Empresa
RH: Gerações X e Y têm dificuldade de trabalhar a marca pessoal nas redes sociais
As redes sociais ganham cada vez mais espaço dentro e fora das organizações, e um lugar que antes era visto apenas para entretenimento e lazer, passou a ser um local para a construção da marca pessoal. Embora, essa tendência pareça óbvia, para algumas gerações a tarefa de se expor com foco na carreira, pode não ser uma tarefa fácil, especialmente para as gerações X (pessoas nascidas entre 1965 e 1980) e Y (indivíduos que nasceram de 1981 a 1996).
A exposição nas redes sociais de forma profissional não é indicada apenas para quem está se candidatando a uma vaga, mas também para os profissionais que buscam uma ascensão na carreira ou queiram “poder de barganha”, para estabelecer o que desejam das organizações nas quais trabalham. E crescer na carreira ou até mesmo encontrar uma nova oportunidade é o desejo de muitos brasileiros, pois uma pesquisa realizada pela 7waves, revelou que 26,70% de 16.119 pessoas entrevistadas querem crescer na carreira neste ano, enquanto 10,58% pretendem ser promovidos e 8,13% querem encontrar um emprego.
“A construção do personal branding por meio das redes sociais é uma etapa essencial para qualquer pessoa que esteja no mercado de trabalho, isso porque além de indicar inovação e adaptação às novas tecnologias, esse é um espaço em que a pessoa consegue evidenciar os seus atributos, construindo uma autoridade no segmento no qual atua”, explica Liris Gonçalves, mentora de executivos que já esteve na liderança de grandes empresas como C&A e Avon.
Se para a geração Z, pessoas que nasceram de 1997 a 2010, a tarefa de exposição nas redes sociais seja natural – não necessariamente da forma mais indicada para a vida profissional, essa atividade pode ser árdua para as pessoas acima de 30 anos, segundo Gonçalves. “Na maioria das vezes, esses profissionais vêem essa exposição com certa desconfiança e como algo sem relevância”. A especialista explica que além disso, existem outros pontos como o medo da crítica e o perfeccionismo que podem atrapalhar quem quer começar a divulgar a imagem profissional nas redes sociais.
Mas para construir essa imagem nas redes sociais, é preciso uma estratégia que esteja alinhada com os objetivos e o propósito de carreira do profissional. “O colaborador esteja ele em uma posição de liderança ou não, precisa definir quais são as suas metas, para traçar um plano de comunicação alinhado ao seu objetivo, além disso, é necessário que ele defina a linha editorial, ou seja, os temas que pretende abordar, relacionados ao seu segmento, e sempre ficar atento às novidades para trazer conteúdo sobre o assunto”, comenta a mentora.
Além de investir na busca por conexões através das redes sociais com empresas e pessoas, segundo a especialista, Liris Gonçalves, outra forma de intensificar essa relação é dedicar um tempo para interação, comentando em publicações dessas empresas e grupos. “Essa é uma maneira do profissional começar a ser conhecido, tanto pelo setor, quanto por possíveis empregadores”. A mentora de executivos também afirma que é essencial a criação de um perfil profissional exclusivo para a realização dessa divulgação.
Empresa
Com Fernanda Gentil, agência Brenda assina campanha de lançamento da HiperBet
Em plena regulamentação do mercado de bets no Brasil, que estabeleceu direitos e deveres de apostadores e empresas para uma atuação segura e transparente, a agência de publicidade Brenda assumiu a missão de conjugar diversão e responsabilidade na campanha de lançamento da HiperBet, nova casa de apostas que estreia fazendo parte da lista das marcas autorizadas pelo governo federal a operar no país. A marca é uma subsidiária da Hiper Cap – título de capitalização com 20 anos de mercado. Com o mote “HiperBet, é tudo no máximo”, um dos destaques da campanha é a abordagem do tema do jogo responsável de forma contundente e direta. A jornalista e apresentadora de TV Fernanda Gentil encabeça a produção, que estreou dentro dos programas do grupo Hiper Cap, transmitidos em diversas regiões do país.
“Não tem como uma bet entrar hoje no mercado se não falar sobre o tema da responsabilidade. Vimos que era um projeto de credibilidade e com vontade de fazer do jeito certo. E seguindo a ideia de que com a HiperBet é tudo no máximo, a mensagem tinha que ser clara e impactante. Nossa intenção foi, portanto, apresentar a nova casa, destacando seus valores, credenciais e mostrando que ela chegou em um momento positivo de regulamentação deste mercado no Brasil”, destaca Raphael Pinteiro, sócio da Brenda, agência de publicidade do Recife, ao lado do também sócio Bernardo Barbosa.
“A escolha da Brenda veio através de uma decisão unânime, tanto do time quanto do quadro de diretores. Além do know how no segmento, com campanhas recentes de sucesso absoluto, houve muita sinergia entre as ideias, valores, desejos e convicções desde as primeiras conversas. Estamos extremamente felizes em dividir um ‘hiper’ projeto com esse time excepcional”, avalia Igor Sá, CMO da HiperBet.
Empresa
GUT e Tinder dão match e iniciam parceria no Brasil
A GUT São Paulo anuncia a conquista da conta do Tinder, aplicativo de relacionamento. A agência será responsável pela operação full no Brasil, um dos principais e maiores mercados da marca globalmente. Com entregas que vão do on ao off, a GUT trará ações diversas e ideias cada vez mais ousadas e culturalmente relevantes, reforçando a presença do Tinder no dia a dia dos brasileiros.
“A parceria com a GUT marca uma nova etapa para o Tinder, refletindo nosso objetivo de ser ainda mais criativo e estratégico em um mercado tão dinâmico como o brasileiro. Estamos animados para trazer inovações que não apenas capturam a atenção, mas também ressoam com nosso público, tornando cada interação única e significativa”, afirma José Diogo Costódio Rodrigues, diretor de marketing para a América Latina e Canadá do Tinder
A parceria se inicia ainda neste ano e a primeira campanha para a marca será a campanha de verão em 2025, um dos momentos mais importantes na categoria. “Tinder é sinônimo da categoria, uma marca que está na cultura, que mudou a forma como muita gente se relaciona. Queremos amplificar essa vocação em vários momentos, e o verão é o contexto perfeito para isso”, completa Luiz Arruda, CBO da GUT