Artigos
Nilson Filatieri – Como gerar reputação para sua marca?
Entre as prioridades de uma empresa, sem dúvidas, está a reputação da marca, para que a organização se mantenha competitiva no mercado e aumente o valor do seu negócio aos consumidores. Ao obter uma boa reputação, a companhia conseguirá diversos benefícios, como maior valor de marca e facilidade para conquistar novos clientes. Esse é um desafio cada vez mais comum para as organizações e por isso é preciso separar os principais pontos para se conseguir gerar uma boa credibilidade.
E qual o primeiro passo para conseguir isso? Saber quem é o seu público e como você quer que sua marca seja vista por ele. É fundamental definir esse posicionamento e direcionar suas ações para construir essa imagem entre seus consumidores. Uma vez que se tenha definido o público e como falar com ele, ou seja, qual a forma de contato e a comunicação esperada, fica mais fácil construir uma boa reputação, atendendo às necessidades desse público e focando esforços para sua satisfação.
Para que se consiga oferecer um atendimento, as empresas necessitam de bons planos de comunicação que saibam construir uma imagem e usar seus canais de contato com os clientes de forma inteligente. O mais adequado é fazer uso dos meios nos quais seu público está presente, como redes sociais ou lojas online. Mais que do que isso, é preciso planejar qual ocasião ideal para efetuar contatos, seja para oferecer produtos, novidades ou conteúdo.
Uma excelente dica é projetar todas as ações de comunicação da empresa com antecedência, produzindo conteúdo e revisando tudo antes de liberar qualquer peça para divulgação. Analise se o conteúdo faz sentido para o seu público e se passa a mensagem correta. Além disso, garanta que não haja nenhum erro que possa comprometer a imagem da empresa, como erros de português, oferta de preços incorretos. Isso, quando incorreto, pode causar irritação no consumidor.
Para se definir quais são as melhores ações e abordagens, é preciso usar a base de dados de seus clientes. Utilize canais de feedback e colete informações importantes sobre como sua marca é vista pelo público consumidor. Forneça um ambiente aberto a críticas, realize pesquisas de satisfação com seus consumidores online e até mesmo realize o treinamento de seus colaboradores para sempre ouvirem críticas feitas ao serviço, produto ou até mesmo características do ambiente de loja. Utilize todas as informações que conseguir para melhorar os diversos aspectos da empresa, e por consequência, sua reputação.
Um erro comum que venho notando e que influencia na respeitabilidade das marcas é o de não garantirem a boa comunicação interna da empresa. Isso acaba fazendo com que as ações de diferentes áreas não estejam alinhadas. Um exemplo claro é a Black Friday. Se uma equipe de marketing planeja uma ação que dará desconto de 50% nos produtos, mas isso não foi alinhado com a equipe de logística, que por motivos de capacidade, não consegue realizar as entregas nos prazos prometidos, teremos problemas na reputação da empresa. O consumidor acaba pensando que se trata de uma empresa que não cumpre aquilo que promete.
Alinhar as ações com sua equipe, definir um plano estratégico e entender o seu público são fatores primordiais para construir uma marca credível e garantir os benefícios que isso pode trazer para a sua empresa. Mas lembre-se: não é somente construir a reputação da sua marca, sua operação deve cumprir e sustentar esse posicionamento. É uma questão de coerência.
Nilson Filatieri é CEO e co-fundador da HeroSpark, solução para empreendedores digitais
Artigos
Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
Artigos
Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co
You must be logged in to post a comment Login