Universo Live
3ª Edição do CEO Weekend reúne lideranças para analisar Dados e Tendências do setor de Feiras e Eventos de Negócios

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), entidade que representa oficialmente o setor de feiras e centros de eventos B2B no Brasil, promoveu a terceira edição do CEO Weekend, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu mais de 60 CEOs e executivos do setor, além de representantes de instituições parceiras, como a ABRACE e o presidente do Visit Rio, Luiz Strauss.
Com foco em “Números do Setor”, o encontro promoveu discussões estratégicas sobre os principais desafios e oportunidades do mercado de feiras e eventos de negócios. Entre os destaques, a apresentação do Barômetro de Eventos B2B (1º semestre/25), que apontou crescimento de 19% no número de eventos em comparação a 2024 na capital Paulista. A programação incluiu ainda atividades de networking como por exemplo um jantar exclusivo no topo do Pão de Açucar com a presença dos associados.
“Os dados do primeiro semestre confirmam a relevância das feiras e eventos de negócios como plataformas estratégicas para a economia brasileira. Alcançamos 3,2 milhões de visitantes únicos, o que representa um aumento de 14% no número de participantes em comparação a 2024 – isso apenas em São Paulo. Esse crescimento mostra que o setor está em plena expansão e por causa disso necessitamos ampliar a abrangência deste monitoramento para outras cidades relevantes”, afirma Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE.
“O desempenho do setor no primeiro semestre reforça o posicionamento do Brasil como um polo estratégico para feiras de negócios na América Latina. Por isso definimos como estratégico a ampliação deste índice de acompanhamento dos eventos B2B para além da cidade de São Paulo, queremos ter o Barômetro nacional até o ano que vem, no máximo”, destaca Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da UBRAFE.
Universo Live
Guaraná Antarctica leva cheiro de pipoca à Avenida Paulista em ação para a nova temporada de Wandinha, série da Netflix

Para celebrar a estreia da segunda temporada de Wandinha, série da Netflix, Guaraná Antarctica leva uma experiência sensorial inédita à Avenida Paulista: um abrigo de ônibus que exala cheiro de pipoca. A ativação, que mexe com os sentidos e a memória afetiva de quem passa, faz parte da nova campanha da marca, que resgata seu clássico jingle “Pipoca & Guaraná” com estética modernizada e inspirada no universo sombrio e pop de Wandinha.
A ação de Out of Home (OOH) no abrigo de ônibus localizado na altura da Faculdade Cásper Líbero, na calçada oposta, reforça a combinação perfeita para maratonar séries: Guaraná Antarctica e pipoca quentinha, um hábito querido por diferentes gerações que cresceram com a marca. Na instalação é possível ver uma lata gigante da bebida acompanhada do “Mãozinha”, personagem querido da série, criando uma ambientação interativa pensada para os fãs da marca e de Wandinha tirarem muitas fotos.
A estrutura criada pela agência CP+B com produção da BE180 ocupa um endereço reconhecido por receber OOHs de impacto entre o público. Desta vez, o maior atrativo é o cheiro de pipoca liberado em diferentes momentos do dia, criando um ponto de parada que aguça o olfato e a nostalgia.
Com a campanha, Guaraná Antarctica reafirma sua presença no território do entretenimento e do lazer dos brasileiros, atualizando seu discurso para a era do streaming e conectando gerações. Como parte desse movimento, a marca aposta em mais uma ação direta com o público final, buscando ampliar as ocasiões de consumo do refrigerante ao se associar à prática de maratonar séries – momento cada vez mais relevante para Guaraná Antarctica que, em 2024, atingiu a marca de 1 milhão de pontos de venda atendidos pela fabricante de bebidas, como bares, restaurantes e supermercados.
Universo Live
Ampro estreia no HackTown com debate sobre dados e experiências de marca

A Ampro (Associação de Marketing Promocional) marcará presença pela primeira vez no HackTown, um dos maiores festivais de inovação e criatividade do país, realizado em Santa Rita do Sapucaí (MG). No sábado, dia 2 de agosto, às 10h, no Auditório Sinhá Moreira (ETE), espaço SESC/SENAC, acontece o painel “Briefings Não Criam Memórias: a concorrência e os dados para conquistar a experiência de marca”.
O debate será mediado por Paulo Emediato, colunista da MIT Sloan Review Brasil, e contará com a presença de Heloisa Santana, presidente executiva da Ampro; Ketyanne Silva, estrategista de conteúdo e influência; e Luana Oliveira, marketing manager da Logan Brasil.
O painel discutirá como o uso estratégico de dados, a análise do comportamento do consumidor e a revisão de processos ajudam marcas a se diferenciarem em um mercado saturado por ativações genéricas, construindo experiências que realmente geram conexão com o público.
“Estar no HackTown é um marco para a Ampro. É o nosso encontro com um ecossistema pulsante de inovação, onde o marketing de experiência dialoga com tecnologia, cultura e comportamento para redesenhar, juntos, o futuro da comunicação”, afirma Heloisa Santana, presidente executiva da entidade.
Ela antecipa ainda parte das reflexões que levará ao evento:
“Nosso setor precisa de um reposicionamento profundo. Seguimos no geral, operando com formatos engessados de briefing e relações verticais entre marcas e agências, enquanto o consumidor já vive outra realidade – ele busca propósito, impacto e experiências com significado real. Ou mudamos, ou perdemos relevância.”