Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Abertura da Feira EBS tem primeiro debate público sobre neutralização de carbono em eventos MICE

Publicado

em

O primeiro debate público sobre como o mercado MICE pode caminhar para a neutralização de carbono nos eventos marcou a abertura do Congresso MICE Brasil, uma das atrações da 21ª edição da Feira EBS, referência nacional para o segmento e para a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), realizada na tarde desta quarta-feira (31), no Centro de Convenções Rebouças (SP).

O painel, que contou com as participações de Marcelo Chanoft, co-fundador da TES Cenografia; Regina Silva, diretora de portfólio da Fiera Milano Brasil; Lawrence Reinisch, consultor do Grupo Águia BR e mediação de Paulo Octávio de Almeida, diretor-executivo da União Brasileira de Feiras e Eventos de negócios (UBRAFE), teve como objetivo de apontar ações factíveis  em pilares organizacionais: estrutura, promoção, realização e logística. O tema ganhou ainda mais destaque no segmento após a apresentação do movimento NET ZERO CARBON EVENTS da UFI The Global Association of the Exhibition Industry na COP 27 com alternativas para redução das emissões em 50% até 2030 e a neutralização total de todos os eventos até 2050.

“A questão que a UBRAFE vem discutindo é que os eventos presenciais do futuro deveriam ser vistos e percebidos como agentes ativos de sustentabilidade. Evento é visibilidade, é vitrine, independentemente do setor. Além da realização dos eventos de forma a promover menores impactos, é preciso que os organizadores vejam as realizações como motores de geração de mudança, uma vez que impactam muitos outros segmentos relacionados”, afirmou Almeida.

Entre as ações apresentadas no debate estão: energias renováveis nos eventos e materiais reutilizáveis, eliminação de resíduos, eficiência logística, mitigar efeitos da viagem, envolver no processo os venues (espaços de eventos), organizadores e fornecedores, medir e reportar índices de KPIs, reportar resultados alcançados, difundir boas práticas, ter plano setorial e métricas definidas para identificar a efetividade dos processos.

Regina Silva destacou a importância de ações integradas entre os pilares do setor. “Além de redesenhar os eventos, é preciso incluir os parceiros, fornecedores, enfim, toda a cadeia produtiva do segmento MICE. Em nosso grupo de trabalho, discutimos começar pelo mais fácil. Dar passos menores no início para que as iniciativas ganhem força para avançarmos”.

O debate acontece em um momento em que o mercado de eventos B2B está aquecido. Segundo estimativa da UBRAFE, apresentada pelo diretor-executivo, o Brasil tem promovido 3 mil feiras por ano no período pós-pandemia, considerando os eventos como um todo, ante os 2 mil pré-pandemia, crescimento de 50%.

Marcelo Chanoft explicou que a TES iniciou o processo de menor impacto ambiental pela gestão de resíduos. “Ser mais sustentável nos torna mais eficientes. A sustentabilidade não é um gerador de custo nem um problema. Tem muitas ações que podemos pensar em fazer que são imediatas e de menor custo do que a compensação pela compra de crédito de carbono”.

Já Lawrence Reinisch, disse: “como consultor na área, recomendo que as pessoas deixem os carros em casa e caminhem até metrô ou outro meio de transporte para ir aos eventos. Já quem precisa se deslocar para outras regiões, se tiver opção, pode substituir o avião pelo transporte rodoviário em distâncias de até 500 km.

A abertura da 21ª edição foi marcada pela apresentação de Marcello Baranowsky, fundador e CEO do Grupo EBS, idealizador e organizador da feira, que aproveitou para destacar a importância de conhecer lançamentos, os assuntos mais urgentes e homenagear os responsáveis. “O evento já é consagrado, mas nesta edição conseguimos surpreender visitantes e expositores com o apoio de todos os nossos parceiros”, destacou.

Continue lendo

Eventos

Trident chega ao The Town 2025 com embalagens exclusivas e ativações

Publicado

em

Depois de marcar presença no The Town 2023 e Rock in Rio 2024 com ativações icônicas, Trident desembarca no The Town 2025 pronta para destravar toda a intensidade que o festival inspira. A maior referência em gomas de mascar do Brasil transformou seu maior ponto de contato – as embalagens – em edições limitadas, inspiradas em cada estilo musical do festival, além de trazer experiências imersivas, influenciadores de alto impacto e um estande instagramável com grandes ativações para criar uma jornada completa com o público antes, durante e depois do evento.

Segundo Samara Barros, gerente sênior de Trident, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo é um território estratégico para a marca por se conectar diretamente com a Geração Z por meio da música. “O The Town 2025 é parte fundamental da estratégia de Trident para reforçar sua conexão com a geração mais nova. Este ano, o estande foi pensado para convidar o público a uma experiência imersiva no universo de Trident: desde o primeiro passo, com o aroma que só Trident tem, até a possibilidade de entrar em um Trident X Senses gigante e descer pelo tobogã em formato de boca. Estar presente nesse contexto significa destravar conexões reais, transformar embalagens em símbolos de lifestyle e traduzir a energia de Trident em experiências que permanecem para além do festival.”

As embalagens de Trident X Senses, em formato de garrafa, representam a forma da marca se conectar de maneira ainda mais próxima com a geração Z. Esse formato traduz o futuro do mercado de gomas: uma experiência sensorial inovadora, que vai além do sabor e convida o consumidor a explorar novas sensações. É justamente essa proposta que a marca leva ao estande, transformando cada interação em um convite para viver o universo de Trident de forma intensa, autêntica e cheia de atitude.

Continue lendo

Eventos

Evento auxilia no empoderamento das médias empresas

Publicado

em

Voltado para empresas de médio porte – com faturamento entre R$ 40 milhões e R$ 500 milhões – o Fórum Anual das Médias Empresas, realizado pela Fundação Dom Cabral e organização da Francal, promete auxiliar essas corporações a crescerem economicamente.

“No fórum deste ano, especialistas de diversos assuntos mostrarão quais as grandes tendências impactarão esses negócios, para dar-lhes ferramentas e subsídios para ajustar suas estratégias e ações com vistas ao crescimento”, afirma Diego Marconatto, professor da Fundação Dom Cabral e um dos curadores do evento.

O Fórum, que será realizado em 2 e 3 de setembro, no Teatro Claro+ e na sede da FDC, na Vila Olímpia, em São Paulo, vai oferecer aos participantes informações, conhecimento e ferramentais aplicáveis, mostrando quais as direções que o contexto atual e o futuro estão tomando e como as empresas podem se preparar da melhor forma para estes momentos.

“Ao mesmo tempo, vamos levar cases reais de empresas de alto crescimento que vão mostrar como superaram as dificuldades e romperam com a barreira de média para grande”, enfatiza o curador. Entre os executivos convidados estão Antônio Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo (Spoleto, China in Box, Gendai), Rüdiger Leutz, diretor executivo da Porsche Consulting, André Rezende, presidente da Prática Produtos SA, entre outros.

As inscrições estão abertas no site do Fórum (Link) e dão acesso aos dois espaços de evento (Teatro Claro e Campus FDC), certificado de participação, almoço, coffes breaks, coquetel de networking e kit.

Continue lendo