Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Aprendizados da pandemia: o que a Coca-Cola, como multinacional, enfrentou?

Publicado

em

A pandemia da Covid-19, que chegou no Brasil no início de 2020 e perdura até os dias atuais, trouxe muitos pontos de reflexão e aprendizados para as marcas e empresas: adaptabilidade, capacidade de gerenciar incertezas e endereçar rapidamente as mudanças de hábito dos consumidores.

Em uma conversa sobre os desafios encontrados durante a crise em que estamos vivenciando, Adriana Knackfuss, executiva sênior de Marketing Global da Coca-Cola, compartilhou sua visão com Bob Wollheim, Chief Strategy Officer (CSO) da CI&T, multinacional brasileira especialista digital para grandes marcas globais.

“Nós teremos que navegar sobre as incertezas do presente, com uma capacidade ambidestra de ler o futuro”, disse Adriana. “A adaptabilidade deve ser a força motriz das mudanças em um cenário pós-covid-19. A habilidade de ser ambidestro. Pensando neste ano, nós teremos que sempre planejar o futuro com base em premissas que nós não sabemos onde estão. Ao mesmo tempo as companhias tentarão acelerar seus resultados”, destacou.

Para a executiva, tanto as empresas como os indivíduos postergaram ao máximo uma série de conceitos que sabíamos que eram importantes, como trabalhar de casa ou a necessidade de promover reuniões com mais flexibilidades para os times das empresas. “O que essa crise nos mostrou foi que não precisamos ficar presos a isso. Você pode ter o trabalho feito de casa, remotamente. Esse certamente foi o principal aprendizado para todos nós”, afirmou.

Ainda segundo Adriana, é preciso colocar em prática a questão de ser ágil e estar apto a aprender rapidamente, tendo um novo contexto em mente. Além disso, mencionou os quatro novos “P” em marketing, que serão levados em consideração pelas empresas para se aproximar dos consumidores: “É sobre pulso – sentindo o pulso dos consumidores -, propósito, pivotando para a performance, e passo – sendo ágil. E eu acho que isso é perfeito, porque não é mais suficiente pensar nos tradicionais quatro ‘P’s”, disse ela referindo-se aos pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Com relação a Coca-Cola, Adriana foi questionada sobre os principais desafios encontrados para atender as demandas dos consumidores em um momento de isolamento social: “Para nós, o consumo a partir de casa tem sido uma realidade com certeza. Em um cenário em que 50% dos nossos produtos eram consumidos fora de casa, nós tivemos de adaptar com muita rapidez para garantir que os consumidores estavam sendo atendidos a partir de suas casas”, disse. “Uma coisa que nós observamos, enquanto os consumidores estavam mais em casa, foi uma mudança no hábito de consumo. Por exemplo, o happy hour de sexta à noite, ou os encontros no bar, não pararam de acontecer. O que aconteceu foi que as pessoas começaram a fazer isso virtualmente, de suas casas”.

O pacote de produtos adequado e o canal certo para endereçar o consumidor que está em casa demandou uma série de adaptações para marca. A gestão e liderança à distância, incluindo conexão interpessoal, aprofundamento das relações humanas e estreitamento da confiança mútua foram aspectos trazidos pela executiva de Marketing Global da Coca-Cola:

“Estamos tendo que aprender a fazer tudo isso, e os gestores não tinham que se ater a isso antes. É parte da adaptabilidade”, ressalta Adriana. “Mas eu penso que a beleza disso tudo é que no fim do dia não há como trabalhar remotamente se não houver confiança. Eu preciso confiar que todo mundo está dando o seu melhor, mesmo eu não vendo ninguém. É preciso desaprender coisas que já não cabem nesse novo mundo, e começar com uma página em branco”.

O bate-papo de Adriana Knackfuss e Bob Wollheim pode ser conferido na íntegra (em inglês) de podcasts da CI&T nas plataformas SpotifyGoogle Podcasts e Apple Podcasts.

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Live marketing no Natal 2025 gera até 50% de aumento nas buscas online pelas marcas que adotam a estratégia

Publicado

em

Os elementos visuais típicos de diversas campanhas publicitárias de Natal, luzes, família reunida, a mesa da ceia, já se revelam saturados e muitos já não são capazes de diferenciar as marcas. Nesse contexto, players que investem em experiências sensoriais conseguem impactos mensuráveis superiores em performance digital. É o que revela pesquisa inédita da Macfor, que analisou o comportamento de busca online dos consumidores brasileiros durante a temporada de Natal de 2025 em relação a ativações de live marketing da Coca-Cola, Nestlé, Panco, Petrobrás e Bradesco.

A pesquisa mapeou ativações das marcas a seguir. A Coca-Cola patrocinou a árvore de Natal do Parque Villa-Lobos em São Paulo, SP, com carrossel de 26 metros, além de manter as Caravanas que percorreram 93 municípios em todo o Brasil com expectativa de impactar 63 milhões de pessoas. No mesmo parque, na capital paulista, a Panco patrocinou a Vila Natalina para criar um ambiente de imersão no universo da marca com cenários interativos e experimentação de produtos.

A Petrobras retomou, após 5 anos, a tradicional árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, com estrutura de 60 metros abastecida com combustível renovável e programação cultural com a Orquestra Petrobras Sinfônica. A Nestlé, por meio da marca Leite Moça, inaugurou a Casa de Natal Dona do Doce na Oscar Freire, em São Paulo, e oferece oficinas gratuitas de culinária ao longo de dezembro. O Bradesco celebrou seu 17º ano consecutivo como patrocinador do Natal Luz de Gramado, iluminando a Praça Major Nicoletti na 40ª edição do evento, consolidando a longa parceria.

Os resultados revelam impacto direto e mensurável das ativações físicas no interesse online dos consumidores. A Petrobras liderou com crescimento de 50% nas buscas após retomar a árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. A Nestlé registrou alta de 13,6% nas buscas por Leite Moça com a Casa de Natal Dona do Doce em São Paulo. A Panco obteve aumento de 11,86% nas pesquisas realizadas na capital paulista através da Vila Natalina, enquanto o Bradesco alcançou crescimento de 9% no volume de buscas em Gramado (RS) com sua presença no Natal Luz. A Coca-Cola teve aumento geral de 8,8%, com destaque para o crescimento de 28% nas buscas por “Caravana Coca-Cola”, índice que não se repetiu em regiões onde a caravana não passou, evidenciando a correlação direta entre presença física e demanda digital.

Para Fabrício Macias, co-fundador e vice-presidente de marketing da Macfor, essas ativações consolidam o live marketing como eixo estratégico de comunicação. “Especialmente em um cenário onde a atenção digital se torna cada vez mais cara e disputada, têm maior destaque as marcas que entendem como a experiência sensorial tem poder sobre a jornada de compra”, declara.

A pesquisa analisou dados de volume de buscas no Google pelas marcas citadas entre 15 de novembro e 11 de dezembro de 2025, comparando com 2024.

Continue lendo

Empresa

Estrella Galicia é destaque na Fanzone Stock Car Mr.Moo com ativações, linha premium e experiência VIP

Publicado

em

A Estrella Galicia, cervejaria espanhola independente e de gestão 100% familiar, esteve presente na Fanzone Stock Car Mr.Moo que aconteceu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com uma operação robusta de ativação, a marca reforçou sua conexão com o universo do automobilismo e com experiências ligadas à alta performance, lifestyle e entretenimento.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a dois paredões de cerveja de barril, sendo um instalado no setor do público geral e outro na área VIP, garantindo acesso ao portfólio da cervejaria em diferentes áreas da Fanfest. No espaço VIP, o destaque ficou por conta do Carrinho 1906, na qual os presentes puderam degustar a linha premium 1906 La Milnueve, ampliando a experimentação de rótulos de maior complexidade e qualidade.

A presença da Estrella Galicia também se estendeu ao lounge do evento, que recebeu ambientação com ombrelones e barris-bistrôs personalizados, criando um espaço de convivência aconchegante. O público recebeu ainda copos exclusivos, bonés e chaveiros-abridores, itens que fortalecem a conexão e memória afetiva dos momentos vividos. Nos bares da Fanzone, o consumo era de Estrella Galicia Lager, reforçando a presença da marca em todos os pontos de contato com os consumidores.

“Este evento conecta três territórios, motosports, gastronomia e música, que conversam diretamente com os valores da Estrella Galicia: performance, autenticidade e paixão por experiências reais. Estar presente na Fanzone com uma operação completa, que vai do público geral ao VIP, reforça nossa estratégia de criar conexões genuínas por meio do esporte, do entretenimento e de um produto de alta qualidade que deixa marcas em quem consome”, destaca Renata Cecco, diretora de marketing da Estrella Galicia.

 

Continue lendo