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Agência Incomum avalia 2019 e projeta celebração de 25 anos

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Estratégias multiplataformas, mudanças de conceito e público, vídeo, áudio, impresso e live marketing, separado ou integrado em uma só campanha. Assim foi um pouco do 2019 da Agência Incomum, que registrou uma evolução constante nos últimos quatro anos, apesar de todas as transformações do mercado comunicação e marketing. Um dos responsáveis pelos dados positivos é o formato de remuneração que a agência utiliza, baseado em custos internos de criação. E o trabalho também foi intenso ao longo do ano: somaram-se 13 mil horas trabalhadas pela equipe de criação da Incomum.

A agência caminha cada vez mais para fortalecer o seu trabalho no meio digital, mostrando-se alinhada à tendência nacional segundo dados do IAB Brasil Digital Adspend, que constataram uma previsão de que em 2023 pelo menos 50% dos orçamentos em publicidade sejam destinados ao ambiente online. Os números da Incomum refletem também escolhas feitas há mais tempo, precisamente há 25 anos, quando a agência foi criada, como salienta o sócio Daniel Moreira: “Quando inauguramos a agência, sabíamos que não poderíamos depender do modelo tradicional de remuneração baseado em comissionamento de mídia e produção. Sempre valorizamos nossa criação e, desde cedo, nossos orçamentos eram baseados nesses custos e calculados por hora de dedicação. Acredito que, isso tenha sido uma decisão acertada, que na época foi de difícil aceitação, mas que hoje, em tempos de crise do modelo conhecido de agência, se tornou preponderante não só para a sobrevivência do negócio quanto para nosso crescimento.” Atualmente, as receitas provenientes de custos internos chegam a 70% do total da agência, 20% a mais que no passado.

Daniel explica que entre 2000 e 2015, o crescimento real da Incomum foi de 130%. Contudo, a oscilação anual era grande, chegando a variar de -16% a +40% de ano pra ano. Hoje, essa gangorra foi estabilizada. Nos últimos 48 meses o incremento acumulado, descontando a inflação, foi de 115%. “Crescemos, em média, 3,5 vezes mais por ano, neste período, do que nos 16 anos anteriores, e de forma constante”, destaca Daniel.

Campanhas estratégicas marcaram 2019
A equipe de mais de 30 colaboradores que atuam hoje na Incomum se destacou por diversas campanhas ao longo do ano. A mais recente foi junto à empresa Expresso Embaixador, celebrando os seus 60 anos com foco nas conexões que o transporte diário de passageiros é capaz de ligar. As peças foram produzidas para web, televisão e mídia impressa.

Já o plano de voo criado pela Incomum mais uma vez rendeu grandes resultados aos parceiros e clientes, como o caso da Safras & Cifras. A agência desenvolveu um trabalho de alinhamento interno para gerar um novo conceito da marca pensando nas gerações futuras.

Na reta final de 2019 a Incomum também ganhou destaque nacional em mais uma oportunidade nos seus 25 anos de trabalho. Desta vez foi com a nomeação entre os finalistas na categoria Melhor em RD Station, coroando trabalhos para clientes como Casarão Imóveis, Extratos da Terra, Universidade Católica de Pelotas e Polvo Internet. “”Soubemos explorar a tecnologia para complementar e entregar mais resultado dentro de um trabalho de comunicação estratégica”, explica Ana Paula Bachiega, sócia e diretora de novos negócios. Em 2019 ainda destacaram-se trabalhos para Parque Una; GX Investimentos e Quarteto Supermercados.

Compartilhando conhecimento
Em 2019 a Incomum também atualizou dois e-books produzidos pela equipe da agência, que compartilha suas estratégias e aprendizados sobre mídias sociais. A 2ª edição do “Guia Completo das Mídias Sociais”, mostra como identificar se uma empresa está extraindo o melhor de suas redes sociais e como escolher seu foco de atuação online, com estudos sobre o Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter. Já a também 2ª edição do “Guia das Mídias Sociais”, tem foco nas métricas, e teve sua edição ampliada com informações sobre Google Ads, métricas para e-commerce, entre outros.

Campanhas Internas
A Incomum também se destacou pelas campanhas e ações internas. Uma delas foi a adoção do próprio horário de verão, cuja decisão foi tomada entre os colaboradores. A iniciativa passou também para as redes sociais da agência e incentivou outras pessoas a criarem o seu horário e aproveitarem o sol por mais tempo no dia.

Em 2019 a agência deu continuidade também às atividades voltadas ao bem-estar da equipe, como a prática da meditação no ambiente de trabalho. A proposta é ofertada a partir de sessões abertas e livres de 30 minutos utilizando a técnica do mindfulness.

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V3A conquista a conta do clube europeu Villarreal CF no Brasil

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A V3A, empresa de live marketing e eventos, anuncia uma parceria com o Villarreal CF, renomado clube espanhol, para liderar suas ações de marketing no Brasil, iniciando um novo capítulo de internacionalização para o Submarino Amarelo no mercado brasileiro. Além disso, a V3A será responsável pela compra e gestão de mídia da Pelé Academia – projeto que alia desenvolvimento de atletas com educação – parceiro estratégico do time que terá um painel de LED disponível para patrocínio das marcas em jogos do Villarreal nos campeonatos europeus.
A parceria teve início no dia 14 de setembro de 2024 com a projeção inédita da camisa do Villarreal no Cristo Redentor. A iniciativa marcou o início de uma série de ações e encontros estratégicos para fortalecer o vínculo com a torcida brasileira e impulsionar o desenvolvimento de jovens talentos em colaboração com a Pelé Academia e o Resende FC. O case ganhou visibilidade no cenário internacional e conquistou, neste mês de março, a segunda colocação na categoria “Melhor Ativação Internacional”, no prêmio da Oficina de Clubes da LaLiga, primeira edição da premiação.
“A V3A não entra em um projeto para ser coadjuvante. Sabemos como estruturar um mercado, gerar relevância e transformar presença em influência. O Villarreal tem uma história forte na Europa, e nossa missão é fazer com que essa história também seja contada – e consumida – pelo público brasileiro da forma certa”, afirma Cristiano Botinha, sócio e diretor de comunicação da V3A.
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Coca-Cola e LGL Case: parceria transforma experiência de compra em mercados locais

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Em 15 de março, celebra-se o Dia do Consumidor — uma data que vai além de promoções, destacando a relação de confiança e afeto entre marcas e clientes. Mais do que um momento de compra, é uma oportunidade para reforçar laços e criar experiências que conectam pessoas. E poucas marcas entendem essa missão tão bem quanto a Coca-Cola.

Com o apoio da LGL Case, agência especializada em Brand Experience, a marca tem levado sua magia a mercados e supermercados por todo o Brasil, criando experiências que aproximam a comunidade do universo Coca-Cola. Ao longo dos últimos anos, essa parceria já resultou em mais de 96 eventos, com ativações que transformam o ato de comprar em um momento especial de conexão.

O propósito dessas ativações vai além de impulsionar vendas — é sobre levar experiências para locais que muitas vezes não são o foco das grandes marcas. Em mercados de bairro e cidades menores, a agência ajudou a traduzir a essência da Coca-Cola em ambientes que despertam encantamento e acolhimento. “Nosso desafio era criar experiências que fizessem as pessoas se sentirem parte da marca, independentemente do lugar onde vivem”, afirma Gustavo Costa, CEO da LGL Case.

Desde o briefing inicial da Coca-Cola, a LGL Case teve o desafio de traduzir a essência da marca em experiências que impactassem diretamente os consumidores. Para isso, a agência foi responsável por dar capilaridade da comunicação da marca em um momento de grande concorrência, desenvolvendo soluções que incluíram um criterioso mapeamento de pontos de venda e mercados emergentes. Um dos principais desafios enfrentados foi a diversidade de estruturas e padrões encontrados em diferentes tipos de mercados. Nesse caso, desde mercadinhos de bairro com gôndolas diversas até supermercados mais estruturados, o que exigiu a criação de um projeto adaptável, com materiais sustentáveis e otimização logística para garantir a instalação eficiente em cada local.

“A implementação das ativações contou, ainda, com visitas técnicas personalizadas, mapeamento detalhado das áreas de ambientação, e a produção de materiais reutilizáveis que se adequassem às necessidades de cada mercado, garantindo que cada detalhe refletisse a qualidade e a identidade da marca Coca-Cola”, completa Gustavo.

Cada espaço foi cuidadosamente pensado para transformar o cotidiano em algo extraordinário. Elementos de cenografia, iluminação aconchegante e mobiliário exclusivo ajudaram a criar ambientes que convidavam o consumidor a vivenciar o prazer do momento da compra, fortalecendo o vínculo emocional com a marca.

O design e a interatividade foram pontos-chave para o sucesso das ativações. A LGL Case apostou na criação de ambientes imersivos, onde cada detalhe — desde a disposição dos produtos até a iluminação — contribuía para que os consumidores se sentissem parte do universo Coca-Cola. “Acreditamos que o brand experience tem o poder de transformar algo simples, como a ida ao mercado, em uma lembrança afetiva”, destaca Gustavo Costa.

Essas experiências impactaram especialmente as famílias das classes C e D, que nem sempre têm acesso a ativações elaboradas nos pontos de venda. Os elogios recebidos diariamente reforçaram o sucesso da abordagem, mostrando que a conexão entre marca e consumidor vai além do produto.

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