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Camila Pacheco: 3 Dicas para o PMEs venderem mais no Dia dos Pais
Camila Pacheco, da Blue Numbers, dá três dicas fundamentais para os pequenos e médios varejistas alavancarem suas vendas no Dia dos Pais, no dia 13 de agosto
Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto (dia 13), é a segunda data sazonal mais importante do varejo nacional, depois do Natal, nesse segundo semestre
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo prevê crescimento de 1,6% em vendas para o varejo; Camila Pacheco oferece algumas boas estratégias
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou de 1,2% para 1,6% a projeção de crescimento nas vendas do varejo em 2017. A revisão foi feita após o resultado de maio da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada em 12 de julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde o varejo registrou avanço de 4,5% na comparação com maio do ano passado, segundo o estudo. Esse foi o melhor resultado desde março de 2015, quando houve um aumento de 5,0% na receita do varejo.
Para setores diferenciados, como artigos para churrasco, moda masculina, bares e barbearia, o Dia dos Pais, a ser comemorado no segundo domingo de agosto (dia 13), é a segunda melhor data do varejo no segundo semestre depois do Natal. É por isso que Camila Pacheco, consultora de varejo da Blue Numbers, empresa especialista em PMEs, lembra o quão é importante que as empresas, de fato, aproveitem a data para vender mais e, assim, promover o fluxo de caixa de negócio no mês. “Há algum tempo o consumidor está apertando os cintos e buscando cada vez mais opções de menor custo para presentear em datas comemorativas. Sendo assim, é tão importante ser criativo, quanto focar na estratégia de vendas para o volume”, explica Pacheco, que dá três dicas para que as PMEs possam vender mais.
Decore e comunique
Lembre o consumidor que a data está chegando. Invista em uma decoração bonita, cartazes com dizeres sobre o tema que falem sobre a data. Não é necessário grandes investimentos, mas não faça nada com aparência pouco profissional. Hoje, gráficas online oferecem materiais em pouca quantidade e com custo muito atrativo para que os materiais gráficos dos varejistas demonstrem profissionalismo.
Monte ilhas de interesse no ponto de venda
Bebidas alcoólicas, artigos para churrasco e perfumaria, moda masculina, chocolates e ferramentas são alguns dos exemplos de itens que podem se transformar em presentes singelos e agradáveis para a data. Coloque esses itens em destaque em ilhas de interesse nos locais de grande circulação da loja, combinando-os com a decoração e a comunicação. Ofereça ainda embalagens para presente e cartão.
Ofereça combos promocionais
Tanto em lojas físicas como virtuais, os combos são uma excelente forma de aumentar o valor do ticket médio. É o bom e velho ‘kit’, onde você faz a venda sugestiva e o consumidor leva mais itens que fazem sentido entre si. Exemplos: loção pós-barba, barbeador e creme hidratante. Ou então vinho, abridor de vinhos e taças.
Por fim, Camila Pacheco ainda afirma que o consumidor anda apertando os cintos, mas não deixou de presentear quem ele ama. “Os gatilhos mentais podem e devem lembrá-lo da importância dessa data e aumentar as vendas do varejista”, finaliza.
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co