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A emoção dos eventos da NFL chegou ao Brasil e a porta de entrada está no Rio de Janeiro

Por Débora Tenca
Enquanto escrevo esta coluna, fecho os olhos e consigo imaginar a agitação dos organizadores, produtores, artistas e todos os profissionais envolvidos na realização do Super Bowl LVII que acontece no domingo, 12 de fevereiro.
Além da emoção do jogo, cada final de temporada também traz uma experiência única para quem está presente no estádio e assiste à partida. Nos estacionamentos e arredores, as “Talegate parties” são o que se pode chamar de eventos espontâneos onde os torcedores curtem pratos típicos como churrasco ou hamburguer, antes e depois das partidas. Dentro dos estádios são muitas as ativações de marca impactantes, sem falar no show do intervalo que dispensa comentários. Neste ano não deve ser diferente para quem estiver em Phoenix torcendo para Philadelphia Eagles ou Kansas City Chiefs.
A grande novidade está mesmo na estratégia de internacionalização da NFL. Com um planejamento de negócios que identificou a grande possibilidade de crescimento do futebol americano em diferentes partes do globo, a NFL já avançou para a Europa e América Central com jogos acontecendo em Londres, Munique e Cidade do México. Contando com a presença dos grandes times e suas estrelas jogando em outros países, eles extrapolam as fronteiras americanas para conquistar ainda mais fãs.
Aqui no Brasil, o esporte também ganhou terreno atingindo 35,4 milhões de fãs, de acordo com a onda de novembro de 2022 da Sponsorlink*. E o objetivo é crescer ainda mais no país. Isso se reflete na volta da competição à TV aberta e na produção do primeiro evento assinado pela liga de futebol americano no Brasil: NFL in Brasa, que acontece em São Paulo nos dias 11 e 12 de fevereiro.
“O evento irá além da transmissão da grande final da temporada 2022 com alta qualidade de som e imagem. Será uma oportunidade única de vivenciar o clima dos estádios e do esporte como se você estivesse lá.” declara Juliana Braga, diretora geral do projeto. O NFL in Brasa trará comidas típicas elaboradas por chefs, diversos shows de música americana e muitas interatividades ligadas ao esporte onde se poderá lançar a bola como um quarterback, chutar um field goal e dar tackles em adversários.
Todo este investimento no Brasil é maravilhoso para o nosso setor, claro! Mas para uma conselheira da AMPRO** que representa o mercado do Rio de Janeiro como eu, a boa notícia é que – nesse caso – a porta de entrada é carioca. A Effect Sport é uma agência de marketing esportivo que nasceu no Rio em 2008 e atende a NFL no país há 7 anos, além de representar outras marcas importantes do mundo do esporte. “O futebol americano está deixando de ser uma coisa nichada e vindo para um universo mainstream. Temos expectativa muito boa para os próximos anos”, afirma Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport.
Então fica aqui minha torcida: tomara que os investimentos cresçam e continuem impulsionando agências, fornecedores e todo o segmento de live marketing carioca e nacional.
*pesquisa do Ibope Repucom que investiga hábitos e atitudes sobre patrocínios, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de esporte no país.
** Associação de Marketing Promocional que, há 30 anos, representa todos os segmentos de marketing promocional do país sempre com foco na expansão consistente do setor.
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Paula Munhoz é a nova diretora de marketing de chocolates da Nestlé

A Nestlé Brasil anuncia a promoção de Paula Munhoz como nova diretora de marketing de chocolates. A executiva, que está há 16 anos na empresa, será responsável pelas marcas Nestlé e Garoto. Paula substitui Tatiana Perri, recém promovida para a liderança de CPW Brasil, a divisão global de cereais matinais da empresa.
Paula iniciou carreira em marketing corporativo e mídia, passando por áreas como comunicação corporativa, Nestlé Health Science, Nutrição e CPW, o que contribuiu para seu desenvolvimento e liderança. Em 2022 assumiu a posição de gerente executiva de CPW e respondeu pelo reposicionamento de várias linhas de produtos, conquistando o Prêmio TOP of Mind na categoria e transformando o portfólio com lançamentos relevantes, exposição para novos públicos, além acelerar o crescimento e a liderança da categoria.
“Sigo motivada para transformar estratégias em resultados por meio da inovação centrada no consumidor e do trabalho colaborativo. Estou pronta para assumir este novo desafio na divisão de chocolates e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Paula Munhoz.
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Luiz Eduardo Almeida é o novo gerente de produto da Nexaas

A Nexaas, retail tech especializada em omnichannel e inovação para o varejo, anuncia a chegada de Luiz Eduardo Lopes Telles de Almeida como seu novo gerente de produto. Com vasta experiência em empresas de tecnologia e consultoria, Luiz Eduardo traz consigo um profundo conhecimento em gestão de produtos digitais e uma visão estratégica voltada para o atendimento aos clientes.
Com mais de seis anos de experiência em gestão de produtos digitais, o novo colaborador destaca-se pela sua capacidade de conectar a estratégia de negócios à tecnologia, buscando agregar valor aos clientes. Sua atuação inclui a concepção de soluções analíticas e a aplicação de ciência de dados para automatizar processos complexos e gerar insights estratégicos.
“A primeira coisa que me chamou a atenção na Nexaas foi a visão das lideranças sobre o próximo ciclo da empresa. Essa visão se traduz em dois principais pontos: na consolidação das soluções de omnicanalidade, posicionando-as como verdadeiros diferenciais para varejistas que desejam oferecer serviços acima do padrão de mercado, e na oferta de mobilidade para o varejo físico a partir do nosso PDV móvel, impactando diretamente a experiência dos clientes in loco”, comenta.