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Mercado de esportes eletrônicos se profissionaliza e cresce a passos largos no Brasil

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Grandes marcas, como Vivo, apostam forte no segmento. Mercado local possui 11,4 milhões de espectadores; quase metade da audiência na AL

Maior feira de games da América Latina, a 10ª edição da Brasil Game Show (BGS) reuniu na capital paulista, entre os dias 11 e 15 de outubro, um público de aproximadamente 330 mil pessoas – 10% a mais que em 2016. A presença dos expositores também cresceu: agora foram 240, cerca de 20% a mais que no ano passado. Os números destacam não apenas a expansão do segmento de games no Brasil – mesmo em tempos de recessão econômica, mas representam a consolidação no país do mercado de esportes eletrônicos (eSports).

“Se tornaram negócio de gente grande no Brasil. De jogadores de peso. Os esportes eletrônicos vêm atraindo investimentos arrojados ao longo dos anos e se fortalecendo como um dos maiores propulsores da economia digital no país. Um bom indicativo é a aposta que grandes empresas e marcas de segmentos variados estão fazendo em ações voltadas a consumidores desse mercado”, pontua Beto Vides (foto), CEO da eBrainz, primeira agência brasileira especializada em marketing esportivo para eSports.

Segundo Vides, os esportes eletrônicos viraram “brincadeira de adulto” há algum tempo. “Se tornou negócio sério, é acompanhado por milhões de pessoas e movimenta bilhões ao redor do mundo. Só o Brasil tem 11,4 milhões de espectadores de eSports. O país representa quase a metade da audiência na América Latina, que é de 23,7 milhões pessoas. Somos o terceiro maior mercado de esportes eletrônicos no mundo. Perdemos apenas para os Estados Unidos e para a China, de acordo com dados divulgados pela Newzoo”, destaca Beto Vides, se referindo à consultoria norte-americana.

Durante a Brasil Game Show 2017, a Agência eBrainz desenvolveu uma série de ações promocionais para a Vivo (foto), uma das patrocinadoras da Brasil Game Cup, competição de eSports disputada dentro da BGS 2017.“Coordenamos a gestão de patrocínios e implementamos uma série ativações. A Vivo aproveitou a edição deste ano da BGS para reforçar o posicionamento como marca de referência no mercado de jogos online”, explica Beto Vides.

Ao longo da feira, a operadora de telefonia apresentou a própria estratégia para o segmento. Foram três novidades: o lançamento do app Vivo Games4U, um serviço digital de cobertura das últimas informações do universo de esportes eletrônicos; a estreia da segunda temporada da websérie “Game Changers”, que narra a história de jogadores brasileiros que estão transformando o mercado; e ainda o anúncio do patrocínio à equipe de eSports Vivo Keyd (foto) pelo período de dois anos.

“O movimento de uma gigante como a Vivo, dentro do segmento de eSports, é muito bem calculado e elucidativo. A estratégia é clara: se aproximar cada vez mais do público gamer e atender as demandas próprias dos consumidores desse segmento, que costumam ter um ticket médio bastante elevado: existe que ganha para jogar e há aqueles que pagam para assistir. Neste ano, o mercado de eSports terá uma base de 385 milhões de espectadores únicos ao redor do mundo, faturando US$ 696 milhões. A expectativa é que esse número suba para US$ 1,5 bilhão até 2020, segundo projeções da Newzoo”, pontua Vides.

“A ideia de que os games são algo restrito, para jogadores “hardcore”, perdeu completamente o sentido. Os jogos estão cada vez mais inseridos no dia a dia das pessoas e já são parte importante para diversão e também para o engajamento. O mercado vem enxergando esse potencial, que é gigante. Os maiores players, claro, já traçando as suas jogadas”, finaliza Beto Vides .

eBrainz – Primeira agência do mercado brasileiro especializada em marketing esportivo para eSports, a eBrainz cria experiências únicas voltadas a apaixonados por esportes eletrônicos. Nascida em 2016, desenvolve projetos arrojados que conectam atletas, clubes e investidores em relações sustentáveis. Os três principais pilares são: comercialização de patrocínio e espaços, planejamento de campanhas e ativações, além de consultoria em eSports.

A partir dos valores de marca, a eBrainz insere os embaixadores mais aderentes do cenário eSportivo brasileiro (equipes, atletas e eventos) em ações criadas tailor-made. Também desenvolve estratégias que conectam marcas e empresas de diversos segmentos ao mercado de esportes eletrônicos, impactando no momento mais propício consumidores de targets variados, sobretudo das novas gerações. Através de abordagens específicas, a agência ainda avalia e desenvolve projetos customizados com o propósito de elevar a geração de receitas: http://agenciaebrainz.com.br

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GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas

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O ecossistema GOAT Digital anuncia o lançamento de uma nova empresa dedicada a oferecer soluções de marketing digital mais acessíveis para micro e pequenas empresas. A nova operação – denominada Rookie Digital – chega ao mercado com a expectativa de alcançar 300 clientes ativos e um faturamento de R$ 6 milhões em seu primeiro ano de operação, com planos mensais de R$ 3 mil.

A Rookie já nasce com metodologias e processos consolidados pela GOAT Digital, além de contar com o suporte contínuo da equipe do ecossistema, que se posiciona como referência em marketing digital para organizações de diferentes tamanhos e segmentos.

A nova empresa surgiu da percepção de que muitas pequenas empresas no país ficavam fora do escopo da GOAT Digital devido aos custos envolvidos. “Nosso propósito é entregar serviços eficazes de maneira acessível à realidade de todos empresários e empreendedores brasileiros. A Rookie nasce da vontade de adaptar o know-how que construímos no nosso ecossistema para escopos financeiramente viáveis para essa parcela de empreendedores, cooperando com o crescimento das micro e pequenas empresas de todo o país”, explica Renato Hideki, CEO do ecossistema.

O mercado de micro e pequenas empresas é vasto e promissor. Segundo dados do Sebrae, essas empresas são responsáveis por aproximadamente 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e contribuem com quase 30% do PIB do país.

“Seguimos inovando e expandindo nossas operações, com a certeza de que a Rookie será uma peça-chave para consolidar nossa liderança no mercado de marketing digital. Com essa nova operação, estamos preparados para atender empresas de todos os segmentos e em todo o território nacional, trazendo uma nova perspectiva para o marketing digital acessível”, conta Hideki.

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All Set conquista conta de digital da multinacional de bebidas Britvic

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A All Set conquistou a conta digital da Britvic, companhia britânica do setor de bebidas não alcoólicas, que no Brasil é dona das marcas de energéticos Flying Horse e Extra Power, entre outras, como Maguary e Dafruta.

A agência ficará responsável pelas frentes de mídia, social, criação e conteúdo. Com atuação in loco nas dependências da Britvic, o time da All Set vai trabalhar, inicialmente, para expandir a presença dos energéticos para outras regiões do País, além do Centro-Oeste, onde já existe uma dominância da companhia. Atualmente, o Extra Power é líder de vendas em Goiás, com 50% de participação, segundo dados da consultoria Nielsen. Com expressiva aceitação entre o público da música sertaneja, a marca já fez parcerias com diversos artistas, entre eles Gusttavo Lima e Lucas Lucco.

“A Britvic é uma referência global no segmento de bebidas não alcóolicas, e é uma honra para nós promover seus produtos ricos em sabor e autenticidade a um público tão diversificado em todo o Brasil”, destaca Henrique Russowsky, diretor de mídia da All Set.

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