Empresa
Fiat produz campanha a partir de ferramentas disponíveis no Instagram

Stories, feed, boomerang e reels são termos que já fazem parte da vida da maior parte da população mundial. E não é para menos, estima-se que o Instagram, uma das maiores redes sociais do mundo, tenha 1 bilhão de usuários ativos. Inspirada nesta tendência e resgatando o relacionamento entre o hatch e seu dono, aquele carro que proporciona viver sua vida e te acompanha em suas histórias, a Fiat lança campanha do Argo 2021 criada em parceria com a agência Leo Burnett TM e o Instagram, a partir de ferramentas disponíveis na plataforma.
O veículo é moderno, inovador e renomado, justamente por isso que essa é a primeira campanha da Fiat desenvolvida e lançada no Instagram, inteira pensada e pautada pelo digital. Sendo que, praticamente todas as peças da campanha foram feitas à mão dentro do Instagram Stories, misturando cenas filmadas para a campanha com GIFs criados sob medida para cada cena e disponíveis no perfil da marca na plataforma.
Com o conceito “Bem-vindo às fabulosas histórias do Fiat Argo”, a campanha é um convite para as pessoas viverem grandes histórias a bordo do hatchback da Fiat. Inteiramente produzida no lugar onde hoje em dia todos registram e compartilham suas histórias: o Instagram Stories. Todas as peças da campanha, desde um simples post até o filme principal, foram feitas à mão e o próprio processo de produção é apresentado em algumas cenas dos filmes on e off.
O projeto incluiu ainda um hub de produção específico para a campanha que trouxe mais agilidade criativa, otimizando assim o processo de produção dos materiais digitais com novas fabulosas histórias de Argo para os canais digitais da Fiat.
“O Fiat Argo 2021 retoma a ideia da relação de companheirismo entre o carro e seu dono. Aquele carro que te leva para viver as grandes histórias da vida, compartilhadas logicamente nos Stories do Instagram. Desenvolvemos toda a campanha a partir dos elementos e do contexto do Instagram, criamos sticks e gifs para compor as peças que certamente serão utilizados pelo público da sua forma única para contar suas histórias.”, explica Pedro Prado, VP de Criação da Leo Burnett TM.
Sobre o Filme e a produção
Assim como toda a campanha, o filme “Fabulosas Histórias” foi criado no ambiente dos Stories. Até mesmo o formato do comercial se adapta ao vertical, como na popular ferramenta de publicações.
Embalado por um rap, escrito pela Leo Burnett TM especialmente para a campanha, o filme traz uma protagonista que sai de sua casa, ao abrir a porta, se depara com o Fiat Argo e o utiliza para viver as suas “fabulosas histórias”.
Durante o trajeto são apresentadas figuras e linguagem gráfica inspiradas na rede social e os atributos do Fiat Argo na versão Trekking, como maior controle de estabilidade, design robusto, maior altura de solo e central multimídia. Ao final, a personagem volta ao seu quarto e a cena se repete, como um looping trazendo o sentido de sempre estarmos dispostos a viver novas histórias fabulosas.
Lançado no primeiro dia de 2021 nas redes sociais da marca com versões de 30”, 45” e 60”, o filme foi adaptado para TV em versões de 30” e 60” com abrangência nacional e veiculação nas TVs aberta e fechada, além de ações nos programas já patrocinados pela marca, mídias digitais (banners, display, Google) e das redes sociais da Fiat.
“Além de apresentar o moderno Argo 2021, a campanha reforça o rebranding da Fiat os principais pilares da marca: pop, encantador e autêntico. Esta é uma campanha inovadora e moderna, alinhada com o conceito do Instagram, com a nova Fiat e com o que o Argo representa. A estratégia da iniciativa é totalmente voltada a jornada do consumidor, pois sabemos o quanto o nosso público está imerso nas redes sociais, então utilizando a ferramenta como forma de nos aproximar ainda mais daquilo que os nossos clientes gostam”, afirma Frederico Battaglia, Diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina.
O próprio processo de produção é mostrado em algumas das peças da campanha. Todos os GIFs e stickers que compõem a campanha estão à disposição do público no Instagram, convidando todos para também criar as suas fabulosas histórias.
Digital
Inspirando os apaixonados pela marca a viverem “fabulosas histórias” a bordo do Fiat Argo, a campanha começou no Instagram da marca com posts divertidos apresentando as funcionalidades das diferentes versões do hatch. Para isso, contou com a participação do influenciador, fotógrafo e criativo, Fernando Schlaepfer (@anendfor), apresentando alguns dos muitos atributos do Fiat Argo de forma bem autêntica.
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
Empresa
Nova campanha da Neoenergia celebra o poder feminino no esporte

As atletas do Time Neoenergia protagonizam a nova campanha publicitária da marca “Mais pelo esporte feminino”, que já está sendo veiculada em plataformas digitais e na TV aberta. No filme de lançamento, as campeãs Bia Souza (judô), Ana Marcela (águas abertas), Antonia Silva (futebol), e Rayane Soares (atletismo paralímpico) e demais atletas embaixadoras, reforçam o compromisso da Neoenergia de estimular a sociedade a valorizar a presença da mulher dentro e fora do esporte. Assista aqui.
Com imagens gravadas no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, o filme também reforça a parceria da Neoenergia com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), especialmente em questões associadas à igualdade de oportunidades, um pilar que faz parte dos compromissos das duas organizações. O lançamento da campanha acontece durante o II Fórum Mulher no Esporte, evento promovido pelo COB para debater os desafios e avanços da participação feminina no esporte.
A nova peça conta ainda com a participação de Bruna Kajiya (Kitesurfe), Celine Bispo (Natação), Mirelle Leite (Atletismo) e Tota Magalhães (Ciclismo). Outro objetivo da campanha é estimular o apoio ao público e às empresas no momento pós-olímpico. “Mais pelo esporte feminino” está conectado à campanha “Mais por você” lançada recentemente pela Neoenergia.
“O esporte feminino é um caminho para estimular a valorização da mulher na sociedade brasileira. Ao destacar as conquistas das atletas do Time Neoenergia, estabelecemos uma conexão entre a marca e o público para fortalecer a necessidade dessa transformação. A ação também reforça os atributos da campanha “Mais por você”, que reafirma o compromisso da marca em oferecer as melhores experiências de consumo aos nossos clientes” , afirma Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia .
Além do filme, a Neoenergia vai exibir outros conteúdos, making of e entrevistas com os atletas. Os vídeos utilizam recursos de inteligência artificial como auxílio à produção, um modelo inovador para empresas do setor elétrico. A companhia também programou outras ações de mídia para a campanha “Mais pelo esporte feminino”, até o fim do ano.
Empresa
Quase metade das indústrias investem menos de 5% do faturamento em marketing, aponta estudo

A Abraind acaba de lançar o primeiro Panorama de Marketing e Vendas da Indústria, que tem como objetivo ajudar a promover mudanças no ecossistema industrial. O estudo é fruto de uma parceria com grandes players do setor como Ploomes, PipeRun e Econodata.
O levantamento oferece dados exclusivos sobre o comportamento dos negócios do setor. Com essas informações, as indústrias poderão ajustar suas estratégias, planejar com mais assertividade e antecipar tendências e mudanças do mercado. Karine Sabino, CEO da Abraind, destaca a relevância do estudo para a tomada de decisões estratégicas em 2025: “Atualmente, não há nenhum estudo específico para indústrias que forneça esses dados essenciais, e queremos oferecer essa ferramenta poderosa para os gestores”, afirma.
O estudo revela que quase metade das empresas entrevistadas investem menos de 5% de seu faturamento em iniciativas de marketing. Enquanto isso, outras, mais ousadas, chegam a investir mais de 10% e observam resultados mais expressivos. Já empresas que investem mais de 1% em marketing, por exemplo, têm uma conversão de propostas em vendas acima de 50%.
Contudo, foi possível perceber que ainda há uma desconexão entre as equipes de marketing e vendas, o que prejudica a eficácia do processo. Isso reforça a necessidade de uma integração mais eficiente para garantir que os leads gerados sejam qualificados e alinhados às necessidades da equipe de vendas – principalmente, tendo em vista que as indústrias que investem em marketing digital, conseguem atingir suas metas e superar em mais de 70% dos respondentes, destacando o impacto positivo das estratégias digitais no setor.
“O levantamento traz uma visão abrangente sobre como a indústria está distribuindo seus investimentos em marketing, os canais mais eficazes para geração de leads e as taxas de conversão de vendas. Ele também aborda os principais obstáculos enfrentados na captação de clientes e na inovação de processos”, destaca Karine.
You must be logged in to post a comment Login