Eventos
Novas energias e tecnologias para transição e descarbonização são destaque em feira

As maiores empresas públicas e privadas do setor de biocombustíveis, gás e energia elétrica estiveram reunidas durante a feira Liderança Verde Brasil Expo, evento que apresentou novas fontes energéticas e tecnologias para descarbonização em atividade no país, na última semana, em Brasília. Entre as soluções esteve o GLR – Gás Liquefeito Renovável, com emissões de carbono até 80% menores do que o GLP convencional, apresentada pela Copa Energia. Em um espaço projetado pela agência Avantgarde, a marca líder em distribuição de GLP na América Latina apresentou estudos e projetos para a transição energética brasileira.
Para apresentar as novas soluções da Copa Energia durante a feira, a Avantgarde desenvolveu toda a comunicação visual do espaço da marca, que incluiu a ambientação do estande de 20m2, cintas de botijão, cartaz, entre outros itens, além de um espaço para foto com o Presidente Lula formado por uma torre de botijões P13 – de gás de cozinha.
O Gás Liquefeito Renovável é uma alternativa ao GLP fóssil, que é obtido a partir do refino do petróleo e processamento do gás natural. Uma das formas de produção do GLR é feito a partir do HVO – Óleo Vegetal Hidrotratado e tem um menor impacto ambiental do que o GLP fóssil. A Copa Energia e a Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo a modelagem e otimização da cadeia de produção do GLR, já com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é o desenvolvimento de novas rotas de produção do GLR a partir do glicerol e etanol, sendo todos projetos aplicados no Brasil.
Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ainda a Lei do Combustível do Futuro (PL 528/2020), além de lançar o programa Gás para Todos, uma nova modalidade do programa Auxílio Gás da qual a Copa Energia é uma das principais parceiras.
Considerado o maior e mais inovador programa de descarbonização da matriz de transportes e mobilidade do planeta, o Combustível do Futuro tem como objetivo consolidar o Brasil na liderança para uma transição energética justa e inclusiva.
Já o programa Gás para Todos é uma nova modalidade do programa Auxílio Gás, que atualmente distribui o benefício de R$ 102 para a compra de botijões de gás a aproximadamente 5,6 milhões de famílias. No lugar do valor em dinheiro, o novo programa pretende distribuir
Eventos
Confluência de Saberes será tema do 3º Salão Rio de Interiores

Com o tema Confluência de Saberes, o Salão Rio de Interiores chega à 3ª edição e se consolida como um evento de destaque no setor de arquitetura e design de interiores. Entre os dias 26 e 28 de agosto, renomados profissionais do segmento para refletir sobre os pilares do ESG (Environmental, Social, Governance), trazendo para o centro da discussão assuntos relacionados à responsabilidade ambiental e social, e como o exercício profissional e os materiais podem impactar a relação das pessoas com o espaço privado e coletivo, buscando sempre a qualidade de vida e o bem-estar social. O evento também propõe um olhar atento às mudanças climáticas e eventos extremos, explorando soluções que promovam ambientes mais resilientes e sustentáveis.
O evento, em formato pocket, terá palestras, workshops e uma área de exposições com 570m², em estrutura modular, onde as marcas poderão apresentar novidades e tendências. Cada dia colocará sob os holofotes uma sigla do termo, que em português se refere às práticas de políticas Ambiental, Social e de Governança. O dia 26 de agosto coloca em foco a inclusão e a sustentabilidade; o dia 27 de agosto abordará artesanias e saberes compartilhados; o dia 28 de agosto será dedicado à tecnologia, inovação e arte.
O 3º Salão Rio de Interiores é realizado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio de Janeiro (AsBEA/RJ) e pelo departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), acontecerá na sede do IAB-RJ, no Flamengo, que no século XIX abrigou a Companhia de Ferro Carril Jardim Botânico.
Eventos
Eventos corporativos ganham espaço entre as marcas para reforçar cultura, liderança e posicionamento

A plataforma de inteligência de mercado DataEventos, da startup MeEventos, publicou recentemente um balanço sobre a realização de eventos corporativos nos primeiros cinco meses de 2025. Em comparação ao mesmo período de 2024, é possível notar um aumento de 4,74%, com destaque para fevereiro (28,9%). E não é para menos, afinal, as empresas já perceberam a importância em manter os colaboradores engajados e conectados com os valores da marca.
Neste contexto, os eventos corporativos têm deixado de ser apenas momentos de celebração ou encontros pontuais, ganhando protagonismo como ferramentas estratégicas de construção simbólica.
Para além de palcos e discursos, iniciativas como confraternizações com storytelling, eventos de reconhecimento com narrativas potentes e ativações internas que surpreendem as equipes no dia a dia, por exemplo, revelam como uma organização entende sua cultura, liderança e visão de futuro.
“Então, as empresas têm investido com mais consistência em experiências presenciais que criam pertencimento. Mais do que formatos prontos, o que se busca é coerência entre o que a marca diz e o que entrega”, explica o sócio-diretor da agência especialista em live marketing e experiências de marca, faro ag, Fauze Abdouch, complementando: “O evento é onde o discurso vira prática visível; e onde o propósito e os valores saem dos quadros da parede e ganham corpo, cheiro, som e gesto”.
Da ideia à execução
Ao promover um evento corporativo, há a oportunidade de reforçar o posicionamento da marca. Por isso, é importante que a entrega seja tão certeira quanto a ideia. “A missão é transformar uma tradicional confraternização, por exemplo, em um evento memorável, com uma experiência de marca viva, emocionante e alinhada aos valores da empresa”, ressalta Fauze.
Portanto, a produção de um evento corporativo traz diversos desafios durante o processo, desde à criação até a própria operação. “Nenhuma escolha é aleatória. Os fornecedores, a cenografia, a sonorização, a iluminação e a estrutura do palco precisam estar adequadas, além de tudo, às exigências locais e de segurança. Caso contrário, a cultura, a liderança e o posicionamento da marca se perdem”, explica Fauze. A faro ag, que acumula expertise em produção de eventos corporativos com Cielo, Aurora, Iguá, SPl e Ambev, por exemplo, já montou estruturas de mais de uma tonelada em apenas 12 horas. “Gestão de fornecedores, staff e backstage com agilidade e precisão aliada a excelência técnica para garantir uma experiência imersiva, funcional e inesquecível é imprescindível”.
A festa de fim de ano da Cielo, realizada pela agência no Espaço Unimed, em São Paulo, por exemplo, reuniu mais de 3.000 convidados. “Fomos responsáveis por toda a jornada do evento, com atenção a cada detalhe técnico e simbólico. O objetivo da Cielo era organizar uma festa com tom descontraído, carismático e leve para celebrar as conquistas do ano e engajar os colaboradores. Então, corremos contra o tempo e entregamos um evento com mais de 10 experiências sensoriais e instagramáveis; recepção com a atriz e humorista Nany People, 3 DJs e um super show com o cantor Mumuzinho. O resultado foi muito positivo para a marca e o público ficou totalmente encantado”, finaliza o sócio-diretor.