Empresa
Especialistas explicam como a opinião de influenciadores digitais são determinantes na decisão de compra dos brasileiros

Uma pesquisa feita pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da Statista e da HootSuite, mostrou que o Brasil é a nação mais influenciável globalmente, com cerca de 43% da população já tendo adquirido produtos ou serviços por conta da ação de criadores de conteúdo. Segundo o estudo, eles atingem cerca de 150 milhões de pessoas no país por meio das suas redes sociais. Essa população utiliza plataformas, em média, durante três horas todos os dias, sendo as principais delas YouTube, WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter.
Apesar do poder sobre a compra que os influenciadores digitais possuem, o trabalho acerca da fixação de marcas pode ser feito de diversas formas. Uma delas é por meio de parcerias com empresas de comunicação. Diversos especialistas do setor entendem que essa associação tem tomado a linha de frente de várias companhias que desejam escalar suas campanhas, ações e crescimento no mercado.
É o caso de Maurício Fernandes, diretor de operações da 270B no Brasil, uma das maiores agências americanas de experiências digitais com filial no Brasil. Para ele, o marketing de influência exerce um papel relevante no contexto da busca por estratégias para melhorar performances. “O Brasil é o país mais influenciado pelos criadores de conteúdo, geração que vem ganhando um enorme protagonismo dentro dos planos de comunicação”, diz.
Segundo Gláucio Amaral, diretor executivo na Agência Ecco, agência de publicidade formada com o intuito de empoderar marcas por meio da criatividade, tecnologia e planejamento, a linha de frente a qual influenciadores estão ganhando entre os investimentos das empresas brasileiras na divulgação dos seus produtos ocorre por conta do ótimo custo-benefício para elas. “Há a possibilidade de mensurar o retorno da ação e também a liberdade criativa para desenvolver o conceito do produto”, afirma.
Silas Colombo, fundador e CCO da MOTIM, a primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo, completa esse raciocínio caracterizando a ação influenciadora como um “gatilho de consumo”. “A empresa credibiliza o seu produto, porém os influenciadores oferecem aquele ‘empurrão final’, pois o cliente se identifica com essa personalidade”, destaca.
Empresa
SHEIN lança campanha de Black Friday com descontos de até 90%

A SHEIN, varejista global online de moda, beleza e lifestyle, já iniciou uma das campanhas mais aguardadas do ano, a de data dupla 11.11 e a Black Friday. Os descontos são progressivos e vão até 30 de novembro. Nessa semana, até 9 de novembro, são mais de 800 mil itens com até 90% de desconto e frete grátis.
As promoções começaram ainda em outubro e seguem ao longo de novembro, com dias de descontos exclusivos e frete grátis. As ofertas estarão distribuídas entre diversas categorias, mantendo a proposta da SHEIN de oferecer milhares de produtos a preços acessíveis.
A ênfase estará nas categorias de moda feminina e masculina, que são o foco central do posicionamento da marca, além de beleza, casa e eletrônicos, que complementam a experiência de lifestyle oferecida pela SHEIN.
A SHEIN está otimista com o desempenho de vendas neste ano. A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores brasileiros, e a empresa espera impulsionar os resultados com uma combinação de ofertas atrativas, frete estratégico, e campanhas de alto alcance.
Para reforçar a ação, a SHEIN escolheu Ludmilla como embaixadora da marca no Brasil. A cantora estrela uma campanha nacional com filmes em televisão e peças nas redes sociais.
Com sua autenticidade, impacto cultural e estilo único, Ludmilla representa perfeitamente a missão da SHEIN de democratizar a moda, tornando-a acessível, diversa e inclusiva, e promovendo a autoexpressão por meio do estilo.
A artista também lançou uma coleção exclusiva de 118 peças, desenvolvida em parceria com a marca, que reflete sua personalidade e reforça o portfólio de marcas próprias da SHEIN.
“Ludmilla foi escolhida para estrelar as maiores campanhas do ano da SHEIN por sua autenticidade e impacto cultural. Sua trajetória e estilo único traduzem diretamente nossa missão de democratizar a moda, tornando-a acessível e inclusiva”, explica Rodrigo Eimori, head de marketing da SHEIN no Brasil. “Ela representa a diversidade e a autoexpressão, valores fundamentais para a marca.”
Empresa
Topsort impulsiona vendas na Black Friday com soluções de Retail Media

A Topsort, plataforma global de tecnologia para anúncios de varejo baseada em inteligência artificial, oferece um portfólio completo de soluções que ajudam marcas e varejistas a impulsionar as vendas durante a Black Friday. Entre essas ferramentas está o Sponsored Brands, formato que combina produtos patrocinados e vídeos em um único anúncio, proporcionando experiências de compra mais relevantes e envolventes para os consumidores.
O formato passou a ser utilizado na Magalu Ads, em parceria com a Mondial Eletrodomésticos, garantindo a primeira posição nos resultados de busca por categoria e entregando resultados expressivos em conversão e engajamento.
Além do Sponsored Brands, a Topsort oferece outras ferramentas de Retail Media que conectam marcas e consumidores de forma inteligente, com base em dados e decisões em tempo real, impulsionando performance e aumentando o retorno sobre investimento especialmente no período da Black Friday.
Segundo o cofundador e CTO da Topsort, Francisco Larraín, “marcas que utilizam essas ferramentas conseguem aumentos significativos de conversão, transformando visibilidade em vendas de forma rápida, mensurável e escalável. É uma oportunidade estratégica para sair na frente da concorrência na Black Friday”.
Larraín também ressalta que a Topsort foi construída com base em IA desde o primeiro dia. “Isso significa: sem custos inflados de implementação, sem integrações frágeis, apenas decisões mais rápidas e precisas no nível do leilão. Isso permite que os varejistas monetizem em semanas, não em anos”, disse. “As soluções da empresa simplificam o trabalho de profissionais de marketing, que antes precisavam dominar centenas de ferramentas desconectadas”, afirmou.
A plataforma também democratiza o acesso ao Retail Media, ao permitir que varejistas menores usem tecnologias sofisticadas antes restritas a grandes players. “Um pequeno varejista pode criar uma plataforma de autosserviço com a mesma sofisticação de gigantes do setor”, concluiu.








