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Especialistas explicam como a opinião de influenciadores digitais são determinantes na decisão de compra dos brasileiros

Uma pesquisa feita pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da Statista e da HootSuite, mostrou que o Brasil é a nação mais influenciável globalmente, com cerca de 43% da população já tendo adquirido produtos ou serviços por conta da ação de criadores de conteúdo. Segundo o estudo, eles atingem cerca de 150 milhões de pessoas no país por meio das suas redes sociais. Essa população utiliza plataformas, em média, durante três horas todos os dias, sendo as principais delas YouTube, WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter.
Apesar do poder sobre a compra que os influenciadores digitais possuem, o trabalho acerca da fixação de marcas pode ser feito de diversas formas. Uma delas é por meio de parcerias com empresas de comunicação. Diversos especialistas do setor entendem que essa associação tem tomado a linha de frente de várias companhias que desejam escalar suas campanhas, ações e crescimento no mercado.
É o caso de Maurício Fernandes, diretor de operações da 270B no Brasil, uma das maiores agências americanas de experiências digitais com filial no Brasil. Para ele, o marketing de influência exerce um papel relevante no contexto da busca por estratégias para melhorar performances. “O Brasil é o país mais influenciado pelos criadores de conteúdo, geração que vem ganhando um enorme protagonismo dentro dos planos de comunicação”, diz.
Segundo Gláucio Amaral, diretor executivo na Agência Ecco, agência de publicidade formada com o intuito de empoderar marcas por meio da criatividade, tecnologia e planejamento, a linha de frente a qual influenciadores estão ganhando entre os investimentos das empresas brasileiras na divulgação dos seus produtos ocorre por conta do ótimo custo-benefício para elas. “Há a possibilidade de mensurar o retorno da ação e também a liberdade criativa para desenvolver o conceito do produto”, afirma.
Silas Colombo, fundador e CCO da MOTIM, a primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo, completa esse raciocínio caracterizando a ação influenciadora como um “gatilho de consumo”. “A empresa credibiliza o seu produto, porém os influenciadores oferecem aquele ‘empurrão final’, pois o cliente se identifica com essa personalidade”, destaca.
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Americanas lança campanha “Cestaaaço” com Paulo Vieira

A Americanas, uma das varejistas com maior presença no Brasil, lança a campanha “Cestaaaço Americanas”, criada pela agência Suno United Creators e estrelada pelo comediante Paulo Vieira. A iniciativa reforça a proposta de valor afetiva da marca, construída ao longo de quase um século de história, unindo branding e performance de forma inovadora.
A campanha busca tornar as sextas-feiras um dia proprietário da Americanas, associando o clima de celebração do fim de semana ao símbolo mais tradicional da companhia e sinônimo de alegria: a cesta de compras. Mais do que apresentar novas ofertas a cada semana, a ação inaugura um novo momento da comunicação da varejista, que vai além do produto e do preço, ao focar em facilitadores de compras (condições especiais de pagamento), conveniência e conexão emocional com o consumidor.
Com mais de 1,5 mil lojas em todos os estados, a Americanas aposta na identificação do público com o humorista e ator brasileiro, Paulo Vieira. “O Paulo tem uma conexão única com o Brasil: é um contador de histórias nato, que traduz de forma simples e autêntica a pluralidade do nosso povo. Essa identificação tem muito a ver com a Americanas, que está presente em todos os estados e tem na proximidade com o consumidor um dos seus maiores diferenciais”, explica o CMO da Americanas, Washington Theotonio. “Essa campanha é sobre performance sim, mas com afeto, humor e verdade”, complementa.
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Oreo retoma parceria com Wandinha, da Netflix

Após o sucesso da edição especial Oreo Wandinha do ano passado, está de volta a parceria com a Netflix. Para celebrar a estreia da nova temporada da série e o lançamento da parte 2, em 3 de setembro, na Netflix, Oreo convida os consumidores a ativarem o “Modo Wandinha” com um toque recheado de ironia, mistério e aquele humor sombrio que só a personagem poderia entregar.
Oreo, como o biscoito número um do mundo, traz uma versão do tradicional conhecido biscoito da sorte, que costuma trazer mensagens otimistas. A versão de Oreo Wandinha subverte essa lógica, com frases ácidas e implacáveis da própria personagem, com o tom que a consagrou. A ação pontual, com uma pitada de surpresa, acontece em pedidos de comida asiática em restaurantes selecionados no iFood com mensagens como “Evite o romance. Evite pessoas”, “Emoções equivalem a fraqueza. Recomponha-se agora.” e “Primeira regra da vida: pessoas inevitavelmente decepcionam. Sempre tenha uma rota de fuga.”
A campanha reflete o tom irreverente de Wandinha, série da Netflix, e, além dessa ativação, a marca também destaca frases inspiradas no humor ácido da personagem nas redes sociais. A agência Leo criou títulos e conteúdos especialmente pensados para o universo de Wandinha, que ganham vida nas peças digitais e de TV.
Além de invadir as telas, Oreo se torna a primeira marca de alimentos a realizar uma ação de bordo em parceria com a Eletromidia. Durante uma semana na Azul Linhas Aéreas, passageiros de 50 voos entre São Paulo e Rio de Janeiro serão surpreendidos com o biscoito da “sorte” de Wandinha, acompanhado de uma ativação especial anunciada pela tripulação e conteúdos exibidos em vídeo durante o voo.
“Oreo sempre marca presença nas conversas culturais relevantes, sendo uma marca muito conectada ao universo do entretenimento e cultura pop. Fizemos parceria já no lançamento de Wandinha, que é um sucesso da Netflix, e não poderíamos deixar de repetir agora com a estreia da segunda temporada. Essa parceria nos permite explorar o universo sombrio da série de forma criativa, conectando-se com a Gen Z, mas sempre mantendo a leveza e o convite a diversão, que são a essência da marca”, Felipe Pedrolli, diretor de marketing de biscoitos e snacks assados da Mondelēz Brasil.