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Atenas assina mega operação de Heineken no Rock in Rio 2022

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A Atenas, comandada pelas sócias Denise Garrido e Quércia Andrade, criou e operacionalizou o projeto para ativar e promover a Heineken, patrocinadora oficial do Rock in Rio 2022, no maior festival de música do mundo. A agência é responsável pela conta da plataforma de música e sustentabilidade da marca.

O projeto foi criado baseado na plataforma Green your City, também assinada pela Atenas, com uma série de iniciativas com o viés sustentável para a vida noturna, cena cultural e ressignificação dos espaços urbanos. Por meio de experiências autênticas, inspiradoras e integradas entre si, a marca sugere uma reflexão sobre sustentabilidade e impacto ambiental.

Por isso, a Heineken implementou, dentro da Cidade do Rock, o Green Rock Park by Heineken: microfloresta urbana de cerca de 900m² formada por espécies nativas da Mata Atlântica. A iniciativa faz parte da meta de implantar microflorestas urbanas em 19 capitais brasileiras até 2030, sendo o Rio de Janeiro a primeira cidade a receber a área verde. As árvores que compõem a microfloresta fazem parte do bioma nativo da região, a Mata Atlântica. Entre as dezenas de espécies, estão o jequitibá-rosa, a maior árvore do bioma, o araçá-amarelo e a grumixama, espécies frutíferas, e o guatambu, árvore de madeira de alta qualidade. A restauração ecológica utilizou a técnica de Floresta de Bolso, desenvolvida pelo botânico e paisagista Ricardo Cardim, que esteve à frente do projeto.

“A Atenas cria marcas através de experiências e aqui convidamos o público a vivenciarem e mudarem suas atitudes, de forma mais sustentável e consciente”, explica Denise Garrido, CEO da agência.

Para o público ter uma experiência única de imersão com a natureza dentro do Parque Olímpíco, onde acontece o Rock in Rio 2022, a agência criou o Rock District, uma forma de unir música e sustentabilidade em uma de suas principais ativações na 9ª edição do festival. Durante os seis dias de evento, o público teve a oportunidade de compor músicas a partir da interação com diversas espécies de plantas da Mata Atlântica dentro de um domo ocupado por plantas. A experiência, desenvolvida em colaboração com a rapper indígena Brisa Flow e o hub de tecnologia The Force, foi realizado de uma forma em que os visitantes puderam interagir com o ambiente e ouvir, pelos sons da natureza, o que as plantas tinham a dizer: uma imersão multissensorial para levar uma reflexão sobre como estamos cuidando da natureza e a importância de um futuro mais verde.

Uma miniusina sustentável possibilitou que parte das ativações da cervejaria no evento fossem movidas à energia verde. A estrutura consistia em 28 placas fotovoltaicas que ocupam o espaço de 70m². Juntas, elas formam a usina para captar energia limpa e que conectada a geradores, abasteceram as ativações da marca. Este, também, foi mais um legado, além da microfloresta, da Heineken para o Rio de Janeiro.

Um bar proprietário, instalado ao lado do Palco New Dance Order (NDO), dedicado à música de pista, foi criado com um design inspirado no estilo solar punk, tendência arquitetônica da era modernista. No espaço, plantas e leds se uniam em uma ambientação futurista que destacava o já conhecido verde da Heineken® e ajudava a transmitir as mensagens de sustentabilidade que compuseram esse e demais espaços da marca no festival.

“O insight que tivemos para criar o bar próximo ao NDO foi transformá-lo em um bar do futuro, em uma cidade do futuro, que imaginamos ser mais sustentável e que está 100 anos à frente do primeiro Rock in Rio, realizado em 1985. Entendendo esse “look and feel”, trouxemos esse olhar futurista, que mistura o urbano, com a tecnologia e a sustentabilidade através das plantas: a personificação do solar punk”, explica Rafael Najm, Diretor de Atendimento da Atenas.

Um espaço exclusivo foi desenvolvido para apresentar o melhor do universo das cervejas artesanais Eisenbahn Unfiltred, Blue Moon, Lagunitas e Baden Baden, do Grupo Heineken®. Dentro do Craft House, ativações proporcionaram para o público presente uma verdadeira experiência sobre o estilo de vida artesanal e do conceito “craft”. A Eisenbahn convidou os consumidores do espaço a conhecerem mais sobre o estilo de vida artesanal e a participar de oficinas craft , podendo levar para casa uma recordação deste momento. Em um palco exclusivo, a banda independente Bucket Drums realizou apresentações ao longo do evento, trazendo releituras de hits de uma forma diferenciada no espaço da Lagunitas, IPA da Califórnia que apoia a cena musical independente desde o seu nascimento. Para o Craft House, a Blue Moon fez um paredão cheio de lambe-lambe para refletir o seu mood artístico e levar um pouco do conceito “Artfully Crafted” ao ambiente do Rock in Rio. A Baden Baden, pioneira na produção de cervejas artesanais de qualidade, tinha um espaço onde as pessoas eram convidadas a dar aquela relaxada para apreciar toda a experiência e tradição que esta cerveja pode proporcionar. Além de um lugar de descanso, as pessoas podiam carregar seus celulares enquanto aproveitam o ambiente aconchegante.

“Criar experiências disruptivas, criativas e inovadoras é o nosso propósito. Acreditamos que são elas que geram conexões verdadeiras com o indivíduo e geram lembranças eternas. É isso que proporcionamos aos consumidores, através das ideias que criamos para nossos clientes e amamos ver cada uma delas virar realidade”, explica Quércia Andrade, vice-presidente da Atenas.

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Agência de live marketing encara tendências e desafios para 2026 com investimento em pessoas, processos e inovação

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A Estalo, agência de marketing 360º, encerra 2025 consolidada como uma das principais referências em live marketing do país – principalmente quando o assunto são as festas de Carnaval e São João. Impulsionada por um ano de crescimento, projetos proprietários de alto impacto e ações que reforçaram sua proposta de criar experiências imersivas para grandes marcas e públicos diversos, a agência já colhe os resultados deste ano, que se consagraram com dois ouro e duas prata no AMPRO Awards e dois bronze no POPAI Brasil. De acordo com os sócios, esses prêmios são frutos do investimento em pessoas, processos e inovação já de olho nas tendências do mercado para os próximos anos.

“2026 será o nosso ano”. É o que prevê o head de planejamento da Estalo, Beto Marques, o Betão. “A agência tem um potencial de crescimento gigante por conta do que já construiu em 18 anos. Então, nós temos tudo o que é necessário para dar o próximo passo: projetos, briefings, pessoas qualificadas, parcerias com marcas renomadas… 2026 será o ano”.

“Contratamos o André Vianna, o Deco, para cuidar da área de produção, e o Fábio Pérez, que assumiu como head do Núcleo de Inovação. Esse hub é uma iniciativa para implementar inteligência artificial no dia-a-dia da Estalo para além das entregas”, explica a sócia-diretora, Maíra Holtz. A dupla chega para tornar a agência ainda mais competitiva de olho nas novas demandas do mercado.

Em meio ao crescimento e ao reconhecimento da Estalo, estão os desafios que, cada vez mais, as marcas propõem às agências. “O mercado já espera entregas criativas e de qualidade com agilidade e baixo custo. Em 2026, esses desejos só aumentarão”, aponta Deco. Por isso, é fundamental qualificar ainda mais os colaboradores e estruturar as operações.

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Netza&Co lança Shift the Future

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Em um momento de crescente protagonismo dos temas ligados à sustentabilidade e à responsabilidade corporativa, a Netza&CO — ecossistema de soluções de marketing com forte atuação em inovação, conexão de negócios e impacto social — lança oficialmente a Shift the Future, sua nova unidade de negócios voltada exclusivamente a estratégias e soluções em ESG.

A nova operação nasce para preencher uma importante lacuna no mercado de comunicação, gerando não apenas uma compreensão mais real e profunda das questões dos pilares ambientais, de sustentabilidade e governança, mas também soluções práticas de estratégia, criatividade, execução, geração de resultados de negócios e mensuração de impacto.

Liderada por dois dos principais profissionais de comunicação especializados em ESG no Brasil, a Shift the Future terá em seu comando Fabiana Schaeffer e Otavio Toledo. “Acreditamos que integrar o ESG em uma instituição é uma evolução contínua, não uma iniciativa pontual. Nossa singularidade reside na capacidade de traduzir a complexidade das questões sociais, ambientais e de governança em estratégias claras, impactantes e relevantes”, destaca Fabiana. “O diferencial da Shift está em conseguir fazer um diagnóstico aprofundado, desenhar uma estratégia alinhada aos valores das empresas e, principalmente, ser capaz de implementar todas as sugestões. A Shift chega com essa capacidade de atendimento de ponta a ponta”, completa Otavio.

A criação da Shift the Future dialoga com um mercado em plena ebulição: segundo dados da Bloomberg, os ativos sob gestão com critérios ESG devem ultrapassar US$ 50 trilhões até o final de 2025. Ao mesmo tempo, cresce a exigência por parte de consumidores, investidores e reguladores para que empresas adotem práticas transparentes e responsáveis.

A atuação da nova empresa será fortalecida por todo o ecossistema da Netza&CO, formado por outras seis empresas – o que permite oferecer uma experiência 360º aos clientes, com total integração entre áreas de marketing, conteúdo, dados, BI, cenografia, movimentos e métricas ESG. A proposta é aproveitar esse ambiente colaborativo para atender desde necessidades já existentes até criação de novas oportunidades de engajamento, com uma abordagem prática, estratégica e de alto impacto.

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