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Promoções permanecem em alta na pandemia, revelam estudos da Casa 96

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A pandemia afetou as tendências relacionadas às promoções no Brasil, mas não a relevância da ferramenta na opinião dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela Casa 96 com 1.058 consumidores identificou que, em 2020, 90% dos entrevistados ainda desejavam continuar participando normalmente de promoções. Entretanto, o levantamento demonstrou um dado novo: para mais de 90% das pessoas, as promoções precisam ter um propósito, mais ganhadores e ajudar outras pessoas e instituições.

Em relação ao tipo de prêmios, pela primeira vez a preferência pelo dinheiro (68%) abriu uma distância grande dos demais prêmios indicados, como casa (28%) e carro (4%).

Esta tendência levou a agência a estudar o crescimento das ações conhecidas como Cash Back – ferramenta que ganhou força no Brasil, aliada a novas normas de reembolso – e ao lançamento da Pesquisa Novos Tempos, Novos Formatos, que acaba de ser divulgada pela Casa 96.

“Já lançamos mais de 10 pesquisas sobre o comportamento do consumidor frente às ações de Live Marketing. Um mês antes da pandemia, lançamos um infográfico analisando os últimos anos promocionais no Brasil e as principais tendências, material fruto de um levantamento detalhado e análises, além de uma nova pesquisa realizada com mais de 2.000 consumidores no Brasil. Com a entrada da pandemia, as tendências foram afetadas e, com isso, fomos entender o relacionamento do consumidor com as promoções durante esse período”, afirma a sócia da Casa 96, Denise de Cassia.

Sorteios continuam em alta

 O novo estudo da agência, que entrevistou 1.000 consumidores, comparou, principalmente, a relevância dos sorteios com as ações de cash back. A maioria (76% dos entrevistados) ainda prefere concorrer a um grande prêmio via sorteio. Dos 24% que preferem o cashback, a categoria de produtos de limpeza é a que tem maior preferência.

A decisão de compra é influenciada pelas ações de cash back para 59%, porém, as promoções com sorteios continuam com força, com 87% de influência na escolha de uma marca.

Neste tipo de promoção, a preferência dos prêmios se manteve pelo dinheiro (42%), seguido de casa (35%) e carro (23%). “Nunca o dinheiro esteve tão em alta com objeto de prêmio”, pontua Denise de Cassia.

“As estratégias promocionais não param de evoluir e, em geral, acompanham os momentos de vida dos consumidores. Prova disso é a força com que o cash back entrou no mercado. Uma nova mecânica que propõe valorizar ainda mais as escolhas dos consumidores, garantindo um retorno do investimento como recompensa pela escolha de determinada marca ou produto. Mas as mecânicas com sorteios continuam representando a maior parte das escolhas dos consumidores. Isso porque as motivações para a compra não são puramente racionais, além de uma recompensa maior. Esta é a balança que equilibra o mercado promocional: valores racionais e emocionais. Cabe às marcas escolherem a melhor estratégia a partir do conhecimento que tem de seus consumidores e da sua concorrência”, complementa a sócia da Casa 96.

Dados Secap indicam recuperação das promoções

De acordo com o Relatório do Mercado Brasileiro de Promoções Comerciais de julho de 2021, divulgado pela SECAP – Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia – as promoções comerciais tiveram uma queda esperada em 2020 devido a pandemia. Foram 36,15% menos autorizações concedidas entre o ano de 2019 e 2020. Entretando, considerando o número de autorizações no 1º semestre de 2021 (2,279) em comparação ao mesmo período de 2020 (1.165) e, levando-se em conta que as autorizações no segundo semestre são, em média, de 30% a 40% maiores, a expectativa é que o fechamento de 2021 supere os números de 2020.

Sobre a quantidade de prêmios distribuídos, os dados da Secap indicam um aumento de 511% no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020. “Nas pesquisas, temos detectado preferências por mais prêmios menores, mais ganhadores. Já ouvimos em uma pesquisa quali: ‘Pra que dar um avião de prêmios para uma pessoa só, fatia o prêmio e distribui para mais ganhadores’. Mais ganhadores, mais consumidores felizes, mais awarness e divulgação feita pelos próprios ganhadores”, afirma a sócia da Casa 96.

Sobre os valores dos prêmios, os dados da Secap indicam mais ganhadores, de prêmios menores – aumento de 73% no número de prêmios distribuídos no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado. A faixa que teve maior número de autorizações este ano foi a de prêmios de R$ 10 mil a R$ 50 mil para uma promoção: 36% de todas as promoções autorizadas até julho de 2021 foram nesta faixa de premiação.

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Rexona celebra patrocínio à CONMEBOL Libertadores com experiências e a promoção “Me Lhama Que Eu Vou”

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As ações de Rexona como patrocinadora oficial da CONMEBOL Libertadores levaram a conexão com os torcedores a um novo patamar. Ao longo do campeonato, a marca esteve presente nos estádios, nas redes sociais e em iniciativas que destacaram seu compromisso com o esporte e com a paixão pelo futebol. As ativações, criadas pela DM9, traduziram a essência e o envolvimento da marca com o futebol, bem como a energia do torneio.
O grande destaque foi a promoção “Me Lhama Que Eu Vou”, desenvolvida pela Agência Mandarin, que viralizou com sua proposta divertida, distribuiu mais de 50 mil brindes exclusivos e levou cinco consumidores, acompanhados de seus convidados, para assistir à grande final em Lima, no Peru. A ação se tornou um dos pilares de engajamento da marca na temporada, aproximando Rexona de milhares de torcedores.
Outra iniciativa relevante foi a plataforma de ingressos, que promoveu sorteios semanais de pares de entradas e upgrades para partidas decisivas, estimulando a participação digital e ampliando o alcance da marca entre fãs do futebol.
Durante toda a competição, a marca realizou ainda coberturas em tempo real nos estádios, com influenciadores e torcedores, gerando conteúdo espontâneo e aproximando-se do público. Ao todo, a marca atingiu mais de 800 mil pessoas organicamente.
“Rexona sempre esteve ligada ao movimento e confiança, algo que está muito relacionado ao futebol. A paixão dos torcedores e a intensidade em campo, que tomam conta de todo o estádio, refletem exatamente o que acreditamos e o que nos impulsiona a ir além. Estar na CONMEBOL Libertadores nos permite fortalecer essa conexão e reforçar nosso compromisso de estar presente nos momentos culturais relevantes para nosso consumidor e não abandonar em qualquer momento, mostrando que dentro ou fora do jogo, Rexona não te abandona”, afirma Lucas Moutinho, gerente de marketing sênior de Rexona.
“O futebol é um território de paixão nacional amplamente explorado e, para se destacar, Rexona se conectou com comunidades através de experiências que envolviam ingressos, presença no estádio e atletas para atingir alto engajamento ao divulgar o lançamento Rexona All Body”, destaca Daniela Lima, diretora executiva de conteúdo da DM9
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Shoppings Center Norte e Lar Center celebram o Natal com campanha promocional exclusiva em parceria com Stefan Behar

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Neste ano, o Natal da Cidade Center Norte ganha novos significados ao unir tradição, experiências exclusivas e benefícios que tornam o período ainda mais especial para as famílias da Zona Norte. Com 380 lojas participantes, os Shoppings Center Norte e Lar Center apresentam uma campanha especial, que inclui panetones exclusivos da Stefan Behar Sucré e o sorteio de dois Renault Boreal, modelo premium da montadora atualmente em pré-venda no Brasil.

Até 28 de dezembro , os clientes que acumularem R$ 800,00 em compras nas lojas participantes e cadastrarem suas notas fiscais no aplicativo Center Norte garantem um Panetone Trufado Stefan Behar e um número da sorte para participar dos sorteios dos dois veículos. A iniciativa sela o compromisso dos shoppings em oferecer um Natal inesquecível, marcado por sofisticação e experiências de alto valor para o cliente.

“O Natal é a principal data do varejo nacional e, neste ano, reforçamos ainda mais a sinergia entre o Center Norte e o Lar Center ao unirmos nossos empreendimentos em uma campanha robusta, que combina experiências exclusivas e benefícios relevantes para os clientes. Além da parceria com a Stefan Behar, marca que chega de forma inédita na Zona Norte de São Paulo, temos o sorteio de dois veículos Renault Boreal, modelo exclusivo em pré-venda, destacando a força da promoção e a relevância da ação na região. Todas essas iniciativas consolidam nossa posição como referência na Zona Norte”, destaca Guilherme Marini, diretor executivo do Shopping Center Norte e Lar Center.

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