Rock in Rio 2022, no maior festival de música do mundo. A agência é responsável pela conta da plataforma de música e sustentabilidade da marca.

O projeto foi criado baseado na plataforma Green your City, também assinada pela Atenas, com uma série de iniciativas com o viés sustentável para a vida noturna, cena cultural e ressignificação dos espaços urbanos. Por meio de experiências autênticas, inspiradoras e integradas entre si, a marca sugere uma reflexão sobre sustentabilidade e impacto ambiental.

Por isso, a Heineken implementou, dentro da Cidade do Rock, o Green Rock Park by Heineken: microfloresta urbana de cerca de 900m² formada por espécies nativas da Mata Atlântica. A iniciativa faz parte da meta de implantar microflorestas urbanas em 19 capitais brasileiras até 2030, sendo o Rio de Janeiro a primeira cidade a receber a área verde. As árvores que compõem a microfloresta fazem parte do bioma nativo da região, a Mata Atlântica. Entre as dezenas de espécies, estão o jequitibá-rosa, a maior árvore do bioma, o araçá-amarelo e a grumixama, espécies frutíferas, e o guatambu, árvore de madeira de alta qualidade. A restauração ecológica utilizou a técnica de Floresta de Bolso, desenvolvida pelo botânico e paisagista Ricardo Cardim, que esteve à frente do projeto.

“A Atenas cria marcas através de experiências e aqui convidamos o público a vivenciarem e mudarem suas atitudes, de forma mais sustentável e consciente”, explica Denise Garrido, CEO da agência.

Para o público ter uma experiência única de imersão com a natureza dentro do Parque Olímpíco, onde acontece o Rock in Rio 2022, a agência criou o Rock District, uma forma de unir música e sustentabilidade em uma de suas principais ativações na 9ª edição do festival. Durante os seis dias de evento, o público teve a oportunidade de compor músicas a partir da interação com diversas espécies de plantas da Mata Atlântica dentro de um domo ocupado por plantas. A experiência, desenvolvida em colaboração com a rapper indígena Brisa Flow e o hub de tecnologia The Force, foi realizado de uma forma em que os visitantes puderam interagir com o ambiente e ouvir, pelos sons da natureza, o que as plantas tinham a dizer: uma imersão multissensorial para levar uma reflexão sobre como estamos cuidando da natureza e a importância de um futuro mais verde.

Uma miniusina sustentável possibilitou que parte das ativações da cervejaria no evento fossem movidas à energia verde. A estrutura consistia em 28 placas fotovoltaicas que ocupam o espaço de 70m². Juntas, elas formam a usina para captar energia limpa e que conectada a geradores, abasteceram as ativações da marca. Este, também, foi mais um legado, além da microfloresta, da Heineken para o Rio de Janeiro.

Um bar proprietário, instalado ao lado do Palco New Dance Order (NDO), dedicado à música de pista, foi criado com um design inspirado no estilo solar punk, tendência arquitetônica da era modernista. No espaço, plantas e leds se uniam em uma ambientação futurista que destacava o já conhecido verde da Heineken® e ajudava a transmitir as mensagens de sustentabilidade que compuseram esse e demais espaços da marca no festival.

“O insight que tivemos para criar o bar próximo ao NDO foi transformá-lo em um bar do futuro, em uma cidade do futuro, que imaginamos ser mais sustentável e que está 100 anos à frente do primeiro Rock in Rio, realizado em 1985. Entendendo esse “look and feel”, trouxemos esse olhar futurista, que mistura o urbano, com a tecnologia e a sustentabilidade através das plantas: a personificação do solar punk”, explica Rafael Najm, Diretor de Atendimento da Atenas.

Um espaço exclusivo foi desenvolvido para apresentar o melhor do universo das cervejas artesanais Eisenbahn Unfiltred, Blue Moon, Lagunitas e Baden Baden, do Grupo Heineken®. Dentro do Craft House, ativações proporcionaram para o público presente uma verdadeira experiência sobre o estilo de vida artesanal e do conceito “craft”. A Eisenbahn convidou os consumidores do espaço a conhecerem mais sobre o estilo de vida artesanal e a participar de oficinas craft , podendo levar para casa uma recordação deste momento. Em um palco exclusivo, a banda independente Bucket Drums realizou apresentações ao longo do evento, trazendo releituras de hits de uma forma diferenciada no espaço da Lagunitas, IPA da Califórnia que apoia a cena musical independente desde o seu nascimento. Para o Craft House, a Blue Moon fez um paredão cheio de lambe-lambe para refletir o seu mood artístico e levar um pouco do conceito “Artfully Crafted” ao ambiente do Rock in Rio. A Baden Baden, pioneira na produção de cervejas artesanais de qualidade, tinha um espaço onde as pessoas eram convidadas a dar aquela relaxada para apreciar toda a experiência e tradição que esta cerveja pode proporcionar. Além de um lugar de descanso, as pessoas podiam carregar seus celulares enquanto aproveitam o ambiente aconchegante.

“Criar experiências disruptivas, criativas e inovadoras é o nosso propósito. Acreditamos que são elas que geram conexões verdadeiras com o indivíduo e geram lembranças eternas. É isso que proporcionamos aos consumidores, através das ideias que criamos para nossos clientes e amamos ver cada uma delas virar realidade”, explica Quércia Andrade, vice-presidente da Atenas.

Continue lendo

Agências

Leapmotor realiza intervenção aérea, em parceria com a Fibra.ag, para marcar sua chegada ao Brasil

Publicado

em

Uma tela de LED de 15×5 metros, içada por um drone de alta capacidade, sobrevoou o Modelódromo e o Obelisco do Parque do Ibirapuera, e transformou o céu de São Paulo em uma tela viva de arte, luz e movimento. Batizada de “O Salto para a Nova Era”, a performance aérea marcou a chegada da Leapmotor, marca parceira do grupo Stellantis, ao mercado brasileiro com uma intervenção urbana inédita na América do Sul, patrocinada pela própria montadora e concebida pela Fibra.ag.  O Brasil foi o segundo país do mundo, fora a China, a operar esse equipamento.

No espetáculo, atletas, ginastas e bailarinos protagonizaram uma coreografia suspensa que misturava corpo, tecnologia e poesia visual. O filme projetado na tela voadora trazia artistas como Raul Florêncio, brasileiro com trajetória no Cirque du Soleil, e o campeão mundial de Le Parkour Ricardo Farias, ao lado de jovens ginastas promissores da ginástica olímpica nacional.

“A Leapmotor chega ao país patrocinando uma intervenção que traduz exatamente o espírito da marca: um salto corajoso rumo a uma nova era. Realizar essa ação inédita nos céus de São Paulo é um marco para nós e para o público brasileiro”, afirma Alessandra Souza, vice-presidente de marketing & comunicação de marca para a América do Sul.

No filme, os artistas exploraram acrobacias e gestos que dialogam com o conceito de salto, metáfora central da narrativa e essência do nome Leapmotor (leap significa salto, em inglês). O Le Parkour, com sua estética de liberdade e superação, ganhou papel simbólico e artístico, refletindo os valores de fluidez e inovação que marcam a identidade da marca.

Com direção artística de Rodrigo Pitta, diretor de Criação da Fibra.ag, o filme foi pensado para existir literalmente em suspensão. “Criamos um filme que só poderia acontecer no ar. A tela voadora nos permitiu trabalhar com amplitude e futuro, e o elenco traz emoção e potência à narrativa. É dar um salto com arte e transformar o céu em estrada para a chegada da Leapmotor”, afirma.

A Fibra.ag foi responsável pela idealização de todo o projeto e conduziu a criação, a produção executiva internacional (Brasil/China), a engenharia da operação aérea e a produção do filme.

“Nosso propósito foi transformar tecnologia em poesia visual. Ver a tela de 15×5 metros voando com essa narrativa forte é algo realmente único. Essa ação patrocinada pela Leapmotor marca um novo momento para as experiências urbanas”, completa Andrea Pitta, CEO da agência.

O Parque do Ibirapuera, escolhido como cenário, reforçou o diálogo entre natureza, urbanidade e inovação, transformando a paisagem verde em um espaço de contemplação digital. A trilha sonora e a direção de movimento criam uma experiência sensorial que une som, luz e performance em um mesmo plano poético.

“Nossa proposta foi usar a tecnologia como forma de expressão artística e emocional. Queríamos a cidade vivenciando uma experiência futurista, unindo arte, dados e movimento. Tornamos a concepção idealizada em realidade, conectando o público à mensagem da marca de forma viva e surpreendente”, diz Andrea.

Para Alessandra, a intervenção aérea traduz o propósito da Stellantis de unir inovação e emoção em experiências que conectam marca e público. “Queríamos que a chegada da Leapmotor fosse sentida de um jeito diferente. Como uma experiência viva, que unisse inovação e expressão artística. Esse é o primeiro de muitos passos que daremos para transformar a mobilidade em algo mais inspirador e humano”, conclui.

A intervenção “O Salto para a Nova Era” inaugura uma série de ativações previstas para São Paulo e outras capitais brasileiras, consolidando a chegada da Leapmotor ao país como um salto em tecnologia, criatividade e visão futurista, reafirmando o compromisso da Stellantis com a inovação e o futuro da mobilidade elétrica.

Continue lendo

Agências

Lean Agency inova e lança campanha para o Baú do Milhão, modernizando a comunicação do mercado de filantropia premiável

Publicado

em

A Lean Agency, agência full-service de comunicação, anuncia o lançamento da marca e da campanha de estreia do Baú do Milhão, uma nova empresa de filantropia premiável que chega para distribuir mais de R$1 milhão em prêmios, por mês, e apoiar crianças e adolescentes com câncer.

A marca faz parte do Grupo Federal Energia, que possui 25 anos de história e excelência em logística e abastecimento, e oferece prêmios semanais de mais de R$300 mil e valores instantâneos diários de até R$60 mil, além de um game chamado “Baú Premiado”, que distribui valores extras aos que adquirem os combos promocionais. A instituição beneficiada com parte da arrecadação é a Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), que garante tratamento gratuito a crianças e adolescentes e apoio às suas famílias.

O desafio da Lean Agency foi ressignificar a comunicação de um mercado que tradicionalmente investe nos mesmos formatos, utilizando a expertise da agência para entregar uma campanha arrojada, criativa, de grande impacto e alcance, afastando-se do padrão comumente trabalhado pelo segmento.

O projeto idealizado e desenvolvido pela Lean Agency adotou uma abordagem que conecta a sorte ao potencial de transformar vidas, partindo de um gesto extremamente simples e verdadeiro: sorrir. Afinal, a marca foi criada com a feliz missão de impactar milhões de pessoas por meio de prêmios atrativos e de um compromisso genuíno com a causa social escolhida.

O filme de lançamento do Baú do Milhão, que celebra as pequenas e grandes sortes do dia a dia, como encontrar dinheiro esquecido no bolso ou conseguir um assento vago no ônibus, teve inserções estratégicas na TV aberta, incluindo espaços de alto share na TV Globo, como no intervalo do Domingão com Huck e do Fantástico no último domingo (23). Além da televisão, a campanha marcou presença em grandes peças de comunicação Out Of Home (OOH), garantindo alta visibilidade e reforçando a marca no cenário urbano.

As ações exploraram uma linguagem moderna e cativante, rompendo com o padrão visual e narrativo tradicional do mercado de títulos de capitalização. O conceito enfatiza que “fazer o bem dá retorno” , já que ao participar, “você concorre e ainda faz o bem”. O lançamento está alinhado com o movimento da agência de construir uma narrativa conjunta, embasada por dados e fomentada por canais de distribuição mais eficazes.

Para a Lean Agency, “o projeto Baú do Milhão demonstra a possibilidade de conectar o público com uma forma moderna de filantropia. Traz o benefício do prêmio mediante a sorte, ao mesmo tempo em que ajuda uma causa social importante, a causa do câncer”, comenta Anselmo Albuquerque, CEO da Lean Agency.

Continue lendo