Universo Live
Para 2022, varejo deve focar nas expectativas do cliente

A ascensão da tecnologia e das compras online nos últimos anos mudou permanentemente o setor de varejo. Pensando nisso, a Emplifi, (antes conhecida como Socialbakers) marca focada em Social Marketing e Experiência do Cliente (CX) fez uma análise do futuro do setor em 2022 e destacou algumas tendências no consumo, apresentando o que deve estar no radar das marcas que querem ter um ano bem sucedido.
Principais tendências para o varejo em 2022:
1. Expectativas para surpreender o cliente
No estudo realizado pela marca, foi destacada a importância de ir além das expectativas do cliente. Hoje, o consumidor busca uma experiência elevada — uma que ofereça um melhor serviço e um toque personalizado. E a melhor maneira de alcançar isso é entendendo as diversas necessidades do consumidor moderno. Para agradar o comprador na loja física, é esperado que o comerciante destaque o valor agregado da experiência no espaço; para o comprador online, os varejistas devem reforçar ainda mais as conveniências que as compras pela Internet oferecem no mundo agitado de hoje.
2. A tecnologia como melhor aliada
Segundo a Emplifi, a tecnologia continuará como a melhor aliada dos varejistas, uma vez que as ferramentas de e-commerce, como o vídeo ao vivo por exemplo, permitem que a marca alcance vários públicos. O bate-papo por vídeo individual juntamente com as compras via livestreaming devem se popularizar ainda mais como maneiras de envolver os clientes promovendo um nível de confiança e fidelidade à marca. A retirada na loja, o uso de QR codes para se conectar com lojistas e o pagamento sem contato também devem ser implementados cada vez mais pelos comerciantes.
3. A importância do espaço físico
No estudo, a marca afirma que os lojistas precisarão adotar uma abordagem híbrida, já que muitos consumidores agora misturam compras online com aquisições feitas pessoalmente. Esse tipo de abordagem pode incluir táticas como, por exemplo, direcionar os consumidores às lojas físicas através de ofertas e eventos presenciais. A Emplifi também prevê o aumento das Dark Stores/estúdios para atuar como operações de vendas de e-commerce e/ou centros de atendimento. Essas Dark Stores oferecem diversas vantagens operacionais e financeiras para os comerciantes.
4. Atenção aos dados
Mais do que nunca, os varejistas precisam de métricas para rastrear compras, comportamentos e preferências do consumidor, assim como dados referentes à sua própria logística, a fim de manter o estoque atualizado. Além disso, o acesso aos dados deve se tornar uma prioridade em 2022, pois as métricas viabilizam um maior refinamento em todo o ciclo de vida de vendas, dando espaço a investimentos em fatores atuais de tecnologia de varejo.
5. Versatilidade
No final das contas, há muitos avanços novos e empolgantes acontecendo no setor de varejo que as marcas podem incorporar em seus sistemas online e nas lojas. Como aprendemos, especificamente nos últimos dois anos, vão triunfar as empresas que acompanham as mudanças do setor e permanecem adaptáveis, aproveitando os investimentos tecnológicos para cultivar a fidelidade à marca.
Universo Live
Eurofarma e Paramount Pictures transformam rede Venancio em espaço temático do Bob Esponja para promover proteção solar

OAZ, marca de cuidados pessoais da Eurofarma, acaba de inaugurar sua primeira loja totalmente tematizada em parceria com a rede de farmácias Venancio e com a Paramount Pictures. O novo filme de um dos personagens mais queridos do fundo do mar estreia nos cinemas ainda este mês e, aproveitando esse momento, o universo de Bob Esponja foi o escolhido para reforçar a estratégia da empresa com sua linha de protetores solares, especialmente no período de verão. Esta é a primeira vez que a Eurofarma envelopa um ponto de venda completo com uma de suas marcas, marcando um passo inédito de experiência de varejo no setor farmacêutico brasileiro para a companhia.
Instalada em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, a unidade recebeu um projeto completo de ambientação inspirado na Fenda do Biquíni, com uma experiência sensorial completa, o espaço contará com fachada iluminada, adesivagem especial, fragrância exclusiva e elementos cenográficos que transformam a jornada do consumidor. No interior, gôndolas e mobiliários foram redesenhados, ativações com pipoca personalizada, amostras grátis e influenciadoras na inauguração, que acontece em 20 de dezembro. A proposta é criar um espaço divertido e imersivo, capaz de conectar famílias, consumidores e marca em um mesmo ponto de contato.
“A inauguração dessa loja temática marca um passo inédito e muito importante para a Eurofarma. Nosso objetivo vai muito além da estratégia comercial e quando tornamos o cuidado divertido e acessível, a adesão cresce. A unidade foi pensada para informar e engajar, explicar o uso correto, apresentar o portfólio OAZ e incentivar a proteção diária, especialmente nas crianças”, diz Donino Scherer Neto, diretor de OTC e genéricos da Eurofarma.
“Para a Venancio, é uma alegria trazer essa experiência do Bob Esponja para tão perto dos nossos clientes. A loja temática de Cabo Frio deixa o cuidado com a pele mais divertido e incentiva toda a família a se proteger no verão. Essa parceria com a Eurofarma e a Paramount reforça nosso compromisso em oferecer novidades que unem saúde, bem-estar e uma jornada de compra diferente de tudo o que já fizemos”, destacou o sócio-diretor da Venancio, Rodrigo Ahmed.
Universo Live
Rappi Turbo libera escolha exclusiva das novas latas de Smirnoff Ice

O Rappi Turbo começa a vender em dezembro na capital paulista as novas latas da Smirnoff Ice, com um grande diferencial: o usuário poderá escolher qual versão quer receber em casa! A ação, em parceria com a Diageo, faz do Rappi a única plataforma digital que oferece essa possibilidade, além da já conhecida entrega ultrarrápida em até 10 minutos de Turbo.
Em clima de festas de final de ano, a campanha da edição limitada parte de um insight simples: amigos de verdade se zoam, quebram o gelo e dizem verdades sem filtro. A proposta convida o consumidor a escolher a lata que mais combina com aquele amigo específico, usando o humor como ponto de conexão e interação. As seis versões disponíveis trazem apelidos populares do vocabulário entre grupos de amigos: “Zé Ruela”, “Biscoiteiro”, “Emocionado”, “Cri-Cri”, “Pé Frio” e “Fi Fi”.
“Trazer essa possibilidade de escolha personalizada de qual item receber é muito natural para o Rappi, uma vez que nosso objetivo é sempre unir conveniência com experiências que sejam realmente únicas. Dessa forma, seguimos como uma marca disruptiva, apostando em projetos pioneiros de mercado que podem ditar tendência”, afirma Juliana Athaydde, head de Rappi Ads no Brasil.
“Para uma marca pulsante como Smirnoff ICE, o que realmente faz a diferença é chegar exatamente no momento em que a galera quer brindar: rápido, simples e do jeito que eles escolhem. Com o Rappi Turbo, essa entrega em minutos traduz a campanha em algo mais do que comunicação: vira ação imediata. É o único canal onde você escolhe qual adjetivo quer e, em 10 minutos o produto chega e você pode mandar a verdade na lata pros amigos. A parceria não é só institucional, é funcional. Conecta a marca ao momento de celebração com amigos, com conveniência e urgência”, diz Guilherme Martins, vice‑presidente de marketing e inovação da Diageo Brasil.
Com a campanha “Verdade na Lata”, Smirnoff Ice aposta em um humor direto e irreverente para celebrar relações reais. A marca transforma pequenas verdades do cotidiano em uma experiência social, convidando as pessoas a brincarem entre si e reforçando que nada traduz melhor uma boa amizade do que aquela zoeira dita na lata, no momento certo.
No Rappi, o lançamento ganha uma camada adicional por meio da mecânica “Mande uma verdade na lata”, que incentiva o usuário a escolher a versão ideal para brincar com alguém e transformar a entrega rápida em um gatilho de conexão e diversão entre amigos.








