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Análise GfK: o que esperar da Black Friday 2023

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A Black Friday é o evento que mais movimenta o varejo brasileiro durante ano. Mais consciente dos seus gastos, o consumidor busca a melhor opção para o melhor momento para compra e a antecipação das ofertas já é uma realidade no varejo nacional.

Em 2022, as vendas do varejo no quarto trimestre representaram 29% do total do ano, sendo que o mês de novembro representou 47% deste total. Ricardo Moura, diretor de Market Intelligence da GfK, explica que para este ano, o consumidor já está se preparando para o período de promoção: “60% da população ainda está cautelosa com os gastos e está muito mais inclinada a consumir itens básicos. Veremos uma busca de consumo mais indulgente – bebidas, perfumaria e cosméticos. Itens que ele pode agregar à sua cesta”.

Segundo levantamento da GfK, os principais motivos para compras durante a Black Friday são:

– 49% substituir um produto quebrado

– 18% upgrade de um produto que já utiliza

– 15% primeira compra de um item novo

– 14% produto adicional

– 4% reposição de um item por perda ou roubo

A jornada de compra desse consumidor vai além da sexta-feira da Black Friday. 24% dizem que levam alguns dias até efetuar a compra, enquanto 21% dizem se programar por oito ou mais semanas. “Não podemos ter mais uma Black Friday de um dia ou uma semana. Este ano, veremos uma Black November, com promoções que se estendem durante todo o mês de novembro”, declara Moura.

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Bálsamo Bengué reposiciona marca após pesquisa com consumidores

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A EMS, laboratório farmacêutico, anuncia mudanças no posicionamento da marca Bálsamo Bengué. O medicamento de uso tópico com ação analgésica passou por uma ressignificação em sua categoria e ganhou novo enfoque por meio de aprendizados provenientes de uma pesquisa com consumidor: a ampliação de uso pelo público em geral que sofre com diversos tipos de dores causadas pelas atividades comuns do dia a dia. Entre as ações, estão sendo executadas estratégia de marketing e comunicação, bem como o lançamento de uma campanha publicitária, além de ações promocionais, ampliação do mix de produtos nos pontos de venda e investimentos em mídias digitais.

O relançamento de uma marca tão tradicional e conhecida no mercado, como é o caso do Bálsamo Bengué, demonstra o novo momento estratégico da unidade de negócios de OTC da EMS, que passa a colocar cada vez mais o consumidor no centro de tomadas de decisão. “Desde o ano passado, começamos a realizar um trabalho muito forte de conhecer o consumidor. A nossa proposta é ouvi-lo de maneira ativa, saber o que é relevante e faz sentido para ele e, a partir desse olhar de fora para dentro, ressignificar as nossas marcas”, afirma Cínthia Ribeiro, diretora comercial e de marketing das unidades de marcas e OTC da EMS.

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CRS Brands lança campanha de Cereser para o Dia das Mães

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O Dia das Mães é considerado o Natal do 1º semestre. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a data movimenta R$33 bilhões no varejo e mais de 76% dos brasileiros afirmam que pretendem se reunir em família. Neste sentido, a Cereser, marca que está diretamente ligada aos momentos familiares e de celebração, lança campanha para o Dia das Mães com ativações em pontos de venda e nas redes sociais. Adotando um tom de humor, através do resgate de frases típicas ditas pelas mães, o mote “Toda mãe pede. E filho que tem juízo leva” reforça a conexão da marca com a família em celebrações importantes.

A campanha, que ocorrerá apenas em ambiente digital, terá início em meados de abril e terminará dia 13 de maio. Além disso, a ativação também inclui um concurso público chamado ‘Minha mãe tem história com Cereser’ nas redes sociais, com premiação de 10 vales-compra de R$ 1 mil para as histórias mais inspiradoras compartilhadas pelos seguidores. Daniela Zanin, gerente de marketing da CRS Brands, reforça a importância da iniciativa em uma das datas mais importantes do varejo nacional. “O objetivo desta ação é não apenas promovê-la durante esse período, mas consolidar ainda mais sua posição como uma marca presente nos momentos de celebração e união.”

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