Agências
MACAM Asset, MChecon e Universal Music prometem oferecer, juntos, experiências inesquecíveis
Foi-se o tempo em que os shopping centers eram apenas complexos de compras. Com o hábito de consumo on-line potencializado pelo período em que o comércio esteve fechado por ordem dos órgãos sanitários, hábito que perdura e continua a ganhar força ainda hoje, os malls se tornaram sinônimo de entretenimento. Mais que nunca, o pós-pandemia despertou nas pessoas um desejo ainda maior de diversão e foi de olho nesse comportamento que a MChecon deu o pontapé inicial nas ideias do que seria seu novo projeto.
“O mercado pós-pandemia e o comportamento do consumidor deixaram muito claro para gente que as pessoas estavam sedentas por experiências inesquecíveis e entretenimento de qualidade. Isso nos fez acreditar que tínhamos uma oportunidade imensa de mercado não explorado”, revela Marcelo Checon, fundador e CEO da MChecon.
Tendo em seu DNA a primazia no desenvolvimento de projetos proprietários e uma equipe com olhar apurado para as melhores parcerias, o primeiro approach foi com Felipe Rodrigues, empresário e fundador da MACAM Asset, gestora de recursos temática em shopping centers com diversos ativos pelo Brasil, e o resultado não poderia dar mais certo.
“Quando Marcelo me apresentou o projeto fiquei encantado e entendi que tinha total sinergia comigo. Tenho uma visão que os shoppings precisam acompanhar as tendências de consumo das novas gerações. Ao longo dos últimos anos venho implementando um novo conceito de shoppings chamado de 3C’s, Convivência, Conveniência, Consumo e ter uma plataforma de eventos, associado a MChecon, faz todo sentido dentro dessa estratégia, além de ser uma oportunidade fantástica para qualquer shopping do Brasil. Através dos shoppings que tenho atuação, e no relacionamento que possuo na indústria, conseguimos desenvolver um anuário de ativações para shoppings, que com certeza irá atrair um público mais qualificado, e rentabilizar ainda mais os shoppings”, comenta Rodrigues.
Faltava ainda aliar à bem-sucedida jornada da MChecon no mercado de live marketing, conteúdos e experiências. Foi daí que surgiu a aproximação com Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil, para colaborar nesta “plataforma de experiências”.
“Olhando para todo o conteúdo e experiências que a Universal Music produz, há muito campo para ampliarmos ainda mais a nossa proximidade com os fãs. O projeto da MChecon veio na hora certa e tenho certeza de que iremos criar ações gerando uma conexão ainda mais forte com o fã que busca uma experiência 360˚”, comemora Lima
A mente criativa e executora dos projetos da MChecon, junto com os recursos e networking da MACAM Asset e a expertise e excelência em conteúdo e entretenimento da Universal Music têm o potencial de construir experiências únicas para o grande público dentro do universo de shoppings Brasil afora, como exposições, eventos, ativações e circuitos durante todo o ano. A ideia é que cada criação se transforme numa experiência memorável e inesquecível.
Os projetos terão início já em janeiro de 2024 e prometem levar diversão de forma interativa e imersiva para shoppings de todo o país.
Agências
Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”
Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.
Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.
Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial. Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.
O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.
Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.
Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.
“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.
“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.
O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.
Agências
Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran
A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.
O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.
Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.
Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.
A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.
Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.