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Amor ou ódio. Como bate seu coração quando o assunto é Inteligência Artificial?
Neste exato instante existem milhões de pessoas em todo o mundo produzindo textos utilizando IA (Inteligência Artificial) ou se dedicando a analisar e discutir o uso de sua ferramenta mais recente: o ChatGPT. Ele faz parte de uma nova onda tecnológica conhecida como Inteligência Artificial Criadora (em livre tradução) e foi lançado em novembro pelo laboratório OpenAI. Como resposta a solicitações curtas, ele gera um texto articulado e com nuances por isso está sendo usado para escrever cartas, ficção e até trabalhos escolares.
No TikTok, a #chatgpt conta com mais de 578 milhões de visualizações*. Em um vídeo, um aluno aparece copiando e colando as questões de seu exame na ferramenta enquanto uma legenda diz: “Não sei quanto a vocês, mas vou pedir ao ChatGPT para fazer minhas provas finais. Divirtam-se estudando.”
Nem só de defensores é feita esta multidão. Um volume enorme de pessoas critica muito as limitações da ferramenta de IA e desdenha fortemente da sua capacidade na hora de produzir um texto. Só que na prática, nem sempre o resultado parece tão ruim como comprovou o professor de filosofia da Northern Michigan University, Antony Aumann. Enquanto corrigia as redações do seu curso de religiões mundiais ele leu o que disse ser facilmente “o melhor trabalho da classe”. Um texto bem estruturado com parágrafos claros, exemplos adequados e argumentos rigorosos. Na hora, um sinal de alerta disparou e ele questionou seu aluno que confessou ter usado o ChatGPT.
Nesse momento, consenso somente na indústria. Espera-se que a OpenAI lance em breve o GPT-4 que pode ser ainda melhor na geração de texto do que as versões anteriores. O Google construiu o LaMDA, um chatbot rival, e a Microsoft está discutindo um investimento de US$ 10 bilhões na OpenAI.*
Para entender um pouco mais e formar minha opinião, fiz um pequeno teste do ChatGPT que compartilho aqui. Acessei a ferramenta e pedi uma mensagem de venda para um produto fictício, a água Beta. Informei somente que ela é mineral, muito pura e tem baixo nível de sódio porque vem das montanhas de Minas Gerais.
A resposta veio em segundos. Depois de ler, achei que poderia contribuir inserindo uma informação criativa além das características do produto, então indiquei que o slogan da água era Leveza Saudável. Pisquei os olhos e o texto surgiu alterado. Cortei algumas repetições de palavras, utilizei a frase do primeiro texto para abrir a versão final e retirei a última sentença. Em menos de 4 minutos, o resultado foi o seguinte:
A água Beta é a escolha perfeita para quem busca qualidade, pureza e saúde. Com origem nas montanhas de Minas Gerais, a Beta é uma água mineral 100% natural, sem adição de cloro ou outros componentes químicos. Ela possui minerais essenciais para o corpo como cálcio e magnésio além de ter baixo nível de sódio, o que a torna uma ótima opção para pessoas que precisam controlar sua ingestão e manter uma dieta saudável. Com Beta, você não precisa escolher entre hidratação e saúde. Escolha Beta e experimente sua leveza saudável em cada gole.
Minha conclusão confirmou uma premissa de vida: usualmente o caminho correto é o do meio. O texto não é digno de prêmio mas, também, não é um lixo. Quando acrescentei um elemento criativo, o texto melhorou e fez ainda mais sentido. A meu ver, estamos no começo de uma longa jornada colaborativa onde sempre teremos espaço para que nossa imaginação e criatividade façam a diferença em trabalhos co-criados com o auxílio de ferramentas IA.
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Luiz Eduardo Almeida é o novo gerente de produto da Nexaas
A Nexaas, retail tech especializada em omnichannel e inovação para o varejo, anuncia a chegada de Luiz Eduardo Lopes Telles de Almeida como seu novo gerente de produto. Com vasta experiência em empresas de tecnologia e consultoria, Luiz Eduardo traz consigo um profundo conhecimento em gestão de produtos digitais e uma visão estratégica voltada para o atendimento aos clientes.
Com mais de seis anos de experiência em gestão de produtos digitais, o novo colaborador destaca-se pela sua capacidade de conectar a estratégia de negócios à tecnologia, buscando agregar valor aos clientes. Sua atuação inclui a concepção de soluções analíticas e a aplicação de ciência de dados para automatizar processos complexos e gerar insights estratégicos.
“A primeira coisa que me chamou a atenção na Nexaas foi a visão das lideranças sobre o próximo ciclo da empresa. Essa visão se traduz em dois principais pontos: na consolidação das soluções de omnicanalidade, posicionando-as como verdadeiros diferenciais para varejistas que desejam oferecer serviços acima do padrão de mercado, e na oferta de mobilidade para o varejo físico a partir do nosso PDV móvel, impactando diretamente a experiência dos clientes in loco”, comenta.
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Thaiane Cortez é a nova head de marketing da GA.MA ITALY
Thaiane Cortez é a nova head de marketing da GA.MA Italy, líder global no segmento de eletrobeleza. A executiva, que acumula mais de 20 anos de carreira em empresas como Philips, Pernod Ricard e Vigor, chega à GA.MA Italy após passagem pelo Group SEB.
Ela conta que está sempre em busca de novos saberes, vivências e experiências. “Acredito que faz parte do jogo derrubar as barreiras e facilitar novos caminhos”, diz Thaiane, que é uma entusiasta do tema ESG e busca, cada vez mais, trazer maior conscientização sobre o assunto nos lugares por onde passa.