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Além do lucro: os elementos essenciais para o sucesso dos eventos

Publicado

em

*Victor Brentegani

O dinamismo do mercado de eventos nos força a sair da inércia e sempre estar atentos às novas tendências. Em 2023, o Brasil teve um aumento de 54% no número de festivais em relação ao ano passado, conforme levantamento do Mapa dos Festivais, plataforma criada em 2019 para catalogar informações sobre as iniciativas.

Após a pandemia, o “revenge experience” (que é o sentimento das pessoas de “eu mereço” e a grande vontade de viver experiências) emergiu e fez com que as marcas investissem mais no live marketing. O Brasil registrou um aumento de 9% no primeiro trimestre de 2023 no setor de eventos, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape).

Novos centros têm surgido no país. Atualmente, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) tem atraído pessoas graças aos eventos gastronômicos, feiras e shows. O setor hoteleiro tem sentido isso.  De acordo com CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau), a média de ocupação dos hotéis da RMC fechou agosto com 59,74%, superando os 54,26% de julho. O índice é o melhor de 2023 e a tendência é que permaneça elevado até o final do ano.

Para o Brasil continuar crescendo e avançando no live marketing, é imprescindível ter um olhar analítico sobre o que tem acontecido fora do nosso país e adaptar isso à nossa realidade. As conexões e o contato com os grandes players e marcas que dão o tom às tendências devem ser cultivadas e pensadas para que ambas as partes se beneficiem das ativações e eventos.

Cultivar uma boa relação com os fornecedores, estabelecendo a qualidade como critério primordial para o bem-estar dos clientes, é um dos pontos essenciais para o sucesso das ativações. O foco sempre deve ser em proporcionar ao cliente, ao público e toda cadeia produtiva a melhor experiência com o setor e seus segmentos.

Mas, o investimento em relacionamento ‘dentro de casa’ é tão importante quanto o que acontece fora. Quando surge uma demanda, o alinhamento entre o time de criação, atendimento, planejamento e produção deve envolver uma comunicação sem ruído, fluida e dinâmica. Todos devem estar na mesma sintonia. Devemos destacar os pontos fortes presentes em nossos cases, assim como identificar áreas que necessitam de melhorias.

Estresses acontecem, mas quando a comunicação é assertiva, é possível solucionar rapidamente as pontas soltas, por isso, ouvir é essencial . Na realidade, ouvir é mais importante do que falar, principalmente para líderes de setores.

Da mesma forma, investir nas equipes, tirando-as da zona de conforto e levando-as para feiras de comunicação, eventos de tecnologia e inovação é crucial. Trazer profissionais referência do mercado para bate-papos e investir em cursos é valioso.

Além do benefício do conhecimento que essas experiências proporcionam, as conexões e o networking que é estabelecido nesses ambientes enriquecedores não apenas para as agências e profissionais, mas também para o setor de Live Marketing como um todo.

Todos almejam lucro, fidelização e engajamento durante e após um evento. No entanto, sem organização, planejamento, cultivo de bons relacionamentos e investimentos, o setor tende a estagnar.

Temos avançado significativamente após a mudança nos hábitos de consumo dos últimos anos. Entretanto, nós sempre devemos olhar para um case com humildade e pensar: “o que posso melhorar aqui?” ou “apesar do sucesso, devo manter os pés no chão e buscar aperfeiçoamento, ciente de que não existe um case perfeito”.

Em nosso setor, é crucial manter uma coisa em mente: nós não somos a estrela, e nem a ação; as pessoas são. Tudo gira em torno delas e de como podemos encantá-las, construindo uma ponte que as conecta não apenas à marca, mas ao que é intrínseco a ela, como seus valores, posicionamentos e propósito. Portanto, adotar uma postura de humildade é o primeiro passo para tudo.

*Victor Brentegani – Sócio-diretor da faro ag

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A importância do marketing de experiência no segmento varejista

Publicado

em

*Rodrigo Brandão

Diante de um mercado altamente competitivo e com um público cada vez mais empoderado devido ao avanço da tecnologia, encantar o cliente tornou-se uma premissa fundamental para o varejo. Em um momento em que o consumidor anseia por experiências únicas e personalizadas, pensar além de um atendimento de excelência passou a ser primordial para o setor, sobretudo quando falamos dos pontos de vendas físicos.

Por mais contraditória que pareça – afinal o e-commerce cresce de forma vertiginosa há anos – as lojas físicas ainda são importantes na relação entre marca e consumidor. Afinal, somente nesses espaços é possível ter uma conexão mais próxima, tátil e interativa, proporcionando um vínculo individualizado, e que abre caminhos para estratégias mais eficazes e conteúdos impactantes para cada perfil de cliente. Tal abordagem ocorre porque o público das lojas físicas segue existindo, mas agora busca por lojas que proporcionem uma experiência de consumo que vá além da mera disponibilização de produtos.

Uma pesquisa da consultoria da PwC corrobora com esse cenário. Ela identificou que 1/3 dos consumidores ao redor do planeta pretendem ampliar suas compras em lojas físicas, sendo a experiência diferenciada a principal força motriz para esse movimento. Outro estudo realizado por uma grande rede varejista norte-americana revela que 60% dos consumidores dos pontos físicos requerem mais espaço em uma loja para experiências do que para produtos. Já 81% aceitam pagar um preço superior se passarem por “experiências” antes de comprar, enquanto 93% dos clientes que adquirem a partir de experiências, e não por fatores econômicos, se tornam fiéis da marca ou da empresa.

Até por conta do panorama, o chamado marketing de experiência vem ganhando cada vez mais espaço no varejo. Responsável por proporcionar eventos positivos no instante das compras, a estratégia se concentra na criação de interações que buscam gerar emoções e sentimentos para a interação do consumidor com determinado produto. Na prática, ao invés de meramente vender, a abordagem focada em interações atrativas visa envolver os consumidores em vivências sensoriais, emocionais e transformadoras, gerando conexões mais profundas e duradouras no relacionamento com a marca.

Nesse sentido, um exemplo prático é o uso crescente das ferramentas de inteligência artificial, realidade aumentada e virtual dentro do processo de vendas. Seja por meio de softwares existentes ou modelos desenvolvidos, óculos, smartphones, tablets ou outras plataformas tecnológicas, tais recursos sobrepõem o mundo físico para garantir sensações e experiências imersivas através de elementos virtuais. Ou seja, o ponto de venda deixa de ser apenas um espaço para ver ou sentir o produto, mas também para testá-lo de maneira inovadora, ter acesso a conteúdos digitais exclusivos e contato com informações detalhadas de forma prática e interativa.

Imagine, por exemplo, o caso de uma loja que comercializa casas. A partir do uso da tecnologia de óculos de realidade virtual, abre-se a oportunidade para que o público consiga realmente se sentir inserido dentro do imóvel, podendo alterar estilos de decoração ou estruturas de um apartamento por meio de poucos cliques.

Além dos recursos tecnológicos imersivos, vale destacar que o marketing de experiência se manifesta de diversas outras formas, como por meio de eventos exclusivos, atendimento personalizado ou embalagens customizadas. A eficácia dessas ações está diretamente relacionada à sua capacidade de gerar engajamento junto ao público. Ao envolver os clientes de maneira ativa, as empresas conseguem ampliar a percepção de valor dos seus produtos ou serviços, além de diferenciar-se no mercado não apenas pela qualidade do que é oferecido, mas principalmente pela capacidade que envolve tudo isso.

Em resumo, o objetivo final é que essas práticas levem o mercado a transcender a mera oferta de produtos e serviços, além de transformar a jornada de compra dos clientes em um entretenimento, algo prazeroso e divertido, criando também um encantamento por meio de experiências agradáveis não só no instante da compra, mas no momento do consumo e do pós-consumo. Nesse cenário, a capacidade de inovar e de se adaptar às novas tecnologias e tendências serão determinante para a performance das marcas. Assim, o futuro do varejo cada vez mais deixa de ser apenas sobre o que é vendido, mas sobre como é vivido.

*Rodrigo Brandão, gerente de Marketing Digital da Espaço Smart

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Dia das Mães deve abordar experiências memoráveis e humanizadas que retratam as mães brasileiras

Publicado

em

*Rodrigo Villaboim

A inovação no marketing é o grande aliado ao crescimento de uma empresa. Com uma data tão especial a caminho, o dia das mães sempre se torna um grande desafio em termos de resultados. Neste sentido, vejo que é super importante levantarmos abordagens-chave que destacam o potencial do marketing de experiência neste cenário que, apesar de acolhedor, sempre é muito competitivo.

O principal objetivo é criar experiências positivas e marcantes para os consumidores, trazendo a ideia de que, ao vivenciar esses momentos especiais, o consumidor se sinta conectado emocionalmente com a marca. O conteúdo gerado nesse ambiente permite uma visão mais ampla das operações e estimula a criatividade coletiva na busca por soluções e fidelização.

A importância de despertar sensações reais sempre ganha destaque. Criar experiências memoráveis que as pessoas vivenciem de corpo e alma torna-se uma prioridade. Para isso, as marcas precisam estimular os cinco sentidos do público, usando recursos como sons, aromas, sabores, texturas e cores, definições que estão sempre presentes em interações de mães e filhos.

Com base nessa abordagem, é importante frisarmos que grandes marcas devem adotar uma postura ainda mais humanizada em datas comemorativas e comerciais como o dia das mães. Apresentações estratégicas e dinâmicas aumentam a interação e engajamento, comunicando de forma eficaz. A diversidade e a acessibilidade não são apenas ideias, mas práticas essenciais.

Para isso, as marcas precisam criar experiências que envolvam o corpo e a alma do público, que façam com que ele se sinta parte da história, que ele se identifique com os valores e a missão da marca.

As ações devem respeitar e valorizar todos os tipos de mães, abordando diferenças de gênero, raça, etnia, orientação sexual, idade, religião, cultura, deficiência, entre outras. As sensações vivas são a essência do live marketing, elas buscam criar laços afetivos e emocionais e conversam diretamente com a data.

Por fim, concluo que o live Marketing é um palco vibrante, onde as marcas podem mostrar sua essência, seus valores, seus propósitos e seus diferenciais de forma criativa, autêntica e impactante. As datas comemorativas criam possibilidades de experiências de marca incomparáveis, que vão além dos limites físicos e que envolvem todos os sentidos de um público extremamente abrangente.

*Rodrigo Villaboim – Sócio-diretor da .be comunica

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