Eventos
Abertura da Feira EBS tem primeiro debate público sobre neutralização de carbono em eventos MICE

O primeiro debate público sobre como o mercado MICE pode caminhar para a neutralização de carbono nos eventos marcou a abertura do Congresso MICE Brasil, uma das atrações da 21ª edição da Feira EBS, referência nacional para o segmento e para a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), realizada na tarde desta quarta-feira (31), no Centro de Convenções Rebouças (SP).
O painel, que contou com as participações de Marcelo Chanoft, co-fundador da TES Cenografia; Regina Silva, diretora de portfólio da Fiera Milano Brasil; Lawrence Reinisch, consultor do Grupo Águia BR e mediação de Paulo Octávio de Almeida, diretor-executivo da União Brasileira de Feiras e Eventos de negócios (UBRAFE), teve como objetivo de apontar ações factíveis em pilares organizacionais: estrutura, promoção, realização e logística. O tema ganhou ainda mais destaque no segmento após a apresentação do movimento NET ZERO CARBON EVENTS da UFI The Global Association of the Exhibition Industry na COP 27 com alternativas para redução das emissões em 50% até 2030 e a neutralização total de todos os eventos até 2050.
“A questão que a UBRAFE vem discutindo é que os eventos presenciais do futuro deveriam ser vistos e percebidos como agentes ativos de sustentabilidade. Evento é visibilidade, é vitrine, independentemente do setor. Além da realização dos eventos de forma a promover menores impactos, é preciso que os organizadores vejam as realizações como motores de geração de mudança, uma vez que impactam muitos outros segmentos relacionados”, afirmou Almeida.
Entre as ações apresentadas no debate estão: energias renováveis nos eventos e materiais reutilizáveis, eliminação de resíduos, eficiência logística, mitigar efeitos da viagem, envolver no processo os venues (espaços de eventos), organizadores e fornecedores, medir e reportar índices de KPIs, reportar resultados alcançados, difundir boas práticas, ter plano setorial e métricas definidas para identificar a efetividade dos processos.
Regina Silva destacou a importância de ações integradas entre os pilares do setor. “Além de redesenhar os eventos, é preciso incluir os parceiros, fornecedores, enfim, toda a cadeia produtiva do segmento MICE. Em nosso grupo de trabalho, discutimos começar pelo mais fácil. Dar passos menores no início para que as iniciativas ganhem força para avançarmos”.
O debate acontece em um momento em que o mercado de eventos B2B está aquecido. Segundo estimativa da UBRAFE, apresentada pelo diretor-executivo, o Brasil tem promovido 3 mil feiras por ano no período pós-pandemia, considerando os eventos como um todo, ante os 2 mil pré-pandemia, crescimento de 50%.
Marcelo Chanoft explicou que a TES iniciou o processo de menor impacto ambiental pela gestão de resíduos. “Ser mais sustentável nos torna mais eficientes. A sustentabilidade não é um gerador de custo nem um problema. Tem muitas ações que podemos pensar em fazer que são imediatas e de menor custo do que a compensação pela compra de crédito de carbono”.
Já Lawrence Reinisch, disse: “como consultor na área, recomendo que as pessoas deixem os carros em casa e caminhem até metrô ou outro meio de transporte para ir aos eventos. Já quem precisa se deslocar para outras regiões, se tiver opção, pode substituir o avião pelo transporte rodoviário em distâncias de até 500 km.
A abertura da 21ª edição foi marcada pela apresentação de Marcello Baranowsky, fundador e CEO do Grupo EBS, idealizador e organizador da feira, que aproveitou para destacar a importância de conhecer lançamentos, os assuntos mais urgentes e homenagear os responsáveis. “O evento já é consagrado, mas nesta edição conseguimos surpreender visitantes e expositores com o apoio de todos os nossos parceiros”, destacou.
Eventos
Arena Leve tem agenda gratuita de verão no Rio

O verão carioca ganhou um reforço para quem quer se movimentar ao ar livre: a Arena Leve inicia em janeiro de 2026 uma agenda gratuita de atividades esportivas em diferentes pontos do Rio de Janeiro, de segunda a sábado. A programação passa pela Lagoa, Aterro do Flamengo, Barra da Tijuca e Madureira, com aulas em praias, campos gramados e áreas públicas restauradas para promover convivência, bem-estar e uso consciente da cidade.
Criada pela Leve Saúde, a Arena Leve é aberta a pessoas de todas as idades e não exige que o participante seja cliente do plano. Basta se inscrever pelo site arenaleve.com.br, escolher o dia, horário e atividade desejada e garantir a vaga. Desde sua abertura em 2024, o projeto reuniu milhares de pessoas e se consolidou como um espaço de encontro, movimento e cuidado em meio à rotina urbana.
Além da estrutura esportiva, os espaços oferecem gratuitamente vestiários, água, colchonetes, internet, materiais de treino e serviços de saúde, criando um ambiente completo para quem quer incorporar o exercício à rotina. A proposta é simples: ocupar a cidade com movimento, estimular hábitos saudáveis e transformar áreas públicas em pontos vivos de convivência.
“A Arena Leve nasce da ideia de que saúde precisa estar no cotidiano das pessoas, ocupando a cidade de forma positiva. O verão é o momento perfeito para isso: colocar o corpo em movimento, criar laços e mostrar que cuidar de si pode ser simples, acessível e prazeroso”, afirma Lineu Neto, CMO da Leve Saúde.
Entre janeiro e fevereiro, a agenda inclui aulas regulares durante a semana e edições temáticas aos sábados, que vão até dia 7 de fevereiro, com convidados, ações especiais e propostas pensadas para cada região da cidade.
Eventos
Macunaíma.ag leva experiência sensorial da Schweppes Mixed ao Bloco do Silva

A Macunaíma.ag marca presença no pré-Carnaval de São Paulo com a ativação da Schweppes Mixed durante o Bloco do Silva, que acontece no dia 17 de janeiro, no Memorial da América Latina. A ação reforça o conceito criativo “Qual seu mood?”, conectando os diferentes sabores do portfólio da marca aos momentos, estilos e preferências do público.
Partindo da ideia de que “sabores diferentes representam moods diferentes”, a ativação convida os foliões a escolherem o drink que mais combina com seu estado de espírito. O portfólio apresentado inclui os sabores spritz, citros e gin tônica, gin tônica pink, além do destaque para o novo drink de maracujá, novidade da marca para a temporada.
A experiência foi pensada para ser leve, prática e altamente conectada ao ritmo do Carnaval. Um dos grandes destaques da ação foi a sacolinha térmica com gelo, distribuída ao público para gelar as latas durante o evento.
“Essa é a primeira ativação da Schweppes Mixed no pré-Carnaval deste ano e a expectativa é apresentar a marca de forma leve, vibrante e conectada com a energia do Bloco do Silva. A experiência parte do conceito de que existe uma Schweppes Mixed para cada mood, convidando o público a escolher o sabor que mais combina com o seu momento e viver a marca de forma pessoal, espontânea e memorável”, afirma Daphne Duarte, gerente de planejamento da Macunaíma.ag.
Toda a ativação se ancora no conceito “o mix perfeito que combina com você”, reforçando a personalização da experiência e o vínculo emocional entre marca e consumidor, em um ambiente de celebração, música e conexão coletiva.








