Empresa
Eletromidia transforma o céu em mídia viva

Com inteligência, tecnologia e sensibilidade criativa, a Eletromidia une céu, cidade e inovação para conectar pessoas por meio da paisagem mais simbólica do Brasil: o céu azul. Hoje a líder em mídia out-of-home lança uma experiência inédita de OOH digital em parceria com a Azul Linhas Aéreas e criação da agência Africa.
A ação utiliza a potência dos mobiliários urbanos digitais (MUBs) da Eletromidia aliada à previsão meteorológica para transmitir ao vivo o céu e pontos turísticos icônicos de três cidades brasileiras: Marco Zero, em Recife; Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro; e a estátua de Iracema, na Lagoa de Messejana, em Fortaleza. As imagens em tempo real serão exibidas em telas digitais de alto impacto em São Paulo e no Rio de Janeiro, permitindo que os espectadores, mesmo a quilômetros de distância, vejam o céu azul que paira sobre outros cantos do País oferecendo simultaneamente passagens promocionais para esses destinos.
Para dar vida ao conceito da campanha, a agência Africa Creative lançou um filme publicitário que coloca o céu em evidência, com a participação do artista Alceu Valença e da cantora Céu. A música destaca a brasilidade da Azul e sua presença em mais de 150 destinos pelo País, reforçando a conexão da marca com os brasileiros.
“Nosso desafio era transformar um ativo intangível – o céu – em um meio de comunicação dinâmico, com relevância contextual e alcance emocional. A integração entre previsão do tempo, captação em tempo real e mídia programática nos MUBs da Eletromidia permitiu levar a essência da campanha da Azul diretamente para o dia a dia das pessoas, conectando dados, tecnologia e narrativa de marca em tempo real”, comenta Verônica Gordilho, co-COO da Africa Creative.
“A campanha e cada ação pensada, como essa em parceria com a Eletromidia, só reforçam o nosso olhar diferenciado para a experiência do Cliente e a vocação da nossa marca como a que mais conecta, conhece e desenvolve o país. Sempre quisemos ir além do atendimento em nossas operações e estimular, de várias formas, o Turismo e o conhecimento da cultura e das belezas dos destinos nacionais por onde voamos todos os dias”, explica Jason Ward, vice-presidente de marketing e pessoas da Azul.
“Acreditamos que a mídia exterior pode ir além da exposição: ela deve gerar impacto, relevância e conexão com as pessoas. Transmitir ao vivo o céu de destinos brasileiros é mais do que uma ação inovadora; é sobre entregar experiência, gerar desejo de viagem e reforçar o vínculo emocional com a marca Azul”, afirma Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.
Empresa
Home office cria nova janela de consumo

O home office, consolidado como modelo de trabalho para boa parte da população (38% dos trabalhadores, segundo levantamento da Bare International), não só mudou a dinâmica do expediente, mas também os hábitos de consumo. A pausa entre reuniões online virou a nova “ida ao shopping”. Só que agora, sem sair do sofá e com um clique que impulsiona cada vez mais o crescimento do comércio eletrônico no país.
Em 2024, o comércio eletrônico brasileiro registrou um faturamento de R$ 204,3 bilhões, representando um crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior. Foram contabilizados 414,9 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 492,40, e o número de compradores online atingiu 91,3 milhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
A correlação entre o aumento do trabalho remoto e o crescimento do e-commerce é evidente. Com mais tempo em casa e maior autonomia sobre a própria agenda, os consumidores têm integrado as compras online à sua rotina diária. A facilidade de acesso a plataformas digitais e a possibilidade de realizar compras a qualquer momento têm impulsionado esse comportamento.
“Os intervalos do trabalho são aproveitados para resolver pendências de compra, como comparar preços, espiar uma promoção, finalizar aquela compra esquecida no carrinho. A conveniência é o que move esse novo tipo de consumo”, explica Alberto Filho, CEO da Poli Digital, empresa especializada em automação de canais de atendimento. “Mesmo com a correria do dia, as pessoas buscam resolver tudo pelo celular. A tendência é que esse hábito se torne permanente”.
Segundo o especialista, a integração de plataformas de comunicação, como o WhatsApp, ao processo de compra tem sido decisiva nesse cenário.
Segundo levantamento do Opinion Box, 79% dos brasileiros usam o WhatsApp para se comunicar com empresas. A plataforma se transformou em balcão de atendimento, vitrine e caixa registradora. Outra pesquisa, realizada pela ABComm, aponta que 93% das empresas brasileiras já utilizam o WhatsApp como canal de vendas e suporte ao cliente.
Para quem empreende, a regra é clara: esteja onde o cliente está. “Mais do que marcar presença, é preciso caprichar. Atendimento rápido, simpático e direto ao ponto. E mesmo quando o papo é com um bot, o cliente quer se sentir acolhido — ninguém merece ser tratado como número, nem pela inteligência artificial”, destaca.
Empresa
Baterias Moura lança campanha com uma viagem inusitada ao interior da bateria

O que uma bateria é capaz de acionar, de fato? Se, por trás de cada comando do motorista, dentro da bateria, houvesse uma equipe de engenheiros garantindo que tudo aconteça do jeito certo? Essa é a provocação que conduz a campanha publicitária de Baterias Moura, criada pela Ampla.
“A ação traz abordagem didática, lúdica e até inusitada sobre o funcionamento da bateria automotiva. Em vez de explorar apenas aspectos técnicos do produto, coloca o componente de energia no centro da ação, como uma espécie de painel de controle responsável por alimentar os dispositivos no carro.”, explica Rafael Nântua, diretor de Criação da Ampla.
O filme explora diferentes situações do cotidiano, com comandos rotineiros, como abrir janelas, acender faróis, acionar som, piloto automático, estacionar, ligar ar-condicionado etc. Tudo parece simples, mas por trás de cada gesto do motorista, há um sistema complexo em operação. A bateria assume, então, o protagonismo ao mostrar que tudo acontece a partir de comandos que acontecem dentro dela.
O engenheiro-chefe e seu assistente, personagens principais nessa “central de comando”, já haviam aparecido em filme anterior da marca e agora retornam nesta nova campanha. Os conteúdos foram adaptados para múltiplos formatos e plataformas, em linha com a proposta de reforçar a Moura como hub de soluções em energia e reposição automotiva. A esteira de comunicação, além de filme para TV, contará com rádio, ações em plataformas digitais e redes sociais, mídia exterior (OOH/DOOH) e materiais para pontos de venda, ampliando a presença da marca em diversos canais.
“Nosso objetivo é mostrar que Moura vai além da fabricação de baterias. Somos uma empresa de tecnologia e inovação, conectada com os desafios da mobilidade atual e futura. Essa campanha ajuda a traduzir isso com clareza e sensibilidade”, afirma Andrea Lyra, diretora de Marketing da empresa.
A nova campanha reafirma o vínculo criativo entre Moura e Ampla de quase 15 anos. Um trabalho que se estrutura e evolui a cada ação, na opinião de Daniela Koury, diretora de Negócios da Ampla. “Cada campanha é um novo desafio nessa relação e na criação de referência da marca no cenário nacional. É gratificante ter a confiança da Moura para construir essa história com consistência e ambição criativa”, completa.