Universo Live
Alexa terá educação financeira com assinatura XP

Os brasileiros estão ganhando um novo jeito digital para aprenderem a lidar com o próprio dinheiro. Por meio de uma ação inédita com a XP Inc., a Alexa, a inteligência artificial que se tornou febre no mundo todo, levará para dentro da casa das pessoas conteúdo gratuito sobre finanças pessoais da Xpeed School, escola de educação financeira da XP Inc.
Na prática, a partir de agora, para quem utiliza o serviço de voz da Amazon, basta perguntar: Alexa, como cuidar do meu dinheiro? A partir daí, Thiago Godoy, Head de Educação Financeira da Xpeed, trará dicas de educação financeira e mercado financeiro para os usuários da Alexa.
O conteúdo será diário, com aproximadamente 1 minuto, e sempre focado na organização das finanças das famílias. A linguagem será simples e de fácil entendimento para que qualquer perfil de pessoa – mesmo quem não tem nenhuma vivência com esse universo – possa usufruir.
Segundo Thiago Godoy, Head de educação financeira da Xpeed, a experiência visa contribuir para que as famílias brasileiras tenham conhecimento para administrar melhor sua renda. “É preciso expandir o tema finanças para que chegue a muitos lares do país, sempre de forma inovadora. O que poderia ser mais inovador do que transformar a Alexa em uma professora virtual e levar esse conteúdo para as pessoas? Essa é mais uma iniciativa que nos permite atingir o grande sonho de transformar a sociedade por meio da educação”, completa.
“Desde seu lançamento no Brasil, em 2019, a Alexa fica mais inteligente a cada dia. Isso significa também aprofundar a oferta de conteúdos relevantes na vida das pessoas e educação financeira é, sem dúvida, um deles. Estamos felizes em trazer esse tipo de informação e poder contribuir com o desenvolvimento do conhecimento em finanças dos usuários de Alexa”, diz Tiago Maranhão, gerente sênior de conteúdo de Alexa.
Universo Live
Ampro se une à Gerando Falcões para fomentar empreendedorismo feminino nas periferias

A Ampro – Associação de Marketing Promocional – firmou uma parceria com a Gerando Falcões para apoiar o projeto “ASMARA”, focado no empoderamento feminino e geração de renda rápida para mulheres das favelas e periferias. A colaboração mobiliza agências associadas à entidade na capital paulista para a arrecadação, conectando o setor de live marketing a uma agenda de transformação social.
Como parte da ação, as agências participantes instalarão pontos de coleta em seus escritórios para receber doações de roupas, brinquedos e acessórios em bom estado. Os itens serão repassados às empreendedoras do projeto, fortalecendo sua autonomia financeira e ampliando as possibilidades de geração de renda nas comunidades paulistas.
“O marketing de experiência tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e consciente. Ao criar conexões que tocam as pessoas, também abrimos espaço para a transformação social. Esta iniciativa reforça o potencial do live marketing de gerar impacto real. Para a Ampro, é motivo de orgulho contribuir com uma ação que une propósito, criatividade e a força das experiências”, afirma Heloisa Santana, presidente executiva da entidade.
“É uma grande alegria para nós essa parceria entre a Gerando Falcões e a Ampro. Sabemos que grande parte das roupas que possuímos acabam ficando guardadas, sem uso. Com essa ação, queremos mostrar a importância da doação e como ela pode transformar vidas. Esta proximidade com as agências abre um espaço também para os clientes e anunciantes que têm cabeça de negócios e coração social. Temos a oportunidade de mobilizar parcerias estratégicas com empresas que buscam testar novos canais de distribuição como a venda direta e também movimentar estoques parados e coleções passadas”, afirma Sérgio Rocha, CMO da Gerando Falcões.
O projeto “ASMARA” integra o ecossistema Gerando Falcões e utiliza a lógica da venda direta como motor de inclusão produtiva. Cada mulher participante recebe de forma gratuita um “microcrédito” em produtos como peças de vestuário, itens de cama, mesa e banho, cosméticos e eletroportáteis para comercializar na sua comunidade ou em locais de fácil acesso. As mulheres também recebem treinamento de capacitação em vendas, desenvolvem competências técnicas e socioemocionais e têm seu progresso acompanhado por líderes e mentores.
Com pouco mais de um ano de atuação, o programa já impactou mais de 3 mil mulheres. Para 2025, a Gerando Falcões planeja expandir a iniciativa e dobrar o número de pessoas impactadas.
Com a adesão da Ampro, a expectativa é ampliar o alcance do projeto e envolver o mercado de live marketing em ações que gerem impacto estrutural, reforçando o potencial do setor como agente de mudança social.
Universo Live
Abrafesta lança novo canal para denúncia e mediação de conflitos no mercado de eventos

Comprometida com a construção de um setor de eventos mais ético, equilibrado e sustentável, a Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos) lança oficialmente o canal “Voz do Setor”, uma nova iniciativa voltada à escuta ativa, acolhimento e mediação de conflitos envolvendo profissionais, fornecedores e contratantes da cadeia de eventos.
Criado para ampliar a escuta institucional e fortalecer a cultura das boas práticas, o canal permitirá que qualquer pessoa denuncie, com segurança e sigilo, situações de abusos, práticas desleais, irregularidades contratuais ou concorrências nocivas à saúde do mercado.
“Nosso objetivo não é apontar culpados, mas orientar, mediar conflitos e, quando necessário, indicar os órgãos competentes ou realizar notificações extrajudiciais que possam contribuir para a correção de condutas prejudiciais”, afirma Ricardo Dias, presidente da Abrafesta.
A confidencialidade é garantida por lei. Leis como a nº 13.460/2017 e a nº 13.608/2018 asseguram a proteção da identidade do denunciante, assegurando que nenhuma informação seja compartilhada sem autorização. Com isso, a associação oferece uma ferramenta institucional segura e legítima para a defesa da integridade profissional no setor.
O canal já está disponível no site oficial da Abrafesta. O acesso é simples e qualquer denúncia receberá retorno, reforçando o compromisso da entidade com a responsabilidade, a transparência e o diálogo.