Conecte-se com a LIVE MARKETING

Padrão

Em um relacionamento sério com o arraiá! Viva São João

Publicado

em

Por Denise Garrido

Segundo dados do Ministério do Turismo, este ano a festa junina deve movimentar cerca de R$ 6 bilhões durante o mês de junho, principalmente durante os dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Não é de hoje que as comemorações com as festas juninas têm uma importância cultural significativa para o Brasil, sendo considerada, com o Carnaval, uma das celebrações mais tradicionais e animadas da nossa cultura. Têm o poder de unir as pessoas em torno da cultura nordestina, promovendo a socialização, o fortalecimento dos laços comunitários e o resgate das tradições. É um momento de celebração, alegria e expressão da identidade regional, preservando e valorizando a cultura do Nordeste brasileiro.

Além de seu valor cultural, as festas juninas também têm um impacto econômico importante para o Nordeste brasileiro. Elas atraem turistas de todas as partes do país, movimentando o comércio local e gerando renda para artesãos, vendedores de alimentos, além, é claro, de ser uma ótima oportunidade para experiências e ativações de marca por serem repletas de tradições culturais, um terreno fértil para criar conexões com diversos segmentos de marcas, desempenhando um papel importante na celebração.

Vários segmentos como o de vestuário, alimentação, beleza, decoração, turismo e entretenimento, são exemplos de que, tendo um planejamento adequado e uma estratégia criativa eficiente, pode-se ter ótimas ativações de marca. E isso indo além de patrocinar eventos juninos, como também criar produtos temáticos, promover shows ao vivo de artistas nordestinos, patrocinar apresentações de quadrilhas, disponibilizar playlists temáticas, promover e gerar experimentação de seus produtos durante os eventos, como é caso da SEDA, que, por meio da linha SEDA BOOM, promoveu uma ativação para exaltar a beleza e a cultura regional no São João de Campina Grande, na Paraíba.

Com planejamento, criação e execução da Atenas, a SEDA levou um salão de beleza para o intitulado como o Maior São João do Mundo, o São João de Campina Grande, que nesta edição completa 40 anos de existência. Uma festa aguardada e aclamada pelos nordestinos e outros visitantes de diferentes partes do Brasil, que se preparam e se mobilizam para viver a beleza de suas tradições. Entre shows, comidas típicas, dança e música, a Seda Boom, marca de beleza especializada nos cabelos crespos, cacheados e ondulados, lançou uma campanha especial para esse momento de celebração: “Com Seda brilham as estrelas de São João”.

Durante os meses de junho e julho, a marca estará no Parque do Povo com uma réplica de um salão de beleza estrelado de 10 m², idealizados com 8 cabeleireiras à disposição do público para fazer penteados, tranças e a finalização dos fios com a linha de produtos Seda Boom. A marca também incrementou a experiência dos visitantes os colocando-os como as verdadeiras estrelas do estande. Por meio de uma sessão de fotos instagramáveis e vídeos curtos que trazem a temática do céu estrelado de São João, cada visitante que passa pelo espaço ganha um registro de sua beleza para que possa compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais.

Esse é um ótimo exemplo de várias conexões possíveis entre marcas e festas juninas no Nordeste brasileiro. É importante ressaltar que cada evento pode ter diferentes patrocinadores e parcerias, e a relevância de cada marca pode variar dependendo da região e do contexto específico da festa. E viva o São João!

Continue lendo

Padrão

FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

Publicado

em

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a  segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de  mil sinais comportamentais,  a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo  246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.

“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.

A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.

O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.

O report completo pode ser baixado neste link.

Continue lendo

Gente

Paula Munhoz é a nova diretora de marketing de chocolates da Nestlé

Publicado

em

A Nestlé Brasil anuncia a promoção de Paula Munhoz como nova diretora de marketing de chocolates. A executiva, que está há 16 anos na empresa, será responsável pelas marcas Nestlé e Garoto. Paula substitui Tatiana Perri, recém promovida para a liderança de CPW Brasil, a divisão global de cereais matinais da empresa.

Paula iniciou carreira em marketing corporativo e mídia, passando por áreas como comunicação corporativa, Nestlé Health Science, Nutrição e CPW, o que contribuiu para seu desenvolvimento e liderança. Em 2022 assumiu a posição de gerente executiva de CPW e respondeu pelo reposicionamento de várias linhas de produtos, conquistando o Prêmio TOP of Mind na categoria e transformando o portfólio com  lançamentos relevantes, exposição para novos públicos, além  acelerar o crescimento e a liderança da categoria.

“Sigo motivada para transformar estratégias em resultados por meio da inovação centrada no consumidor e do trabalho colaborativo. Estou pronta para assumir este novo desafio na divisão de chocolates e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Paula Munhoz.

 

Continue lendo