Padrão
Revenge, uma força propulsora de experiências

Por Debora Tenca
Depois de um isolamento longo e forçado com a pandemia, a proximidade da morte e a vivência da perda de muitas pessoas queridas, cresce a busca por revenge experiences. Afinal, após este período convivendo com uma realidade brutal, uma onda de comportamento indulgente eleva a muitas potências a conhecida máxima do “eu mereço”. Isso resulta em experiências extravagantes e intensas em busca de algo mágico, surreal, bizarro ou de outro mundo, algo que possa despertar admiração ou até mesmo um pouco de medo.
Em tempos difíceis, as pessoas anseiam por uma sensação de encantamento, isso se comprova em um relatório de tendências da Wunderman Thompson Intelligence, onde dados mostram que: 61% das pessoas nos EUA e no Reino Unido concordam que “a vida parece menos emocionante do que costumava ser” e 73% dizem que “só querem sentir alguma coisa, se sentir vivos”.
Viagens, jantares, academias, ativações de marca e muitas outras experiências que estão em alta podem ser compreendidas como revenge experiences, veja o que acha dos exemplos abaixo:
– na academia de luxo, Les Cinq Gym, você se aproximar de cada aparelho para malhar e a pulseira eletrônica revela sua face, sua sequência personalizada de exercícios, seus avanços nas últimas semanas e os desafios a vencer. Quem trabalha na academia recebe você falando seu primeiro nome e sabendo previamente suas preferências, das frutas aos temas favoritos para conversar. Ao entrar no banheiro e olhar para cima, você vê pastilhas nas paredes que são de ouro 24 quilate e toma banho em duchas posicionadas e ambientadas para lhe oferecer “a sensação de se estar numa cachoeira”.
– por outro lado, o desejo de redescobrir o encantamento também pode levar as pessoas a explorar emoções mais sombrias. Isso se reflete, por exemplo, em uma onda de suspense distópico que está encantando os espectadores de The Last of Us da HBO e da co-produção alemã The Swarm. No extremo dessa tendência de experiências intensas, em suas férias você pode visitar a Ucrânia, tanto para conhecer Chernobyl como para visitar cidades atacadas pelos russos.
– Bacchanalia, um restaurante inaugurado em Londres em dezembro de 2022, foi descrito como “uma terra de fantasia de escapismo operístico”, com mármore do chão ao teto, mesas espelhadas e taças de vinho de Murano, lá os garçons vestidos com togas servem aos clientes sob estátuas gigantescas de leões alados, unicórnios e deuses gregos.
– atrás deste mesmo restaurante, um novo clube privado somente para sócios foi inaugurado em abril deste ano. No Apollo’s Muse, a estética luxuosa do espaço é o que se pode chamar de uma aula magistral em design “mais é mais”. O clube também abriga uma coleção de valor inestimável de antiguidades greco-romanas dos séculos I e II d.C. rivalizando com alguns dos melhores museus e galerias de arte do mundo.
– a Visit Sweden está aproveitando o crescente interesse pelo sobrenatural em sua campanha Spellbound by Sweden apresentando Kiln – uma arrepiante áudio-história criada pelo renomado escritor de terror John Ajvide Lindqvist. A aterrorizante áudio-aventura foi projetada para ser ouvida e vivida durante os passeios dos turistas pela natureza sueca, dando vida às criaturas mitológicas tradicionais da floresta.
– assim como no multiverso, uma nova estética onírica canaliza o escapismo e o absurdo para transportar os clientes a reinos imaginários também no varejo. Nessa linha, uma espetacular colaboração entre a Louis Vuitton e a genial Yayoi Kusama inundou as lojas da marca em todo o mundo com réplicas físicas, virtuais e até robóticas da própria artista e suas famosas obras com bolinhas, tudo em dimensões exageradamente maiores do que o tamanho real.
O que une todas essas tendências é a ânsia de fascínio, encantamento e experiências intensas que, talvez, nos ajudem a transcender a nós mesmos. Claro que aqui existem oportunidades para as marcas reencantarem o mundo com produtos, ambientes, espaços e campanhas que tiram as pessoas de um mal-estar antigo e elevam o seu sentido de ser, desenvolvendo espaços que nos transportam para longe e nos levam a uma aventura.
Estamos vendo um aumento nas revenge experiences impulsionadas por uma sede pelo incomum, por autenticidade e, enquanto escrevo isso, penso o quanto o comportamento humano nos faz retornar a antigos padrões e repetir a história. Veja as semelhanças entre este cenário de busca estridente de liberdade e novas vivências com os loucos anos 20, pós-primeira guerra e pós-pandemia de gripe espanhola. Talvez este seja um paralelo que ilumine o caminho que está sendo trilhado para se vingar da tristeza dos últimos anos enquanto se dança, ri e experimenta tudo o que é inusitado, tanto o possível como também o que parece impossível.
Links para conhecer um pouco mais
Viagens para a Ucrânia
https://www.cvc.com.br/dicas-de-viagem/inspiracoes/historia-e-cultura/chernobyl-como-visitar/
Bacchanalia e Apollo’s Muse
https://www.countryandtownhouse.com/culture/apollos-muse-new-members-club/
Visit Sweden
https://visitsweden.com/spellbound-by-sweden/
Louis Vuitton & Yayoi Kusama
Padrão
Kavak faz sorteio de carro seminovo

A Kavak, plataforma de compra e venda de veículos seminovos, aposta em uma ação promocional gamificada para marcar a inauguração de sua nova loja em Santo André, no ABC Paulista. A iniciativa integra a estratégia da empresa de fortalecer sua presença física e aproximar o público da experiência da marca.
Para marcar a inauguração da unidade, a Kavak realizará a ação promocional “Visita Premiada Kavak Santo André”, que inclui o sorteio de um Volkswagen Polo Track 2025. A participação é válida entre 23 de janeiro e 28 de fevereiro de 2026, período em que os consumidores podem comparecer à nova loja e participar da dinâmica, na qual cada interação realizada com a Kavak gera números da sorte, incluindo a visita à loja (um número), a inspeção de um veículo para venda à Kavak (três números), a reserva de um carro disponível na unidade (cinco números), a compra de um veículo no local (dez números) e a contratação de serviços da empresa, como o Kavak Docs (cinco números). O sorteio do prêmio ocorre no dia 11 de março de 2026.
“O lançamento da loja de Santo André representa um passo importante na estratégia de expansão física da Kavak, usando o espaço como ponto de contato com o consumidor e como ferramenta de construção de marca. A dinâmica da campanha reforça essa proposta ao incentivar diferentes produtos e etapas da jornada do cliente, além de toda segurança nas transações e de nossos veículos seminovos”, afirma Guilherme Spinace, diretor de pós-venda e experiência do cliente da Kavak Brasil.
Empresa
Heineken recria o brinde icônico de “O Agente Secreto” em parceria com a atriz Tânia Maria
O cinema brasileiro nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos com a conquista de sua primeira estatueta no ano passado que parou o País em uma comemoração digna de Copa do Mundo. E neste clima de celebração, a Heineken reforça sua conexão com a cultura e a socialização. Com a temporada de premiações de cinema, a marca convidou Tânia Maria – que deu vida à carismática Dona Sebastiana no longa “O Agente Secreto” – para recriar o brinde icônico do filme. Desta vez, o gesto celebra, não apenas uma cena memorável, mas também a força do cinema nacional, que conta nossas histórias e une os brasileiros em torno delas.
“A Heineken sempre esteve ligada a momentos de celebração e cultura. Trazer a Dona Tânia para recriar um brinde tão marcante é uma forma de homenagear o cinema nacional e reforçar nosso compromisso com a socialização e em reunir as pessoas em momentos de celebração”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
Para Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo, “o cinema brasileiro tem o poder de reunir pessoas e criar conexões verdadeiras. Recriar o brinde icônico da Dona Tânia em ‘O Agente Secreto’ é uma forma de celebrar nosso cinema, com todo o Brasil unido em um brinde com Heineken”.
“Refazer esse brinde é muito especial para mim. É uma cena que marcou a minha carreira e agora ganha um novo significado: celebrar o talento brasileiro e brindar à cultura com uma verdinha”, comenta Tânia Maria.








