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Os 10 melhores livros de marketing de todos os tempos!

Veja a lista com os 10 melhores livros de marketing e aproveite o final de semana para colocar a leitura em dia
O que é o marketing? Qual a sua opinião? Uma pergunta tão enigmática que dá margem para todos os tipos de respostas. Uma destas definições, apresentada pelo autor Philip Kotler em seu livro Marketing 3.0: Diz que o marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro. Sendo, o objetivo do Marketing identificar desejos e gerar valor para criar relacionamentos com sua audiência. Por isso resolvemos trazer uma lista de livros para abrir sua cabeça pro marketing.
Mas a resposta pode ir muito além desse conceito, e é por isso que milhares de estudiosos, profissionais e especialistas dedicam seu tempo e talento em obras que buscam explorar esse mercado, refletir sobre suas origens, e apontar para as tendências do futuro.
Sendo assim, seja um profissional da área de marketing querendo se atualizar, um estudante em busca conhecimento ou mesmo um empreendedor querendo saber um pouco mais sobre este departamento, os livros de marketing são fundamentais para o aprendizado e conhecimento sobre o tema.
Mas, em meio a tantos títulos, por onde começar? Ou ainda quais seriam aquelas obras obrigatórias?
A pergunta é difícil e sempre haverão opiniões diferentes. Mas tentamos dar a nossa contribuição e listamos os 10 melhores livros de marketing de todos os tempos.
Portanto, se você pretende colocar a leitura em dia, se manter atualizado, não pode deixar de conferir a nossa lista.
Para entender mais sobre o assunto e ter a vivência de grandes profissionais da área, não deixe de participar do 1º evento mundial dedicado ao marketing pós-pandemia, nos dias 05, 06 e 07 de novembro, acontece o Fórum mundial de Marketing, que conta com a participação de Philip Kotler – o pai do marketing, David Reibstein – professor docente em Marketing da Wharton University of Pennsylvania, Mauro Porcini – SVP & Chief Design Officer at PepsiCo, Luiza Helena Trajano – presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza e mais de 100 palestrantes internacionais. Promovido pelo world marketing summit (wMS), o evento totalmente online, ao vivo e com tradução simultânea, é o mais esperado do ano.
Confira já nossa lista de livros:
1. Administração de marketing – Philip Kotler e Kevin Keller
O primeiro da lista dos melhores livros de marketing é uma leitura obrigatória.
Mais de 40 anos após sua primeira publicação, o best-seller de Philip Kotler e Kevin Keller se mantém atualizado e antecipando-se permanentemente às tendências do mercado – e elas não são poucas. Nessa obra, os autores praticam o que eles ensinam, ou seja, inovação constante. Eles começam pelo conceito de marketing e passam por vários tópicos, como coleta e análise de informações, criação de Brand Equity, posicionamento, enfim, oferecem a base completa para você entender o marketing.
2. As 22 consagradas leis do marketing – Al Ries & Jack Trout
Se você quer se familiarizar com as regras que ditam o mundo do marketing, leia esse manual. Uma leitura fácil, contagiante e imprescindível. Os autores equilibram humor e seriedade ao citar campanhas bem-sucedidas, apontando os fatores que levaram várias marcas à posição de liderança.
Os princípios do marketing descritos por Al Ries e Jack Trout podem ser seguidos por qualquer pessoa que busca o mesmo caminho das empresas vencedoras. Por outro lado, se violar essas leis, você está fora do mercado.
3. Contágio – por que as coisas pegam? – Jonah Berger
Essa é uma receita fantástica para obter resultados rápidos e excepcionais em seu negócio. Em suas 224 páginas, a obra, que também está entre os melhores livros de marketing, revela os seis ingredientes do sucesso, que são: Moeda Social, Gatilhos, Emoção, Público, Valor Prático e Histórias. Conhecê-los e aplicá-los na medida certa são requisitos para você deslanchar seu empreendimento, sem investir um rio de dinheiro.
Se você quer saber como essa mistura funciona na prática, aprenda com Jonah Berger, professor de Marketing da Wharton School – Universidade da Pensilvânia (EUA).
4. Killing marketing – Robert Rose & Joe Pulizzi
Para garantir o sucesso de suas iniciativas de marketing, é necessário, primeiro, matar sua estrutura atual. O segredo dos vencedores está em transformar as ações de marketing em um centro de lucro independente. É preciso criar valor para os clientes por meio da utilização eficiente de conteúdo original, a fim de desenvolver aplicações de marketing capazes de gerar lucros por si mesmas.
5. Foco – Daniel Goleman
Outro dentre os melhores livros de marketing não trata exatamente da área em si, mas de uma habilidade chave para ser bem-sucedido no marketing, ser produtivo e ter relacionamentos pessoais e profissionais duradouros: o foco.
Mas, nos dias atuais, isso não é tarefa fácil. O excesso de informações cria escassez de atenção, distrai, isola e gera o sentimento de estar perdido.
6. Marketing 4.0 – do tradicional ao digital – Philip Kotler
O marketing não é mais o mesmo: a internet e a ascensão do mundo digital mudaram a relação das empresas com seus consumidores. As propagandas em outdoors e na televisão já não são tão influentes.
Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, escreveu Marketing 4.0 para guiar a nova geração de profissionais no caminho da mudança. O livro é uma abordagem que combina interações online e off-line entre empresas e clientes. Não perca esse que é um dos melhores livros de marketing!
7. Confissões de um publicitário – David Ogilvy
A publicidade é um segmento altamente competitivo, mas você não precisa passar por cima de todos e de tudo, como um trator, para ter sucesso.
Segundo o autor, é melhor ter amigos do que inimigos, assim, valorize o potencial das pessoas que trabalham com você. Seja bondoso e trate todos com respeito.
Chamado de pai da propaganda, David Ogilvy garante que associar esse comportamento a um trabalho árduo, persistência e dedicação nos leva a conquistas surpreendentes.
8. Marketing 3.0 – Hermawan Kartajaya & Philip Kotler & Iwan Setiawan
O jeito como o marketing é feito evoluiu muito ao longo das últimas décadas. O modelo tradicional não está preparado para lidar com o novo consumidor que, com a internet e as redes sociais, se comunica com alcance global. Um consumidor que tem novas necessidades coletivas, ambientais e que busca uma sociedade cada vez melhor.
Essa obra concentra-se nessas forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Uma leitura extremamente enriquecedora.
9. Vai fundo! – Gary Vaynerchuk
Tem coisa melhor do que ganhar a vida fazendo o que gosta? Gary Vaynerchuk, o guru das mídias sociais, tem o caminho das pedras. Nesse livro, você aprenderá como o poder da internet e das redes sociais mudaram o relacionamento entre empresas e clientes e como você pode usar tudo isso a seu favor.
A proposta é: ao invés de trabalhar com o que você tolera, aproveite suas paixões e realize grandes coisas. Meça seu sucesso pela sua felicidade e não pelo tamanho do negócio ou da quantidade de dinheiro que você está embolsando.
10. O ponto da virada – Malcolm Gladwell
Você já parou para pensar por que alguns produtos, serviços ou até mesmo atitudes fazem sucesso num piscar de olhos?
Tudo acontece rápido, enquanto outros caem no esquecimento ou sequer engatam a marcha. Então, nossa última sugestão para a lista dos melhores livros de marketing é O Ponto da Virada.
Para Malcolm Gladwell, fenômenos sociais são como infecções virais. Quando uma tendência se transforma em epidemia e passa a se espalhar, sem controle, chegamos ao ponto da virada – o momento crítico que traz crescimento explosivo.
Aprenda neste livro os 3 itens-chave para criar epidemias poderosas e viralizar suas ideias.
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
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McDonald’s leva experiências inéditas ao GP de São Paulo

Pelo segundo ano consecutivo, o McDonald’s acelera como patrocinador oficial da Fórmula 1 na América Latina, reforçando sua conexão com o universo da velocidade e da emoção. Durante o Grand Prix de São Paulo, o Méqui marca presença com experiências imersivas, ativações exclusivas e um quiosque próprio na Fanzone do GP de SP.
Pela primeira vez, o público poderá aproveitar o Quiosque da marca, que venderá McFritas grande, Chicken McNuggets (10 unidades) e os clássicos molhos Ranch e Barbecue. A novidade amplia a conveniência para os fãs que querem curtir o evento sem abrir mão do sabor de Méqui.
A marca ainda prepara um espaço interativo com simulador de corrida exclusivo para clientes Meu Méqui — programa de fidelidade da companhia —, exposição de um carro de F1 da marca e ambientes instagramáveis para que todos os visitantes registrem o momento com estilo.
“Nesse segundo ano de patrocínio, seguimos celebrando a oportunidade de reforçar valores que compartilhamos com a F1: paixão, trabalho em equipe, agilidade e excelência. Estamos muito felizes em proporcionar ainda mais conveniência e o inconfundível gostinho de Méqui aos fãs do automobilismo que estarão no GP de São Paulo este ano, com um espaço que reforça o papel do Méqui como ponto de encontro e experiência para todos os públicos”, destaca Ilca Sierra, diretora de marketing do McDonald’s Brasil.
E quem estiver fora do autódromo também poderá entrar no clima da velocidade: ao longo do mês de novembro, o Méqui oferece promoções especiais para celebrar a chegada do circuito brasileiro, com destaque para a oferta de dois sanduíches, como por exemplo Big Mac e Quarterão com Queijo, por até 40% off no app do Méqui.
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Kallas Mídia OOH transforma Belém em vitrine do OOH para a COP 30

Com a comercialização integral das cotas de mídia da COP 30, a Kallas Mídia OOH posiciona Belém (PA), como referência nacional do out of home. Marcas como Sebrae, EDP, Vale, Governo do Pará, Natura, Ambipar, Toyota, ACE (Potencializa) e Governo Federal (MTur, BB e CEF) garantiram exclusividade, apostando nos ativos da empresa, líder do segmento na região Norte, unindo propósito, tecnologia e impacto local.
Como operadora master do Aeroporto Internacional Val-de-Cans, a Kallas transformou o terminal em hub de comunicação e experiências imersivas. Foram desenvolvidas ativações como túnel de LED com conteúdo ambiental, espelho d’água com elementos naturais, ponte cenográfica, mais de 50 telas digitais, 80 faces internas e 15 externas de mídia estática, além de sete frontlights de grande impacto. O aumento de público colaborou com a comercialização em razão da alta de 57% no total de voos e da expectativa de 508 mil passageiros no período, segundo a ANAC, ampliando a visibilidade das campanhas.
Impacto, tecnologia e inteligência de dados
Os conceitos de inovação e impacto permearam todas as etapas do planejamento e execução das ativações oferecidas pela Kallas, refletindo a importância da região Norte como anfitriã do evento e o compromisso do Brasil com a agenda climática. Plataformas regionais como Zanzar e Cartaxi reforçaram a cobertura e permitiram comunicação contextualizada com o público em mobilidade, gerando campanhas mais estratégicas, segmentadas e mensuráveis.
“A COP 30 em Belém evidenciou a força do OOH como canal de comunicação e a capacidade da Kallas de entregar soluções inovadoras, tecnológicas e de impacto real, alinhadas à agenda global de sustentabilidade”, afirma Rodrigo Kallas, CEO da empresa. Segundo ele, o resultado reforça o protagonismo da Kallas Mídia OOH no Norte do país e consolida sua liderança no segmento, com projetos que combinam tecnologia, criatividade e impacto positivo.
Para Fernando Irrera, sócio e head de Produto da operação Kallas Norte, o modelo multiplataforma integrado da companhia, conectando aeroportos, mobilidade urbana e projetos especiais, tem se mostrado decisivo para ampliar a presença das marcas na região. “Em Belém, conseguimos engajar o público com experiências únicas, como ambientes imersivos e megaestruturas interativas, criando campanhas personalizadas, mensuráveis e com retorno comprovado”, destaca.









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